Há alguns anos, nem se pensava em gestão real, para que um empresário soubesse sobre algum tipo de movimentação dentro de sua própria empresa, precisava consultar registros manuais ou então, tinha que acompanhar tudo de perto e acabava ficando sem tempo para outras funções.
Atualmente, surgiram diversas ferramentas que proporcionam a gestão real. Ela potencializa o desempenho dentro das organizações, deixando os processos mais dinâmicos e ágeis.
Com a gestão real, os gestores não precisam mais esperar para receber os relatórios, tomar decisões mais inteligentes e solucionar crises com maior eficiência e rapidez, facilitando a administração da empresa como um todo.
Apesar dessa facilidade, muitos empreendedores não utilizam esse tipo de ferramenta, deixando de aproveitar as vantagens para as empresas que o adotam, como por exemplo as facilidades nos processos de manufatura e supply chain.
Para que você possa entender de uma vez por todas o que é uma gestão real e as principais vantagens que ela pode oferecer para a sua empresa, o Genyo preparou este artigo. Então, aproveite a leitura até o final e não perca nenhuma informação!
O que é gestão real?
Gestão real, como o próprio nome sugere, é um tipo de gerenciamento que permite integrar tudo que ocorre em sua empresa. Ela faz uso de soluções e sistemas de gestão empresarial que possibilitam observar a situação atual do negócio, por meio da coleta e análise de dados recém-extraídos. Essas informações são utilizadas para análises precisas e gerar vantagens competitivas para a sua empresa.
O grande diferencial da gestão real é que as movimentações são registradas e informadas para o gestor no exato momento em que acontecem, permitindo consultar os dados de uma venda assim que ela ocorrer.
Além disso, também é possível ter acesso a dados e informações precisas, totalmente atualizadas e rápidas, sem a necessidade de fazer contagens manuais ou aguardar os lançamentos desses dados em planilha.
Como fazer uma gestão real?
Depois de entender o que é gestão real, agora você precisa aprender como fazê-la na prática. Confira a seguir!
Adaptação da indústria
Um dos primeiros passos mais importantes é a adaptação da indústria para executar esse tipo de atividade. Em muitos casos, o controle é feito de forma manual. Dessa forma, implementar um sistema mais rápido de controle demandará a aplicação de registros, o que precisará de uma readequação de todo o processo de vendas.
Reunir as informações para a gestão
O próximo passo é reunir todas as informações que serão gerenciadas. Elas serão a base para configurar o sistema que será utilizado para fazer a gestão da empresa.
Qualifique os colaboradores
Por último, mas não menos importante, está a qualificação dos colaboradores, eles vão precisar ser treinados para poder lidar com o processo de vendas. Dessa forma, você garante que eles vão realizar suas atividades corretamente evitando que as informações passadas para a gestão estejam erradas.
Ao adotar essas medidas, você conseguirá uma excelente gestão real de suas vendas, possibilitando que a tomada de decisões seja mais rápida, eficiente e, acima de tudo, baseada em informações precisas e detalhadas.
Principais vantagens da gestão real
Como mencionamos acima, existem muitas vantagens em fazer uso de uma gestão real. Listamos algumas abaixo, confira!
1. Integrar a comunicação interna
Existe uma demanda muito grande dentro das empresas de integrar informações, para manter uma comunicação aberta e eficiente internamente. Por meio da gestão real, essa realidade se torna muito mais palpável. Isso porque, para a realização dessa gestão, é essencial utilizar sistemas de integração de dados, que tornem o fluxo facilitado, claro e eficiente.
2. Melhores condições de trabalho para os seus colaboradores
Com a gestão real você tem um maior número de dados atualizados, assim, as equipes terão maiores subsídios para suas ações no dia a dia. Isso permite uma maior produtividade e segurança nas ações, bem como insights importantes que podem auxiliar, até mesmo, a trazer inovações no ambiente organizacional.
3. Agilidade e praticidade na execução das atividades
A gestão real permite, também, uma série de automações de atividades técnicas em sua empresa. Se antes algumas tarefas eram realizadas de forma manual e, consequentemente, demoravam um tempo muito maior, agora é possível automatizar suas realizações e, assim, garantir que elas ocorram de forma mais ágil e com menor índice de erros.
Por exemplo, se antes era necessário que um analista observasse os dados de uma planilha e gerasse o relatório, passa a ser viável realizar esse processo de forma automatizada. O sistema já entrega os dados devidamente organizados e, em alguns casos, produz os gráficos com as informações e o relatório prontos.
4. Ferramentas que dão segurança
Outro ponto importante é que a gestão real possibilita uma análise de dados eficaz. Afinal, para isso, é necessário ter ferramentas que gerem essas verificações de forma segura. Por conta disso, as soluções aplicadas precisam coletar, armazenar, tratar e analisar as informações da organização.
Com isso, os gestores terão maior certeza de que terão dados atualizados em suas mãos e poderão atuar sempre com uma maior precisão sobre a realidade do momento do negócio.
Isso porque, no modelo tradicional, eles estão sempre olhando para dados passados (do mês/semestre/ano). Na gestão em tempo real, foca-se na situação daquele momento, o que auxilia em uma maior eficácia.
5. Estratégias proativas em vez de reativas
Outra vantagem é poder agir de forma proativa, evitando que se gere danos consideráveis para o seu negócio. Por exemplo, é possível que o seu negócio esteja passando por algum tipo de problema e trace estratégias para resolução da questão.
Como a gestão real está o tempo inteiro avaliando o que ocorre na empresa, isso evita que você seja pego de surpresa e só identifique o problema quando ele já estiver instalado, agindo de forma reativa, quando a sua empresa já tiver sofrido alguns prejuízos consideráveis.
6. Redução de erros
Muitas vezes, por um simples deslize ou um erro de mensuração, a empresa gera um prejuízo considerável. A gestão real, pode disparar alertas para situações atípicas, permitindo que se atue rapidamente para contorná-las.
É o caso, por exemplo, da Internet das Coisas, ela permite que sensores apontem quedas de produtividade em equipamentos. Assim, ao chegar a um determinado nível, o responsável deverá tomar as ações para realização das manutenções necessárias.
É inegável que as atribuições que um gestor tem são inúmeras, então muitas vezes por estar sobrecarregado ele pode não conseguir dar conta de tudo. Uma ótima ferramenta que pode ajudá-lo é o Genyo, um sistema de controle de ponto eletrônico digital. Clique aqui e conheça as suas funcionalidades!
Benefícios da tecnologia para a gestão real da empresa
Para que a gestão real ocorra de forma assertiva e eficaz, é fundamental o uso da tecnologia por meio de um sistema de gestão.Toda empresa precisa de um sistema que esteja alinhado com as informações levantadas pelo seu negócio, as rotinas da empresa e, principalmente, o trabalho dos colaboradores que manuseiam o software.
Então, para que fique claro quais são os benefícios de fazer uso da tecnologia em uma gestão real, listamos alguns dos benefícios, veja a seguir!
Otimiza os processos
O atraso constante nos processos é uma das principais causas da ineficiência na empresa. Em uma gestão real, esse problema não existe, já que o sistema é capaz de apresentar informações de forma condensada, tornando as análises mais ágeis.
Além disso, os colaboradores que antes eram responsáveis por conferir e elaborar os relatórios ficam disponíveis para realizarem outras tarefas. Essa prática traz mais valor para as atividades internas, possibilitando não apenas uma análise de dados mais rápida, mas também que os demais procedimentos sejam muito mais eficientes e livres de burocracia.
Processos mais eficientes e ágeis
O investimento em tecnologias para auxiliar a gestão da empresa é uma excelente alternativa para quem quer destacar os serviços e obter resultados mais expressivos. Assim, é possível ter ganhos notáveis em desempenho com processos mais eficientes e ágeis.
A gestão real permite reduzir o ciclo de produção, simplificar processos, diminuir o downtime de máquinas, além de minimizar a burocracia na empresa. A análise dinâmica de informações possibilita a automatização de diversos processos, otimizando de maneira significativa o desempenho das organizações.
Encontrar novas oportunidades de negócio
Com uma gestão real eficiente, é possível identificar novas oportunidades conforme elas vão surgindo. Ter a capacidade de perceber novas fontes de renda significa também se destacar no mercado, servindo como um grande diferencial competitivo que permite agir de imediato, além de se preparar para possíveis tendências e aumentar a lucratividade do seu negócio.
Dessa forma, você sempre estará um passo à frente da concorrência, mantendo-se relevante no mercado e garantindo a satisfação do seu público.
Facilita o processo de tomada de decisão
Muitas empresas encontram dificuldade durante a etapa de tomada de decisões. Esse momento envolve grandes riscos ao negócio, já que a ausência de dados precisos pode comprometer toda a operação e trazer prejuízos como consequência.
Além disso, evita relatórios atrasados, com informações desatualizadas e que não correspondem ao cenário atual da empresa. Assim, é possível decidir o futuro do empreendimento com mais chances de sucesso, garantindo que as decisões tomadas foram mais eficientes e direcionando o seu processo de vendas de maneira mais direta para aumentar o sucesso das suas transações.
Integra as equipes
Um sistema de gestão real é a melhor forma de conectar as equipes e disponibilizar informações atualizadas e precisas sobre o negócio. Ter uma equipe alinhada aos objetivos é a maneira mais eficiente de alcançar ótimos resultados, aumentando a qualidade, o desempenho e a agilidade dos processos.
Outro ponto de destaque é a possibilidade de troca de informações instantaneamente. Essa prática agiliza os processos internos, além de favorecer a melhoria da comunicação entre os setores da empresa.
Contar com dados atualizados e em tempo real é a maneira mais eficiente de aprimorar o seu processo de vendas. Disponibilizar dados pontuais e precisos possibilita uma negociação mais eficiente e direta, gerando resultados mais expressivos no processo.
Reduz erros
Os sistemas de gestão real contam com mecanismos de segurança desenvolvidos para evitar erros e fraudes. Além de possibilitar a prevenção de problemas antes deles ocorrerem, a tecnologia também reduz a necessidade de retrabalhos, diminui as falhas de comunicação e acelera a consolidação de dados.
Outro ponto de destaque do sistema no que diz respeito à diminuição da ocorrência de erros é justamente na precisão das informações que embasam as decisões. Com todos os dados realmente relevantes para a empresa centrados em uma única plataforma, é possível agilizar os processos e também reduzir a probabilidade de problemas durante a execução das atividades.
Por que optar por um sistema de controle de ponto eletrônico digital na sua empresa?
Para quem acompanhou a leitura do texto até aqui, viu que são muitas as responsabilidades e obrigações que um gestor ou profissional de RH precisa lidar. Inclusive, ele deve saber que toda empresa com mais de 20 funcionários tem obrigação de fazer o controle da jornada de trabalho dos seus funcionários.
Por isso, poder contar com uma solução prática que permite o acesso diretamente do smartphone ou tablet do trabalhador otimiza o processo e dá segurança.
Fazer uso de um sistema de controle de ponto eletrônico digital é a melhor escolha para quem quer gerir o seu negócio com segurança e qualidade, além de diminuir as muitas demandas que fazem parte do dia a dia de uma empresa. O Genyo está entre os melhores sistemas de controle de ponto do mercado.
Com ele é possível fazer o registro de ponto pelo computador, celular ou tablet, seu funcionamento é online e offline, ou seja com ou sem internet. Além disso, através do aplicativo o funcionário consegue ser notificado na hora que deve fazer o registro do ponto, evitando esquecimento e gastos com horas extras que não eram necessárias.
São muitas as funcionalidades e vantagens que este sistema oferece. Inclusive, é possível fazer um teste grátis. Ou seja, você não paga nada para experimentar e ver se realmente funciona. Bom, o difícil é não se apaixonar pelo sistema que é inteligente até no nome.
Ficou interessado? Clique aqui e conheça o Genyo!