O plano de saúde empresarial é um dos benefícios mais valorizados pelo trabalhador, tendo em vista a melhor assistência à saúde para o colaborador e sua família.
Na modalidade empresarial, o plano de saúde pode se comportar de duas principais formas, com co-participação e sem coparticipação.
Para você entender em detalhes sobre como funciona a questão dos planos de saúde empresarial, confira o texto abaixo!
O que é o plano de saúde empresarial?
O plano de saúde empresarial se trata de um benefício que é cedido pela empresa para os seus funcionários, para que os mesmos possam ter assistência médica privada.
Através do plano de saúde o colaborador pode ter acesso a diversas modalidades médicas, nas maioria dos planos são aceitos consultas, internações e até mesmo cirurgias.
O plano de saúde a nível empresarial permite que os funcionários ainda possam adicionar familiares para garantir um acesso de qualidade à saúde, proporcionando menos preocupações ao colaborador.
O plano de saúde é obrigatório para a empresa?
Não. A empresa não é obrigada a conceder aos seus empregados planos de saúde custeados integralmente ou parcialmente por ela.
Contudo, é necessário se ater que, se alguns funcionários da empresa recebem, esse benefício deve ser estendido para todos, a fim de respeitar o princípio da isonomia.
O colaborador é obrigado a aderir?
Não. O colaborador não é obrigado a aderir ao plano de saúde que é proposto pela empresa.
Existem alguns casos em que o colaborador já conta com um plano de saúde individual ou de outro membro da família com condições que supra melhor a realidade do colaborador.
Dessa forma, esses funcionários podem não aderir o da empresa e, nessas situações, é de suma importância avisar ao setor de RH para evitar desconto em folha.
Ei, realizar o cálculo desses adicionais é uma dor de cabeça para a sua equipe de RH? Com o Genyo não precisa mais ser! Conheça a plataforma que otimiza a sua gestão clicando aqui.
Portes empresariais no plano de saúde
A adoção de um plano de saúde empresarial para os seus funcionários requer que você conheça algumas características básicas da sua empresa.
Para a contratação, é necessário conhecer o porte da empresa, que varia segundo o número de colaboradores e sócios.
A contratação de um plano de saúde empresarial requer o atendimento de alguns requisitos da operadora e um deles é o porte empresarial.
Cada seguradora tem a sua classificação de quantidade de vidas para a aceitação, porém, no geral, essas operadoras costumam seguir as faixas abaixo:
- Plano de saúde empresarial a partir de 02 vidas até 29 vidas;
- Plano de saúde empresarial a partir de 03 vidas até 29 vidas;
- Plano de saúde empresarial a partir de 30 vidas até 99 vidas;
- Plano de saúde empresarial a partir de 100 vidas.
Dependentes do plano de saúde empresarial
Como comentamos anteriormente, os funcionários podem adicionar dependentes no plano de saúde empresarial.
Mas antes, é necessário conferir se o convênio da empresa permite a adição, tendo em vista que cada operadora tem as suas próprias regras de adição.
Por isso, é de suma importância checar no plano quantas vidas podem ser disponibilizadas a cada colaborador.
Veja quais são as principais regras de adição que as operadoras costumam seguir:
- Cônjuge e Companheiro: marido, esposa.
- Parentes de 1º grau sanguíneo: pai, mãe, filhos;
- Parentes de 2º grau sanguíneo: netos, avós;
- Parentes de 3º grau sanguíneo: bisnetos, bisavôs.
Para além desses níveis citados, nenhum plano de saúde empresarial cobre o adicional.
Lembrando que, assim como o plano de saúde individual, no caso empresarial os valores se alteram de acordo com a idade.
Por isso, idosos costumam ter valores de aderência mais elevados do que funcionários mais novos.
Normalmente, os planos de saúde empresarial costumam aderir ao nível de cônjuge ou companheiro e parentes de 1º grau.
Reajustes e carências do plano de saúde empresarial
Mesmo que a contratação do plano de saúde empresarial seja feita com um acordo entre a empresa e a seguradora, é preciso ter em mente que existem reajustes nos valores.
Por isso, é de suma importância que a sua empresa esteja preparada para essas alterações de valores, tendo em vista que é comum a atualização automática.
Os reajustes ocorrem por faixa etária, então, todos os anos são alterados os valores e assim automaticamente passa a ser cobrado um valor maior.
No caso das empresas que contam com até 29 vidas existe o pagamento de uma taxa única de reajuste.
Por outro lado, empresas com mais de mais de 30 vidas têm o seu reajuste feito de acordo com as informações do contrato.
Além do reajuste, também é necessário estar atento à carência do plano de saúde, que é justamente o tempo de espera para poder utilizar determinado serviço ou iniciar o uso da cobertura.
A carência também costuma se atualizar, mudando assim as datas e os prazos.
Essa atualização é realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sendo esse órgão o responsável pela renovação do tempo de carência e os valores dos reajustes de todos os tipos de planos de saúde do Brasil.
Vantagens do plano de saúde empresarial
O plano de saúde empresarial é a modalidade que pode ser vista como mais econômica pelas empresas, mas essa não é a única vantagem.
Uma empresa pode se beneficiar nas mais diversas esferas quando fornece esse tipo de serviço aos colaboradores.
Vejamos quais são as principais:
Valorização da imagem da empresa
As empresas que fornecem bons planos de saúde agregam a sua imagem à excelência, se destacando assim da sua concorrência.
Inclusive, no mercado de trabalho, os candidatos têm buscado empresas que forneçam planos de saúde, por isso, é necessário que a sua seja uma referência também.
Maior produtividade
Funcionários que se sentem valorizados dentro da empresa e satisfeitos com os benefícios e remunerações estão mais inclinados a trabalharem melhor.
Aqueles que se sentem acolhidos oferecem à empresa o aumento em sua produtividade, tendo em vista a vontade de recompensar tudo o que tem ganhado.
Redução do Turnover
O turnover se trata de um fenômeno de entrada e saída de colaboradores no quadro da empresa.
Quando esse índice é alto, vários custos novos são atrelados ao negócio, nenhuma empresa se beneficia com isso.
Nessa realidade, uma das formas de reduzir a incidência desse fenômeno é tornando o ambiente de trabalho mais agradável para os colaboradores.
Dentre os benefícios mais cobiçados, o plano de saúde com certeza está no topo de prioridades dos colaboradores.
Dedução de Impostos
Apesar de muitos empresários não estarem cientes, oferecer plano de saúde aos colaboradores permite a dedução no imposto de renda.
Dessa forma, no momento do pagamento a sua empresa pode ter um abatimento no valor a ser pago.
Redução da ausência por questões de saúde
Funcionários com uma maior qualidade de vida e acompanhamento médico em dia tem uma menor predisposição a passar por fases mais graves de doenças, gerando assim menos faltas no ambiente de trabalho.
A contratação de um plano de saúde ajuda o funcionário na motivação para cuidar melhor de si, reduzindo assim o número de absenteísmo.
Quer conhecer o melhor sistema de gerenciamento de ponto do mercado, com funcionalidades que trazem benefícios tanto para o funcionário quanto para o empregador?
[Conheça a solução do Genyo clicando aqui!]
Qual o melhor plano de saúde empresarial?
O melhor plano de saúde para a sua empresa é aquele que consegue suprir as principais necessidades dos seus colaboradores e que esteja dentro do orçamento da sua empresa.
Vejamos os pontos que devem ser considerados no momento de escolher o plano de saúde empresarial:
Cobertura do plano
De acordo com as normas estabelecidas pela ANS, os planos de saúde precisam respeitar algumas coberturas obrigatórias.
Mas, por outro lado, existem serviços que são disponibilizados mesmo fora da obrigatoriedade e essas questões devem ser conhecidas e acordadas no momento da contratação.
Por isso, é fundamental conhecer a cobertura e avaliar se o oferecido pelo convênio atende às necessidades da empresa.
Você pode realizar essa consulta diretamente com o prestador ou direto com o corretor do plano.
Perfil dos colaboradores
No momento da adesão de um plano de saúde um dos primeiros pontos que deve ser analisado pela equipe de RH é justamente o perfil dos colaboradores.
Dessa forma, é possível escolher a seguradora que realmente os atenda.
O perfil dos colaboradores da sua empresa deve ser traçado considerando os seguintes aspectos:
Número de colaboradores
Como vimos anteriormente, existem faixas de planos de saúde empresarial que se alteram de acordo com o número de colaboradores.
Por isso, a sua empresa precisa definir quantas vidas estão envolvidas no contrato para oferecer a todos um plano de saúde que satisfaça as suas necessidades.
Faixa etária
Tendo em vista que a tabela de preços cobrados está diretamente ligada a idade dos colaboradores, então é necessário estar ciente sobre as idades dos colaboradores e datas de aniversário, para saber sobre a renovação.
Estado Civil
O estado civil também é outro fator importante, tendo em vista que o colaborador pode querer adicionar o cônjuge ou companheiro como dependente.
E isso gerará custos a mais para a sua empresa, por isso, é necessário conhecer essa informação.
Dependentes
Além do companheiro ou companheira, o seu funcionário pode optar pela adição de dependentes.
Por isso, é importante saber quantos possuem esse interesse e precisam ter uma cobertura de assistência à saúde.
Custo para a empresa
A operadora de plano de saúde conta com a sua própria tabela de preços, que variam de acordo com a faixa etária, com a abrangência e com a abertura escolhida.
Empresas como Bradesco, Hapvida, Amil Unimed e Porto Seguro disponibilizam planos de saúde empresarial com os seus próprios valores praticados em tabelas de preços distintas.
Para conhecer os custos da empresa é preciso realizar o cálculo das propostas em um simulador, adicionando o número de colaboradores e faixa etária.
Além disso, é preciso informar se você deseja visualizar a cotação sem ou com coparticipação.
Abrangência
No momento da contratação de um plano de saúde empresarial também é válido verificar se a abrangência atende às expectativas da sua empresa.
Quando ocorre um convênio que atende o colaborador a nível nacional, o plano de saúde pode ser usado por todo o Brasil.
Então, mesmo que o colaborador realize alguma viagem dentro do país, ele estará coberto pela assistência à saúde privada.
Por outro lado, os convênios que contam com uma abrangência regional suprem os colaboradores somente em uma determinada região do país.
Então, em caso de necessidade fora da região, será necessário que o funcionário pague do próprio bolso para ser atendido, caso opte pela assistência privada.
Conclusão
O número de brasileiros preocupados com a saúde aumentou nos últimos anos, especialmente após o período pandêmico no qual vivenciamos.
Nessa realidade, a preocupação com as questões de saúde se tornaram prioridade para aqueles que estão no mercado de trabalho.
Por isso, as empresas que desejam encontrar e reter talentos podem utilizar o benefício do plano de saúde como atrativo.
Lembrando que as empresas não são obrigadas a fornecerem planos de saúde aos seus funcionários.
Porém, o oferecimento desse benefício gera diversas vantagens tanto para empresa quanto para o colaborador.
Para conhecer a fundo sobre todas as coberturas do convênio é necessário realizar uma pesquisa de mercado para verificar com a prestadora que deseja contratar para fazer uma comparação.
Ei, você já conhece o sistema Genyo?
O controle de ponto é um problema para o RH da sua empresa? Administrar essa atividade nunca foi tão fácil como agora, com a metodologia desenvolvida pelo Genyo!
O sistema Genyo auxilia a sua equipe com a geração de relatórios completos, com banco de horas, horas extras, faltas, intervalos, horas noturnas e dezenas de outras ocorrências.
Tenha o melhor da gestão de pontos na sua empresa com o Genyo, um sistema e aplicativo de controle de ponto eletrônico digital especialmente feito para a sua empresa!
Teste a nossa plataforma gratuitamente por 15 dias clicando aqui!