Business Intelligence: o que é, para que serve e como funciona?

Você já ouviu falar em business intelligence? Sabe o que é, para que serve e como funciona? Descubra aqui! Veja mais neste artigo!
Sumário
business intelligence

Se manter atualizado é mais do que uma obrigação para as empresas, independente do ramo em que ela atue. Caso a sua empresa decida as coisas levando em consideração apenas o que os seus gestores  “acham que é melhor” ou na experiência deles, é um ótimo sinal para que vocês aprendam o que é Business Intelligence e para que serve esse conceito.

Business Intelligence, que traduzindo para o português significa Inteligência de Negócios, nada mais é do que a captação de dados que são transformados em informações para serem utilizadas como base na tomada de decisões.

Todos os dias as milhares de empresas existentes no mundo inteiro geram um número quase infinito de dados, incluindo a sua empresa. E é exatamente por isso, que é tão importante saber usá-los a favor do seu negócio para se manter competitivo no mercado.

Para te ajudar nessa missão, o Genyo preparou este artigo, onde você vai aprender, de uma vez por todas, o que é, para que serve e como funciona o Business Intelligence. Acompanhe a leitura até o final para não perder nenhuma informação!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é um conjunto de estratégias e técnicas empregadas pelas empresas com o intuito de analisar dados e melhorar a tomada de decisão, se baseando em informações concretas e proporcionando inteligência para os negócios.

Segundo a definição do Gartner é, “um termo abrangente que inclui os aplicativos, infraestrutura, ferramentas e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho”.

O BI é extremamente importante para definir uma estratégia e montar um plano de ação tornando possível o surgimento de insights e descobertas sobre qualquer assunto referente a empresa, que podem ser aplicáveis no dia a dia, seja em técnicas operacionais, pesquisa de mercado, estudo de público, comunicação, etc.

Devido ao fato de garantir este resultado, é comum que o BI seja tratado como uma área de negócio, assim como o Financeiro, Marketing e RH também são. Afinal, cada uma dessas áreas conta com profissionais com o papel de usar as ferramentas certas para proporcionar essa camada de inteligência.

É importante destacar que o business intelligence não se trata de uma tecnologia, mas sim, de um conceito, apesar do processo ser composto por ferramentas, softwares e soluções inovadoras.

Além disso, ele também tem o propósito de facilitar os processos da gestão empresarial, sendo acessível para todos os envolvidos.

Para que serve o business intelligence?

Em qualquer empresa que use o BI, é fundamental ter claro para que ele serve e os objetivos pelos quais ele está sendo utilizado.

O principal objetivo do BI é fazer com que a empresa tome decisões corporativas de modo mais assertivo. Com base em informações tanto internas, quanto externas para dar direcionamento ao planejamento estratégico do negócio sem precisar ficar na “tentativa e erro”.

De modo geral, o BI busca promover a organização um status de empresa competitiva no mercado, com diferenciais que a destaquem da concorrência. Dessa forma, através do acesso a uma base de dados e com auxílio de ferramentas tecnológicas, é possível conhecer melhor cada frente de negócio.

Isso significa que a sua empresa passa a atuar baseada em inteligência assertiva, uma realidade onde nem todas as decisões são gerais, mas fruto de uma leitura analítica do mercado. O que vai resultar em crescimento e desenvolvimento da empresa, principalmente financeiro.

Por que o business intelligence é importante?

As transformações digitais aumentaram a competitividade entre as empresas, principalmente no ambiente online. Mais do que isso, o enorme volume de dados gerados diariamente na rede precisa ser coletado, armazenado e se converter em ativos valiosos ao negócio.

Por isso, o business intelligence pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões, afinal tem dados atuais e históricos no contexto dos negócios. Os analistas podem usar o BI para oferecer benchmarks de desempenho e concorrência que vão ajudar a organização a operar de forma mais fluida e eficiente.

O BI permite que as empresas se antecipem e solucionem seus problemas de forma preventiva. Quando o BI não existia, era comum os gestores não conseguirem visualizar certas falhas e gargalos na operação.

Com o BI os analistas conseguem identificar tendências de mercado com mais facilidade para aumentar as vendas ou os lucros. Quando usados da forma correta, os dados certos podem contribuir para diversas áreas, desde a conformidade até o recrutamento de pessoal.

Além de ajudar na otimização de processos internos e ajudar a empresa a obter diferenciais competitivos, que vão aumentar a base de clientes através de um atendimento e uma logística de qualidade.

Falando em otimização de processos, uma outra excelente forma de fazer isso e ainda conseguir reduzir os custos e demandas do RH da sua empresa, é optando por um sistema de controle de ponto eletrônico digital. Clique aqui e conheça o Genyo e as suas funcionalidades!

Como funciona o business intelligence?

Toda empresa e organização tem perguntas e metas. Para responder a essas perguntas e acompanhar o desempenho em relação às metas, elas fazem a coleta dos dados necessários, analisam e determinam o que precisa ser feito para atingir as metas.

A informação por si só não gera nenhum valor para as organizações. Um dos principais pontos de destaque do BI é que sua coleta de dados agrega novos pontos de vista e aplicações de estratégias na prática, e funciona em empresas de diversos segmentos.

É por isso que uma análise BI ou uma estratégia balizada por BI é mais do que um simples relatório. Ela é uma mudança na cultura da sua empresa, que começa a acreditar em dados e na aplicação deles.

O que se deve fazer primeiro é contratar softwares que permitam a coleta de dados do seu negócio. Depois, faça um filtro de quais dados são importantes para o posicionamento e estratégias da sua empresa e comece a cruzá-los.

A seguir vamos detalhar como funciona o processo de business intelligence. Confira!

Coleta

Na coleta de dados, é determinado qual tipo de informação é útil para o negócio, e qual o objetivo que se deseja alcançar. Isso é feito para analisar e entender quais estratégias devem ser adotadas para aumentar receita.

Análise de dados

Depois de fazer a coleta de dados é hora de definir as métricas responsáveis por interpretá-las e organizar os dados para facilitar a visualização e a comparação. Para isso, os relatórios ficam disponíveis em dashboards, disponibilizados para consultas e atualizações sempre que necessário.

Compartilhamento

Após a análise de dados e organização das informações, é hora de passá-las para os setores específicos. Dessa forma, os gestores e colaboradores podem trocar ideias e tomar as melhores decisões.

Monitoramento

Para garantir que os resultados encontrados não tenham erros, é importante fazer sempre o monitoramento dos dados, revisando para verificar se não existem novas fontes de dados que estejam alinhadas à movimentação do mercado, do público e da própria organização.

Benefícios do business intelligence

Agora que você já sabe o que é, para que serve e como funciona o business intelligence, já consegue ter uma noção de como ele pode impactar a sua empresa. Vamos entender um pouco mais sobre quais são os seus benefícios abaixo.

Entre os benefícios do BI, estão:

  • otimização de preços;
  • relatórios acessíveis de dados;
  • a identificação de custos sobressalentes;
  • reações rápidas às demandas do mercado;
  • a descoberta de oportunidades de negócios.

O business intelligence auxilia a organização a estruturar um planejamento estratégico para construir vantagens competitivas sustentáveis que agreguem valor ao negócio e às soluções oferecidas aos clientes.

Junto à acessibilidade de dados, as ferramentas de Business Intelligence auxiliam a empresa a quantificar os relacionamentos com fornecedores e clientes. Além disso, através da análise dos indicadores é possível ter insights que vão melhorar os processos.

Outra vantagem é que as ferramentas de BI colaboram para a organização e interpretação dos dados. Elas são customizadas para atender as necessidades da empresa, apresentando diferentes indicadores e dashboards de dados.

Exemplos de Business Intelligence

business intelligence

Como você já deve ter conseguido perceber se leu o artigo até aqui, o business intelligence é um termo abrangente que envolve os processos e métodos de coleta, armazenamento e análise de dados das operações ou atividades para otimizar o desempenho dos negócios.

Esses processos são utilizados para criar uma visão mais abrangente da empresa e ajudar as pessoas a tomarem decisões melhores. Com a evolução do business intelligence, nos últimos anos, foram incluídos mais processos e atividades para melhorar o desempenho, como:

  • Análise descritiva: o uso da análise de dados passados para descobrir o que aconteceu.
  • Consultas: fazendo perguntas específicas aos dados, o BI extrai as respostas dos conjuntos de dados.
  • Mineração de dados: o uso de bancos de dados, estatísticas e aprendizado de máquina para revelar tendências em conjuntos de dados grandes.
  • Análise estatística: a aplicação dos resultados da análise descritiva para explorar os dados em mais profundidade usando conceitos estatísticos.
  • Geração de relatórios: o compartilhamento de análises de dados com as partes interessadas para que elas possam tirar conclusões e tomar decisões.
  • Preparação de dados: o processo de compilar várias fontes de dados, identificar as dimensões/medidas e prepará-las para a análise de dados.
  • Análise visual: a exploração dos dados através de histórias visuais para comunicar informações conforme necessário e manter-se no fluxo da análise.
  • Visualização de dados: o processo de transformar a análise de dados em representações visuais, como gráficos, diagramas e histogramas, para facilitar o consumo dos dados.
  • Benchmarking e métricas de desempenho: a comparação de dados de desempenho atuais e históricos para acompanhar o desempenho em relação às metas, geralmente com o uso de painéis personalizados.

Exemplos na prática

Fiat

Em 2011, quando a empresa decidiu relançar um dos modelos de seus principais carros, o Uno, sem perder as características que o consumidor mais gostava no veículo.

Através do Business Intelligence, a Fiat pôde analisar dados coletados em pesquisas de mercado e dos seus clientes nas redes sociais. Assim, foi possível criar um produto realmente baseado nas expectativas e necessidades do seu público.

Na Educação

Desde a alfabetização até o ensino superior, o setor educacional pode se beneficiar bastante com o BI. Metodologias de ensino mais eficientes e agilidade em processos de matrícula em instituições são apenas dois exemplos da infinidade de melhorias que uma análise estruturada de dados pode proporcionar ao segmento.

Saúde

Em hospitais, não diferente dos clientes de uma empresa, os pacientes passam por uma jornada. Dessa forma, o hospital, ou empresa gestora, deve fazer uso do Business Intelligence para aprimorar seus processos e reduzir custos. Além disso, também é possível dá mais agilidade para os trâmites no atendimento, o que é fundamental para os hospitais.

Como investir em um sistema de controle de ponto pode ajudar a sua empresa?

A primeira coisa que podemos dizer é que se você leu o texto até aqui, conseguiu entender o que é, para que serve, como funciona, porque é importante, benefícios e exemplos de Business Intelligence.

Mas, talvez, o principal benefício do Business Intelligence ainda não tenha sido falado, que é a possibilidade de reduzir os custos da empresa em muitos setores.

E quando se trata de reduzir custos, os gestores e profissionais de RH estão sempre em busca. Bom, investir em um sistema de controle de ponto eletrônico digital, como o do Genyo, é mais uma forma de reduzir custos e dá mais otimização e agilidade para os cálculos com horas extras, banco de horas, compensação de jornada, entre outros.

Com ele é possível fazer o registro de ponto pelo computador, celular ou tablet, seu funcionamento é online e offline, ou seja com ou sem internet. Além disso, através do aplicativo o funcionário consegue ser notificado na hora que deve fazer o registro do ponto, evitando esquecimento e gastos com horas extras que não eram necessárias.

São muitas as funcionalidades e vantagens que este sistema oferece. Inclusive, é possível fazer um teste grátis. Ou seja, você não paga nada para experimentar e ver se realmente funciona. Bom, o difícil é não se apaixonar pelo sistema que é inteligente até no nome.

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