A psicologia organizacional está envolvida em uma pauta muito valorizada nos tempos atuais: o bem-estar do trabalhador.
Hoje, os gestores de RH e empresários reconhecem que cultivar um ambiente agradável para trabalhar e que esteja adequado ao time traz diversos benefícios para o colaborador e para a própria instituição.
Nessa realidade, a psicologia organizacional entra como mais uma ferramenta para aumentar a qualidade do trabalho, contribuindo para uma maior produtividade e potencial competitivo da empresa.
Diante da relevância desse tema, no artigo de hoje trouxemos para você tudo o que é preciso saber sobre psicologia organizacional.
Continue a leitura conosco!
O que é psicologia organizacional?
A Psicologia organizacional se trata de um segmento da psicologia que foca nos estudos à estruturação de perfis comportamentais dentro das organizações.
Essa área está preocupada com a gestão de pessoas no ambiente corporativo para além das metas e competências do funcionário, enxergando-o como humano.
Por meio da psicologia organizacional as empresas podem avaliar os colaboradores individualmente para compreender melhor os seus pontos fortes e fraquezas.
Dessa forma, a empresa passa a lidar com os seus funcionários de maneira mais personalizada e direcionada.
Essa avaliação possui um benefício coletivo, tendo em vista que, com a aplicação correta dos colaboradores, é possível otimizar o trabalho e valorizar as habilidades da melhor maneira possível.
Não somente, a psicologia organizacional está envolvida no alinhamento de expectativas da empresa com a dos seus profissionais.
Com isso, é possível melhorar o clima organizacional, já que todos estão cientes do que a empresa pode oferecer e quais são as metas e objetivos coletivos.
Sem dúvidas, essa é uma forma mais eficiente de valorizar as pessoas e aprender a extrair o melhor delas no dia a dia da empresa.
Consequentemente, a melhor satisfação por parte dos colaboradores pode ser convertida no que os empresários tanto buscam: motivação e produtividade.
Essas características ainda podem ser traduzidas em uma maior retenção de talentos, resultados mais positivos, lucratividade e até mesmo a redução do índice de turnover.
Para que serve a psicologia organizacional?
A psicologia organizacional tem como função principal oferecer melhores resultados na gestão de pessoas, ou seja, qualificar essa área tão importante na sua empresa.
A partir do entendimento de como funciona internamente e externamente cada colaborador, a sua empresa passa a ter a capacidade de trabalhar esse funcionário de forma que ele se sinta bem dentro do seu negócio.
Por meio de treinamentos e aplicação de testes, a psicologia organizacional consegue acompanhar os profissionais e verificar como eles se comportam no ambiente de trabalho.
Dessa forma, os psicólogos organizacionais entendem como cada colaborador pode contribuir para o desenvolvimento da empresa e a harmonia no ambiente de trabalho.
A importância da psicologia organizacional na sua empresa
Existem muitos fatores que estão envolvidos no crescimento de uma empresa, desde o gerenciamento de ativo e recursos até a gestão humana eficiente.
Nessa realidade, a psicologia organizacional está envolvida no crescimento da sua empresa em um movimento que podemos dizer que é “de dentro pra fora”.
Bem, mas como isso se dá?
É bem simples raciocinar sobre essa relação, afinal, se você cuida de quem está dentro, ou seja, dos elementos humanos, os seus produtos e serviços passam a ter melhores resultados.
Esse crescimento pode ser percebido em curto, médio e longo prazo, por isso, os esforços em gestão de pessoas devem ser vistos como um investimento, e não uma despesa da empresa.
Benefícios da psicologia organizacional
Como citamos anteriormente, a psicologia organizacional traz muitos resultados positivos para a gestão de pessoas em uma empresa, mas quais seriam eles?
Para oferecer um panorama mais detalhado para você, veja aqui alguns dos vários benefícios para o seu negócio:
1. Aumenta da produtividade
Ambiente bom de trabalhar resulta em maior produtividade!
Por isso, psicólogos organizacionais buscam constantemente conhecer os colaboradores para adequar melhor o local de trabalho ao perfil das equipes.
Pensando nesse cuidado, a psicologia organizacional é capaz de auxiliar na motivação dos times, aumentando o engajamento e produtividade.
Você sabia que é possível controlar a jornada de trabalho do seu colaborador mesmo que ele esteja produzindo externamente?
Conheça o sistema e aplicativo de controle de ponto Genyo, a plataforma que mais cresce no Brasil.
2. Melhora no clima organizacional
Um psicólogo acompanhando a rotina de trabalho promove um melhor clima organizacional, já que os colaboradores podem ter com quem contar tanto nos momentos bons quanto nas dificuldades.
Com essa melhor interação, são gerados resultados internos e externos muito positivos para a empresa, inclusive na imagem da instituição frente ao mercado.
3. Melhora no engajamento
Você só saberá como agradar alguém se conhecer profundamente essa pessoa, certo? E é justamente isso o que a psicologia organizacional tende a fazer.
Por meio dos testes e treinamentos, a empresa e os líderes conhecem bem os seus times e isso torna mais fácil a tarefa de mantê-los satisfeitos.
Consequentemente, a equipe se torna mais engajada com o seu trabalho e com a sua função sabendo que são ouvidos e que são valiosos para a empresa.
4. Reduz o turnover
Ao inserir a psicologia organizacional na realidade da sua empresa, o ambiente de trabalho tende a se tornar mais favorável, reduzindo assim os índices de turnover na empresa.
Isso ocorre tendo em vista que os funcionários se sentem mais satisfeitos com o trabalho e tornam-se capazes de produzir mais e melhor.
Com isso, eles passam a ter um maior apreço pela organização, permanecendo mais tempo na empresa.
5. Reduz custos
Possuir colaboradores mais produtivos e engajados reflete também na redução de custos, já que os índices de turnover são bem menores, já que você terá profissionais satisfeitos no trabalho.
Dessa forma, são reduzidos os custos envolvidos em processos de recrutamento e seleção, treinamento, processos trabalhistas, entre outros.
Áreas de atuação da psicologia organizacional
A psicologia organizacional possui uma atuação bastante ampla e pode ser aplicada na sua empresa nos mais diferentes contextos.
Veja aqui algumas das principais atribuições do psicólogo organizacional em uma empresa:
1. Recrutamento e seleção
Dentre as alocações do psicólogo organizacional, sem dúvidas, a área de recrutamento e seleção é uma daquelas que mais envolve a psicologia organizacional.
Isso porque nessa fase do processo seletivo somente um profissional psicólogo possui os conhecimentos necessários para fazer avaliações cuidadosas e decisivas.
Por meio de uma análise profunda, o psicólogo organizacional é capaz de possuir uma visão global dos entrevistados, aumentando as chances de sucesso na escolha.
Para além das habilidades técnicas que são requisitadas nesses processos, o perfil comportamental do candidato pode ser observado pelo psicólogo organizacional.
Essas soft skills têm se mostrado cada vez mais relevantes para o trabalho em equipe e é por isso que a psicologia organizacional vem sendo cada vez mais importante para a condução de um processo mais eficiente e acertado.
2. Treinamento e desenvolvimento
Tanto para os recém-chegados que passaram pelo processo seletivo quanto para os funcionários veteranos, o treinamento é uma etapa fundamental para o dia a dia nas empresas.
Devido a alta demanda de trabalho, os prazos para o treinamento e desenvolvimento são bem curtos, por isso, esse tempo deve ser aproveitado da melhor maneira possível.
Nessa realidade, a psicologia organizacional entra com a criação de programas cada vez mais eficientes que permitem a evolução profissional.
3. Orientação profissional
Para evitar que a jornada se torne exaustiva e desmotivadora, a orientação profissional é uma excelente ferramenta para mudar o cenário negativo em que o colaborador se encontra.
Por meio do auxílio da psicologia organizacional o colaborador poderá ter um melhor alinhamento de carreira e propósito.
Dessa forma o indivíduo poderá reencontrar a motivação e qualidade de vida em seu dia a dia profissional.
A psicologia organizacional pode ser aplicada de diversas formas, incluindo o redirecionamento de carreira, mudança de cargo ou até mesmo de setor.
Além disso, não se pode descartar a possibilidade de desligamento como a melhor saída para trabalhador e para a organização.
4. Avaliação de desempenho
Uma das principais ferramentas utilizadas pelas empresas para compreender a evolução profissional e atuação do colaborador é a avaliação de desempenho.
Esse recurso pode ser facilmente gerido por um psicólogo organizacional, sendo esse um profissional capacitado para avaliar a performance no trabalho.
Uma boa avaliação possui escuta ativa e capacidade de análise para entender os motivos para o nível de performance de cada funcionário, por isso que a psicologia organizacional é tão importante aqui.
A avaliação de desempenho estuda os resultados apresentados por cada trabalhador e permite que a empresa forneça feedbacks visando melhorias.
5. Gestão de clima organizacional
O clima organizacional pode ser apontado como um indicador de satisfação e isso envolve a forma como os indivíduos enxergam o ambiente de trabalho.
A questão do clima organizacional envolve além do espaço físico e os equipamentos, também diz respeito à qualidade das relações e a forma como a rotina é conduzida.
Nessa realidade, a psicologia organizacional é capaz de identificar fatores que são capazes de prejudicar o clima porque entende das relações humanas no ambiente de trabalho.
Como consequência, a psicologia organizacional favorece a sensação de bem-estar que decorre de um ambiente mais saudável e positivo.
6. Gestão de benefícios
Os planos de cargos, salários e adicionais são de responsabilidade do setor de benefícios em uma empresa e, aqui, a psicologia organizacional pode ser facilmente aplicada.
Essa interação ocorre pois, através da capacidade de análise das necessidades de cada pessoa, a psicologia organizacional é capaz de definir qual tipo de benefício é mais interessante aos funcionários.
Através das estatísticas e perfil dos colaboradores, os psicólogos organizacionais podem melhor definir os benefícios, garantindo máxima personalização.
Então, por exemplo, um funcionário com filhos tende a preferir um plano de saúde com dependentes.
Por outro lado, quem não possui filhos pode achar mais interessante possuir uma co-participação mais baixa, já que ele não utilizará o recurso, barateando assim o seu plano de saúde.
7. Plano de carreira e desenvolvimento
Salário e benefícios não são mais os únicos pilares capazes de atrair e reter talentos.
Agora, o plano de carreira e desenvolvimento está entre os fatores decisivos para que os funcionários escolham ficar na sua empresa.
É normal que nem todos os todos os profissionais saibam quais caminhos seguir e, nesse cenário, o psicólogo organizacional auxilia na definição de objetivos e metas.
8. Prevenção de riscos e segurança do trabalho
A psicologia organizacional também se relaciona com a promoção de um ambiente físico de trabalho mais saudável.
Nessa realidade, o psicólogo organizacional também é responsável por implementar e acompanhar as medidas de saúde e segurança no trabalho.
Junto com os técnicos em segurança do trabalho, a psicologia organizacional auxilia no cuidado com o cuidado do espaço físico e da ergonomia, além de mapear os riscos ambientais do trabalho;
Não somente, é responsável por garantir que a equipe tenha todos os equipamentos de segurança necessários.
9. Diagnóstico de saúde mental
A psicologia organizacional está envolvida no favorecimento do bem-estar mental dos trabalhadores.
Nessa realidade, por meio da avaliação do ambiente corporativo, é possível definir quais são as ações necessárias para prevenir problemas de saúde mental no trabalho.
Infelizmente, existem uma série de doenças ocupacionais psicológicas que acometem os colaboradores, incluindo ansiedade, depressão e até mesmo síndrome de burnout.
Diante disso, o profissional pode fazer uma investigação junto aos funcionários para conhecer sua visão do ambiente de trabalho e mais.
Essa pesquisa baseada em conversas e observações possibilita que o psicólogo faça um diagnóstico capaz de pautar intervenções necessárias para a promoção da saúde mental na empresa.
Conclusão
Como você viu até aqui, a psicologia organizacional está envolvida nas mais diversas estratégias relacionadas à gestão de pessoas em uma empresa.
Por meio da psicologia organizacional a sua empresa pode se beneficiar com aumento de produtividade, engajamento, motivação e satisfação geral dos colaboradores.
Consequentemente, esse clima organização mais favorável reflete em resultados mais positivos, seja na redução de custos, retenção de talentos e até mesmo na melhor imagem frente ao mercado.
Interessante, não é mesmo? Você gostou desse conteúdo? O Genyo traz para você dezenas de artigos para ajudar a sua empresa nas mais diversas questões de gestão de pessoas!
Fique à vontade para explorar o nosso blog!