Como ter sucesso online com sua empresa?

Quer saber como ter sucesso online? Pois é isso que vamos explicar para vocês, confira agora e fique por dentro! Veja mais neste artigo!
Sumário
Como ter sucesso online

Com a inovação constante do universo digital, é notório que muitas esferas do nosso dia a também sintam a necessidade de se integrar a esse mundo para se expandir. Com o mundo corporativo isso está muito presente, a grande questão é como ter sucesso online no meio de um mercado digital tão variado.

Conforme o Mapa das Empesas, em 2021 foram abertas 4,029 milhões de empresas no Brasil. Porém, de janeiro a dezembro de 2021 também foram encerradas uma média de 1,414 milhão de corporações. Todavia, o saldo de novos negócios ainda conseguiu se manter positivos com 2,615 milhões.

Uma das razões que justificam esses números é a consolidação das Juntas Digitais, a qual tornou oficial e único o procedimento de abrir uma empresa de forma online com a utilização do Certificado Digital, isso permite que profissionais tenham fácil acesso ao CNPJ das novas empresas.

Ademais, podemos afirmar que uma organização, independente de ser online ou não, precisa realizar negociações para crescer. Diariamente nós entramos em situações na qual exigem que façamos  negociações, seja conosco ou com pessoas ao nosso redor.

Existem vários tipos de negociações em nosso cotidiano como, escolher entre ir à praia ou a academia, qual filme assistir com os amigos, qual será o sabor da pizza escolhida, entre outras.

Por outro lado, no universo empresarial as negociações são mais complexas. Nesse âmbito, a responsabilidade de tomar decisões é maior e existem vários princípios e etapas a serem seguidos para que a sua empresa consiga o sucesso de vendas online esperado.

Visto isso, nós da equipe Genyo elaboramos esse artigo com todas as informações necessárias que você precisa saber para começar a vender os produtos e serviços de sua empresa com maior êxito e, consequentemente, obter o sucesso online esperado.

O que são vendas online?

Antes de conseguir proporcionar fama a sua empresa, é necessário entender um pilar básico do mundo corporativo digital, ou seja, o que são as vendas online e como elas funcionam. Afinal, elas não param de crescer e são uma ótima oportunidade para os novos empreendedores.

As vendas online são transações comerciais feitas através da internet, ou seja, todos os processo de compra e venda de produtos e serviços oferecidos por uma empresa são feitos e entregue sem nenhum tipo de contato físico ou comunicação entre o cliente e o estabelecimento.

Sendo assim, nesse tipo de venda o consumidor acessa o site da empresa ou a loja virtual por meio de um navegador, ou aplicativo. Em seguida, pesquisa o item ou serviço que procura na barra de pesquisa do site, faz o pagamento online e aguarda o período estipulado até que o produto chegue em casa.

Ademais, também existe a opção de fazer a retirada na loja, caso o cliente prefira. Normalmente são existe cobrança de fretes nessa situação, porém, nem sempre existe uma filial na cidade em que a compra foi realizada.

Já no caso da compra de algum serviço, o mais comum é que o cliente solicite um orçamento a empresa, negociando as condições do serviço a ser prestado e então, esta manda algum profissional até o local no qual foi solicitado a prestação, ou a depender do tipo, o serviço também pode ser feito de forma online.

Assim, a pessoa que decide abrir uma loja online recebe o nome de empreendedor digital e irá se deparar com vários desafios e oportunidades que circulam esse mundo até conseguir de fato alcançar estabilidade em seu empreendimento.

Quando se originou, o e-commerce (comercio virtual) teve que ultrapassar vários obstáculos pela falta de confiança dos consumidores, que até então não estavam acostumados com nada parecido, além da carência de acesso à internet na maior parte do Brasil.

Todavia, com o avanço da tecnologia, as oportunidades para esse comércio de expandir começaram a surgir e, cada vez mais, as empresas estão precisando se adequar para acompanhar a velocidade dos avanços do mundo virtual.

Com a pandemia do covid-19, por exemplo, muitos empreendedores precisaram se reinventar para não ter prejuízos em suas vendas. A principal saída foi a interação ao universo virtual.

A partir desse exemplo ficou muito claro a praticidade e eficiência das vendas online, e como é importante para facilitar diversas ações em nossa rotina como, pedir alguma comida, comprar um remédio na farmácia, comprar roupas e fazer a solicitação de algum serviço.

Tudo isso que antes demoraríamos mais tempo para resolver, com o comércio online passou a levar questão de segundos, se mostrando mais uma vez ser uma prática muito favorável para garantir o faturamento do vendedor e conforto do consumidor, mesmo em tempos difíceis.

Quais os benefícios de ter um negócio online?

Como vimos anteriormente, abrir o seu negócio também de forma virtual é algo que traz muitas vantagens como, por exemplo, a comodidade, facilidade e praticidade tanto para o consumidor quanto para o empreendedor.

Um dos primeiro benefícios que você pode identificar logo no início do processo, é que para abrir um negócio online é exigido um investimento financeiro muito inferior do que quando se deseja abrir fisicamente.

Ademais, mesmo que a sua empresa já tenha um espaço físico, adentrar no mundo virtual é uma ótima forma de fazer o seu negócio crescer mais rapidamente e ter um aumento considerável no faturamento mensal.

Visto isso, separamos alguns dos principais benefícios de ter um negócio online que, consequentemente, trará mais sucesso para a sua empresa:

  • A empresa nunca fecha: enquanto uma loja física tem horário para abrir e fecha, ao ter um negócio online não se tem essa preocupação. Se o cliente quiser comprar algo em qualquer hora do dia, ele pode, independente se tem funcionários atuando em alguma função do site naquele momento ou não. Ou seja, as vendas nunca param!
  • Aumenta a visibilidade: outro benefício é que quando a sua marca está disponível virtualmente, ela consequentemente pode alcançar mais pessoas dentro e até fora do país, logo, a fama se espalha mais rapidamente.
  • Passa uma imagem profissional: quando queremos saber mais informações em elação a confiabilidade e segurança de determinada empresa, sempre pesquisamos o seu nome na internet. Desse modo, quando um negócio disponibiliza o canal digital para vendas, passa uma visão de seriedade, mais segurança que é mais confiável, principalmente quando é disponibilizado o feedback de outros clientes que já realizaram alguma compra.
  • Pocou investimento: como já mencionado anteriormente, uma das vantagens rapidamente perceptível é o baixo custo para ingressar no comércio online em comparação a um local físico. Isso poque certos gasto não são mais necessários como, alugar um espaço, contratação de novos funcionários e armazenamento de estoque.
  • Crescimento das vendas: Quando a empresa adota o formato digital, é de suma importância que o investimento em estratégias de marketing seja colocado como prioridade para atrair mais consumidores. Assim, com um bom marketing atrelado com um planejamento logístico, a sua marca pode ser visitada por mais pessoas em menos tempo e com isso, aumentar a quantidade de vendas.

Quais as melhores ferramentas para vender online?

Somado a todos os outros tópicos que vimos anteriormente, outro ponto muito importante para fazer com que a sua empresa tenha sucesso online, é saber escolher qual ferramenta(s) melhor se adéqua ao estilo da sua corporação para fazer a divulgação e as vendas.

Assim, escolher os canais certos para vender pela internet é uma etapa essencial no planejamento, principalmente para as empresas que estão começando. Afinal, é por meio desses recursos que o público ira conhecer a sua marca e concretizar uma compra.

Para isso, é preciso analisar todas as possibilidades e caminhos que o cliente irá percorrer virtualmente até chegar em sua marca. Assim, se possível, é ainda mais benéfico investir em mais de um tipo de canal com o fito de atingir diferentes públicos.

Desse modo, separamos as principais ferramentas de divulgação para que você possa analisar com qual delas a sua empresa se identifica melhor:

Anúncios

Criar anúncios sem dúvida é uma ferramenta digital excelente para assegurar que o seu negócio alcance um alto número de pessoas.

Através de mecanismos de análises você pode identificar todas as métricas para entender quais tipos de anúncios estão trazendo mais clientes e em quais você deve parar de investir.

Alguns exemplos de onde os seus anúncios podem aparecer são: o Google, Facebook, Instagram, LinkedIn, no YouTube, etc. Porém, é importante se atentar em qual dessas redes o seu público alvo está mais concentrado.

E-mail de marketing

Outro ótimo recurso para atrair vários clientes é criar um e-mail de marketing. Ele é um e-mail estratégico utilizado para divulgar todas as promoções, lançamentos de novos produtos, campanhas sazonais, bônus, entre outras novidades e vantagens para quem já é cliente.

Assim, sempre que uma dessas novidades esteja acontecendo na empresa, um e-mail é enviado para notificar todos os clientes já cadastrados. Além disso, essa é uma ótima estratégia de marketing para manter os seus consumidores sempre em contato com o seu negócio.

Site  E-commerce

A criação de um site e-commerce é um dos primeiros passos mais fundamentais para a corporação que deseja entrar no mundo virtual. Afinal, é um dos canais de vendas mais conhecidos e utilizados tanto por microempresas quanto por grandes empresas.

Na prática, o e-commerce de um site consiste em uma loja virtual com uma espécie de vitrine com todos os produtos que a marca dispõe, além dos preços, formas de pagamentos e todas as informações necessários sobre a entrega e cobrança de frete.

Ao construir esse site, é importante que a empresa procure ser o mais objetiva e clara possível, em relação aos seus serviços e produtos. Pois, é através dele que o cliente sentirá confiança e segurança para efetuar qualquer tipo de compra.

Como ter sucesso online em sua empresa? Melhores práticas

Finalmente chegamos na parte do artigo no qual você irá ver na prática quais ações seguir para conseguir alcançar o tão esperado sucesso online de sua empresa.

É claro que todas as informações anteriores fazem parte desse conjunto de etapas para chegar a esse objetivo, sendo valido lembrar que todas devem ser colocadas em prática em conjunto para ter um bom resultado.

Como ter sucesso online

Porém, nessa parte do artigo, iremos falar mais especificamente sobre as etapas que precisam ser seguidas para realizar boas vendas, afinal, são elas que determinam o sucesso ou fracasso de sua empresa.

Conheça o seu produto

Ter conhecimento do produto que irá colocar à venda parece ser um tópico muito óbvio, no entanto, a realidade é que muitos empreendedores ainda desconhecem a grande importância desse passo.

Essa etapa é de fundamental importância principalmente para entender de que forma esse produto irá afetar na vida de seu cliente e saber esclarecer as suas dúvidas.

Conheça a procedência da matéria-prima do seu produto

Outro ponto crucial envolvendo o produto em si, é a necessidade de ter o conhecimento prévio da procedência daquela matéria-prima que deseja utilizar.

Isso se dá por conta de que ter esse conhecimento, permite que a matéria-prima do fornecedor seja analisada de forma correta para que ter certeza de que ela atinge os requisitos necessários para a sua manufatura.

Saiba quem é seu público alvo

Conhecer o perfil de quem estará do outro lado da tela na hora de configurar e planejar o site e canais de divulgação é de extrema importância para uma venda mais assertiva.

Dessa forma, manter-se ciente sobre o perfil do seu maior público alvo, irá  direcionar e permitir adaptar a empresa às tendências de consumo do momento e se o seu produto ainda está atendendo as necessidades dos seus consumidores.

O pós-venda para ter sucesso online

Chegamos finalmente à etapa final, mas não menos importante, do processo de venda: a fidelização ou pós-venda. É a forma de manter os seus clientes sempre por perto e atualizados sobre os seus produtos.

Assim, ofereça todo o suporte necessário para aquele produto, além de procurar saber o nível de satisfação. Afinal, é  através desses feedbacks que você terá um nivelador de como está o seu produto e de possíveis aprimoramentos. Para isso, a utilização de um e-mail de marketing é essencial.

Chegamos ao fim de nosso artigo e a nossa equipe espera que após todas essas informações você tenha conseguido entender o que é preciso fazer e por onde começar para ter uma empresa que faça sucesso online.

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