Planos de negócios: Entenda o que é, sua importância e como implementar na sua empresa.

Saiba o que são planos de negócios, porque eles são tão importantes para expansão ou abertura de organizações e como implementá-los. Veja mais neste artigo!
Sumário
Planos de negócios

Uma das estratégias essenciais para iniciar ou expandir uma empresa é através do uso de planos de negócios. Utilizando-se disso é possível conseguir inúmeros benefícios, além de alcançar uma estabilidade maior para a implementação do seu negócio.

O sucesso de uma empresa depende de inúmeros fatores, desde possuir produtos e serviços de qualidade, até uma boa equipe de profissionais atuantes. Certamente, esses atributos não são conseguidos de maneira aleatória, e as empresas precisam de estratégias bem definidas para o sucesso de seu negócio.

No entanto, você sabe o que significa planos de negócios, porque ele é importante e como é possível implementá-lo na sua empresa? Pensando nisso, criamos um artigo que aborda tudo que você precisa saber sobre planos de negócios. Se você ficou curioso, confira a matéria a seguir!

Planos de negócios: O que é?

Em primeiro lugar é importante entender o que são planos de negócios, abordando o seu conceito chave. Sendo assim, plano de negócio é ofício que descreve as metas desejáveis por uma empresa, bem como as estratégias e planejamentos que serão utilizados para o cumprimento desses objetivos.

Portanto, o plano de negócios é uma ferramenta fundamental para adquirir uma compreensão mais aprofundada sobre o empreendimento que se pretende iniciar.

Além disso, é possível pensar no contexto mercadológico no qual o plano de negócios está inserido, podendo proporcionar percepções impactantes. Por sua vez, essas percepções podem até mesmo ter o potencial de revolucionar a ideia original de maneira significativa.

Dessa maneira, ter em mãos planos de negócios é uma estratégia útil, que confere uma série de benefícios para uma empresa. Isso porque através desse planejamento é possível simular antecipadamente alguns possíveis erros, em vez de cometê-los no mercado de trabalho.

Como funcionam os planos de negócios?

Como mencionado anteriormente, o plano de negócios é muito útil como uma estratégia de expansão de uma empresa, ou mesmo para aqueles que estão dando o pontapé inicial. Mas de que maneira funcionam os planos de negócios, e porque eles são uma estratégia para os casos mencionados?

Os planos de negócios podem funcionar para realização de grandes mudanças que a empresa pretende implementar. Ele ajudará no planejamento disso, ou seja, ele possibilita que uma ação não seja efetuada de maneira arbitrária, e maximiza as chances de sucesso da empresa.

Além disso, os planos de negócios funcionam também como uma estratégia de análise financeira. Nesse contexto, o empreendedor poderá utilizar-se desse planejamento para determinar a fonte de recursos que utilizará para implementação de ações, quer seja para começar a empresa, renová-la ou expandi-la.

Qual a importância disso na sua empresa?

A aplicação de um plano de negócios bem elaborado pode contribuir para uma série de vantagens e benefícios para a empresa. Devido à sua versatilidade no modo no qual será aplicado, os benefícios encontrados vão ser bem melhor visualizados a depender de cada situação.

Entretanto, em todo caso, há alguns benefícios que são primordiais, e podem ser considerados como as principais vantagens de implementar um plano de ações. Para detalhar melhor a importância deles, os próximos tópicos abordarão os principais benefícios dos  planos de negócios.

1- Diminuição dos riscos

Uma das vantagens mais interessantes de implementar um plano de negócios é a minimização dos riscos que se obtém ao fazer esse planejamento.

Isso acontece porque, antes de tomar qualquer decisão, seja de criar uma empresa ou expandi-la, o plano de negócio analisa diretamente a viabilidade dessa tomada de decisão. Ou seja, ao avaliar o mercado de trabalho, orçamentos, clientela, dentre outros parâmetros, é possível prever se o projeto é viável antes de cometer o erro na prática.

Além disso, com um bom planejamento é possível prever quais os possíveis riscos associados, e como enfrentá-los.

Sendo assim, todo esse planejamento auxilia para que ocorra a diminuição dos riscos de um projeto dar errado. Entretanto, vale ressaltar que um plano de negócio não elimina completamente esses riscos. Isso acontece pois o sucesso de uma empresa depende de inúmeras variáveis, que muitas vezes não podem ser previstas ou controladas.

2- Consolidação da empresa

De outra maneira, outra vantagem muito importante é a consolidação da empresa, mesmo em momentos de crise. Ou seja, um plano de negócios pode deixar uma empresa muito mais estável, mesmo que contextos desfavoráveis surjam.

Isso tudo é graças ao planejamento e dimensionamento dos possíveis atributos que possam prejudicar a concretização de uma meta. Em outras palavras, a empresa poderá estar pronta para tudo caso haja um planejamento eficaz.

Por exemplo, imagine aqui aquele indivíduo que sempre possui um plano B, e planeja absolutamente tudo com muita antecedência. Esse estilo de gerenciamento das situações conseguem ser muito mais estáveis, e se perpetuar ao longo do tempo.

3- Norteamento da empresa

Além disso, ter um projeto para sua empresa faz com que haja um direcionamento maior, e isso é uma outra vantagem de se ter um plano de negócios. Assim, empresas que têm um plano de negócios possuem um maior norteamento, e conseguem vislumbrar o caminho que a empresa precisa seguir.

Em analogia a isso, imagine as vantagens de um profissional ter um plano de carreiras, pois elas podem acontecer de maneira semelhante na sua empresa. Ou seja, assim como um indivíduo com plano de carreira possui um maior direcionamento para progressão de sua profissão, uma empresa com plano de negócio também estará orientada.

Sendo assim, é muito mais fácil de se conseguir o sucesso de uma empresa ao implementar nela um plano de negócios que lhe forneça o direcionamento correto. Por isso é tão importante aplicar essa estratégia nas empresas nos dias de hoje.

Como elaborar um plano de negócio?

Até então foi visto o quão importante é um plano de negócios para o êxito de uma empresa, e mesmo não sendo garantia de sucesso, podem maximizar as chances disso acontecer. Entretanto, o que é preciso fazer para elaborar planos de negócios para as empresas, e garantir todos esses benefícios mencionados?

Planos de negócios
Foto: shironosov

Elaborar um plano de negócios não é uma tarefa fácil, mas ela pode ser realizada a partir de duas etapas primordiais: Análise de atributos e planos de ações. Para descomplicar isso para você, criamos um esboço de quais etapas são necessárias para elaboração de um plano de negócios.

Vale ressaltar que essas informações são muito relevantes, mas estão expostas aqui de maneira simplificada. Por isso, você poderá precisar de ajuda de um profissional para aprofundar-se na criação desse planejamento.

Os tópicos a seguir irão esclarecer quais as etapas que precisam ser seguidas para a elaboração de um plano de negócios.

1- Sumário executivo

O sumário executivo é a parte inicial dos planos de negócios, e possui o objetivo de sintetizá-lo, ou seja, fornecer objetivamente as principais informações do documento. Sendo assim, apesar dessa ser a primeira informação a ser apresentada, ela geralmente é elaborada por último, quando todo o plano de negócios já está construído

Nesta etapa, você irá compactar a visão geral do seu empreendimento e o seu ponto de diferenciação no mercado. Você ainda irá fornecer a finalidade da empresa, o perfil dos fundadores e da equipe, os produtos, serviços e os principais benefícios.

Além disso, é preciso acrescentar aqui qual a identificação do seu público-alvo a localização da empresa, caso exista um espaço físico. De outra maneira, deve ser incluído o investimento global necessário e a estrutura legal e regime tributário escolhidos.

2- Avaliação de mercado

A segunda etapa diz respeito a uma avaliação minuciosa do mercado atual, sendo realizada por uma pesquisa ativa. Isso é necessário para entender melhor o contexto no qual a empresa será inserida, avaliando as condições nas quais o mercado se encontra.

Sendo assim, o plano de negócios deverá conter informações pesquisadas que digam a respeito do perfil de consumidor, quais são as tendências, quais empresas são referências nesse setor, dentre outras particularidades do mercado.

Uma estratégia útil nessa etapa é a utilização de um benchmarking, que é uma técnica utilizada para avaliar a atuação de empresas que são referências no setor. Sendo assim, é possível entender melhor o mercado de determinada área utilizando-se dessa técnica.

3- Avaliação de concorrentes

A próxima etapa é a avaliação da concorrência, mas diferentemente do que acontece na avaliação do mercado, nessa etapa é preciso dimensionar os impactos dos concorrentes na implementação de sua empresa.

Em outras palavras, é preciso avaliar objetivamente o impacto que as empresas concorrentes poderão oferecer de risco para o sucesso da sua empresa, para que se possa pensar em estratégias competitivas. Assim, é preciso avaliar atributos como produtividade, tamanho de atuação, público-alvo, conflito de clientela dentre outros atributos.

Por exemplo, se um empreendedor precisa abrir um negócio que consiga dar certo, ele poderá optar por um mercado no qual o seu produto ou serviço seja exclusividade. Ou seja, nos casos em que não existam empresas semelhantes atuando na oferta de produto ou serviço disponibilizado pela sua empresa.

Entretanto, no mercado atual é muito difícil que isso seja conseguido, uma vez que há uma diversidade de ofertas de produtos e serviços. Então, o papel do empreendedor é dimensionar o impacto que a concorrência poderá trazer, elaborando isso no plano de negócio.

4- Avaliação de fornecedores

Uma etapa importante que segue os planos de negócios é a avaliação de fornecedores, ou seja, a listagem daqueles que disponibilizam matéria prima ou serviços fundamentais para o produto final.

Por exemplo, uma empresa que vende comida japonesa está dependente de outros fornecedores que lhe oferecem matéria prima para isso. Assim, é preciso incluir no plano de negócios quais os fornecedores estão relacionados com o produto ou serviço em questão.

5- Plano de marketing

A partir dessa etapa do processo de elaboração se iniciam os planos de ação, em que algumas estratégias começam a ser desenhadas.

Assim, o plano de marketing é a primeira etapa desse plano de ação, e ela possui o objetivo de pensar em estratégias para a divulgação do produto ou serviço da empresa. Com isso, é preciso pensar e descrever os processos que levam a venda do produto, e de que forma isso será implementado na prática.

Uma grande novidade atualmente é através do uso de marketing digital, uma estratégia de marketing que confere uma série de benefícios, e pode ser levada em consideração nessa etapa.

Além disso, essa etapa fornece objetividade dos planos de ação, descrevendo quais as tarefas a serem executadas e de que maneira isso será feito para promover a divulgação do produto. Dessa forma, é preciso descrever para o público o que se espera do produto ou serviço, como ele será ofertado, e demais informações relevantes para o marketing.

6- Plano operacional

O plano operacional talvez seja uma das etapas mais importantes do processo de elaboração de planos de negócios, pois ele irá descrever o funcionamento da empresa. Ou seja, no plano operacional deverá ser realizada a descrição detalhada de como a empresa deverá ser conduzida no dia a dia.

Sendo assim, essa etapa deverá conter alguns informativos que descrevam como o produto ou serviço será vendido, ou como  prestação de serviço da sua empresa será vendida. Para isso, é preciso levar em consideração as avaliações realizadas anteriormente, bem como as metas estabelecidas pela empresa.

Em outras palavras, será preciso descrever a quantidade de produto que poderá ser vendida, levando em consideração todas as avaliações e metas estipuladas. Nesse sentido, será realizado nesse momento tanto o potencial produtivo, quanto às atividades essenciais para o funcionamento da empresa.

7- Plano financeiro

Nesse momento, será preciso abranger todos os aspectos relacionados a finanças, despesas, investimentos e capital de giro referentes a todas as ações planejadas no plano.

Ao compor o plano financeiro, deverá ser levado em consideração todos os custos para tornar viável a oferta ou disponibilização do serviço. Ou seja, é preciso usar tudo que ja foi delineado, incluindo os gastos com matéria prima, mão de obra, instalação física, planos de marketing, dentre os detalhes citados nas etapas anteriores.

Assim, a representação numérica de todos esses elementos será traduzida no seu Plano Financeiro. Através dele, você obterá uma estimativa do investimento global necessário para o seu empreendimento.

Como a tecnologia pode auxiliar nesse processo?

Como mencionado anteriormente, é preciso um grande investimento de esforço e capital para manter a operacionalidade de uma empresa. Para auxiliar nisso, existem algumas estratégias tecnológicas que podem ajudar muito esse processo.

Sendo assim, uma maneira de reduzir custos na operacionalização de uma empresa através de um software de controle de ponto. Com a ferramenta do Genyo, será possível estabelecer um sistema de controle de ponto facilitado, que poderá ser mais útil e barato que sistemas de pontos convencionais.

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