Postura profissional: saiba como demonstrar profissionalismo em suas ações

Postura profissional é o conjunto de características pessoais e condutas adotadas pelo profissional no ambiente de trabalho.
Sumário
postura profissional

Muitos profissionais cometem o erro de acreditar que apenas as competências técnicas são necessárias para garantir e manter um bom emprego. No entanto, muitos se esquecem de que as competências pessoais contam vários pontos a favor. A postura profissional é o conjunto de características que um bom profissional deve adotar no ambiente de trabalho.

Para te informar mais sobre como desenvolver essas habilidades e sobre a importância delas, confira o artigo, preparado pelo Genyo, na íntegra e fique por dentro desse assunto super importante!

O que é a postura profissional?

A postura profissional é o modo como nos comportamos dentro do ambiente de trabalho. A sua conduta enquanto no ambiente profissional é muito importante pois pode moldar o seu comprometimento para com o seu emprego, assim como pode fortalecer ou enfraquecer o seu relacionamento com outros colaboradores.

Analisar como é a sua postura profissional no trabalho é essencial. Responsabilidade, ética e comprometimento estão entre os principais fatores que influenciam a postura profissional.  Ou seja, para além dos conhecimentos e habilidades técnicas, o profissional deve adequar seu modo de agir e a sua apresentação pessoal às normas da empresa.

Porque é importante a postura profissional?

A postura de um profissional é como a sua identidade. Ela é a representação do seu currículo na vida real. Tudo aquilo que você pretende endossar no seu currículo precisa ser demonstrado em seu comportamento.

Durante o dia a dia de trabalho, fica evidente quais são ou deixam de ser os seus atributos. Dessa forma, a sua postura profissional é observada desde a primeira vez que você pisa na empresa, ainda no processo de seleção.

Por isso, é fundamental que características como traços de personalidade, preferências e condutas sejam condizentes e alinhadas aos valores da empresa. Sendo assim, essa postura ideal deve ser guiada pelo bom senso e bom gosto, que formam a base do convívio no ambiente de trabalho.

Demonstrar profissionalismo significa se comunicar de forma clara e respeitosa, ter seriedade nos posicionamentos e compromisso com o trabalho. Visto isso, pode-se compreender que a postura profissional funciona como um pré-requisito básico para o sucesso na carreira, uma vez que determina a imagem pessoal do funcionário e a sua capacidade de crescer.

Soft Skills e a postura profissional

As soft skills também podem ser denominadas competências comportamentais, e estão em evidência em todo mundo. Atualmente, a valorização dessas competências tem estado em alta, sendo o topo das características mais procuradas pelos recrutadores.

Em um estudo de 2019, lançado pelo Linkedin, 91% dos executivos de Recursos Humanos acreditam que os soft skills são a tendência do futuro. Levando em consideração os avanços da inteligência artificial, as capacidades exclusivamente humanas estão em alta.

Por isso, investir na postura profissional dos colaboradores e desenvolver suas habilidades de comunicação, inteligência emocional e colaboração são prioridades para as organizações.

Benefícios de manter uma postura profissional

O profissional que se preocupa em obter uma boa postura profissional possui um diferencial competitivo no mercado. Ele sempre será bem visto pelos seus colegas, assim como por seus superiores.

Dessa maneira, o colaborador se torna um profissional respeitado e admirado em sua profissão, deixando-o mais apto para desenvolver o seu trabalho de forma plena. Em caso de mudança de emprego, também torna-se muito mais fácil para cartas de recomendação e boas falas dos seus antigos colegas e chefes.

Como ter uma postura profissional?

Saiba alguns fatores fundamentais para possuir uma boa postura profissional.

Seja pontual

A pontualidade indica compromisso e responsabilidade com o trabalho. Por isso, mantenha sua rotina sempre organizada para evitar atrasos. Tenha em mente que imprevistos acontecem, e eventualmente um atraso ou outro ocorrerá, mas chegar sempre atrasado pode se tornar um problema mal visto pela equipe e te prejudicar nas entregas do seu trabalho.

Tenha ética

Apesar de todos os ensinamentos teóricos sobre a ética, essa é uma habilidade desenvolvida ao longo da vida, por mais subjetivo que isso possa aparentar. Esse aprendizado de vida engloba posturas que vão desde a pontualidade, até a responsabilidade com as entregas do trabalho.

Se dedique a suas funções

Execute as suas funções com qualidade. A postura profissional positiva vai além do que se pede. Ou seja, componentes da proatividade, que se observa através da disciplina, da vontade de aprender, assim como o estudo, o diálogo com os mais experientes, a dedicação no desejo de crescer e prosperar dentro do ambiente profissional.

Invista em qualificação

A qualificação é fundamental para aqueles que buscam fortalecer a sua postura profissional. Além de uma boa graduação, é de suma importância estar sempre a par das atualidades. Por isso, invista em cursos e especializações para alimentar o seu perfil profissional.

Dessa maneira, além de mais conhecimento na área, você terá oportunidade de conhecer futuros parceiros e se destacar profissionalmente. Aliado com as demais características listadas aqui, isso fortalecerá ainda mais a adquirir interações profissionais.

Aposte em uma boa comunicação

A comunicação é uma das chaves que abrem as portas para aqueles que desejam estabelecer uma boa postura profissional. Em vista disso, saber se portar durante a Oratória pode causar um impacto positivo, mudando o rumo de determinadas situações.

Observar o tom de voz, a clareza e a objetividade em que transmite em sua fala são essenciais. Assim como evitar a utilização de gírias e palavras de baixo calão, pois estas empobrecem seu discurso.

Assim, lembre-se sempre que, por mais informal que seja, a empresa em que trabalha, nunca esta irá compactuar com este tipo de comportamento, uma vez que ele nem ao mesmo passa credibilidade.

Saiba como receber e reagir às críticas

Saber ouvir e respeitar as críticas é uma excelente oportunidade para crescer na carreira e demonstrar uma boa postura profissional. Nem sempre as críticas são positivas, e muitas delas podem ser difíceis de escutar.

Por isso, é preciso amadurecer para saber ouvir críticas sem permitir que elas te destroem, ou destruam sua auto-estima. É necessário amadurecer para construir uma carreira de sucesso e, para isso, é muito valioso escutar o que seu chefe ou equipe tem a comentar sobre o seu trabalho.

Além disso, também é preciso saber como criticar outra pessoa. Uma abordagem particular pode ser a melhor opção. Além disso, o cuidado na forma de falar é essencial para não machucar o colega.

Inicie sempre realizando um elogio a algum trabalho bem feito do profissional, para que ele se sinta reconhecido. Em seguida, dê seu feedback sobre o que pode ser melhorado. Busque acrescentar algo de positivo, como formas que podem ser implementadas para melhorar o trabalho.

Use a vestimenta adequada

A escolha das roupas é uma das principais técnicas de postura profissional. Isso porque a sua imagem é a primeira coisa que as outras pessoas enxergam, principalmente se elas não te conhecem. Por isso, é essencial ter uma boa aparência para mostrar seriedade.

A vestimenta não precisa ser, necessariamente, formal. Muitas empresas como startups e agências de publicidade permitem o uso de peças mais despojadas, contanto que sigam um certo decoro, evitando roupas muito curtas ou decotadas, sapatos abertos – transmitindo sempre uma impressão de confiança.

Evite se envolver com fofocas

Falar mal de outros colegas da empresa ou espalhar boatos é uma das formas que muitos encontram de criar laços internamente. Porém, essa atitude cria apenas uma relação fraca e baseada, justamente, na desconfiança.

Isso pode ser muito prejudicial para a reputação do seu colega, vítima dos comentários, e influenciar o modo como ele é visto pelos outros. Isso contribui para o clima ruim entre a equipe.

Além disso, isso pode contribuir para a sua própria reputação negativa. Caso chegue aos ouvidos dos chefes, você pode correr o risco de ser demitido. Portanto, evite se envolver em fofocas e foque em descobrir o aspecto positivo do seu trabalho.

Saiba separar o pessoal do profissional

Dedicar a maior parte do seu tempo ao trabalho, às vezes, é muito difícil manter a vida pessoal e a vida profissional completamente separadas. Por isso, é importante ficar atento ao tempo que você gasta se dedicando a essas duas partes da sua vida.

Manter seu tempo com amigos e família é fundamental para que você mantenha sempre em mente como dividir as coisas. Se algum problema familiar está desencadeando algum atraso nas suas entregas profissionais é preciso refletir.

O comprometimento com o trabalho é essencial para cumpri-lo todos os dias. Isso demonstra a confiabilidade e a maturidade do profissional que sabe separar a vida pessoal e a profissional. Portanto, enquanto estiver exercendo as suas funções na empresa, deixe de lado qualquer problema que afete a sua produtividade e experiência profissional.

Respeite a política da empresa

Ao fazer parte de uma empresa, é fundamental sempre seguir as suas políticas. As regras pré-estabelecidas pelos gestores buscam favorecer um ambiente oportuno para altas produtividades e um convívio de qualidade.

Os colaboradores e aqueles que desejam fazer parte da equipe precisam se adequar ao comportamento que a organização exige, com o objetivo de exercer as suas funções da melhor maneira possível.

Na grande maioria das empresas, a política trata de assuntos como código de vestimenta, uso de computadores e celulares durante o expediente, maneiras de se portar, em geral. É uma maneira de deixar evidente o comportamento que os gestores esperam de seus funcionários. Segui-la, significa que o colaborador deseja ter uma postura de respeito no trabalho.

Mantenha relações saudáveis com seus colegas

Um ambiente de trabalho sadio é o que é preciso para se sentir confortável e motivado em seu emprego, afinal maioria dos colaboradores passa mais tempo na empresa, com os demais colegas, do que em casa.

Sendo assim, para obter uma relação saudável são necessários alguns limites. A postura profissional ajuda a não cruzar essa linha. Evitar excessivas brincadeiras, apelidos maldosos, críticas às características pessoais não são bem vistos.

Postura profissional no processo de entrevista

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Como mencionado, a postura profissional existe desde o primeiro momento em que se pisa na empresa, no momento do recrutamento. É muito normal que o seu recrutador faça perguntas de cunho pessoal, como por exemplo quais seus valores e opiniões sobre experiências passadas.

Dessa forma é possível traçar um perfil do tipo de pessoa que o candidato aparenta ser. Assim, é fundamental se preparar para a entrevista de emprego pesquisando sobre a empresa – isso demonstra interesse e proatividade – além de ser pontual e vestir-se de forma adequada.

Sinais de que você precisa melhorar sua postura profissional

Os cuidados com a postura profissional devem ser constantes, para trilhar uma jornada de sucesso na carreira. Confira alguns sinais que podem fazer com que você melhore sua postura profissional.

Seus colegas não interagem com você

O trabalho em equipe é fundamental para algumas profissões e ajuda para uma produção de trabalho mais eficiente. Cada membro da equipe fica ciente de suas responsabilidades e atua para chegar às melhores soluções.

Entretanto, quando um dos profissionais adota uma postura que não concorda com o que a equipe precisa pode não ser o esperado. Sendo assim, caso perceba esse tipo de comportamento dos seus colegas em relação a você, procure estar sempre disposto e interessado em contribuir.

Não recebeu feedbacks dos seus líderes

Receber feedbacks pode ser uma oportunidade para reparar seus erros e agir para melhorar seu desempenho na empresa. A crítica, quando bem fornecida, pode ser uma maneira de ter seu potencial reconhecido e visto como oportunidade de melhora.

Uma vez que você passa a não receber críticas – nem mesmo elogios – não é um ponto positivo. Isso pode ser um sinal de que seus superiores já não acreditam mais na sua evolução.

Não ser incluído nos acontecimentos da empresa

Observar que seus superiores não se esforçam para mantê-lo informado sobre novos projetos e atividades da empresa, é necessário rever no seu comportamento o que não está sendo realizado nos conformes para que esteja interferindo na confiança dessa relação.

Conclusão

A postura profissional é o conjunto de atitudes e comportamentos considerados apropriados para o exercício da sua profissão. Demonstrar profissionalismo significa saber se comunicar de forma clara, respeitosa e refletir seriedade e profissionalismo para com o trabalho.

A postura profissional não é apenas benéfica para a empresa, como também, e principalmente para os colaboradores. Para mais conteúdos como esse, confira o blog do Genyo!

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