O processo de admissão na sua empresa ainda é desorganizado e te dá muita dor de cabeça com a quantidade de etapas?
Então você chegou no melhor lugar para te ajudar com essas questões!
Para o sucesso de qualquer organização, a admissão de novos funcionários é um processo fundamental e que deve ter todo o cuidado do mundo.
Esse é o momento em que são construídas as equipes sólidas, talentosas e alinhadas com os objetivos da empresa.
Como se sabe, realizar uma admissão eficaz requer mais do que simplesmente preencher vagas!
Na verdade, é de suma importância que sejam adotadas as melhores práticas que garantam a contratação dos profissionais mais qualificados.
Para te ajudar nessa missão, o Genyo traz para você este guia completo das melhores práticas de admissão!
Aqui, exploraremos os principais passos e estratégias para conduzir um processo de admissão bem-sucedido.
E aí, você não vai querer ficar de fora desse conteúdo, não é mesmo? Então, acompanhe a leitura conosco.
O que é o processo de admissão?
Em primeiro lugar, o que seria exatamente o processo de admissão?
Basicamente, se trata de um conjunto de procedimentos que uma organização utiliza para selecionar e contratar novos colaboradores.
Essas etapas são necessárias para garantir que a empresa recrute os candidatos mais qualificados e adequados para preencher as vagas que foram disponibilizadas.
Praticamente todos os processos de admissão envolvem a divulgação da vaga por meio de anúncios internos, em sites de emprego, redes sociais ou por meio de agências de recrutamento.
Dessa forma, os interessados podem enviar os seus currículos, que são revisados pela equipe de recrutamento ou pelo setor de recursos humanos da empresa.
No processo de admissão é muito comum que sejam incluídos testes práticos, avaliações psicológicas, dinâmicas de grupo ou apresentação de casos.
Essas atividades são bastante importantes para ajudar a empresa a avaliar de forma mais abrangente as habilidades e capacidades dos candidatos.
Interessante, não é mesmo?
Por que é importante ter um processo de admissão eficaz?
Um processo de admissão eficaz é de suma importância para a sua empresa pois, montando uma estrutura adequada, a sua empresa poderá selecionar os candidatos que possuem as qualificações, habilidades e experiências que você procura.
Dessa forma, fica mais fácil montar uma equipe que possua todas as competências esperadas, contribuindo assim para a produtividade, eficiência e qualidade do trabalho realizado.
Outra questão envolvida no processo de admissão eficaz é justamente a maior probabilidade de atrair e reter talentos de qualidade.
Candidatos bem selecionados, que se adequam à cultura da empresa e às expectativas do cargo, possuem maior probabilidade de se sentirem engajados.
Não podemos nos esquecer que um processo de admissão estruturado ainda aumenta a probabilidade de que os funcionários permaneçam na empresa a longo prazo, reduzindo o índice de turnover.
Quem regulamenta o processo de admissão no Brasil?
Atualmente, o maior nome legislativo para a regulamentação dos processos de admissão é a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A CLT rege as relações trabalhistas no Brasil e estabelece diversos direitos e deveres tanto para os empregados quanto para os empregadores.
Além dessa legislação, ainda existem outras normas complementares que também podem influenciar o processo de admissão, dependendo da área de atuação da empresa e das convenções coletivas de trabalho aplicáveis.
De maneira geral, a admissão de um novo funcionário em uma empresa deve seguir as regras estabelecidas na CLT, entre elas estão:
1. Registro em Carteira de Trabalho
Incontestavelmente a empresa deve registrar o novo funcionário em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Nela, devem ser anotadas as informações como a data de admissão, cargo, salário e demais condições de trabalho.
2. Realização de exames médicos admissionais
É de suma importância que, antes de iniciar suas atividades, o novo colaborador deve realizar todos os exames médicos admissionais para avaliar sua capacidade física e mental.
3. Assinatura do contrato de trabalho
A relação de emprego deve ser formalizada com a empresa por meio do contrato de trabalho, que pode ser por prazo indeterminado ou determinado.
Lembrando que o contrato deve conter informações sobre o cargo, salário, jornada, benefícios, entre outras questões importantes que devem ser abordadas.
4. Estabelecimento do código de ética e normas internas
Também é importante salientar que a CLT exige que a empresa estabeleça um código de ética e normas internas que devem ser seguidas pelos funcionários.
Nesses casos, essas regras devem ser informadas ao novo funcionário no momento da admissão.
Quais são os principais tipos de contrato de trabalho?
Como você viu anteriormente, de acordo com a legislação brasileira, existem diferentes tipos de contrato de trabalho que podem ser estabelecidos entre empregadores e funcionários.
Para que você possa ficar por dentro, aqui vai um resumo das características dos principais tipos:
1. Contrato de trabalho por prazo indeterminado
O mais comum entre os tipos, o contrato por prazo indeterminado é aquele que não há uma data de término pré-determinada.
Nesse caso, o empregado é contratado sem uma limitação de tempo específica, e o contrato continua até que uma das partes o rescinda.
2. Contrato de trabalho por prazo determinado
O segundo modelo de contrato de trabalho mais conhecido é aquele em que as partes estabelecem uma data de início e uma data de término do contrato.
Normalmente, ele é utilizado quando há necessidade temporária de trabalho, como substituição de um funcionário em licença, realização de um projeto específico ou demanda sazonal.
Lembrando que a duração do contrato por prazo determinado não pode exceder dois anos, com exceção dos casos em que existe a necessidade temporária de substituição de pessoal ou em contratos de experiência.
3. Contrato de trabalho por prazo determinado de experiência
Os contratos de experiência possuem duração de até 90 dias e pode ser prorrogado por mais 90 dias.
Esse é um tipo de contrato de trabalho por prazo determinado usado para avaliar o desempenho e a adaptação do empregado à função.
4. Contrato de trabalho em regime de tempo parcial
Nesse tipo de contrato, a carga horária de trabalho é inferior à carga horária de um contrato em tempo integral, conforme estabelecido pela CLT.
Consequentemente, os direitos e benefícios do colaborador podem variar de acordo com a quantidade de horas trabalhadas.
5. Contrato de trabalho intermitente
O tipo mais recente de contrato de trabalho regulamentado é o intermitente, onde permite que o empregador convoque o trabalhador para prestar serviços de forma não contínua, conforme sua necessidade.
Nessa situação, o empregado tem direito a remuneração por hora trabalhada, além de outros direitos proporcionais.
Etapas do processo de admissão
O processo de admissão envolve diferentes etapas a depender da configuração e estrutura montada pela empresa para essa atividade.
Entretanto, de maneira geral, as 4 etapas que prevalecem em praticamente todas as empresas são as seguintes:
1. Recrutamento e seleção
Na fase de recrutamento e seleção o RH se organiza para buscar candidatos qualificados para preencher uma vaga de emprego.
Essa etapa envolve a divulgação da vaga, a triagem de currículos, a realização de entrevistas e avaliações.
Além disso, também podem ser incluídas outras técnicas de seleção, como testes de habilidades e dinâmicas de grupo.
O recrutamento e seleção tem como objetivo identificar os candidatos mais adequados para a posição e a cultura da empresa.
2. Entrega e verificação de documentos
Após escolher o talento que ocupará o cargo, a próxima etapa é a entrega e verificação de documentos.
Neste momento,o candidato deve apresentar os documentos necessários para formalizar a sua admissão, como carteira de identidade, carteira de trabalho, comprovante de residência, certificados, diplomas, entre outros.
Aqui é muito importante que a empresa verifique a autenticidade e a validade desses documentos para garantir a conformidade com as leis trabalhistas e as políticas internas.
3. Registros de admissão
Com todos os documentos em conformidade, é chegado o momento da empresa realizar os registros de admissão.
Essa etapa envolve o preenchimento de formulários e documentos internos para oficializar a contratação do novo colaborador.
Nos registros são incluídas informações pessoais do recém-contratado além de informações relacionadas à posição, salário, benefícios, carga horária, entre outros detalhes pertinentes ao contrato de trabalho.
4. Onboarding
Por fim, é chegado o momento de onboarding, também conhecido como integração.
O Onboarding é a etapa em que o novo colaborador é recebido e integrado à organização e a empresa fornece informações e orientações necessárias para que o funcionário se adapte ao novo ambiente de trabalho.
No processo de integração o novo colaborador é apresentado à equipe, recebe explicações sobre as políticas e procedimentos da empresa, além de treinamentos específicos para a função, acesso a sistemas e recursos, entre outros aspectos.
O onboarding tem como objetivo facilitar a transição do novo colaborador para que ele se sinta bem-vindo ao local de trabalho, além de entender quais são as expectativas e responsabilidades da sua posição.
Quais são as responsabilidades da empresa após a admissão de funcionários?
Após realizar a admissão do colaborador, a empresa possui algumas obrigações que devem ser cumpridas em respeito a legislação brasileira.
Entre elas, podemos citar:
1. Registro e anotação em Carteira de Trabalho
Em até 48 horas após a admissão do colaborador a empresa deve registrar o funcionário em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Aqui, devem ser registradas informações como a data de admissão, cargo, salário e demais condições de trabalho.
2. Pagamento de salário
A empresa possui o dever legal de remunerar o colaborador com o valor que foi acordado no contrato de trabalho.
O salário deve ser pago regularmente em datas fixas e dentro do prazo estabelecido pela legislação.
3. Recolhimento de encargos sociais
É obrigação da empresa fazer o recolhimento e pagar os encargos sociais incidentes sobre a folha de pagamento do funcionário.
Entre esses encargos, podemos citar o FGTS, a contribuição previdenciária e o seguro contra acidentes de trabalho.
4. Pagamento de benefícios
A depender do tipo de contrato de trabalho envolvido, a empresa também pode ser responsável por fornecer benefícios aos funcionários.
Dentre eles, podemos citar o vale-transporte, vale-refeição, plano de saúde, entre outros.
5. Jornada de trabalho
A empresa deve controlar corretamente a jornada de trabalho, intervalos para descanso e alimentação, horas extras e repouso semanal remunerado dos colaboradores
É importante salientar que a empresa tem o dever de realizar o pagamento adequado das horas extras, caso sejam realizadas.
6. Segurança e Medicina do Trabalho
De acordo com as Normas Regulamentadoras (NRs) as empresas são obrigadas a fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) além de promover treinamentos de segurança.
Não somente, deve-se realizar exames médicos periódicos, entre outras obrigações relacionadas que estão de acordo com as legislações de saúde e segurança no trabalho.
Principais erros cometidos no processo de admissão
Para que a sua empresa não erre mais, trouxemos aqui os principais erros que são cometidos no processo de admissão.
Entre eles, estão:
1. Falhas na triagem de currículos
Quando o processo é feito de qualquer jeito sem prestar muita atenção nas informações do candidato é possível que o RH não identifique corretamente as habilidades e qualificações dos candidatos.
2. Pouca estruturação no processo seletivo
Um processo seletivo mal estruturado pode levar a entrevistas enroladas demais e pouco inadequadas ao seu propósito.
Consequentemente, isso pode resultar na contratação de candidatos que não atendem aos requisitos da vaga.
3. Erros na documentação
A admissão requer bastante atenção na verificação de documentos, erros no processo de conferência ou negligência na verificação da autenticidade podem resultar na contratação de pessoas com informações falsas.
4. Falta de integração
Infelizmente um erro comum das empresas é não fornecer um processo de onboarding adequado aos novos colaboradores.
A ausência de orientações corretas e treinamento adequado pode levar a uma integração deficiente e dificuldades no início do trabalho.
5. Comunicação ineficiente
Também é importante salientar que uma falha das empresas é justamente a falta de comunicação clara com os candidatos durante o processo de admissão.
Isso pode gerar frustração e falta de confiança!
Lembre-se de manter os candidatos informados sobre o andamento do processo, fornecendo um feedback adequado.
Conclusão
Como você viu até aqui, a admissão de novos funcionários é um processo estratégico e crucial para o sucesso de qualquer organização.
Nessa realidade, ao adotar as melhores práticas, a sua empresa poderá ter a oportunidade de construir equipes talentosas, motivadas e alinhadas com a cultura organizacional.
Mas atenção: as práticas de admissão são dinâmicas e podem evoluir com o tempo.
Portanto, é fundamental que as empresas estejam sempre atualizadas sobre as tendências e mudanças no mercado de trabalho!
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