Funcionários terceirizados: como o controle de ponto auxilia o trabalho destes profissionais

Certamente é um desafio controlar funcionários terceirizados ou alocados em outras empresas. Veja como fazer sem dor de cabeça! Veja mais neste artigo!
Sumário
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Atualmente, o trabalho terceirizado é uma das formas de atuação no mercado de trabalho que mais crescem. Isso porque as empresas investem cada vez mais em trabalhos específicos, o que é oferecido por redes terceirizadas. Ainda existem muitas dúvidas sobre o trabalho e suas implicações, assim como atitudes necessárias às empresas para melhor trabalhar com esses colaboradores. Este artigo abordará técnicas, como o controle de ponto para funcionários terceirizados, que são essenciais para maximizar resultados em grandes negócios. Se você se interessa por este tipo de conteúdo, não deixe de conferir o texto a seguir na íntegra!

O que é trabalho terceirizado?

Durante muito tempo, havia apenas dois tipos de trabalho: o formal e o informal. O primeiro se refere às vagas de emprego com efetivação da empresa, salário mensal e vantagens especiais. Já o segundo, também conhecido como trabalho sem carteira assinada, é um vínculo mais fraco e que não possui tantas garantias. Porém, ainda existia um espaço no mercado para alguns profissionais que não podem ser colocados em categorias formais, nem em informais. Assim, surgiram os profissionais terceirizados.

O trabalho terceirizado se refere aos trabalhadores que oferecem seus serviços a uma empresa terceirizada, e essa funciona como uma ponte entre os profissionais e outras empresas. Assim, o trabalhador possui uma ligação com empresas maiores, porém sem vínculo empregatício.

É possível escolher que tipo de serviço o funcionário terceirizado realizará?

Logo que o serviço de terceirização surgiu, só era possível contratar prestadores de serviços para realizar certos trabalhos. A maioria deles era relacionado a algum tipo de função de apoio, geralmente ligadas a segurança e limpeza. Porém, atualmente já é possível deferir outros cargos a trabalhadores terceirizados. Para isso, a empresa deve organizar as atividades que ele deseja que esse profissional realize.

Além disso, também é possível solicitar trabalhadores específicos para as empresas, principalmente ao lidar com condições técnicas. Nem sempre é fácil, mas algumas empresas prestadoras conseguem fazer bons acordos com funcionários especializados para realizar contratos terceirizados. Mesmo assim, é importante investir nesse profissional, de forma que ele se torne ainda mais qualificado antes de realmente trabalhar na empresa.

Qual a vantagem do trabalho terceirizado para o empregador?

A principal vantagem do serviço de empresas terceirizadas é o custo-benefício dessa oportunidade. Não é segredo para ninguém que empresas com grandes quadros de funcionários lidam com vários desafios relacionados à manutenção desses profissionais. Isso envolve pagamento de salários, benefícios como vale-refeição, e impostos obrigatórios.

Além disso, algumas empresas também investem pesado em treinamento, o que encarece o custo dos colaboradores. Dessa maneira, nem sempre é ideal manter tantos funcionários ativos na empresa de modo formal. Como os trabalhadores terceirizados não possuem vínculo empregatício com a empresa, os custos de manutenção dessas pessoas é bem menor. Assim, eles se tornam bem interessantes do ponto de vista administrativo da companhia.

Qual a vantagem do trabalho terceirizado para o empregado?

Engana-se quem acredita que o trabalho terceirizado é vantajoso apenas para a empresa, uma vez que existem qualidades únicas deste serviço para os profissionais. De fato, a maioria das pessoas está em busca de oportunidades de trabalho com garantias, mas ainda sim é possível obter algumas vantagens com a terceirização.

A principal vantagem do trabalho terceirizado para os profissionais é a oportunidade de trabalhar em diversas áreas de grandes empresas. Assim, o profissional consegue reunir conhecimentos vastos sobre várias áreas, o que torna seu conhecimento único. Dessa forma, ele consegue melhorar o seu currículo até encontrar o trabalho dos sonhos.

Quais as desvantagens da terceirização?

Infelizmente, o trabalho terceirizado nem sempre traz vantagens para todas as empresas.  Companhias que possuem fortes valores culturais, geralmente, sentem dificuldade para lidar bem com funcionários terceirizados. Como não há ligação direta entre os dois interesses, é muito difícil fazer com que este colaborador se sinta parte da equipe e entenda os valores da empresa.

Outro problema é que as empresas terceirizadas nem sempre procuram os funcionários mais qualificados para o trabalho. Diferentemente do recrutamento clássico, como o talent acquisitions, que foca em encontrar o candidato perfeito, a terceirização procura o candidato mais rápido. Ou seja, aquele que aceitar a vaga mais rapidamente será contratado para realizar o serviço. Apesar desta dura realidade, é possível transformar a relação dos funcionários com a empresa terceirizada rapidamente.

Como ter uma boa relação com funcionários terceirizados?

Assim como funcionários formais, é preciso investir no relacionamento da empresa com os colaboradores contratados de forma terceirizada. Isso porque, empresas focadas no crescimento dos colaboradores, mesmo sem vínculo direto, tendem a ter mais sucesso no mercado. Por isso, é importante garantir a motivação dessas pessoas para entregar resultados cada vez melhores.

1. Fazer parte da equipe, mesmo que não oficialmente

Um dos maiores erros ao contratar empresas terceirizadas é tratá-las de forma extremamente diferente dos funcionários comuns. É claro que existem diferenças, mas elas não deveriam ser tão drásticas a ponto de criar uma inimizade entre os colaboradores. Para evitar esse problema, uma boa ideia é treinar todo o pessoal em conjunto ao promover ações colaborativas. Assim, além de evitar atritos, você conseguirá nivelar a produção na empresa de modo eficiente.

2. Trabalhe com feedback

A melhor forma de garantir que o trabalho está sendo bem feito é por meio de feedbacks. Com isso, é possível gerenciar os funcionários terceirizados sem interferir no processo da empresa contratante. Com o feedback, a própria empresa se redirecionará para melhor atender às suas demandas.

3. Fique de olho em talentos

Já ouviu falar em turnover? Esse termo, geralmente, se refere a perda de funcionários treinados e com grandes resultados para uma empresa. Muitas pessoas não sabem, mas também pode ser custoso perder um funcionário ou uma empresa terceirizada. Isso porque, como qualquer funcionário, ele é treinado e se adapta a empresa, e para repô-lo, é necessário tempo e dinheiro.

Então, uma ótima forma de reduzir o turnover é prestar atenção aos funcionários mais talentosos da empresa terceirizada. Ao perceber que um colaborador essencial deixou a empresa, você poderá oferecê-lo uma vaga na própria rede de modo formal.

4. Estimule a cultura colaborativa

De fato, é complicado lidar com a cultura colaborativa quando o quadro de funcionários é composto por profissionais efetivos e terceirizados. É um grande desafio para o RH encontrar maneiras de trabalhar esse tema que, quando superado, pode melhorar a empresa. Uma forma de fazer isso é aumentar a frequência de workshops com foco na cultura e atualização da empresa.

Desta maneira, é possível que os funcionários terceirizados coloquem a sua visão sobre a empresa como parte da cultura da rede. Isso ajuda a melhorar o contato de várias áreas da corporação com os profissionais terceirizados e diminui intrigas entre elas.

5. Mantenha uma boa comunicação com a empresa prestadora

Não é incomum observar problemas entre a empresa contratante e a prestadora quanto a serviços terceirizados. Como ainda existem muitas dúvidas quanto aos limites da terceirização, manter uma boa comunicação com a prestadora é essencial. Desta forma, você garante que será mais fácil solucionar qualquer problema que possa surgir.

6. Invista no ambiente de trabalho

controle de ponto funcionários terceirizadosO ambiente de trabalho é uma das questões que mais causa discussões no mundo corporativo. Apesar de não ser novidade, muitos gerentes e CEOs não acreditam no poder que um bom ambiente de trabalho pode ter. Um local organizado e funcional pode aumentar drasticamente o rendimento dos funcionários, pois esse investimento demonstra confiança do investidor.

A tecnologia ajuda muito na questão da organização do ambiente de trabalho, principalmente no que concerne ao controle de ponto. O controle de ponto eletrônico é uma maneira prática e eficiente de contabilizar horas trabalhadas, evitando problemas nessa área. O Genyo é uma das redes mais preparadas para atender empresas que desejam investir no ambiente de trabalho. Para saber mais sobre os serviços da rede, clique aqui.

Afinal, o que é o controle de ponto?

O controle de ponto é uma forma operacional de organizar a entrada e saída de funcionários durante o expediente. Para garantir máxima eficiência, foram criadas plataformas que contabilizam esses dados de forma mais precisa e segura. Assim surgiu o sistema de controle de ponto eletrônico. Essa ferramenta permite que a empresa tenha mais informações sobre os funcionários e possa remunerá-los de forma justa.

Qual a vantagem do controle de ponto?

Você sabia que uma das maiores causas de brigas na justiça são os processos trabalhistas?

A grande maioria desses processos está relacionada com alguma irregularidade no pagamento de funcionários. Isso porque há algum tipo de desacordo quanto às horas trabalhadas pelos funcionários, o que é avaliado por juízes. O problema é que esses processos levam muito tempo e costumam ser dispendiosos, além de mancharem a imagem da corporação. Por isso, a melhor maneira de evitar problemas desta natureza é garantir um controle assertivo sobre o expediente dos funcionários.

Como fazer um bom controle de ponto?

Com a obrigatoriedade da contabilização de horas trabalhadas por parte da empresa, muitos empresários estão à procura de dicas para isso. Existem diversos tipos de controle de ponto, cada um com vantagens únicas, que se adaptam às mais diversas redes de trabalho. Independentemente do tipo escolhido, é preciso que a empresa garanta os seguintes tópicos:

1. Controle de entradas e saídas totais

O principal objetivo do controle de ponto é organizar o horário de trabalho dos funcionários. Dessa forma, é imprescindível que o registro contenha informações de todos os dias trabalhados pelos funcionários, assim como horas-extras.

2. Acesso aos dados

Esses registros precisam estar disponíveis em um local que possa ser acessado tanto pela empresa, quanto pelo funcionário. Isso permite que ambos estejam assegurados em caso de discordância quanto a algum detalhe do expediente.

3. Proteção de terceiros

Esse tipo de dado deve ser mantido em grande segurança, pois são informações pessoais sobre o horário de trabalho dos funcionários. Desta maneira, é necessário prevenir o acesso de qualquer pessoa não autorizada, mesmo que os documentos estejam em papel ou armazenados eletronicamente.

Qual a melhor forma de garantir esses tópicos?

Com uma boa organização, qualquer tipo de controle de ponto pode ser eficiente e atender a esses requisitos. Porém, nem todos eles são práticos, pois podem lidar com muitos documentos de maneira não funcional. Assim, atualmente, a melhor maneira de oferecer esse serviço é por meio do sistema digital. Com ferramentas modernas e seguras, o controle de ponto eletrônico oferece recursos como cálculo automático de horas trabalhadas e sistema de métricas gerenciais. Ambos essenciais a grandes negócios.

É preciso de controle de ponto para terceirizados?

Sim! Todos os funcionários, terceirizados ou não, devem fazer parte do programa de controle de ponto eletrônico de uma empresa. De acordo com as normas da CLT, todos os funcionários de uma mesma empresa devem receber os mesmos serviços. Dessa maneira, eles também devem ser contabilizados ao controlar o horário dos funcionários.

Como fazer o controle de ponto para funcionários terceirizados?

Muitos empresários acreditam que o controle de funcionários terceirizados deve ser realizado apenas pela empresa que os contratou. Porém, é importante que a empresa também tenha uma noção sobre o trabalho desses colaboradores, pois ela pode ser processada em caso de inadimplência. Se a empresa prestadora de serviços deixar de pagar alguma quantia, a empresa que contratou o serviço será responsabilizada.

Como dito anteriormente, todos os serviços oferecidos por uma empresa devem abranger também o pessoal terceirizado. O único porém é que o controle de ponto de funcionários terceirizados precisa ser feito de forma separada. Isso porque eles não estão inscritos no mesmo CNPJ dos funcionários efetivados e precisam de um sistema único para organizar seus dados.

Conclusão

Os profissionais terceirizados podem trazer enormes riquezas para uma empresa, basta saber aproveitar. Com as medidas corretas e melhoramento contínuo, é possível fazer um lindo trabalho com uma equipe diversa e colaborativa. Para garantir um bom rendimento destes colaboradores, é preciso investir em:

  • Treinamento;
  • Feedback;
  • Interação da equipe;
  • Investimento em tecnologia de controle de ponto eletrônico.

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