01 jul 2021

As melhores ferramentas digitais para usar o método Pomodoro

pomodoro1

O uso do método Pomodoro como ferramenta de gestão de tempo continua sendo bem visto. Inventada há cerca de três décadas, essa metodologia permanece atual e eficiente.

Em sua forma clássica, a técnica Pomodoro funciona em ambiente analógico. Nesse sentido, são necessários objetos como, temporizador, bloco de anotações, entre outros. Com o avanço da tecnologia, no entanto, há formas digitais de utilizarmos esse recurso tão agregador em nosso dia a dia. Neste artigo, inclusive, você confere as melhores formas para usar o método Pomodoro em ambiente online.

Vamos lá?

 

Como utilizar o método Pomodoro

Para usar o método Pomodoro, você precisa dividir o fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa. Dessa forma, é possível melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco na execução das tarefas. Basicamente, o passo a passo para fazer isso é:

  • Preencha uma To do list;
  • Escolha por qual tarefa vai começar;
  • Divida o tempo em períodos de no mínimo 25 minutos (esses são chamados “Pomodoros”);
  • Trabalhe sem interrupções durante esses períodos;
  • Quando o timer indicar o fim do primeiro Pomodoro, pare de trabalhar e marque o status da tarefa;
  • Faça um breve intervalo de 5 minutos;
  • Comece um novo Pomodoro;
  • A cada quatro pomodoros, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar.

As medidas de tempo acima são as sugeridas no método clássico. Você tem autonomia para encontrar as durações ideais dos seus períodos de descanso e dos seus Pomodoros.

Até aqui, podemos dizer que o uso de ferramentas rudimentares faz essa aplicação do método Pomodoro ser relativamente engessada. Felizmente, no entanto, há formas digitais para utilizarmos essa técnica em nosso dia a dia. Continue por aqui, pois, o melhor desta nossa conversa está por vir.

 

5 aplicativos ou sites para usar o método Pomodoro

Na era da internet das coisas, não há motivos para usarmos timers analógicos. Afinal, essa moderna tecnologia promove a interconexão de objetos do cotidiano com a web. Logo, até mesmo as experiências mais triviais são devidamente automatizadas. Abaixo, você confere sites e apps para usar o método Pomodoro.

 

1. Pomello

Que tal um aplicativo que ofereça uma das melhores ferramentas de gerência de projetos com a mais eficiente das técnicas de gerenciamento de tempo? É exatamente esse serviço que o Pomello oferece! Nesse sentido, o app faz a conexão entre a precisão do método Pomodoro e a organização cirúrgica dos cards do Trello.

O serviço está disponível como extensão do Google Chrome. Além disso, há aplicativos habilitados para Linux, macOS e Windows. Por fim, é importante você saber que o Pomello oferece planos gratuitos e pagos. Logo, avalie o grau de suas necessidades e faça sua escolha.

 

2. Tomato Timer

Eis o jeito mais prático de se usar o método Pomodoro. O Tomato Timer é, na real, um temporizador gratuito, que funciona diretamente pelo navegador.

pomodoro3

Bastante intuitiva e básica, a ferramenta notifica quando os ciclos de 25 minutos e intervalos são finalizados. O ponto fraco, no entanto, é a ausência de recursos para elaborar to do lists.

 

3. Pomodoro Timer

Pensa num aplicativo que é funcional, trabalhado no minimalismo e que funciona em uma única tela? Além disso, esse mesmo app tem todas as funcionalidades necessárias para utilizarmos o método Pomodoro. Sensacional, concorda? A boa notícia… é que esse serviço existe e se chama Pomodoro Timer.

Disponível para Android, o download do Pomodoro Timer é gratuito. Todavia, o usuário pode fazer compras no aplicativo. O mesmo desenvolvedor oferece uma versão para iOS relativamente limitada, quando comparada ao sistema operacional concorrente.

 

4. Pomodoro® APP

Este é o produto oficial do método Pomodoro. Em outras palavras, é o serviço disponibilizado no próprio site do criador da técnica, o consultor de negócios Francesco Cirillo. Bastante clean e intuitiva, essa ferramenta mostra os diferentes estágios da execução da tarefa. Além disso, reproduz os sons de um temporizador analógico, ou seja, temos um toque vintage.

O Pomodoro® APP é de uso gratuito. No site do produto, no entanto, o usuário pode comprar mentorias, consultorias e treinamentos ministrados por Cirillo. Exemplo de profissional de sucesso, ele transmite conhecimentos sobre gerência de tempo e desenvolvimento de projetos.

 

5. Focus To-Do: Pomodoro Timer e Lista de Tarefas

Esse é um dos aplicativos mais completos, quando o assunto é método Pomodoro. Em primeiro lugar, ele gerencia o tempo gasto na execução de tarefas, bem como os minutos de intervalo. Além dessas funções básicas, oferece ferramentas de criação de lembretes e gerenciador de tarefas. Dessa forma, o usuário não se desconcentra na hora de acessar as suas listas de projetos e de atividades.

pomodoro6

Sempre que termina um pomodoro, bem como ao término do tempo de descanso, o Focus To-Do: Pomodoro Timer e Lista de Tarefas envia notificações. Logo, não há desperdício de tempo e, tampouco, trabalho além do planejado. Outra função notável é a de personalização da duração da jornada, ou seja, é possível adaptar os períodos, para tornar a rotina cada vez mais focada e produtiva.

Ademais, o app oferece a função de planejar rotinas e controlar hábitos. Sendo assim, é possível identificar atitudes que precisam ser mudadas para que o trabalho renda os melhores resultados possíveis.

Por fim, o aplicativo funciona praticamente em todos os sistemas possíveis. No site do Focus To Do, você encontra os links para download. Desde já, saiba que é possível comprar itens no app.

 

Qual o melhor app para usar o método Pomodoro?

A listinha acima apresenta 5 sugestões práticas, eficientes e intuitivas de ferramentas para utilização do método pomodoro em ambiente digital. À sua maneira, cada um desses serviços tem seus benefícios e gargalos. Dito isso, o ideal é fazer testes e observar qual dessas ferramentas te atendem melhor. O mais importante, no entanto, é a consciência de que todas elas são realmente funcionais. Desde já, a equipe do Controle de Ponto Eletrônico Digital Genyo deseja sucesso, foco e produtividade para você!

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)