Em toda empresa, seja ela grande ou pequena, são necessárias estratégias para que além de um bom convívio, haja um comprometimento com o trabalho entre seus funcionários. Sendo assim, pondo em prática todo seu espírito de liderança e muito planejamento, é possível implementar novas estratégias. Portanto, para que se possa avaliar como os funcionários estão se saindo no trabalho e percebam em quais pontos são possíveis melhorar, os indicadores de desempenho podem ajudar.
O que são os indicadores de desempenho
Mas o que são os indicadores de desempenho? São feitas contas métricas que avaliam o desempenho de uma empresa de acordo com a performance de seus funcionários ao longo do tempo. São analisados os objetivos pré-estabelecidos e os resultados obtidos em um negócio. Após estabelecer claramente seus objetivos e realizar um planejamento estratégico, será possível mensurar o desempenho da empresa aplicando as métricas.
Os indicadores de desempenho, também conhecidos como Key Performance Indicators, os KPIs, após serem elaborados podem ser direcionados para acompanhar a evolução dos resultados anteriormente definidos.
Os nove tipos de indicadores de desempenho
O conjunto de métricas servirá como referência para a criação de novas estratégias e a tomada de melhores decisões em projetos futuros. Os indicadores de desempenho podem se dividir em nove tipos mais relevantes que medem o desempenho de todas as áreas de serviço da empresa. Sendo eles:
- Indicadores de qualidade
- Indicadores de capacidade
- Indicadores de produtividade
- Indicadores estratégicos
- Indicadores de lucratividade
- Indicadores de rentabilidade
- Indicadores de competitividade
- Indicadores de valor
- Indicadores de turnover
A seguir vamos entender no que consiste cada um desses indicadores de desempenho.
Indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade avaliam qualquer desvio ou não-conformidade ocorrido durante as fases estratégicas. Esse tipo de indicador deve andar em conjunto com os indicadores de produtividade, para que se possa avaliar em qual área da empresa houve esse déficit.
As reclamações recebidas durante um período de um serviço prestado são calculadas e essa quantidade deve ser comparada ao vivo de aceitação obtido pelo mesmo serviço. Assim, é possível que se faça uma média para avaliar onde se deve melhorar para os trabalhos futuros. Esse é só mais um dos exemplos de indicadores de qualidade.
Os indicadores se dedicam a mostrar a empresa através de números onde devem melhorar. Entretanto, isso não tira a importância de observar o conteúdo das reclamações para unir o quantitativo com o qualitativo na tomada de decisões, essa é uma união necessária para qualquer que seja o indicador.
Indicadores de capacidade
Esses indicadores mensuram a capacidade de resposta ao processo pré-definido do processo do projeto. Para exemplificar esse indicador é possível citar a quantidade de produtos que uma máquina consegue produzir em um determinado período de tempo. Ou se as entregas programadas conseguem ser feitas no período de tempo estimado pela empresa.
É possível medir a capacidade dos usuários ao demonstrar sua disponibilidade para executar as tarefas destinadas. Portanto, é possível avaliar quais funcionários precisam ser mais produtivos, por exemplo; ou até mesmo, a depender da empresa a qual se fala, qual máquina precisa ter uma produtividade maior, com seu tempo de produtividade menor.
Indicadores de produtividade
Indicadores de produtividade avaliam a eficiência e o rendimento de cada “nicho”, de cada colaborador dentro da empresa, de acordo com sua produtividade em relação às entregas dos produtos. Essa matemática é realizada a partir das tarefas realizadas juntamente com as horas gastas para realizar tal tarefa. Índice de produtividade = número de tarefas realizadas / horas trabalhadas no período.
Esse pode ser considerado o indicador mais relevante para avaliar de fato a produtividade de cada integrante da equipe, sendo possível observar diretamente qual ponto é possível melhorar.
Indicadores estratégicos
Com esse tipo de indicador, é possível observar onde está a empresa em relação aos objetivos que foram estabelecidos anteriormente pela equipe de forma geral, enquadrando cada um em sua funcionalidade ideal.
É possível observar que eles indicam o caminho e fornecem um comparativo de como está o cenário atual da empresa de acordo com o que é previsto.
Esse indicador é essencial para que os membros da equipe tenham noção do quanto eles estão acertando e onde eles estão errando em detrimento do que se é acordado na criação do projeto no qual eles pertencem.
Indicadores de lucratividade
Esses indicadores são responsáveis por mostrar para a empresa os lucros obtidos daquele serviço e se ele atingiu o valor esperado de acordo com o que foi planejado. São compostos pela relação percentual entre o lucro e as vendas totais da sua empresa.
Para exemplificar, vejamos:
Digamos que tenha vendido R$ 200.000,00 em mercadoria e apurou de lucro R$ 20.000,00, logo, sua lucratividade foi de 10%.
Caso, durante o processo de criação daquele projeto, esse tenha sido o percentual lucrativo esperado, significa que sua empresa está trabalhando dentro do que se foi programado. Caso contrário, aplica-se todos esses indicadores supracitados para entender onde se deve melhorar.
Indicadores de rentabilidade
No caso do índice de rentabilidade, pensa-se na relação entre o lucro e o investimento feito pela empresa para a realização de tal projeto. Trazendo a tona a situação anterior, vejamos:
Digamos que foi investido R$ 500.000,00 e se foi obtido um lucro de R$ 20.000,00, logo, nota-se que houve uma rentabilidade de 4%.
É necessário refletir sobre o quanto se é possível investir em tal serviço e quanto, em média, será lucrado, para que sua empresa não continue saindo no prejuízo. E é daí que trazemos a importância dos indicadores de desempenho, pois a partir deles, é possível entender onde é preciso melhorar.
Indicadores de competitividade
Como esse tipo de indicador, se mede a relação da empresa com a concorrência. O que é preciso fazer para obter mais lucro e melhores produtos? Como podemos melhorar a nossa produtividade com relação à empresa concorrente? O que precisamos fazer para que a nossa empresa ganhe popularidade entre os clientes? Todas essas são dúvidas comuns que com o uso de boas estratégias dentro da empresa, seja possível crescer e se ultrapassar empresas concorrentes.
O indicador de competitividade avalia sua empresa de acordo com a parte dela dentro de seu mercado pertencente, portanto, é possível se ter uma noção de como sua empresa está com relação a empresas que competem com o mesmo nicho de produtos, serviços ou projetos.
Para obter tal métrica, fracione o volume de suas vendas pelo volume de vendas total do mercado. É possível fazer essa comparação através de valores monetários ou em quantidades de produtos vendidos, dependendo de qual das partes você gostaria de atingir para sua empresa crescer.
Observe a quantidade de produtos vendidos e por quanto esses serviços são prestados nas empresas rivais e tente perceber se sua empresa tem vem tendo a mesma produtividade e o mesmo valor para um mesmo serviço prestado. Caso contrário, trabalhe em consonância com a sua equipe para atingir esse resultado esperado.
Indicadores de valor
Esse passo do processo, indica a relação entre o valor percebido pelo cliente, logo, o valor que o mesmo está disposto a pagar, por exemplo, de acordo com o valor que efetivamente está sendo desembolsado por sua empresa. Lembre-se que esse valor engloba custos e despesas com a produção, entrega e mão de obra para a realização daquele produto.
É importante que todos os passos de seu projeto estejam sendo levado em consideração a opinião de seu público, já que é quem realmente devemos atingir.
Indicadores de turnover
Para esse indicador, observa-se a relação entre o tempo médio de permanência de cada colaborador na empresa, portanto, não se refere diretamente a sua forma de trabalho e sim a rotatividade de funcionários dentro da empresa. Quanto menos rotatividade houver, melhor sinal será.
Exemplificando, fórmula que mede o calculo de turnover é:
Digamos que em sua empresa há 20 colaboradores admitidos, 8 colaboradores demitidos e 115 colaboradores no total. Somando os 20 colaboradores admitidos dentro da empresa com os 8 colaboradores que foram demitidos e fracionando esse valor em dois, obtém-se 14. Ao final, fracione o resultado obtido pelo total de funcionários da empresa e multiplique por 100 para achar sua porcentagem. Nesse caso, observa-se que sua porcentagem de rotatividade de funcionários é de 12%.
Esse indicador é importante para compreender problemas na gestão de pessoas dentro do quadro de colaboradores da empresa. Quanto mais alto esse número se tornar, menos credibilidade sua empresa passará, já que significará que você como gestor de sua empresa está falhando em seu papel.
A importância da comunicação dentro da empresa
A comunicação é de extrema importância dentro de uma empresa, portanto, comunique aos seus funcionários da importância de se pensar em novas estratégias em detrimento do crescimento de sua empresa. Além da relevância da colaboração de todos nas etapas da implementação desses indicadores, até para que seja um estímulo para eles dentro da empresa. Mostre que a participação de cada um é essencial para cada etapa desse projeto e para o crescimento pessoal e financeiro da empresa.
A implementação do indicador de desempenho é como engrenagens de uma máquina, para que cada etapa funcione é necessário que a anterior a impulsione, portanto o trabalho deve ser coletivo para que se possa atingir cada um dos resultados desejados e planejados de acordo com os índices que foram citados anteriormente.
Indicador de desempenho pessoal para cada empresa
Para cada empresa haverá um diferente curso para cada indicador de desempenho. Isso será definido de acordo com o serviço prestado por sua empresa, o mercado a qual ela se enquadra, o público que ela preza atingir, a localização de sua empresa e outros fatores que determinaram qual o melhor curso deve ser seguido na tomada de decisões de sua empresa.
Se você, enquanto gestor, observar que há lacunas que precisam ser preenchidas entre o trabalho realizado e que é apurado pelas métricas, há a possibilidade de criar indicadores de desempenho específicos para sua empresa. Entretanto, é preciso atentar-se para os seguintes fatores:
- O segmento de atuação;
- Os objetivos e estratégias particulares;
- O cenário econômico, social e político atual;
- O tamanho da empresa;
- As particularidades de sua equipe.
Portanto, após observar esses fatores, comece a construir seu indicador de desempenho pessoal para sua empresa, levando em consideração suas lacunas dentro da empresa que ainda não foram supridas.
Erros que não devem ser cometidos ao implementar os novos indicadores de desempenho dentro da sua empresa
É preciso observar quais indicadores de desempenho devem ser realmente implementados em sua empresa de acordo com seus objetivos.
Medir o que não é tão importante
Uma dica para não errar é listar as etapas necessárias para atingir um determinado objetivo já definido e se ater às métricas que irão avaliar se cada etapa está mesmo sendo cumprida.
Usar indicadores para medir tarefas em vez de resultados
O objetivo dos indicadores de produtividade é garantir que um objetivo seja alcançado. No entanto, essa diretiva pode ser facilmente confundida com a necessidade de medir ações, e não o resultado em si.
Portanto, métricas como número de horas trabalhadas ou número de interações com clientes não devem ser usadas como medidas-chave. Em vez disso, esses números podem ser registrados para compor um indicador de desempenho mais amplo.
Criar indicadores de desempenho sem aderência da equipe
Muitas vezes, os líderes ficam tão envolvidos em sua busca por atingir os objetivos que acabam definindo os indicadores de desempenho sem compartilhar com seus pares.
A adesão da equipe é tão (ou mais) importante quanto a definição dos indicadores de desempenho corretos. Uma ótima maneira de envolver a equipe é incluí-la no processo de configuração dos indicadores. Dessa forma, eles ficarão cientes desde o início do que é esperado deles.
Procurar por indicadores perfeitos
Como a maioria das coisas na vida, os indicadores de desempenho raramente são medidas perfeitas. O melhor que podemos esperar é um resultado suficientemente próximo. Seu objetivo é informar se você está no caminho certo. Assim, os indicadores escolhidos precisam ter dados precisos o suficiente para te guiar na tomada de decisões.
Ao fim, manter os funcionários engajados e motivados é muito importante e, os indicadores de desempenho podem ajudar com isso, além de tornar a empresa mais produtiva, tendo uma boa cultura de comunicação ou até objetivos em comum. Para isso, é só seguir algumas das dicas citadas acima, elaborar estratégias que possam manter sua equipe engajada em seus objetivo e realizar um bom controle de ponto!