A campanha anual Outubro Rosa, que ocorre no mês de outubro, é fundamental para conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. As organizações agregam cada vez mais ações à campanha nas empresas. Tendo em vista que uma das funções dos Recursos Humanos é monitorar o bem-estar dos colaboradores e recomendar melhorias por meio de uma cultura organizacional sólida, trabalhar em campanhas de sensibilização para a saúde é um elemento regular desta rotina, como o Outubro Rosa.
Como essa campanha está sendo realizada no local de trabalho, onde as pessoas passam a maior parte do tempo se organizando, é extremamente importante que as empresas atuem de forma expressiva nessa área. Dessa forma, se você quiser conhecer algumas ações de RH para promover a conscientização do Outubro Rosa na sua empresa, não deixe de continuar lendo este artigo.
O que é o Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é uma campanha anual com o objetivo de disseminar conhecimento e conscientizar sobre o câncer de mama. Isso porque, é mais fácil ajudar a reduzir a mortalidade causada pela doença quando mais pessoas têm acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento e são estimuladas a fazer exames preventivos.
O movimento teve início na década de 1980 nos Estados Unidos, por Nancy Brinker que possuía uma irmã, Susan G. Komen, que era uma paciente com câncer. Nesse sentido, Nancy comprometeu-se a continuar a luta contra este tipo de cancro após a morte da irmã e fundou a organização Susan G. Komen pela Cura, onde nasceu a Corrida pela Cura e a campanha Outubro Rosa. Depois disso, o movimento se espalhou pelo mundo com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção por meio do diagnóstico precoce da doença.
Aqui no Brasil, o impulso do movimento vem do Inca, que o apoia desde 2010 com eventos técnicos, discussões e apresentações. No entanto, à medida que mais empresas da iniciativa privada aderem à campanha, junto com a mídia e outras celebridades, a causa ganha mais atenção e apoio.
Para demonstrar a importância dos seus colaboradores e familiares, o Outubro Rosa tem sido trabalhado nas empresas como uma forma de manter um contato com a saúde dos colaboradores. Afinal, o maior patrimônio de uma empresa é sua força de trabalho, ter iniciativas para proteger sua saúde faz todo o sentido neste contexto.
Qual a importância do Outubro Rosa nas empresas?
A doença que mais atinge as mulheres em todo o mundo é o câncer de mama. Aproximadamente 60 mil mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama em 2018, representando 29% de todos os casos de oncologia feminina no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Além disso, a mortalidade da doença é expressa em números, mais de 16 milhões de brasileiros morreram em decorrência disso.
A grande importância da conscientização é que ela aumenta a possibilidade do conhecimento precoce da doença, elevando também a probabilidade de recuperação para quase 95%. Nesse sentido, a conscientização e cautela em relação ao autoexame são fundamentais para a detecção de possíveis anomalias.
Assim, as empresas possuem uma ferramenta muito interessante para trabalhar ações visando aumentar a conscientização sobre a saúde da mulher, principalmente a importância de fazer exames preventivos rotineiramente, como mamografias e auto exames das mamas. Apesar do percentual de homens que contraem a doença ser bem menor do que o de mulheres, um homem para cada 100 mulheres, os homens também devem ser incluídos na campanha.
Por que as empresas devem aderir ao movimento?
Um dos pilares das corporações interessadas em manter a excelência da experiência dos funcionários deve ser a preocupação com o bem-estar e a saúde geral dos funcionários. Com isso, além de auxiliar no desenvolvimento da sociedade, trazer Outubro Rosa para o planejamento das ações das RHs é um passo fundamental para superar preconceitos e difundir o conhecimento sobre o diagnóstico precoce entre os colaboradores.
Nesse sentido, não podemos esquecer que a área de Recursos Humanos é responsável também por se preocupar com a saúde dos funcionários, entre outras coisas. A participação em campanhas e movimentos de incentivo à prevenção é fundamental, além de acompanhar e monitorar os fatores que contribuem para o absenteísmo.
Quando uma organização apoia movimentos como o Outubro Rosa, está expressando sua preocupação com o bem-estar de seus colaboradores. Além disso, é errôneo acreditar que apenas as mulheres são afetadas pelo câncer de mama. A incidência é baixa, mas os homens também contribuem para as estatísticas da doença. Embora raros, casos de câncer de mama masculino são relatados no Brasil.
Quais as principais ações do RH para promover o Outubro Rosa?
Agora que você já conhece o objetivo da campanha Outubro Rosa e a importância da sua conscientização, gostaríamos de informar que as empresas podem participar da divulgação do diagnóstico precoce do câncer de mama de uma forma dinâmica e assertiva.
Que os profissionais de RH são responsáveis por realizar algumas ações e gestos nos locais de trabalho para conscientizar os funcionários sobre a doença, nós já sabemos. Finalmente, este setor é responsável por elevar o valor da saúde e bem-estar da mulher no local de trabalho.
Por isso, a área de RH deve tomar providências para conscientizar a todos sobre o assunto, bem como prestar assistência a quem necessitar durante as fases de exame, diagnóstico e tratamento do combate ao câncer. Confira a seguir algumas ações para o Outubro Rosa nas empresas.
Decoração do ambiente corporativo
Para começar, vamos falar um pouco sobre a ideia de decorar e adicionar iluminação rosa durante esse período. A arte visual é muito importante quando queremos lembrar às pessoas de determinada ocasião. Para isso, o RH pode implementar o “vestir” a empresa nas cores da campanha, ou seja, com elementos na cor rosa.
Além disso, é interessante colocar cartazes, balões, laços na cor de rosa nas camisas e lugares estratégicos da empresa, para tornar a campanha mais visual e constante no dia a dia dos colaboradores.
Fazer uma ação nesse sentido mostra que a empresa se preocupa com a saúde da mulher e dá a todos os participantes da campanha uma maior sensação de clima de campanha. Como a campanha é muito mais interessante quando combinada com outras, essa ação é muito mais intrigante quando feita assim.
Pensar nessas atividades é uma forma de fortalecer a cultura da sua empresa além de tudo. Sinal de empatia, mostrar preocupação com os outros é crucial para humanizar a marca empregadora. Como resultado, seus funcionários ficam mais felizes e o público tem uma percepção favorável da instituição.
Caixa de dúvidas
Realizar palestras sobre o tema, provavelmente é uma das ações mais conhecidas, no entanto, antes mesmo de partir para essa estratégia, vale a pena organizar uma sessão virtual ou física de perguntas e respostas para que as pessoas possam enviar suas dúvidas sobre o câncer de mama. Muitas pessoas têm pavor de fazer perguntas na hora da palestra. Por isso, sabendo quais são as perguntas, sua empresa também pode direcionar os especialistas sobre o que dizer.
Palestras sobre o tema para os colaboradores
Um evento interno é sempre uma ótima maneira de envolver os colegas de trabalho em uma campanha ou ação, pois muda a rotina diária, movimenta as pessoas e muda o foco do dia para o evento.
Para isso, a equipe de RH pode convidar um profissional especializado na área para apresentar, ou talvez um médico para explicar os sintomas e ensinar como realizar uma autópsia para que os participantes possam aprender ainda mais, além de refletir e discutir o tema. Esta ação além de ser feita presencialmente, também pode ser transmitida de forma online para aquelas empresas que mantém seus funcionários a distância.
Outra opção para um evento é ter um dia relaxante completo com música e massagistas, por exemplo. O estresse é um problema comum hoje e, segundo especialistas, pode piorar os sintomas de baixa imunidade.
Comunicados oficiais
Fazer um artigo temático sobre o Outubro Rosa é outra forma de divulgar informações caso sua empresa publique boletins internos ou um jornal. Você pode usar consultas médicas como fonte de informação, além dos canais oficiais do Inca. Nunca se esqueça de garantir informações precisas para as pessoas!
Campanha “Corrida contra o câncer de mama”
Uma das melhores formas de aliar a atividade física e seus benefícios à causa da saúde da mulher é sediar uma corrida contra o câncer de mama. Antes de fazer qualquer coisa, é necessário escolher o local da corrida, que pode ser em um grande parque da sua cidade. Crie camisas com o logotipo da empresa, o nome de todos e uma referência à ação Outubro Rosa depois disso.
Desenvolva alguns kits no dia do evento, como garrafas de água personalizadas e toalhas. Além disso, convidá-los a fazer um teste materno gratuito no final da corrida é uma forma interessante de aumentar a descoberta precoce.
Caminhada vitoriosa
A Caminhada das Vitoriosas é uma iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Ortopédicas e de Apoio à Saúde da Mama). Essa campanha busca promover a sensibilização que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de mama.
Os participantes também percorrem um percurso pré-planejado vestindo roupas cor de rosa e carregando bandeiras e cartazes. Além de ajudar a promover a conscientização da equipe, também pode ajudar a impactar o bairro em que a caminha está sendo feita.
Caso a caminhada não seja realizada em sua cidade, sua empresa pode tomar a iniciativa e convidar funcionários, familiares e a comunidade local para participar.
Incentivo à consulta
A empresa pode liberar as funcionárias que optarem por fazer o check-up ginecológico para fazer os exames necessários para a prevenção do câncer de mama. Se possível, a empresa pode buscar uma parceria com uma consultoria para indicar lugares para realizar os exames, gratuitamente ou com desconto. Melhor ainda, se a empresa puder pagar por essas consultas ou apresentar um plano de saúde para que isso seja feito de forma mais acessível.
Depoimentos de pacientes
Talvez seja possível conscientizar seus funcionários sobre o valor das consultas e exames de rotina ouvindo os relatos de pessoas que estão em tratamento da doença. Além dessas histórias, também podem ser convidadas mulheres que venceram o câncer de mama. Seria interessante descobrir se alguém na empresa passou ou está passando por essas coisas para que possam, se quiserem, compartilhar suas histórias. É uma forma de mostrar a seriedade do tema e como ele pode ser superado.
Agenda Outubro Rosa
Mesmo que a campanha dure apenas no mês de outubro, é recomendado para prevenção que a autópsia seja feita todos os meses, de preferência no mesmo dia. Como resultado, o objetivo desta campanha é unir as mulheres na causa da prevenção e apoiar umas às outras.
Para isso, uma boa ideia é criar um evento mensal em uma das agendas, como o Google Agenda, que enviará um lembrete para cada um no dia do exame. A equipe de RH pode divulgar a campanha ao mesmo tempo em que informa sobre sua importância e a forma correta de realizar a autópsia.
Doações para intuições de Câncer de Mama
Por fim, o RH pode criar campanhas que incentivam os funcionários a doar para organizações que apoiam a causa. Essas doações podem ser financeiras ou podem ser coisas como lenços de cabeça ou até mesmo tiaras para fazer perucas. Isso não apenas conscientiza os membros da equipe sobre a importância da prevenção do câncer de mama, mas o RH também trará mais humanização para toda a equipe.
Conclusão
A relação entre Outubro Rosa e RH está bem estabelecida porque é competência central de ambas as partes cuidar das pessoas. Sendo assim, é fundamental colocar o bem-estar dos profissionais em primeiro lugar. Por isso é essencial manter ações informáticas, dinâmicas e assertivas para aumentar a conscientização sobre um tema tão importante quanto o Câncer de Mama.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de navegar no nosso site e descobrir mais dicas importantes para a equipe de RH. Além disso, se a sua empresa estiver procurando um bom sistema de controle de pontos eletrônicos, não pode deixar de contratar o serviço da Genyo.