Técnica Pomodoro: aprenda a ser mais produtivo no trabalho

Se por vezes suas tarefas parecem não desenvolverem de forma orgânica, essa técnica pomodoro pode te ajudar a destravar de vez sua performance produtiva! Veja mais neste artigo!
Sumário
tecnica-pomodoro

Sabe aquela sensação de trabalhar bastante, mas não render na mesma proporção? Já provou o sabor de sobrar tarefas no final de seu expediente, mesmo o dia parecendo ser interminável? Tudo isso é desagradável, de fato, mas saiba que você não está sozinho nessa. Na realidade, essas situações são mais comuns do que parecem.

A melhor notícia, entretanto, é que há solução para esses clássicos problemas que envolvem gerenciamento de tempo e produtividade.

Se essas questões atrapalham a sua jornada, você precisa urgentemente conhecer e aplicar a técnica Pomodoro. Não é milagre, nem mágica e muito menos conselhos motivacionais. Trata-se de uma das mais eficientes metodologias de gestão de tempo que os profissionais dos nossos tempos utilizam como ferramenta organizacional. Os resultados são surpreendentes, eficientes e impactantes.

Ficou curioso para saber sobre esse assunto? Então, se prepare. Neste post, você vai conhecer o que é, como funciona e quais os benefícios que esse método pode agregar ai no seu dia a dia no seu trabalho.

Se prepare, e venha conhecer um procedimento que revolucionará a sua jornada laboral diária.

O que é a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é uma metodologia de gestão de tempo, com foco no aumento da produtividade. Sua criação data de 1988 e é atribuída ao italiano Francesco Cirillo. Naqueles tempos, o então universitário procurava maneiras eficientes para gerenciar o tempo dedicado aos estudos e, consequentemente, obter um melhor rendimento acadêmico.

Num belo dia, ele teve a brilhante ideia de usar um timer de cozinha, cujo formato era um tomate (pomodoro, em italiano), como ferramenta organizacional.

técnica pomodoro

O objeto girava durante 25 minutos e nesse meio tempo, sem interrupções, Cirillo mantinha o foco 100% nas suas tarefas da faculdade. Nada de ir ao banheiro, beber água e nem mesmo levantar da cadeira. Ao término do prazo, o cronômetro emitia um forte sinal, que indicava o momento de fazer breves intervalos antes de retomar os afazeres. Quando voltava, o mesmo ciclo de ¼ de hora era reiniciado.

Cirillo manteve discrição com o método inovador até o ano de 1992, quando percebeu que os resultados eram realmente satisfatórios, e decidiu compartilhar a sua invenção com o mundo. A partir de então, o método Pomodoro foi caindo no gosto do público e sendo adaptado, inclusive para uso no meio corporativo. E é exatamente sobre isso que vamos conversar mais adiante, continue por aqui e não se arrependerá.

Como funciona o método Pomodoro?

A técnica tem como premissa a ideia de que dividindo o fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, é possível melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco na execução das tarefas. Se pensar na relação “causa x consequência”, temos a gestão de tempo eficiente refletindo resultados de alta performance.

técnica pomodoro

Essa combinação é perfeita para o dia a dia de trabalho, concorda? E o melhor de tudo, é que não há segredos para colocar a metodologia em prática. Basicamente, você precisa apenas de um timer [um cronômetro também serve], de uma to do list (lista de tarefas) e de compromisso consigo mesmo. A seguir, confira um esqueminha para organizar o seu uso do método Pomodoro.

  • Preencha sua to do list;
  • Escolha por qual tarefa vai começar;
  • Divida seu tempo em períodos de no mínimo 25 minutos (esses são chamados “pomodoros”);
  • Trabalhe sem interrupções durante esses períodos;
  • Quando o timer tocar (ao fim do primeiro pomodoro), pare de trabalhar e marque o status da tarefa (faça um X nas tarefas concluídas ou anote o percentual de conclusão);
  • Faça um breve intervalo de 5 minutos. Aproveite essa pausa para fazer algo não relacionado à tarefa (vá ao banheiro, contacte um cliente, tome um cafézinho, etc);
  • Recomece um novo pomodoro.

A cada quatro pomodoros, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar. Esses intervalos melhoram o bem estar, além de ajudarem a “oxigenar” o cérebro. No final das contas, sua agilidade mental estará cada vez mais forte.

Ah! Saiba que todas as medidas de tempo acima são as sugeridas no método clássico. Você tem autonomia para encontrar as durações ideais dos seus períodos de descanso e dos seus pomodoros.

Os benefícios de usar a técnica pomodoro no trabalho

Se a técnica pomodoro fosse um conteúdo vazio, suas aplicações não aconteceriam ao redor do mundo há mais três décadas. Desde que usada com bom senso no dia a dia de trabalho, essa metodologia pode trazer resultados bem interessantes. Agora que chegou até aqui, observe as vantagens proporcionadas por esse método inovador.

técnica pomodoro

Para começar, você sentirá a diminuição da ansiedade, pois terá um direcionamento.

As anotações e o correto gerenciamento de tempo te ajudarão a elaborar metas, e a organizar melhor as suas atividades. Consequentemente, não sentirá sobrecarga e verá a diminuição dos níveis de estresse justamente por conseguir fazer uma coisa de cada vez.

Outro benefício é o aumento do foco e da concentração nas tarefas, evitando dar brecha aos “ladrões de tempo” como, por exemplo, procrastinação, falta de planejamento e distrações. Além disso, o senso de urgência desperta a agilidade para buscar as melhores soluções.

Por fim, mas não menos importante: com melhor qualidade e quantidade de trabalho, você será bem mais produtivo! Quando os melhores resultados são alcançados, a motivação aumenta e, no final das contas, sua argumentação para reivindicar um aumento salarial será mais justa.

Importante: as melhorias não apareceram “da noite para o dia”. É necessário ter disciplina e persistência para encontrar o seu padrão de uso da técnica. Não desista, pois os resultados te tornarão um profissional ainda mais qualificado.

Viu só como o método pomodoro é altamente vantajoso? Nós da equipe do Controle de Ponto Digital Genyo desejamos sucesso total aí na sua implementação dessa metodologia tão eficaz. Numa próxima conversa, inclusive, você será apresentada a alguns aplicativos e recursos que te ajudarão a aderir as maravilhas dessa técnica. Por agora, que tal compartilhar o link deste post com seus amigos que também querem melhorar a gestão do tempo no trabalho?

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog