5 estratégias de pós-vendas que a sua empresa precisa conhecer

Estratégias de pós-vendas que sua empresa precisa conhecer! Veja mais neste artigo!
Sumário
pós-vendas

Em um cenário de negócios cada vez mais competitivo, a fidelização é essencial para o sucesso de uma empresa. Assim, a jornada do cliente não termina após a compra, pelo contrário, ela continua por meio de estratégias de pós-vendas eficazes.

Isso acontece porque manter um cliente traz vários benefícios, como aumento dos lucros, já que reter é mais barato do que atrair novos leads; fortalecimento da marca, pois clientes satisfeitos recomendam o produto e oferecem feedbacks estratégicos, e muito mais.

Outro ponto que torna essa estratégia de relacionamento essencial, é a melhora no relacionamento que elas geram, evitando o temido Churn.

A taxa de churn representa os cancelamentos em casos de serviços com assinaturas, ou seja, em empresas que utilizam um modelo de recorrência, no qual o cliente paga uma mensalidade, como um plano de saúde ou de internet.

Nesses casos, é necessário sempre demonstrar o valor do produto, e oferecer diferenciais que melhorem a experiência e fidelizam o cliente.

Para lhe ajudar nesta tarefa, separamos 5 estratégias de pós-vendas para começar a aplicar hoje mesmo. Confira!

Estratégias de pós-vendas:

Conheça as principais estratégias que são tendências em 2023.

1. Personalize o atendimento

Personalizar o atendimento faz com que o cliente se sinta especial e mais próximo da marca. Além disso, isso pode ser feito com atitudes simples, que forneçam todas as informações que o cliente precisa e também que preste suporte em caso de problemas. Alguns exemplos são:

  • Envio de mensagens de agradecimento personalizadas;
  • Fornecimento de informações adicionais relevantes sobre o produto ou serviço adquirido;
  • Disponibilidade para responder a quaisquer perguntas ou preocupações, por meio de um atendimento que se preocupe com a necessidade individual do consumidor.

Assim, é possível criar uma conexão emocional, mostrando ao cliente que sua satisfação é uma prioridade contínua nas estratégias de pós-vendas eficazes. Não se esqueça de também considerar a importância de manter um time de treinado de atendimento para que essas ações de estratégias de pós-vendas sejam possíveis.

2. Recolha Feedbacks e avaliações

Os clientes apreciam quando suas opiniões são valorizadas. Por isso, incorporar programas de feedback e avaliação pós-compra não apenas fornece à empresa informações cruciais para melhorar seus produtos ou serviços, como também gera uma oportunidade para recompensar a participação ativa dos clientes.

Mais uma vez, em casos de empresas com serviços de assinatura, é indispensável que essas avaliações sejam constantes. Assim, uma dica que pode ser aplicada, é sempre realizar pesquisas NPS para controle da satisfação e, caso seja identificada uma nota detratora, solicitar um feedback detalhado do cliente.

3. Tenha um Plano de Comunicação

Manter-se presente na mente do cliente é vital. Dessa forma, tenha um plano de comunicação para estar sempre em contato com o eles, compartilhando informações relevantes, como atualizações de produtos, lançamentos ou promoções especiais.

Sua empresa também pode considerar a produção de materiais ricos, e-books, infográficos, cursos e outros para estratégias de pós-vendas. Essa é uma forma de aumentar da autoridade da sua marca e fornecer um material educativo que ajudará o cliente e contribuirá para a ligação dele com a marca, visto que ele terá acesso a informações valiosas de maneira gratuita.

pós-vendas

Por fim, se atente às plataformas escolhidas para enviar e disponibilizar essas comunicações (redes sociais, e-mail, blogs…). Afinal, é preciso escolher aquelas em que o cliente está presente, sendo essencial uma análise para identificar esses canais que têm a preferência do seu público-alvo.

4. Tenha um SAC

Problemas podem sempre aparecer. Por isso, oferecer suporte contínuo demonstra comprometimento com a satisfação para as estratégias de pós-vendas eficazes. Assim, essa estratégia não apenas fortalece o relacionamento, mas também proporciona uma experiência abrangente, reforçando o compromisso da empresa com o sucesso contínuo do cliente.

Portanto, não se esqueça de ter um SAC com uma equipe treinada para oferecer suporte ao seu público sempre que aparecer alguma necessidade. Além disso, você também pode utilizar chatbots para ajudar com dúvidas simples, como forma de acelerar o tempo de resposta.

5. Tenha o Clube de Benefícios da sua marca

Nossa última dica, é uma estratégia que manterá o seu produto sempre com diferenciais e novidades para os clientes: o clube de benefícios.

Ao oferecer vantagens exclusivas, como descontos e gratuidades, o clube de benefícios mantém os clientes engajados a longo prazo, pois mesmo que ele não precise utilizar o serviço que contratou naquele momento, ele ainda poderá desfrutar dos benefícios oferecidos pela marca.

Além disso, ter o acesso a uma plataforma exclusiva também contribui para construir uma maior proximidade, devido à sensação de pertencimento, algo essencial para fidelizar os clientes.

Conclusão

Em resumo, investir em estratégias de pós-vendas é algo indispensável para o sucesso de uma empresa. Desde um atendimento personalizado até ferramentas de engajamento mais complexas, como o clube de benefícios, cada ação contribui para uma experiência do cliente mais rica e duradoura.

Portanto, ao implementar essas abordagens de maneira consistente, a marca estará construindo relações sólidas e duradouras, tornando-se uma escolha natural para os consumidores e, consequentemente, maximizando o valor do seu serviço ou produto.

Quer aprender mais sobre esses e outros assuntos? Então confira outros artigos do nosso Blog.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog