Perfil executor: Conheça o perfil comportamental ideal para posições de liderança!

Descubra como o perfil executor pode ser o diferencial que impulsionará sua empresa ao sucesso profissional! Veja mais neste artigo!
Sumário
perfil executor

Você conhece os perfis comportamentais? Todas as pessoas possuem um conjunto de posturas, características e comportamentos que definem parte de sua vida profissional e pessoal. Dentre esses perfis, um que mais se destaca é o perfil executor!

Ao todo são 4 perfis comportamentais profissionais, e conhecer cada um deles é essencial para entender as limitações e potencialidades dos profissionais, auxiliando na gestão de pessoas e desenvolvimento de talentos.

Entenda como identificar o perfil de cada profissional, e veja a importância de ter o perfil executor em cargos importantes, principalmente em posição de liderança e gestão!

O que é perfil comportamental?

perfil executor

Primeiramente é preciso entender o que é um perfil comportamental. De forma geral, um perfil comportamental é uma junção de características e habilidades humanas, que ficam em evidência durante alguma situação ou acontecimento.

Ao todo são 4 tipos de perfis e toda pessoa vai possui partes de cada um deles. No entanto, sempre algum perfil consegue estar em evidência e é ele que vai se destacar no momento de tomar alguma atitude ou decisão.

É essa predominância que determina o perfil comportamental de uma pessoa, conheça alguns deles:

  • Perfil planejador: Esse tipo de perfil define aquelas pessoas que adoram um ritmo constante, planejamento e rotina. As coisas devem permanecer estáveis e bem planejadas, odiando situações que fogem do controle ou são inesperadas. No entanto, mesmo às adversidades, esse perfil não perde o controle da situação.
  • Perfil comunicador: É quem possui como destaque a habilidade de saber se comunicar com todos os públicos, tendo boa oratória e poder de persuasão. Também conseguem participar e se adaptar a novos projetos com facilidade, se relacionando bem com novas equipes.
  • Perfil analista: Como bom analista, quem possui esse perfil consegue analisar minuciosamente todos os detalhes, sendo meticuloso nas decisões. É um perfil de organização e controle de processos, sabendo identificar com facilidade falhas e pontos a serem melhorados.

O quarto perfil é o perfil executor. Falaremos detalhadamente sobre ele no próximo tópico.

Perfil executor

No caso do perfil executor, ele é característica daquelas pessoas que possuem a dominância e o destaque entre os demais. Geralmente essa pessoa sempre ocupa posições de liderança e são confiantes nos seus posicionamentos e decisões.

O executor se mantém focado nos seus resultados e demonstra proatividade, principalmente na hora de ter que ser o primeiro em alguma questão ou resolução de problemas.

Se tratando dos problemas, é comum que o perfil executor possua conflitos com outras pessoas no trabalho, principalmente devido a firmeza em suas decisões e defesa do seu ponto de vista.

No entanto, quem possui o perfil executor necessita de motivação constante, pois eles não se sentem confortáveis com a rotina, necessitando de novos desafios a serem superados, e objetivos a serem conquistados.

Pontos positivos e negativos do perfil executor

Assim como todo perfil comportamental, vão existir características positivas e negativas na sua presença dentro das empresas.

Por esse perfil estar muito ligado a posições de liderança é preciso um cuidado especial com os pontos negativos, visto que podem influenciar todo a equipe/empresa. Confira os principais pontos:

Pontos positivos

O principal ponto positivo do executor é entregar aquilo que promete. O executor é determinado e audacioso, por esse motivo ele costuma trabalhar incansavelmente até alcançar o que ele deseja.

Por ter um perfil competitivo, esses profissionais contribuem positivamente com a produtividade e o engajamento dos demais, levando ao crescimento da empresa.

A autonomia também é algo positivo do perfil executor, raramente necessitando ser direcionado e acompanhado por outro profissional, realizando tarefas por conta própria.

Com tanta determinação, essas pessoas assumem riscos com facilidade, sem medo do desafio e de tamanha responsabilidade que é depositada sobre eles, visto que demonstrar sua competência e suas qualidades é algo que te motiva.

Pontos negativos

Em relação aos seus pontos negativos, o perfil executor pode ter dificuldades em trabalhar em equipe, principalmente devido a sua característica de autonomia e individualidade, querendo em alguns momentos impor a sua visão e a sua maneira de trabalhar sobre os outros.

O clima organizacional é um ponto que pode ser afetado pelo perfil executor, já que em alguns momentos ele irá preferir seguir com suas ideias do que se preocupar com o bem estar de todos.

Seus comportamentos podem soar um pouco arrogante, atrapalhando o bem estar dos demais colegas.

Qual é a motivação do perfil executor?

Esse perfil necessita de uma motivação especial para evitar o desanimo. A maneira mais fácil de motivar um executor é trazer novos desafios para ele. A sensação de resolver um problema difícil é uma das melhores recompensas para eles.

Além disso, a motivação para o perfil executor pode vir através do reconhecimento sobre seus feitos, principalmente quando é feito de forma verbal, na frente de toda equipe ou recebendo destaque entre os demais.

Tarefas diferentes e especiais, demonstrando confiança e importância são maneiras de fazer com que esses tipos de profissionais se dediquem ao máximo.

Por exemplo, alocar esse tipo de profissional no setor de RH para realizar a gestão do controle de ponto é uma boa opção. Principalmente se houver o auxílio de uma ferramenta completa no registro de ponto, como o Genyo! São mais de 30 relatórios que facilitam a avaliação de profissionais e fechamento da folha de ponto.

Por fim, não esqueça de dar feedbacks constantes para esse tipo de perfil, ao final de toda atividade concluída, você deve pontuar com sinceridade os pontos positivos e negativos identificados.

Liderança e perfil executor

Como falamos anteriormente, o cargo de liderança é um dos mais beneficiados por esse tipo de perfil. Assumir o destaque e poder conduzir toda uma equipe ao sucesso é uma característica natural dessas pessoas.

Com foco no cumprimento de metas e resultados, o líder com perfil executor necessita ter um cuidado especial para evitar o desgaste dos demais profissionais, adaptando à sua maneira de agir, buscando respeitar o posicionamento e a visão dos demais.

Um problema identificado entre os líderes com perfil executor é a resistência para delegar tarefas importantes para outras pessoas, visto que quem possui esse tipo de perfil é mais individualista e acredita que só ele é capaz de resolver alguns problemas.

No entanto, quando todos os problemas e pontos negativos estão alinhados, o perfil executor consegue conquistar a confiança de toda equipe o resultado é o aumento de produtividade e o crescimento individual de cada profissional.

Como identificar qual é o perfil de um colaborador?

Você provavelmente deve estar em dúvida de como saber qual é o seu perfil comportamental e como identificar o perfil de outros profissionais. Saiba que é possível identificar o perfil de cada um através de uma metodologia fácil e rápida de ser aplicada.

Conhecida como DISC, ela foi inventada em Harvard por William Marston e serve para descrever quais são as principais emoções/comportamentos de um ser humano ao se deparar com alguma questão.

Esse instrumento auxilia os recrutadores durante a seleção de novas pessoas, podendo selecionar o perfil comportamental indicado para determinada vaga.

Vale destacar que não existe uma emoção melhor que outra, cada uma delas é indicado para um tipo de posição e cargo. É chamada de DISC devido a letra inicial de cada palavra em inglês que reflete as emoções, são elas:

  • Dominance (domínio): quem é motivado por novos desafios e eficiência para a busca dos resultados. É o perfil executor;
  • Influence (influência): quem é motivado pela criatividade e maior liberdade. É o perfil comunicador;
  • Steadiness (estabilidade): quem é motivado pelo planejamento, rotina, ritmo e segurança. É o perfil planejador;
  • Conscientiousness (consciente): quem é motivado pela organização, controle e eficiência. É o perfil analista.

Para conseguir enquadrar um profissional em um desses grupos, basta propor situações e identificar de que maneira ele reagiria, quais seriam as emoções e comportamentos adotados.

Por que avaliar o perfil de um colaborador?

Agora que você entendeu como identificar o perfil comportamental de um colaborador, chegou o momento de entender a importância de dar atenção especial a esse assunto, e como sua empresa pode se beneficiar com isso. Confira abaixo:

Diminui a rotatividade

Grande parte da rotatividade de profissionais se dá ao fato deles não se sentirem valorizados nas empresas ou ocuparem cargos que não são direcionados para suas habilidades e competências profissionais.

Assim, conhecer o seu perfil profissional vai auxiliar na contratação e no direcionamento de cargos, facilitando o exercício profissional.

Identifica se um candidato é adequado para função

Seguindo a mesma linha do tópico anterior, ter conhecimento do perfil comportamental do profissional durante a fase de seleção e contratação, vai ajudar no direcionamento dos cargos, além de saber se ele é adequado para exercer tal função.

Além disso, se você pretende mudar um profissional já contratado, para um cargo ou setor diferente, avaliar o seu perfil também pode ajudar na decisão.

Retorno positivo

O turnover profissional é um custo alto para as empresas. Realizar processos seletivos e contratações frequentes gera um desperdício de dinheiro, tempo e mão de obra.

Por esse motivo, quando se sabe o perfil de cada profissional e adequa isso as suas funções, se reduz os gastos de novas contratações e o retorno financeiro acaba sendo positivo.

Equipes mais diversas

É de extrema importância avaliar o perfil de cada profissional para manter equipes diversas em cada setor. Imagine uma equipe formada só por pessoas com perfil executor. Seria um sério problema administrar tantas pessoas com características de autonomia, dominância e tomada de decisões.

Por esse motivo, conhecer o perfil de cada um permite balancear as equipes e setores, criando assim um ambiente de harmonia e melhorando o desempenho individual de todos.

Quais profissões são indicadas para o perfil executor

Falamos bastante ao longo do texto da importância do cargo de liderança para quem é executor. No entanto, não é somente esse cargo/profissão que que vai se beneficiar com os resultados. Existem uma série de opções para quem possui esse tipo de comportamento, confira alguns deles:

  • CEO;
  • Policial;
  • Advogado;
  • Coach;
  • Treinador de modalidades esportivas;
  • Político;
  • Presidente de sindicatos;

Conheça um pouco mais sobre os outros 3 perfis

Para finalizar e entender um pouco mais, conheça abaixo as características mais importantes dos outros tipos de perfil comportamental no ambiente de trabalho e saiba como se relacionar com cada um deles.

Comunicador

O perfil comportamental do tipo “comunicador” no ambiente de trabalho é caracterizado por profissional que possuem habilidades de comunicação acima da média. São aqueles com maior facilidade para se relacionar com outras pessoas, expressando suas ideias de forma clara e objetiva.

São profissionais que geralmente apresentam alto grau de persuasão e maior facilidade em convencer outras pessoas a adotar suas ideias e pontos de vista.

Além disso, são muito bons em trabalhar em equipe, pois sabem como lidar com diferentes personalidades e opiniões, buscando sempre a colaboração de todos.

Planejador

Se tratando do perfil planejador, esse é o perfil mais calmo e paciente de todos, sendo o ponto de equilibro dentro das equipes e a voz da razão nos momentos de conflito.

Na grande maioria o perfil planejador vai conseguir parar e avaliar as situações, propondo caminhos realistas para cada ocasião. Esse tipo de perfil é excelente para planejar tarefas e projetos, mas não se dão bem com urgência e quando tudo foge do controle.

Outra característica que chama atenção nesse perfil é a capacidade de prever e lidar com possíveis problemas que possam surgir no decorrer do trabalho.

Analista

Por fim, quem é detalhista e observador fazem parte do perfil analista. São excelentes em identificar e mensurar os riscos e oportunidades no ambiente de trabalho. O seu grau de detalhamento e perfeccionismo pode ser bons em alguns momentos e ser uma “pedra no sapato” em outros.

Ter pensamento lógico para identificar padrões e problemas é um destaque dos analistas, se dando muito bem com quem possui o perfil planejador.

Esse perfil em conjunto com o perfil planejador são excelentes para realizar a escala de folgas e controle de ponto dos profissionais. Além disso, com o auxílio de uma ferramenta completa de controle de ponto, como o Genyo, o RH terá maior facilidade de organizar as jornadas de trabalho, folgas, e muitas outras questões.

Conclusão

Em conclusão, como foi visto ao longo do texto, o perfil executor é geralmente de pessoas determinadas, organizadas, com facilidade de liderança e possuem grande capacidade de resolução de problemas. Além disso, costumam ser muito focadas em suas metas e têm um alto nível de comprometimento com o sucesso de seus projetos.

No mundo dos negócios, o perfil executor é altamente valorizado, pois as empresas precisam de pessoas que possam transformar ideias em resultados tangíveis.

No entanto, é importante lembrar que os outros perfis também são essenciais para o sucesso de uma organização, visando o equilíbrio e diversidade de perfis.

Para ler mais sobre outros tipos de perfis comportamentais e maneiras de melhorar o ambiente de trabalho, confira aqui em nosso site!

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.