Quando falamos do assunto, uma das perguntas mais frequentes que encontramos é: o que é API? API significa Interface de Programação de Aplicação e é um conjunto de padrões que fazem parte de uma interface e que permitem a criação de plataformas mais simplificadas e práticas para desenvolvedores.
Através de APIs são criados softwares, aplicativos, programas e plataformas diversas. Inclusive, você sabia que os apps desenvolvidos para celulares Android e iPhone (iOS) são criados a partir de padrões definidos e disponibilizados pelas APIs de cada sistema operacional?
Pois é, vamos nos aprofundar e entender melhor o que é API e para que serve, basta acompanhar a leitura deste texto, que o Genyo preparou para você!
O que é API?
Como já mencionamos acima, API é um conjunto de padrões que fazem parte de uma interface e que permitem a criação de plataformas mais simplificadas e práticas para desenvolvedores.
Com ela é possível criar novos programas e plataformas de um outro serviço. Dessa forma, fica mais fácil para o desenvolvedor colocar as requisições que pretende usar, já que ele não precisa entender como implementar o programa inteiro.
APIs são como tradutores com a função de conectar sistemas, softwares e aplicativos. Assim, torna-se possível entregar uma experiência de uso mais familiar para as pessoas, de modo que elas consigam utilizar um aplicativo, software ou até uma simples planilha, consultando, alterando e armazenando dados de diversos sistemas, sem que o usuário precise acessá-los diretamente.
Na prática, uma API serve para trocar dados entre sistemas diferentes. E, na maioria das vezes, essas trocas de dados tem o intuito de automatizar processos manuais e/ou permitir a criação de novas funcionalidades.
Vamos para um caso prático, suponhamos que um desenvolvedor queira criar um aplicativo de fotos para um sistema Android, para que ele consiga ter acesso à câmera do celular é necessário uma API no sistema operacional. Assim, não é preciso criar uma nova interface de câmera do zero.
Isso serve também para diversos outros tipos de aplicativos, sejam os que utilizam os serviços de mapas por meio da API do Google Maps ou, ainda, nas integrações entre apps, como o Spotify e o Instagram, que possibilita compartilhar faixas nos Stories, entre outras possibilidades.
Depois que entendemos o que é API, o passo seguinte é entender para que ela serve, como funciona e quais são as suas aplicações. É exatamente sobre isso que falaremos a seguir. Confira!
Para que serve e como funciona uma API?
As API têm uma função estratégica na rotina de empresas, elas podem ser usadas de formas variadas para integrar diferentes sistemas e dando mais eficiência na hora de usá-los. Isso porque, os diversos sistemas e aplicativos existentes em uma organização usam recursos que interagem com outros softwares, via APIs.
A forma mais clara que podemos exemplificar para que serve uma API, é quando um membro da equipe tem que emitir uma nota ou boleto para finalizar o pedido do cliente. Nesta situação, a API vai servir para conectar o sistema de gestão da empresa ao sistema de geração de boletos do banco e ao de emissão de notas da prefeitura.
Dessa forma, todo o processo é mais rápido e mais automatizado, afinal, o funcionário só vai precisar colocar os dados do cliente uma única vez e todo o processo é feito e encerrado com apenas um clique.
Uma outra ótima opção de serventia de uma API é para fazer a cobrança de clientes inadimplentes. Para isso, ela se conectaria aos dados do setor de contas a receber ou do CRM da empresa a uma plataforma de chatbots.
Em seguida, seria enviada uma mensagem automática aos clientes informando os dados da cobrança para que eles pudessem regularizar, tudo isso de forma rápida e prática.
Além disso, também é possível que sistemas conversacionais sejam capazes de atualizar os dados cadastrais de clientes usando APIs para entrar em contato com as pessoas e consultar as informações.
Vantagens de uma API
Uma das principais vantagens de uma API bem construída e documentada é a capacidade de oferecer uma integração simplificada dos recursos entre várias plataformas, isso vai facilitar a sua manutenção e prover uma maior segurança às regras de negócio e outras funções importantes do sistema.
Além disso, também é possível promover inovação em outros produtos, através da viabilização de parcerias que vão auxiliar no desenvolvimento de soluções personalizadas por terceiros que utilizam os recursos do sistema fornecedor da API, que possivelmente não estariam disponíveis de outra forma.
Pensando tanto pelo ponto de vista do desenvolvedor como do usuário final, as APIs possuem uma série de vantagens como:
- Alcance: por meio delas, é possível criar camadas de aplicações com o objetivo de distribuir informação a diferentes audiências.
- Eficiência: ao terem conteúdos publicados automaticamente e disponibilizados em múltiplos canais simultaneamente, as APIs permitem uma distribuição mais eficiente dos dados.
- Adaptação: um dos grandes benefícios das APIs é a sua capacidade de adaptação às mudanças através da migração de dados e flexibilidade de serviços.
- Aplicabilidade: o acesso às APIs assegura uma maior flexibilidade nos processos de transferência de informação.
- Personalização: pode também servir como uma solução para criar experiências diferenciadas do usuário, permitindo que os protocolos, funções e comandos sejam adaptados de acordo com requisitos específicos.
Um ponto importante, é que uma mesma API pode fornecer informações para um aplicativo de celular, um programa de desktop e um site oficial, inclusive com maior capacidade de controle de acesso e de volume de dados.
Esse processo também pode ajudar na redução do “trabalho manual”, já que ao atualizar ou modificar as regras de negócio, isso pode resultar em uma economia de custos.
Importância do API para a sua empresa
Como vimos até aqui, depois de entender o que é API, ficou muito mais fácil compreender para que ele serve, como é o seu funcionamento e quais são as suas vantagens. Por esse motivo, vamos entender agora porque ele é importante para a sua empresa.
Com o uso de APIs na sua empresa, você pode oferecer um atendimento ao cliente 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, também é possível fazer com que as campanhas de marketing tenham maior alcance através da publicação simultânea de conteúdos em diversas plataformas e fácil envio de milhares de e-mails e mensagens em segundos.
De maneira geral, toda a sua empresa pode se beneficiar com as vantagens que as APIs oferecem, inclusive, esses benefícios serão refletidos nos seus consumidores, afinal você vai estar proporcionando uma experiência de qualidade para eles.
Dessa forma, um dos principais pontos de maior importância das APIs para sua empresa, é o fato de que ela pode ser para gerar agilidade ou até mesmo aperfeiçoamento em áreas estratégicas e são importantes para o crescimento e valorização da empresa no mercado.
E falando em economia de custos, é inevitável falar do Genyo, o sistema de controle de ponto eletrônico digital que foi criado para ser o maior aliado do setor de RH. Clique aqui e conheça as suas funcionalidades!
Exemplos de API
API para o Instagram
Talvez, hoje, essa seja uma das redes sociais mais importantes para as empresas. Então, poder contar com uma API para Instagram nas estratégias de comunicação é muito importante.
Afinal, são inúmeros os benefícios que ela traz para qualquer organização eles vão desde um atendimento centralizado em uma única ferramenta e em tempo real, ter um tempo de respostas nos atendimentos muito menor, a possibilidade de contar com múltiplos atendentes em uma única conta, dar mais segurança e proteger as informações das empresas e do próprio cliente.
Ao fazer uso de uma API para o Instagram, você vai conseguir ter um atendimento mais otimizado, até porque torna o serviço de resposta às dúvidas dos clientes mais eficiente e possibilita também, que você tenha um suporte mais ágil e de qualidade.
API para o WhatsApp
Essa deve ser a API mais usada nas empresas, afinal de contas, o API WhatsApp ou WhatsApp Business API dá a possibilidade de a empresa conseguir se comunicar de forma abrangente, conseguindo atingir muitas pessoas ao mesmo tempo, já que a plataforma conecta pessoas do mundo inteiro.
Fazendo uso desta integração, você consegue oferecer suporte 24h com mensagens programadas, ter múltiplos atendentes, criar um chatbot para WhatsApp e até enviar lembretes.
Dessa forma, você vai poder usar sua conta comercial para tirar dúvidas, informar sobre o status de um pedido ou enviar cobranças de pagamentos e aproveitar todo o potencial da plataforma de mensagens mais utilizada no Brasil.
Desde junho de 2021 há uma série de mudanças nas regras existentes do WhatsApp Business API, dando novas oportunidades para a interação entre as empresas e os seus clientes. Como por exemplo: recomendações de produtos relacionadas a compras anteriores de um cliente, alertas, ofertas relevantes e lembretes para marcar uma reunião.
Tudo isso vai melhorar a experiência dos clientes em todas as suas etapas, desde a pré-venda até o pós-venda.
API do Trello
O Trello é uma das ferramentas de gestão de projetos e equipes mais usadas pelas empresas. Seu sistema é baseado no kanban, ele usa quadros com listas de tarefas e permite um excelente controle visual desses processos, de forma ágil e intuitiva.
Então, ao fazer uso de uma API para o Trello, se um pagamento for aprovado em seu meio de pagamento, ou se um negócio for fechado em seu CRM, uma tarefa é acrescentada em uma lista, avisando a equipe responsável das providências que devem ser tomadas.
O que possibilita uma maior agilidade no tempo dos processos, além de facilitar o trabalho dos seus funcionários e evitar erros com os seus clientes.
Conclusão
Se você leu este artigo até aqui, consegui entender o que é API, como funciona, para que serve, quais são as suas vantagens e a sua importância para as empresas.
Para conseguir otimizar os processos de uma empresa, tem sido cada vez mais interessante investir em processos de automação, eles proporcionam mais agilidade, segurança e qualidade para os serviços prestados, além de contribuir para uma maior satisfação e fidelização dos clientes.
Entender o que são APIs ajuda a reduzir os custos de implantação de novos sistemas, inovar com agilidade e simplificar o trabalho dos colaboradores e a vida dos clientes. Antes de pensar em desenvolver uma funcionalidade, avalie se o uso de uma API poderia agregar valor para seus projetos.
Por que investir em um sistema de controle de ponto digital?
Quando pensamos em automatização, é inevitável falar que as modalidades de controle de ponto foram avançando de acordo com os avanços tecnológicos, por isso, hoje você encontra sistemas de soluções digitais como o Genyo, que foi idealizado para facilitar a vida de gestores e profissionais de RH.
Se você é um gestor ou profissional de RH, com certeza já deve saber que toda empresa com mais de 20 funcionários tem obrigação de fazer o controle da jornada de trabalho dos seus funcionários e para isso, poder contar com uma solução prática que permite o acesso diretamente do smartphone ou tablet do trabalhador otimiza o processo e dá segurança.
Fazer uso de um sistema de controle de ponto eletrônico digital é a melhor escolha para quem quer gerir o seu negócio com segurança e qualidade, além de diminuir as muitas demandas que fazem parte do dia a dia de uma empresa. O Genyo está entre os melhores sistemas de controle de ponto do mercado.
Com ele é possível fazer o registro de ponto pelo computador, celular ou tablet, seu funcionamento é online e offline, ou seja com ou sem internet. Além disso, através do aplicativo o funcionário consegue ser notificado na hora que deve fazer o registro do ponto, evitando esquecimento e gastos com horas extras que não eram necessárias.
São muitas as funcionalidades e vantagens que este sistema oferece. Inclusive, é possível fazer um teste grátis. Ou seja, você não paga nada para experimentar e ver se realmente funciona. Bom, o difícil é não se apaixonar pelo sistema que é inteligente até no nome.
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