Mental age test: a idade da sua mente condiz com a sua idade real? Confira!

Aprenda a usar o Mental Age Test para melhorar os resultados dos funcionários da sua empresa e melhorar a produtividade. Veja mais neste artigo!
Sumário
Mental Age

A saúde mental está em pauta no século XXI. Antigamente, a saúde mental era vista como problemas escolhidos que só se desenvolviam porque o indivíduo permitia. Hoje, sabe-se que tais problemas são na realidade fruto de processos patológicos instalados que podem ser estudados. Uma das maneiras de estudá-lo é através do Mental Age Test.

Assim, o Mental Age Test é um teste clínico voltado para a análise mental dos candidatos. Ou seja, a partir de perguntas direcionadas para a saúde mental do candidato é formado um escore. Esse escore será importante para mensurar e estratificar o grau de desenvolvimento mental no qual um indivíduo está passando.

Dessa maneira, é possível estratificar o grau de desenvolvimento neuropsiquiátrico do ponto de vista cognitivo. Contudo, seu foco principal não é avaliar o candidato apenas do ponto de vista físico, mensurando sua capacidade intelectual. Antes, é possível verificar com esses dados qual a relação direta entre a idade real do candidato e a idade mental.

Gostaria de saber mais como utilizar esse teste na avaliação dos seus funcionários na sua empresa? Então continue a leitura do texto e confira.

A diferença existente entre a idade real e a idade mental

A idade real de uma pessoa é determinada pela quantidade de anos que ela possui. Ou seja, a subtração simples que faz-se entre a data presente e a data de nascimento de uma pessoa. Essa idade é importante para diversos indicadores de saúde de um indivíduo. Essa idade também é conhecida como idade biológica.

Com a idade real a pessoa deve mapear sua saúde a fim de solicitar acessos a programas de saúde que são compatíveis com a sua faixa etária. Por exemplo, um bebê precisa de vacinas específicas comuns da sua idade. Um homem adulto precisa de exames rotineiros de saúde masculina na meia idade. A mulher precisa de preventivos e exames de mama.

Apesar disso, a idade real é limitada para determinar o desenvolvimento do corpo humano. Os fatores a que as pessoas são expostas durante a vida podem fazer com que o deterioramento natural do corpo humano se acentue durante a vida. O nível de estresse, fatores como tabagismo e alcoolismo, desnutrição, radioatividade são alguns deles.

O contrário também é verdadeiro. Pessoas que fazem atividades físicas regulares, têm uma boa alimentação podem ter sua idade mental preservada em relação à real. Logo, a idade dos órgãos não necessariamente têm relação direta com o tempo de vida. Antes, trata-se de uma relação subjetiva que possui várias composições.

As composições têm associação com a idade real, a genética do indivíduo, a maneira como usou seu corpo. Além disso, que tipo de alimentação fez a longo prazo e que estímulos ofereceu ao organismo ao longo da vida. A idade mental, portanto, é a idade a que o cérebro, enquanto órgão, consegue ofertar ao indivíduo depois dessas associações.

Trata-se da associação entre a idade real e a história de vida.

Como cuidar da sua saúde física afeta a sua capacidade mental?

O corpo humano funciona como um carro. São necessários vários parâmetros para que um carro funcione bem. Eletricidade, combustível, central de controle, rodas e pneus, carcaça. Basicamente, toda estrutura fixa do carro é necessária para que o veículo funcione bem. Contudo, se um desses não funcionar, os outros irão entrar em declínio posteriormente.

Dessa maneira, a capacidade mental é o reflexo do que é feito com o corpo humano do indivíduo. Quase se vive em regimes de baixo autocuidado é comum que o cérebro e todo o sistema nervoso central sofra uma sobrecarga no intuito de gerir toda a desordem estabelecida.

O uso crônico de alimentos inflamatórios, por exemplo, pode gerar essa sobrecarga.

Além disso, o ser humano precisa se exercitar. O corpo é uma máquina perfeita feita para que haja movimento. Quando o indivíduo vive uma rotina em que os movimentos são escassos, a comunicação entre o sistema nervoso central e o corpo pode ser comprometida. Isso tudo gera um desgaste físico constante.

Contudo, o principal problema da geração moderna é o excesso de conectividade e estresse constante. A vida urbana proporciona muita qualidade de vida em relação a atendimentos médicos. Porém, a falta de contato com o resto da natureza, o trânsito excessivo e o excesso do uso de smartphones podem gerar desgaste mental.

Esse desgaste mental pode levar a uma série de comprometimentos neurológicos que culminam em um desgaste mental. Esse desgaste mental pode resultar em um acréscimo da idade mental e trazer todas as consequências para junto de si. Ou seja, idades mentais muito além da idade biológica pode ser o reflexo de um processo patológico paralelo.

O cuidado com a parte física do corpo é, portanto, um cuidado consequente na idade mental do trabalhador.

As diferentes idades mentais ao longo da vida!

As idades mentais são, sobretudo, um reflexo do desenvolvimento cerebral ao longo da vida. Logo, é comum que determinados perfis comportamentais sejam expressos por determinados grupos que compartilham a mesma idade. Por exemplo, é comum que crianças de colo rejeitem a presença de estranhos quando sua mãe não estiver por perto.

Porém, quando esse comportamento se perpetua para outras faixas etárias existe um problema. O problema também existe quando determinados comportamentos deveriam ter surgido naquela fase e não aconteceram, ou o fizeram com qualidade aquém do esperado. A maturidade mental, portanto, determina quais comportamentos serão comuns nas fases.

Assim, é natural que jovens sejam mais sociáveis e que gostem de estar em grupos em maiores proporções do que adultos. Além disso, suas relações são mais apegadas e precisa haver um contato diário entre eles para que se sintam pertencentes aos grupos. A curiosidade nos jovens é comum inclusive em espécies não humanas.

Na vida adulta, contudo, é comum que, à medida que haja um envelhecimento, o tempo com os amigos se torne mais escasso. Apesar da amizade ser algo essencial durante toda a vida, à medida que há um amadurecimento da idade cerebral ficar sozinho é mais valorizado. Logo, é um comportamento natural o isolamento social saudável na meia idade.

Em idosos, contudo, espera-se que haja uma redução da mobilidade e da eficiência no aprendizado. Logo, quanto mais velha uma pessoa é, mais difícil será alterar padrões bem estabelecidos na sua concepção. Dessa forma, quando olha-se um quadro, percebe-se que jovens e adultos apresentam uma diferença comportamental significativa.

Dessa maneira, essa diferença comportamental determina em que faixa etária mental o indivíduo se encontra. Para determinar essa faixa etária e ajustá-la para um valor ideal, uma das ferramentas é o Mental Test Age.

O que é Mental Age Test?

Mental Age

O Mental Test Age é um teste que não tem uma acurácia científica precisa. Em buscas na internet, é comum que haja uma gama de versões sobre este teste. Alguns, inclusive, são apresentações divertidas que fazem perguntas de uso corriqueiro e que têm como objetivo mais entreter o candidato do que classificá-lo.

As versões mais aplicadas e precisas, contudo, apesar de não poderem ser utilizadas sem um contexto que a embase, são utilizadas por profissionais da saúde. Psicológicos e neuropedagogos podem utilizar estes recursos a fim de, entre outras provas, entender o que chama-se coeficiente de inteligência das crianças.

O primeiro psicólogo a conceituar “idade mental”  (Mental Age)  e propor um teste para isso foi Alfred Binet. Binet foi um psicólogo à frente do seu tempo porque quis estudar pessoas sadias, ao invés dos distúrbios mentais que estavam sendo descobertos no final do século XIX.

Ele percebeu que algumas crianças conseguiam responder a questões mais complexas do que a média das suas idades. E, portanto, determinou que essas crianças apresentavam uma inteligência avançada. Contudo, Binet foi mais sagaz e pensou que aquelas crianças não apresentavam mentalmente a idade que apontava sua certidão de nascimento.

O coeficiente (ou divisão) entre a idade entre a idade da criança mental e a idade real foi conhecido como teste de QI (Intelligence Quotient – quociente de inteligência).

Uma criança que, por exemplo, tivesse 6 anos de idade real e conseguisse solucionar problemas naturais para uma criança de 8 teria a razão 8/6. Ou seja, 1,33. Equivalente a 133 na escala proposta.

Assim, pela primeira vez conseguiu-se mensurar o nível de inteligência das crianças. A escala de QI é uma referência para a atualidade e é utilizada para avaliar a capacidade dos grandes gênios ao redor do mundo.

Como aplicar o teste de QI?

Apesar de já salientado anteriormente, vale a pena ressaltar que o teste de QI precisa ser aplicado por mãos experientes. Isso porque, seus valores podem apresentar-se alterados a depender de diversos fatores que são comuns no cotidiano. Logo, é necessário que alguém especializado realize o teste a fim de neutralizar essa influência externa.

Contudo, a escala proposta por Binet-Simon possuíam estratificações rígidas que poderiam revelar o potencial do candidato à avaliação. Recebe esse nome porque houve uma contribuição significativa de Théodore Simon em Paris. O seu desenvolvimento leva em consideração um padrão médio entre as idades.

Ou seja, para que fosse considerado uma questão de padrão de Mental Age 8, era necessário que algumas crianças de 7 anos conseguissem resolvê-la. Contudo, a maior parte das crianças com 8 anos deveriam conseguir, enquanto que a gigantesca maioria das crianças com 8 anos também deveriam conseguir.

Após aplicar o teste, utilizou-se a razão da idade mental da criança com a idade real e encontrava-se a proporção para determinar seu QI. Gerou-se, portanto, estratificações que dividem os grupos em grandes faixas de capacidade intelectual que podem ser vistas na tabela abaixo:

Coeficiente de Inteligência (QI) Classificação quanto à capacidade
Maior que 140 Gênio
120-140 Inteligência Superior
90-110 Inteligência Normal
80-90 Torpe
70-80 Fronteira de debilidade Mental
Menor que 70 Debilidade Mental

 

O teste envolve não apenas questões propositivas. Antes, revela como o indivíduo interage com o mundo. A firmeza no fazer o comando. A maneira como responde a estímulos e reage a comandos específicos também são analisados. Trata-se, portanto, de uma avaliação global que tem como objetivo analisar todo o desenvolvimento mental.

Dessa maneira, apesar de ter sido utilizado em um primeiro momento para crianças em idade pré-escolar e escolar, pode ser aplicado para todas as pessoas.

Como o Genyo pode ajudar a sua empresa a melhorar o Mental Age dos funcionários?

Como salientado anteriormente, a capacidade intelectual de um indivíduo pressupõe o contato que ele tem com o meio. É necessário que o nível de estresse e as demandas do trabalho sejam equilibradas para que ele possa render mais intelectualmente para a empresa. Com isso, é indispensável que haja um controle eficiente da jornada de trabalho.

Os RH’s e os DP’ s das empresas precisam controlar bem a jornada de trabalho dos funcionários. Isso porque a saúde mental dos funcionários tem sido cada vez mais alvo de debate entre especialistas e os atestados médicos acerca da saúde mental tem aumentado muito. As crises de burnout, sobretudo em funcionários home office, são temas de estudo.

Acontece que, esses aspectos de estresse e sobrejornada de trabalho tem impacto direto na eficiência do trabalho porque afetam o retorno cognitivo dos cooperadores. Logo, dar atenção à saúde mental dos funcionários é o mesmo que aumentar a produtividade dele. É uma relação direta.

Para fazer o controle da jornada de trabalho dos funcionários, o Genyo desenvolveu os melhores registradores de ponto eletrônico do Brasil. Os registradores apresentam uma interface que proporciona maior facilidade na interação entre funcionários e máquinas. Além disso, os funcionários podem bater o ponto a partir do reconhecimento facial.

Mais do que isso, é possível contar com a equipe Genyo para resolver quaisquer problemas que venham a surgir no ambiente de trabalho associado a registro. O Genyo oferece suporte e eficiência em todos os pacotes de registro de ponto eletrônico que estão disponíveis no site.

Gostaria de conhecer melhor quais são os produtos e serviços ofertados pelo Genyo? Então, continue navegando no nosso blog e entre em contato para conhecer quaisquer um dos serviços oferecidos pela nossa equipe.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

Compartilhe este artigo

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog