Controle de ponto celular: quais as vantagens e por que adotar?

Quer saber quais as vantagens do controle de ponto pelo celular e por que adotar? Então, clique aqui e descubra tudo nos mínimos detalhes! Veja mais neste artigo!
Sumário
controle-de-ponto-celular

Há um certo tempo, o controle de ponto era sinônimo de desorganização no momento em que os gestores tinham que analisar os registros dos funcionários. Mas, com a chegada e o avanço da tecnologia, tudo mudou e, agora, muitos empregadores vêm se perguntando quais as vantagens do controle de ponto via celular e por que adotar.

Pensando nisso, no artigo de hoje, o Genyo vai mostrar tudo que você precisa saber sobre o controle de ponto digital e quais são os seus benefícios para os colaboradores e a empresa. Então, continue conosco até o final para conferir! Boa leitura!

O que é e como funciona o controle de ponto pelo celular?

Não é mais segredo para ninguém o quão revolucionário a tecnologia foi e está sendo para o nosso cotidiano. Afinal de contas, muitos processos manuais foram automatizados, o que melhorou a agilidade e a praticidade da execução.

E com o controle de ponto não foi diferente! O que, antigamente, era resumido a longas horas de filas de trabalhadores esperando a sua vez para bater o ponto ou aos gestores perdendo dias e dias para analisar os registros feitos pelos funcionários, deu lugar a praticidade, otimização do tempo e maior liberdade geográfica.

Isso porque, o controle de ponto pelo celular funciona de forma semelhante ao controle de ponto convencional. Com ressalvas de que, com essa modalidade, os empregados podem fazer os registros de qualquer lugar que estejam e o próprio sistema faz o monitoramento das anotações.

Para isso, o trabalhador utiliza um aplicativo em seu celular para anotar o horário de entrada, saída e períodos de pausas para refeições. Assim, o RH consegue monitorar e identificar se houve horas extras, atrasos ou faltas através dos dados registrados em armazenamento na nuvem e dispostos em um sistema de gestão de pontos.

Logo, não é necessário que os trabalhadores caminhem até ao Relógio de Ponto (REP) instalado na parede da empresa e, muito menos, precisem pegar fila para fazer os registros. Além do mais, essa também é uma excelente modalidade para os funcionários home office ou aqueles que executam as suas funções em ambientes externos.

Desse modo, fazer o controle de ponto nunca foi tão fácil e os gestores não precisam mais passar longos dias arrecadando as anotações para fechar a folha de pagamento, bem como os funcionários podem fazer os registros apenas com alguns comandos em seu próprio celular.

Além disso, com os sistemas multifuncionais, como o Genyo, os colaboradores também ficam menos suscetíveis aos esquecimentos, pois o aplicativo faz os lembretes para que eles registrem os seus horários na hora certa.

Controle de ponto celular X Controle de ponto tradicional: qual é a diferença?

Apesar do objetivo ser o mesmo: registrar a hora de entrada, saída e pausas dos funcionários, existem grandes diferenças entre o controle de ponto celular e o controle de ponto tradicional.

Enquanto que no controle de ponto tradicional, é necessário que o RH vá até ao REP ou busque as anotações feitas em um livro de ponto para analisar os registros. No controle de ponto pelo celular, os registros são armazenados de forma automatizada.

Além disso, como visto acima, os funcionários não precisam perder um certo tempo do seu expediente em filas para bater o ponto, já que podem fazer isso utilizando apenas o seu celular.

Portanto, essa é uma forma mais moderna e prática para o controle de ponto, em que as informações ficam mais organizadas e otimizam o tempo tanto dos colaboradores quanto dos gestores.

Quais as vantagens do controle de ponto pelo celular e por que adotar?

Sem dúvidas, uma das principais vantagens do controle de ponto pelo celular é o seu funcionamento. Isso porque, os colaboradores podem usar o seu próprio smartphone para fazer os registros, o que evita os custos com equipamentos.

Ademais, o aplicativo utilizado para o controle de ponto também disponibiliza relatórios detalhados para a empresa. Com isso, é mais fácil e prático fazer o monitoramento. Sem contar que, caso o RH perceba alguma incoerência ou anotação incorreta, fica mais simples de comunicar os funcionários e fazer os ajustes.

Bem como, os mecanismos de segurança são mais elaborados, o que dificulta qualquer tipo de fraude, diferente dos registros de ponto manuais e mecânicos.

E não para por aí! Existem várias outras vantagens do controle de ponto pelo celular e nós dispomos em uma lista logo abaixo. Veja a seguir!

Aumento da produtividade

Muitas instituições estão, o tempo inteiro, buscando formas de aumentar a produtividade dos funcionários, sem nem imaginar que tudo pode começar com a modalidade do controle de ponto oferecida.

Nos diga: qual é o trabalhador que gosta de perder longas horas em uma fila para registrar o ponto ou ter que ficar atento o tempo inteiro ao relógio para não esquecer de bater o ponto na hora certa?

Portanto, essa é uma das coisas que mais diminuem a produtividade dos empregados. Por isso, o controle de ponto pelo celular veio para otimizar o tempo dos colaboradores e da empresa, assim como tornar mais produtivo o momento de fazer os registros.

Todavia, vale a pena lembrar que produtividade não quer dizer trabalhar muito, mas sim exercer as suas funções com mais qualidade e eficácia ao longo da jornada de trabalho.

Maior segurança

O controle de ponto pelo celular é muito mais seguro do que os registros tradicionais (manual e mecânico). Isso porque, nele, o trabalhador faz as suas anotações através de um aplicativo instalado em seu smartphone.

Em seguida, os registros ficam armazenados em nuvem e os dados são enviados para um sistema de gestão de pontos, onde ele pode ser acessado tanto pela equipe de RH quanto pelos próprios empregados.

Logo, uma das grandes vantagens dessa modalidade é a maior segurança e autenticação dos registros. Uma vez que, o controle de ponto pelo celular conta com ferramentas de segurança, como o reconhecimento de voz, facial, biométrico e autenticação de dois fatores.

Por exemplo, com o controle de ponto do Genyo, o colaborador pode tirar uma foto no momento de fazer os registros, o que dá ainda mais segurança para as suas anotações. Além disso, os gestores também podem ter acesso a localização do funcionário no momento em que ele fez as marcações.

Menos custos para a empresa

Como os registros são feitos pelo próprio celular do funcionário, a empresa evita os custos com a instalação e manutenção dos REPs. Os quais possuem um custo elevado e necessitam de revisões constantes para funcionarem de forma adequada.

Maior praticidade e otimização do tempo para o RH

O registro de ponto e o sistema de gestão são sincronizados de forma simultânea e automática. Com isso, ao contrário das outras modalidades de controle de ponto, o RH não precisa esperar chegar o final do expediente dos funcionários para dar baixa do ponto. Isso porque, isso é feito, automaticamente, pelo próprio programa.

Sendo assim, os gestores podem agir com mais assertividade e rapidez em casos de atrasos frequentes e faltas. Além de que, o momento de fechar a folha de pagamento fica muito mais prático e eficaz.

Mais adequado com as novas modalidades de trabalho

Por fim, sabemos que, com a pandemia causada pelo COVID-19, grande parte das instituições tiveram que se adaptar a uma nova modalidade de trabalho. Onde o que era feito de forma, inteiramente, presencial, passou a se tornar home office ou híbrido.

Dessa forma, o esperado é que as novas modalidades de trabalho sejam mais tecnológicas no futuro, e muitos acreditam que as novas profissões que estão por vir serão, em sua maioria, home office.

Portanto, o controle de ponto pelo celular é a forma de registros mais adequada para esses tipos de trabalho. Visto que, os colaboradores podem fazer as suas anotações de onde estiverem, sendo preciso apenas o seu smartphone.

controle de ponto celular

A lei autoriza o controle de ponto pelo celular?

Agora que você já sabe quais as vantagens do controle de ponto pelo celular e por que adotar, deve estar se perguntando: mas será que essa modalidade de registro de ponto é permitida por lei? E a resposta é que sim!

Esse modo de sistema de registros começou a ser regulamentado pela Portaria 373/20211, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e, depois, passou a ser regido pela Portaria 671/2021, que é a mais atualizada neste momento.

Desse modo, ela estabelece as regras para a adesão do controle de ponto alternativo e, por isso, o controle de ponto por celular é uma ferramenta legal e as empresas que optarem por utilizá-la estão respaldadas pela legislação.

Além disso, devemos lembrar que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sancionada em 1943, determina a obrigatoriedade do controle de pontos para instituições com mais de 20 funcionários. No entanto, isso não impede que as empresas com um quadro menor façam o monitoramento da jornada de trabalho dos seus empregados.

Controle de ponto pelo celular com o Genyo

Como visto, o controle de ponto pelo celular oferece inúmeras vantagens para os empregados e os gestores. Especialmente para as empresas que possuem um quadro grande de colaboradores.

Diante disso, o Genyo oferece uma ferramenta completa e cheia de funcionalidades para que o controle de ponto pelo celular da sua empresa seja ainda mais prático, seguro e organizado.

O nosso sistema é elaborado dentro da Portaria 671/2011 e, por isso, você não precisa se preocupar quanto ao cumprimento das regras estabelecidas em legislação. E o melhor: os seus funcionários podem registrar o ponto não só pelo celular, como também através do tablet ou computador, de forma online ou offline.

Sim, isso mesmo! Mesmo que eles não estejam com acesso à internet, é possível fazer os registros na plataforma. O que permite que eles possam realizar o controle de ponto de onde estiverem.

Além disso, o Genyo faz cálculos automáticos, garantindo zero esforço ao RH na hora de fechar a folha de pagamento. Tudo isso sem fidelidade (você pode cancelar quando quiser), sem taxa de implantação e com treinamento grátis para os gestores e os funcionários.

Veja abaixo quais são algumas das incríveis funcionalidades de nossa plataforma!

Chat online

Através do chat online do Genyo, os gestores podem se comunicar com os funcionários de forma mais facilitada e rápida. Assim, é possível consertar possíveis falhas nos registros com muito mais agilidade.

Foto do colaborador no momento do registro

Na hora de bater o ponto, os funcionários podem tirar uma foto para dar mais segurança e autenticação às suas marcações. Com isso, é possível certificar que, realmente, foi o colaborador que fez o registro.

Calendário de feriados

Com o calendário de feriados, o RH pode ficar sempre atento aos feriados e recessos dos funcionários. Desse modo, é possível ter uma maior organização das folgas e férias.

Lembrete de ponto

O terror de todo RH é quando os empregados esquecem de registrar os pontos na hora certa e forma aquela bagunça no monitoramento. Portanto, com o Genyo, diga adeus aos esquecimentos dos funcionários!

Isso porque, o aplicativo fará os lembretes para que os trabalhadores façam as marcações na hora certa e sem atrasos.

Localização do colaborador

Assim como a foto do funcionário, também é possível ter acesso a sua localização no momento em que ele fez o registro. O que aumenta ainda mais a sua segurança e validação das anotações.

Funcionários podem consultar o seu histórico

Os colaboradores também podem ter acesso ao seu histórico de pontos e lhe sugerir correções, quando necessário. Assim, é possível ter mais agilidade no momento de fechar a folha de pagamento.

Portanto, com o Genyo, você tem tudo que precisa em um só lugar. E não para por aí! O nosso sistema oferece várias outras funcionalidades para fazer com que o controle de ponto da sua empresa seja prático, ágil e eficaz.

Então, agora que você já conhece quais as vantagens do controle de ponto pelo celular e por que adotar, chegou a hora de contratar um sistema de gestão e registro de ponto que supra todas as suas necessidades do dia a dia.

Sendo assim, clique aqui para conhecer todos os detalhes sobre o nosso plano e veja qual é a melhor opção para a sua empresa! Temos planos a partir de R$: 5,90 por funcionário, ou seja, o melhor custo-benefício que você pode ter!

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog