Análise sobre os diferentes tipos de perfil comportamental

Confira o artigo e saiba tudo sobre as análises sobre o perfil comportamental de um indivíduo e como isso pode interferir na sua empresa. Veja mais neste artigo!
Sumário
perfil comportamental

A definição do perfil comportamental de um indivíduo é de extrema importância para entender a sua maneira de agir frente a determinadas situações e estímulos. Existem 4 principais tipos desses perfis, traçados a partir da personalidade da pessoa, e que serão discutidos posteriormente.

Vale ressaltar que essas características têm grande impacto no comportamento e habilidades de um indivíduo, sendo de extrema importância o entendimento do perfil comportamental de cada um, para que tais informações possam ser devidamente estimuladas.

Nesse sentido, tem-se que, entender de forma detalhada as características intrínsecas a personalidade, pode ajudar no aprimoramento pessoal ou até mesmo auxiliar em futuras tomadas de decisão, tornando o processo menos desafiador.

Além disso, uma análise correta desses perfis faz grande diferença em um ambiente de trabalho, tanto para o cidadão, como ferramenta de autoconhecimento, quanto para os demais colaboradores e gestores, para que conheçam melhor a sua equipe de trabalho e facilite o desenvolvimento do negócio.

Quer aprender mais sobre a análise dos diferentes tipos de perfis comportamentais? A equipe Genyo preparou esse artigo com todas as informações que você precisa. Continue a leitura e saiba tudo sobre a relação deles com a personalidade dos indivíduos.

A influência dos perfis comportamentais no ambiente de trabalho

Para a manutenção de um negócio e seu contínuo desenvolvimento, é necessário que todos os participantes dessa empresa estejam alinhados com os valores pré-estabelecidos. No entanto, é preciso também que esses indivíduos se sintam satisfeitos em seus ambientes de trabalho, sendo respeitadas as suas particularidades.

Sendo assim, pode-se entender a necessidade de se analisar os perfis comportamentais dos colaboradores de uma empresa. A partir dessa análise, será possível entender as dificuldades de cada membro da equipe e outras características intrínsecas que poderão ser estimuladas e melhoradas ao longo do tempo.

Com esse conhecimento, é possível entender se a locação desse trabalhador entre os setores da empresa está correta ou se pode ser modificada de alguma forma.  Dessa maneira, cria-se um ambiente corporativo favorável para o trabalhador e, consequentemente, favorável para os resultados da empresa.

Vale ressaltar também que o entendimento sobre o que motiva os funcionários é essencial, já que ajuda a tornar as etapas do trabalho mais prazerosas e a formar equipes mais produtivas e estimuladas pelos propósitos do negócio.

Você deseja melhorar a produtividade e assiduidade da sua equipe? Quer saber como analisar esses perfis comportamentais? Continue com a gente nesse artigo e seja também adepto ao nosso sistema de controle de ponto.

Importância da análise desses perfis comportamentais

Os benefícios da análise dos perfis já se iniciam no momento da contratação desse profissional pela equipe de recursos humanos da empresa. Eles deverão definir se determinado candidato se encaixa nas exigências do emprego ofertado, além de direcioná-lo para o setor específico mais adequado para o seu perfil.

Quando essa separação dos setores leva em consideração as características intrínsecas do colaborador, como as suas dificuldades, esse profissional se sentirá valorizado e capaz de exercer adequadamente a função. Isso auxilia no engajamento desse profissional.

Sendo assim, vale destacar que além da grande importância dada as competências técnicas, é preciso também considerar a inteligência emocional dos candidatos. Essa característica possui grande relação com o perfil comportamental desse indivíduo, já que considera a sua maneira de reagir frente a distintos contextos.

Portanto, entender os comportamentos desses indivíduos desde o momento inicial é se preocupar como ele reagirá em situações de desafios, que poderá vir a acontecer.

Além disso, é importante que seja levada em consideração a diversidade de perfis, já que problemáticas distintas podem surgir em um cenário organizacional, dependendo de diferentes reações e tomadas de decisões.

Com esses cuidados, evita-se uma alta rotatividade nessa empresa, tem-se uma maior produtividade por conta da satisfação e constrói-se uma equipe balanceada e que atenda todas as demandas deste negócio.

Tipos de perfis comportamentais

Ao realizar um mapeamento da personalidade, pode-se perceber que o indivíduo possui mais de um tipo de perfil de comportamental. Nesse sentido, deve-se levar em consideração o perfil dominante, de forma a explorá-lo para que a pessoa reconheça e desenvolva ainda mais suas habilidades.

De uma maneira geral, os testes comportamentais possuem como base quatro principais perfis: comunicador, planejador, executor e analista.

Comunicador

As pessoas que se encaixam nesse perfil possuem facilidade em interagir socialmente e manter conexões com outros indivíduos, já que são bastante carismáticos, além de persuasivos. Por isso, também trabalharão muito bem em equipe e serão capazes de mediar conflitos e tornar o ambiente de trabalho mais leve e agradável.

No entanto, por serem bastante criativos e preferirem uma rotina mais flexível, esses indivíduos não são muito adeptos a regras ou a uma rotina estabelecida e engessada. No entanto, embora não seja a preferência dessas pessoas, elas costumam ter facilidade em se adaptar em casos de necessidade de mudanças.

Para essas pessoas se manterem satisfeitas, o ambiente precisa ser harmonioso e a sua autonomia estimulada.

Planejador

Essas pessoas são adeptas a planejamentos, optando por rotinas mais estáveis e previsíveis. Nesse sentido, são ótimos para trabalhos em equipes, já que são pacientes, empáticos e facilitam a organização do grupo.

Entre as dificuldades dos indivíduos desse perfil, estão as habilidades comunicativas e de improvisação.  Eles também não costumam prezar pela criatividade ou pela inovação, focando essencialmente na qualidade dos trabalhos.

Além disso, essas pessoas costumam falhar em momentos que precisam tomar decisões rápidas, já que possuem grandes dificuldades quando situações saem do seu controle por não seguir aquilo que foi anteriormente planejado e organizado.

Executor

Esses indivíduos se destacam com a sua facilidade na resolução de conflitos e tomada de decisões. Além disso, são bastante criativos, competitivos, perseverantes e gostam de desafios, se mantendo focados até resolvê-los.

Eles possuem facilidade em lidar com regras e metas, buscando sempre cumpri-las. Além disso, costumam lidar muito bem com a atenção ao público, tendo facilidade na comunicação.

No entanto, por terem autoconfiança bem elevada e gostaram de liderar os processos, essas pessoas terão dificuldades em aceitar opiniões alheias ou em serem subordinados. Nesse sentido, costumam ser autoritários, controladores e pouco adaptáveis.

Analista

As pessoas que se encaixam nesse perfil costumam ser bastante organizadas, precisas e comprometidas. Gostam de exercer as atividades com dedicação e são excessivamente autocríticos, visando sempre o mais próximo da perfeição.

No entanto, possuem dificuldade para lidar com pressão externa e com o processo de tomada de decisões, principalmente por conta da sua auto cobrança. Nessa lógica, também costumam levar bastante tempo na execução de suas atividades, sendo pouco práticos.

Como analisar esses perfis?

perfil comportamental

Teste DISC

Existem diversos testes utilizados para a análise de perfis comportamentais. No entanto, o mais utilizado entre eles, costuma ser o DISC, sigla que vem do inglês e está associada a “dominance, influence, steadnisess, conscientiousness”.

Esse teste irá definir as principais características da personalidade de um indivíduo. Isso será realizado a partir de quatro fatores, que formam essa sigla: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Cada um deles irá avaliar o comportamento humano, de maneiras distintas.

Para realizar o mapeamento comportamental de uma pessoa através desse teste, será preciso sugerir algumas situações e verificar como ela reagirá em cada uma das variáveis que compõe o nome do teste:

  1. Dominância: como a pessoa costuma lidar com desafios? Se a pessoa tiver alta pontuação nessa variável, elas serão consideradas com um perfil executor, sendo determinadas, corajosas e eficientes na resolução de problemas. Já as pessoas com baixa pontuação nessa categoria, costumam ser mais conservadoras, moderadas e realistas nessas resoluções.
  2. Influência: como a pessoa costuma lidar com outras pessoas? Caso tenha uma alta pontuação nessa categoria, o indivíduo terá um perfil comunicador. São pessoas mais comunicativas, confiantes e persuasivas. A pontuação baixa, por sua vez, pode indicar insegurança, pessimismo e um perfil mais recatado.
  3. Estabilidade: como a pessoa costuma lidar com mudanças na sua rotina? A pontuação alta indica pessoas com um perfil planejador que mantém um ritmo constante em atividade, sendo persistentes, focados e pacientes. Baixas pontuações se referem a pessoas mais inquietas, impacientes e impulsivas.
  4. Conformidade: como a pessoa costuma lidar com regras? Indivíduos que se destacam nessa categoria possuem perfil analista e costumam ser mais disciplinados, organizados, lógicos e eficientes em suas ações, além de não terem dificuldades em seguir regra. No entanto, aqueles com baixa pontuação são mais independentes, teimosos e alheios a regras.

Sendo assim, tem-se que a partir do teste DISC será possível entender diferentes padrões de comportamentos, classificando esses indivíduos em: perfil executor, comunicador, planejador ou analista. Esses padrões estarão vinculados com os relacionamentos do indivíduo com as pessoas e o ambiente ao seu redor.

Teste MBTI

O modelo de teste comportamental do tipo MBTI, cuja sigla significa em português “Indicador de tipo Myers Briggs” ou “Classificação tipológica de Myers Briggs”, também é bastante usado, mas possui maior variação nos tipos comportamentais.

A partir da análise desse modelo, também chamado de teste das 16 personalidades, será possível definir o perfil psicológico de um indivíduo, a partir das suas características comportamentais e traços de personalidade.

Para a realização dessa análise, será aplicado um questionário que servirá para esclarecer as preferências do indivíduo testado. Esse tipo de avaliação é uma das mais utilizadas no mundo pelas empresas, já que tem alto nível de confiabilidade.

Esse questionário leva em consideração alguns parâmetros comportamentais, divididos em 4 categorias, que englobam a sensação (S) e intuição (N)), o pensamento (T) e sentimento (F), o julgamento (J) e percepção (P) e a extroversão (E) e introversão (I). Cada personalidade será representada por uma sigla formada por 4 letras (as iniciais dos parâmetros dicotômicos descritos).

Na primeira categoria, separa-se os indivíduos em extrovertidos (E) e introvertidos (I). Os primeiros serão pessoas energéticas e que tem facilidade em interagir com outras pessoas. Já os introvertidos são mais tímidos e têm preferência em apreciar sua própria companhia, além de muitos terem problemas de comunicação.

Na segunda categoria, que tem relação com a percepção de mundo, as pessoas podem ser sensoriais (S), que acreditam mais no que é concreto, ou intuitivas (I), que acreditam no que é intuitivo e simbólico, confiando em sua intuição.

Na terceira categoria, relacionada a tomada de decisão, os indivíduos podem ser mais racionais (T), visto que resolvem problemas de forma lógica. Porém, existem também aqueles que são mais sentimentais (E), que priorizam suas emoções frente a razão na hora das escolhas. Os últimos possuem mais facilidade em considerar a opinião alheia.

Na última categoria, que define o estilo de vida dos indivíduos, encontra-se pessoas mais julgadoras (J), que são mais controladoras e estáveis e pessoas mais perceptivas (P), que focam mais na improvisação, levando a vida de forma mais flexível e espontânea.

Assim como outros testes, esse também servirá para avaliar os elementos da personalidade, além das dificuldades, preferências e o comportamento desses indivíduos. Isso é de extrema importância, principalmente em um ambiente organizacional, para que possa prever futuras ações da pessoa analisada.

Sendo assim, um indivíduo que possui personalidade do tipo ISFJ será extrovertido, sensorial, racional e julgador. Essas pessoas também serão descritas como defensoras, já que costumam ser mais acolhedoras, possuem facilidade em se relacionar, costumam levar em conta sua razão na hora de tomar decisões, que costumam ser concretas.

Conclusão

De acordo com o que foi visto nesse artigo, foi possível estabelecer a importância do mapeamento do perfil comportamental dos indivíduos, associado a sua personalidade, principalmente no ambiente de trabalho.

Além disso, foi possível conhecer os métodos utilizados nessas análises, entender os parâmetros considerados além de aprender a interpretá-los. Vale destacar que essa análises são de extrema importância em um ambiente de negócio, visto que servem para aprimorar as equipes, o clima organizacional, além de aumentar o sentimento de pertencimento desses colaboradores.

Sendo assim, o aprendizado sobre como analisar esses perfis têm grande importância para sua empresa, já que te auxiliará em tomadas de decisões corretas desde o momento da contratação dos colaboradores, além da gestão de conflitos internos.

Gostou do nosso conteúdo? Confira outros artigos na nossa página que poderão te ajudar a melhorar a gestão da sua empresa e também te auxiliar no sistema de controle de ponto.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.