A ideia da gratificação é demonstrar que a empresa aprecia o esforço dos funcionários devido a uma boa performance profissional. Essa técnica de incentivo costuma ter bons resultados, pois é uma maneira concreta de mostrar interesse no crescimento dos colaboradores. A gratificação também faz muito sucesso entre os funcionários, afinal, quem não gosta de ser reconhecido por um bom trabalho ou serviço?
O que é gratificação?
A gratificação, diferentemente do salário, é um pagamento incerto que é disponibilizado para apenas alguns funcionários. O objetivo da gratificação não é apenas pagar o profissional por seu trabalho, mas sim demonstrar que a excelência do serviço está sendo reconhecida.
Existem valores fixos para as gratificações?
Na verdade, não existem valores exatos para serem pagos aos funcionários como forma de bonificação. Além disso, não existe nem mesmo data para que esse pagamento seja realizado, ou seja, não há uma previsão de quando pode haver gratificação. Dessa forma, a própria empresa se encarrega de programar como e quando ocorrerá a gratificação.
Existem regras para oferecer uma gratificação?
Você pode estar pensando que o processo de gratificação não é muito bem organizado e pode até parecer confuso. Mas, existem sim medidas que podem ser tomadas para realizar uma boa gratificação de forma que os funcionários tenham mais segurança sobre o serviço. Veja abaixo alguns exemplos de gratificação que podem ser utilizados em corporações:
1. Gratificação de balanço
Dentre os tipos de gratificação, a de balanço é a mais simples de compreender, pois está intimamente ligada às vantagens para a empresa. Ao gratificar um funcionário devido a um bom balanço da empresa, é entendido que a empresa admira e agradece o trabalho. Isso é importante por dois motivos:
- Incentiva outros funcionários a se esforçarem também;
- Mostra ao funcionário que ele é necessário, o que reduz o turnover.
O que é turnover?
O turnover é um termo utilizado no espaço corporativo para designar perdas relacionadas a saída de funcionários importantes para a empresa. Às vezes, a rede investe muitos recursos financeiros em um profissional para que ele se capacite e traga benefícios para a empresa. Depois de certo tempo trabalhando para o mesmo local, esse colaborador possui um know how extremamente único e valioso. O problema é quando outras empresas fazem ofertas imperdíveis para ele e ele leva todo esse conhecimento e investimento com ele para o concorrente. Assim, a gratificação é uma maneira prática e eficiente de demonstrar que a empresa admira aquele profissional e tem interesse em mantê-lo no local.
2. Gratificação de função
Atualmente, o costume de permanecer em uma mesma empresa por muito tempo e criar uma carreira sólida em apenas um local não é tão popular. Porém, antigamente, isso era bem comum, e faz falta para grandes empresas, o que as obriga a realizar programas de incentivo.
Por isso, as redes têm o costume de parabenizar os funcionários que permanecem na empresa durante longos períodos de tempo. A gratificação de função costuma ser direcionada para aquelas pessoas que fazem parte do quadro de funcionários por muito tempo.
3. Gratificação de eventos
Já o último tipo de gratificação refere-se a pagamentos recebidos durante momentos extraordinários, como festas e eventos. Essa técnica também pode ser utilizada para gratificar os funcionários durante campanhas dentro da própria empresa, com a finalidade de aumentar a interação entre os colaboradores.
Qual a melhor forma de abordar a gratificação?
Abordar a gratificação dentro de uma empresa pode ser um grande desafio para a equipe, mas é uma questão que precisa ser explorada. Normalmente, os times de RH costumam ficar à frente de projetos deste tipo. Isso porque eles funcionam como uma espécie de ponte entre os coordenadores e os colaboradores.
Não é incomum escutar que os funcionários não se sentem admirados por seus superiores e que seus trabalhos não são reconhecidos. Por isso, o Recursos Humanos realiza projetos de gratificação e melhora a comunicação entre esses dois grupos. Como exemplo, o projeto de gratificação.
Quanto a forma de abordar, existem basicamente duas formas de fazer isso:
- Discretamente;
- Na frente de todos.
Ambos possuem grandes vantagens e podem ser utilizados tanto de maneira unida, quanto separados.
Como fazer uma gratificação discreta?
A gratificação discreta se encaixa bastante no conceito de gratificação de balanço ou função. Se o objetivo é apenas agradecer e apreciar os serviços prestados por alguém, isso não necessariamente precisa ser feito em público. Porém, também não é interessante tratar o acontecimento como se fosse rotineiro, pois o sentido da gratificação é perdido. Por esse motivo, o melhor a se fazer é convocar esse colaborador e explicar porque ele está recebendo essa bonificação e a importância disso.
Quais as diferenças de uma gratificação pública?
Antes de qualquer coisa, é preciso que a empresa compreenda que apesar de tentativas de conciliação, o ambiente corporativo é extremamente competitivo. Então, é necessário um certo cuidado ao lidar com demonstrações públicas de gratificação. Se a empresa estuda uma maneira de incentivar os funcionários com base em retornos financeiros, a melhor ideia é criar atividades interativas.
Imagine que você é um funcionário de uma grande empresa e o seu colega é chamado em público para receber uma enorme gratificação. Essa situação pode causar um enorme desconforto, pois nem sempre você sabe o que aquele colega fez para se destacar dessa maneira. E, assim, você não conseguiria se espelhar nele e também conseguir melhorar a sua performance no trabalho. Portanto, a gratificação pública é melhor aceita quando fica claro o que os funcionários precisam fazer para receber o prêmio.
Campanhas para gratificação
É comum que empresas realizem competições durante os períodos de treinamento, tanto em grupo, quanto individuais. Durante esses momentos, é explicado com um grande nível de clareza o papel de cada colaborador e o que ele deve fazer para receber o prêmio.
Um exemplo claro de gratificação de eventos é quando uma empresa começa uma campanha de vendas e bonifica aqueles que venderem mais. Assim, todos sabem o que precisam fazer e conseguem ter informações sobre o rendimento das outras pessoas para comparar;
O que não se deve fazer em campanhas de gratificação?
Engana-se quem acredita que fazer uma campanha de gratificação é apenas levantar dados e pagar aquele funcionário que se sair melhor. Existem algumas medidas que devem ser tomadas a fim de que a campanha seja realizada da melhor maneira possível.
Primeira medida
A primeira medida é que o pagamento deve ser realizado logo após o fim da campanha. Muitas empresas que realizam a gratificação de eventos têm o costume de pagarem os funcionários junto com o salário. Contudo, segundo especialistas, esse movimento não é o mais indicado. Isso porque ao unir o salário com a gratificação, nem sempre o funcionário consegue enxergar essas duas quantias de forma separada na folha de pagamento. E com isso, o sentimento de orgulho por uma tarefa ter sido realizada com excelência é perdido. Dessa forma, para garantir que a gratificação terá o melhor resultado possível, é preciso fazer o pagamento da forma mais rápida possível.
Segunda medida
A segunda medida é não gratificar aqueles funcionários que não realizaram a tarefa de modo completo ou adequado. Imagine que uma empresa criou uma campanha para gratificar os vendedores que conseguissem atingir uma certa cota de vendas. Nesse caso, o correto é passar a gratificação apenas para aqueles que conseguirem atingir 100% de produtividade da meta. Às vezes, a corporação imagina que aqueles que atingiram 90% também devem receber o benefício, mas isso é um erro. Caso a empresa parabenize esse funcionário que conseguiu os 90%, ela demonstrará que não se importa em atingir a meta, o que não é um passo interessante para uma grande rede.
Como o RH se prepara para realizar uma gratificação?
Quem tem o costume de interagir com o RH, sabe que eles se esforçam bastante para melhorar o cotidiano no trabalho. Muitas vezes eles focam em investimentos estruturais para melhorar a rotina, como controle de ponto eletrônico. Esse serviço, prestado com excelência pelo Genyo, auxilia o cotidiano de milhões de trabalhadores. Para saber mais sobre isso, basta clicar aqui e conferir.
Outras vezes, o RH foca mais no pessoal, como é o caso da gratificação. Para se preparar para esse tipo de situação, esta equipe procura conhecer melhor os profissionais. Dessa forma, é possível fazer um balanço do que esperar e qual a melhor maneira de adaptar o setor para esse acontecimento.
O RH trabalha após a gratificação?
Sim! O RH não para de trabalhar com os colaboradores, mesmo após o fim das atividades com a gratificação. Quanto aos funcionários que se destacaram durante a gratificação, a ideia é estudá-los para melhorar abordar os seus talentos na empresa. Quanto aqueles que não se saíram tão bem, a ideia é observá-los e procurar entender qual a melhor maneira de ajudá-los a melhorar.
Como utilizar os talentos dos profissionais dentro da empresa?
Você já ouviu falar em cultura colaborativa? Esse é um conceito bastante utilizado atualmente que foca em estimular os funcionários a participarem mais do dia a dia da empresa. A ideia é passar um sentimento de união para que os próprios funcionários encontrem falhas dentro do sistema e proponham soluções adequadas.
Assim, não é necessário que nem mesmo os grandes cargos da empresa estejam presentes durante as discussões dos grupos. É claro que a presença deles é importante e demonstra até um certo interesse, mas não é necessária. Isso estimula os colaboradores a descobrirem mais sobre si mesmos e como podem utilizar esse conhecimento para crescer no trabalho.
Quais as formas mais claras de crescimento no trabalho?
Você sabia que a gratificação não é a única forma de reconhecimento de trabalhos dentro de uma rede?
Ajudar o profissional a crescer e a ter mais conhecimento específico também é uma ótima maneira de demonstrar interesse no colaborador. Por isso, é extremamente importante que as corporações mantenham os trabalhos de capacitação unidos à gratificação.
Uma ótima forma de fazer isso é investir em técnicas de pipeline de liderança. Essa ferramenta auxilia o profissional a compreender um pouco mais sobre a empresa e a conhecer o papel do chefe. Ao contrário do que muitos acreditam, chefe não é só aquele que manda e coordena o trabalho dos outros. O chefe também é responsável pelo crescimento de todo o grupo.
Por isso, é importante cuidar dos trabalhadores que ainda não ocupam cargos de chefia, para que quando eles se desenvolverem, possam ser bons chefes. Portanto, entender as necessidades e potenciais desde o início da carreira também é uma forma indireta de gratificação.
E quando a gratificação não dá certo?
Infelizmente, nem todas as técnicas corporativas são benéficas para todas as empresas. Na verdade, se a gratificação não for realizada de maneira correta, ela pode até trazer prejuízos para a rede. Basicamente, existem duas maneiras claras de perceber que a gratificação não está dando certo:
- Quando há prejuízo financeiro para a empresa;
- Quando os funcionários não estão motivados o suficiente.
É preciso estar atento a empresa como um todo para saber o que deve ser feito ao notar que a gratificação não é bem aproveitada.
Prejuízo financeiro
O prejuízo no setor financeiro é bem simples de perceber, ele acontece com frequência quando a gratificação não é seletiva. Isto é, é dirigida para todos que atingirem uma determinada meta. A solução é diminuir a frequência das gratificações e restringir a quantidade de vencedores para o mesmo prêmio.
Desmotivação de funcionários
Já esse ponto precisa de um pouco mais de detalhes para ser analisado. Para isso, é importante que o RH tenha uma boa comunicação com o quadro de funcionários. Com isso, eles conseguirão compreender como está sendo a experiência para eles,
Conclusão
A gratificação é uma maneira excelente de demonstrar apreço por funcionários com resultados excelentes. Porém, é preciso de uma certa organização e objetividade para que seja bem performada e traga resultados positivos para a corporação. Existem três tipos de gratificação, são elas:
- Gratificação de balanço;
- Gratificação de eventos
- Gratificação de função.
Todas as três oferecem vantagens, basta a empresa estudar qual é mais compatível com o perfil da rede e colocá-la em prática.
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