Procedimento
Neste artigo vamos te mostrar sobre as opções de intervalo pré-assinalado ou intervalo abonado do Genyo e quando usar cada um deles.
Pré-assinalado
Essa opção deve ser usada quando você quiser dispensar seus colaboradores de registrarem os pontos do intervalo de refeição. Dessa maneira o Genyo fará a pré-assinalação do intervalo para o colaborador, automaticamente.
Você pode usar a pré-assinalação em intervalos pequenos, com os de lanche, ou maiores como almoço ou janta.
Observação 1: Se você usar pré-assinalação de intervalo em escalas de trabalho, oriente seus colaboradores a não registrar os pontos do intervalo, mesmo que ele saia em horário diferente do que está previsto na escala, pois o Genyo já fará esse lançamento, automaticamente.
Observação 2: De acordo com o § 2º do art. 74 da CLT, a pré-anotação ou pré-assinalação para intervalos de refeição (descanso) intrajornada é permitida a empresas que possuem mais de 10 colaboradores desde que estejam previstos em contrato ou acordado por todas as partes.
O intervalo pré-assinalado é considerado quando o empregador permite que o empregado não precise registrar os pontos de intervalo, porém irá constar na Folha de Ponto do colaborador.
Quando o intervalo pré-assinalado estiver divergente da realidade que o colaborador realmente fez, em caso de ação trabalhista, em que será cobrada hora extra, ficará a cargo do empregador comprovar que abdicou parcial ou totalmente o intervalo.
Abonado
Um intervalo abonado geralmente é utilizado para intervalos pequenos, de 10 ou 15 minutos, por exemplo. Dessa forma o intervalo será apontado nos relatórios do colaborador, por exemplo, mas não constará dedução de suas horas de trabalho previstas.
Geralmente a opção de intervalo abonado é usada quando a empresa exige que o colaborador registre o intervalo para pequenas refeições de 10 ou 15 minutos, por exemplo, e não somente o intervalo de almoço ou janta (que é um intervalo grande).
Veja também
→ Como criar uma escala de segunda a sexta-feira