Microlearning: conheça essa técnica de ensino e como funciona!

O microlearning é uma ferramenta de aprendizagem eficaz para você que busca otimizar seu tempo de estudo. Entenda mais! Veja mais neste artigo!
Sumário
o-que-e-microlearning-1

Uma das características do mundo atual é a precisão pela agilidade. A rapidez com que as coisas podem, e precisam, ser resolvidas. Através dos adventos trazidos pela tecnologia, esses geraram uma urgência em diferentes esferas da sociedade, inclusive na educação… Neste caso, existem técnicas para aprimorá-la e para abordar um pouco sobre isto, trazemos um questionamento: você sabe o que é Microlearning?

Bem, levando em consideração os fatores supracitados, utilizar de meios mais efetivos e otimizados para a aprendizagem tornou-se essencial. Por isso, para poder melhorar os métodos de ensino da sua empresa, falaremos sobre essa nova técnica.

Ao decorrer deste artigo, o Genyo te ensinará o que é o Microlearning, e como aplicá-lo no seu cotidiano. Confira o artigo na íntegra e saiba mais!

O que é o microlearning

Derivada do inglês, a técnica do Microlearning pode ser traduzida para “Micro aprendizagem”. Ou seja, essa técnica consiste em uma abordagem de ensino que funciona através de pequenas doses de conhecimento, em um pequeno espaço de tempo.

Dessa forma, um grande conteúdo pode ser dividido em pequenos setores, agrupados de diferentes formas. Cada grupo é voltado para a resolução de um objetivo de aprendizagem por vez.

Visto a sua metodologia, essa estratégia acaba sendo excelente, principalmente para o ambiente corporativo e os treinamentos que este necessita: não demanda muito tempo dos seus colaboradores, e ainda facilita o aprendizado.

Esse acaba sendo uma metodologia muito benéfica para empresas e seus colaboradores. Ao reduzir o peso da obrigação do estudo de diversos conteúdos, ainda os aplica de forma dinâmica e simplificada, o que pode ser encaixado entre as tarefas durante o turno de trabalho.

Por conta disso, nós do Genyo, acreditamos que adotar o sistema do Microlearning é uma estratégia de “win-win” tanto para a empresa, quanto para seu funcionário. Utilizando este método, os funcionários aprendem informações relevantes para seu trabalho, além de conseguirem manter-se sempre atualizados para o ambiente profissional.

Já a empresa, adquirirá, cada vez mais, melhores resultados, o que consequentemente irá gerar um positivo retorno financeiro. Ademais, o próprio RH terá uma ferramenta mais aprimorada, para elevar seus indicadores e alcançar ainda mais metas.

Como funciona a metodologia do Microlearning

Visto que o objetivo do Microlearning visa possibilitar uma aprendizagem mais prática, efetiva e flexível, sua base consta em três pontos principais:

  • Entrega do aprendizado conforme a necessidade;
  • Quantidade de tempo flexível, de acordo com a demanda;
  • Formato também flexível.

Com base nesses aspectos, o Microlearning cria sua linha geral metodológica: os conteúdos, como dito anteriormente, apresentam-se divididos, assim cada setor precisará ter até 20 minutos; esse conteúdo também precisa ser disposto de forma diversa.

Uma alternativa identificada, para facilitar ainda mais a disposição dos assuntos, é tipificá-los. Ou seja, dentro de um tema geral, seus pontos principais podem ser organizados em diferentes tópicos, fazendo com que quem estuda, consiga assimilar parte do conteúdo, que será recordado, ao fazer a leitura do tópico.

Para melhor fazer uso dessa metodologia, é preciso refletir, com base nos dados e informações internas da empresa. Quais são as necessidades da equipe? O que precisa de capacitação? Quais os pontos fracos que podem ser melhorados?

Uma boa forma de chegar a essas conclusões é realizando um mapeamento de ambos, pontos negativos e positivos, de uma empresa e de cada equipe. Assim, é possível trabalhar em cima do que pode ser melhorado.

Logo que identificado os pontos menos favorecidos, principalmente em relação aos funcionários, é possível aplicar o Microlearning. Divida o tema geral de cada problema, em conteúdos menores, com cada um solucionando determinado problema dos colaboradores.

Formas para utilizar o Microlearning

Saiba como adotar essa ferramenta em diversas situações durante o processo de educação empresarial.

Reforçar o treinamento em alguma área específica

Esta estratégia se adequa muito bem em casos pontuais, quando se faz necessário reforçar o treinamento de algo mais específico, por exemplo uma nova cláusula implementada na empresa. Ou ainda, ao ser identificada uma dificuldade no grupo de funcionário, que pode ser resolvida com o treinamento.

Contextualizar a equipe

Caso haja mudanças de procedimentos, ou regras na empresa, utilizar do Microlearning torna muito mais fácil apresentar as mudanças, permitindo que as informações sejam dispostas de maneira mais dinâmica, facilitando o acesso para todos os funcionários.

Assim como também é possível utilizar da ferramenta para passar a “visão geral” de um ocorrido para a equipe, principalmente quando não se faz necessário detalhar toda a situação. Dessa forma, sua equipe se mantém informada de tudo que é essencial e relevante para o contexto.

Fonte permanente de informações

Como forma de ter sempre acesso a informações, de forma fácil e bastante explicativa, o Microlearning pode ser guardado e mantido para uma forma de consultoria. Assim, seu colaborador consegue esclarecer dúvidas e consultar informações, sempre que preciso.

Visando criar um grande arsenal de conteúdos explicativos sobre sua corporação, isso pode trazer frutos positivos para o processo de treinamento de seus funcionários. O Genyo defende que criando um sistema de trainee uniformizado, completo e de fácil acesso, promove que a empresa possua colaboradores muito mais capacitados.

Ao manter esse conteúdo dentro da própria empresa, de forma on-line e/ou física, contribuem para que todos os colaboradores estudem internamente, e não possuam necessidade de recorrer a outras fontes externas, que podem correr o risco de não serem compatíveis com as práticas da companhia.

Corrigir problemas de competência

Ao identificar uma dissonância de competência, ou habilidade, na empresa, o Microlearning pode ser adotado como plataforma para ensinar e reforçar essas práticas. Contando com esse método, ao identificar a deficiência da equipe, é possível dividir o tema em conteúdos menores, tornando tudo muito mais dinâmico.

É muito comum que deficiências possam ser encontradas em mais de um setor. Levando este fato em consideração, é possível utilizar do Microlearning para criar um módulo para cada metodologia, conforme necessário.

Formas de aplicar o Microlearning

Recentemente, a plataforma on-line chamada TikTok fez muito sucesso. Uma das principais diferenças em relação aos outros aplicativos de rede social, é que o Tik Tok foi criado para ser mais que isso. Um dos principais focos dessa plataforma é seu cunho educativo.

Este aplicativo provou de forma muito evidente a efetividade dos conteúdos mais curtos e objetivos, com viés informativo. Assim, o app se forma muito versátil, capaz de: entreter, ensinar, informar e mais. Demonstrando assim, ser uma excelente alternativa para o aplicar o Microlearning.

Para aqueles que funcionam com uma memória mais atrelada a audição, os Podcasts vêm sendo uma excelente forma de viabilizar conteúdos. Esses podem ser consumidos mesmo durante a realização de outras atividades, fazendo com que seja uma ótima forma para disponibilizar informações.

Outra forma mais comum, e demonstra sua satisfatória eficiência há anos, é a ficha de informações. Uma ficha física, curta e objetiva. Essa até mesmo disponibiliza uma alternativa para algo tal qual um “jogo da memória”. Na frente, pode vir escrito o nome do problema, lei ou assunto em questão. Já no verso, a descrição de seu problema.

Promova avaliações sobre esses conteúdos

Uma forma de garantir que seus funcionários estão se empenhando, e de fato assimilando conteúdo, é planejar pequenos testes. O resultado desses poderá avaliar o desempenho dos seus colaboradores, identificar o que está sendo bem assimilado e o que não está.

Através dos resultados é possível qualificar os rendimentos, e assim aprimorar ainda mais sua estratégia de Microlearning, para procurar suprir as dificuldades da sua equipe.

Benefícios do Microlearning

Confira os principais pontos positivos adquiridos com esse método.

Aprendizado mais acelerado

As formas de educação tradicional possuem suas vantagens, no entanto é preciso levar em conta a sua finalidade, visto que em maioria das vezes se trata de um aprendizado longo, voltado muito mais à teoria do que a prática.

Mediante esses fatores, é preciso analisar que o conhecimento necessário quando trata-se de ajustes em uma empresa precisa ser disposto de uma forma mais alternativa. Por conta disso, o Genyo aprova e aprecia a metodologia do Microlearning para funcionários. Assim, eles aprendem de forma mais segmentada, pontual e focada, obtendo ótimos resultados.

Flexibilidade do método

Um dos focos do Microlearning visa justamente a flexibilidade e a adaptabilidade em relação à disposição do conteúdo. Dessa forma, é possível contar com conteúdos mais curtos e direcionados.

À vista disso, um pouco todo dia se encaixa melhor na rotina dos colaboradores, mantendo o desenvolvimento e a constância do estudo.

Maior motivação para dar continuidade

Tratando-se de longas jornadas de estudo, em muitos casos pode ser difícil identificar seu progresso, principalmente quando aliado a jornadas de trabalho. Nesses casos, torna-se muito comum observar o abandono desses estudos complementares.

Adotar o método Microlearning se faz benéfico na manutenção do engajamento da educação corporativa. Através deste, é possível identificar progressivamente seus avanços, e assim se manter motivado para continuar com os estudos.

o que é microlearning

Diferenças existentes entre o E-learning, B-learning e as Pílulas do Conhecimento e o Microlearning

Com os avanços da tecnologia, novas técnicas de ensino foram criadas. Porém, é preciso saber distingui-las.

E-Learning

Esta é uma modalidade de ensino à distância que possibilita a autoaprendizagem, através de tecnologias. Por isso, tornou-se muito conhecida como aprendizagem on-line. Seus conteúdos podem ser combinados com conteúdo visual, como por exemplo vídeo aulas.

Assim, possibilita ao aluno múltiplas formas de assimilar o conhecimento. O que se torna muito benéfico, principalmente pois consegue se adequar ao tempo, e formato de ensino individual, uma vez que os alunos podem assistir às aulas e estudar em seu próprio ritmo.

Outra vantagem encontrada no E-learning é o conhecimento disponível a qualquer hora e lugar, também possuindo uma divulgação e atualização dos conteúdos de forma ágil. Por conta disso, seus custos costumam ser inferiores quando comparados ao custo de um curso presencial, por exemplo.

B-Learning

Já o B-learning, ou Blended Learning, é uma metodologia que funciona ao combinar o ensino presencial com o ensino à distância. Dessa forma, o conteúdo é disposto tanto nas aulas presenciais, quanto na plataforma on-line.

Seu uso costuma ser muito recomendado para programas de aprendizado organizacional, principalmente para aqueles mais duradouros e complexos, como por exemplo um treinamento de liderança.

Visto que esse é mais voltado para conteúdos de longa duração, essa modalidade torna-se vantajosa pois possibilita maior interação entre professor e alunos, também permitindo maior troca entre os próprios alunos.

Pílulas do Conhecimento

Essas são Pílulas que podem ser definidas por conteúdos completos e independentes. Nessa metodologia, eles são dispostos e divididos em “pílulas” de 3 a 4 minutos. Dessa forma, é possível obter uma otimização do processo de aprendizagem em grupo.

Além disso, é possível integrar dispositivos digitais variados, e ainda gera uma menor interferência na rotina da equipe. Sua principal diferença em relação ao Microlearning é a forma como seu ensino é realizado. No Microlearning, o conteúdo se vê disposto de forma segmentada. Já na Pílula do Conhecimento, este é o próprio conteúdo.

As Pílulas do Conhecimento no Microlearning

Ambos modelos de ensino podem ser combinados para produzir um grau ainda mais efetivo de aprendizagem. Visto que ambas técnicas têm como função desmembrar o conteúdo em etapas, as pílulas podem ser utilizadas como estratégia do Microlearning.

As pílulas podem ser apresentadas em diversos formatos, a depender da necessidade que o treinamento requer, assim como do nível de participação dos colaboradores envolvidos e da disponibilidade de tempo destes. Podem ser um excelente recurso educacional para realizar um processo de aprendizagem mais rápido, com o uso do próprio celular.

Assim, podem ser organizados em formatos de tutoriais de suporte, videoaulas, vídeos de animação, textos corridos, ou até mesmo como um quiz, no qual é possível rever e avaliar o nível de aprendizado daquele tema.

Porque escolher a metodologia do Microlearning para a sua empresa

Principalmente no contexto empresarial, é preciso compreender o cenário com que se está trabalhando. Cotidianamente, a própria jornada do funcionário tende a ser, muitas vezes, extensa e cansativa.

Durante longos períodos de capacitação, seu funcionário tende a dar exclusividade somente a ela, o que acaba não contribuindo para o desenvolvimento das demandas que seu cargo possui. Assim, ao final do dia ele se encontra ainda mais cansado, e com suas funções acumuladas.

Em muitos desses casos, o funcionário ainda nem mesmo consegue pôr em prática o conteúdo estudado durante o curso ou capacitação. Assim, ele perde um método valioso, o de revisão, que possibilitaria ele de assimilar tudo aquilo visto anteriormente.

Em vista disso, o Genyo avalia como um excelente método para garantir a saúde física e mental de seus funcionários, a metodologia do Microlearning. Utilizando das estratégias desse método, discorridas anteriormente, é possível que esse colaborador tenha acesso a conteúdos mais focados e curtos que o fornecerão uma formação completa, em menor tempo.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog