Como tirar número do PIS online: Passo a passo atualizado

Passo a passo de como tirar número do PIS online! Simplifique o processo para você, para o setor de RH e funcionários. Veja mais neste artigo!
Sumário
como tirar número do pis

Compreender o processo de cadastro do número do PIS é fundamental para evitar problemas futuros e assegurar os direitos trabalhistas dos funcionários. Nesse sentido, surge a dúvida: como tirar número do PIS pela internet?

Vale lembrar que o PIS, ou Programa de Integração Social, é o cadastro necessário para garantir benefícios trabalhistas, como abono salarial e seguro-desemprego.

Existem diferentes maneiras de tirar o número do PIS, seja por telefone, aplicativos ou pelo Conectividade Social ICP.

Da mesma forma, é possível consultar o número do PIS em documentos físicos como a Carteira de Trabalho e Cartão Cidadão, além da modalidade online da Carteira de Trabalho Digital.

Com isso em mente, confira abaixo tudo que você precisa saber para entender como tirar número do PIS para os funcionários da sua empresa!

O que é PIS? Como funciona?

O Programa de Integração Social (PIS) é um cadastro obrigatório para todos os trabalhadores do setor privado registrados no regime formal (com carteira assinada).

A iniciativa foi criado em 1970 com o objetivo de integrar os empregados no desenvolvimento das empresas e garantir seus direitos e benefícios trabalhistas.

O PIS é administrado pela Caixa Econômica Federal e difere do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), que é destinado aos servidores públicos e gerido pelo Banco do Brasil.

Para ter acesso aos benefícios oferecidos pelo PIS, como o abono salarial, a participação nos lucros, o Fundo de Amparo ao Trabalhador e a formação profissional, os trabalhadores devem possuir o número do PIS ou o CPF – vamos falar mais sobre isso no decorrer do artigo.

PIS e PASEP são diferentes?

Muitas pessoas confundem o PIS e o PASEP, mas eles têm finalidades distintas.

O Programa de Integração Social (PIS) é voltado para os trabalhadores do setor privado, enquanto o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é destinado aos funcionários públicos.

Além disso, esses programas são administrados por instituições diferentes. O PIS é gerido pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP pelo Banco do Brasil.

Ambas as instituições são responsáveis por receber as contribuições das empresas e órgãos públicos e realizar os pagamentos dos benefícios aos trabalhadores.

As datas de pagamento, os valores dos benefícios e os responsáveis pelos pagamentos são diferentes entre o PIS e o PASEP.

Normalmente, os beneficiários do PIS recebem os pagamentos de acordo com o mês de nascimento, e os segurados do Pasep garantem acesso aos depósitos por meio do Número de Inscrição.

Porém, em 2024, o Governo Federal decidiu unificar o calendário de pagamento do PIS Pasep com o objetivo de oferecer mais praticidade aos trabalhadores. Desse modo, neste ano, todos passam a receber de acordo com o mês de aniversário.

Como tirar o número do PIS para o funcionário?

Agora, chegamos ao ponto central do nosso guia: como tirar o número do PIS para o funcionário?

Esse questionamento é feito, principalmente, por profissionais de RH e DP. Afinal de contas, estes departamentos são responsáveis pelos lançamentos na Carteira de Trabalho dos funcionários.

O processo para obter o número do PIS de um funcionário pode ser realizado de maneira simples e eficiente. Existem várias opções e canais disponíveis para efetuar o cadastramento e consulta do PIS.

Uma das formas mais práticas de consultar o número do PIS é por telefone. O colaborador ou o setor de RH pode entrar em contato com o serviço de atendimento da Previdência Social, discando para o número 135, ou ligar para o Caixa Cidadão da Caixa Econômica Federal no 0800 726 0207.

Outra opção é utilizar a Carteira de Trabalho Digital ou o aplicativo do FGTS. Ambas as plataformas oferecem a facilidade de emitir e consultar o número do PIS. Os aplicativos estão disponíveis gratuitamente para Android e iOS.

Também é possível acessar o Conectividade Social ICP, plataforma que permite o cadastramento do PIS pela internet.

No entanto, devemos ressaltar que empresas sob regime de Lucro Presumido ou Lucro Real precisam possuir certificado digital para acesso ao sistema.

Já as empresas sob regime tributário Simples Nacional podem solicitar uma permissão para usuário externo.

A Caixa Econômica Federal, responsável pela administração do PIS, também disponibiliza o cadastramento e consulta do número do PIS nas agências, caso a empresa não tenha CNPJ ou utilize o CEI.

Para efetuar o cadastramento de vários funcionários de uma vez, os empregadores podem optar pelo cadastramento em lote, realizado através do sistema Conectividade Social.

Todas essas variedades de métodos de consulta e cadastramento do número do PIS proporcionam agilidade e praticidade tanto para o empregador quanto para o funcionário.

Métodos de Consulta do PIS Requisitos
Telefone (135 da Previdência Social ou Caixa Cidadão) Nenhum requisito específico além de informações pessoais
Carteira de Trabalho Digital ou aplicativo do FGTS Nenhum requisito específico além de informações pessoais
Conectividade Social ICP Empresas sob Lucro Presumido ou Lucro Real precisam possuir certificado digital
Agência da Caixa Econômica Federal Empresas sem CNPJ ou utilizando CEI para registro dos funcionários

Portanto, conhecer as opções disponíveis para tirar o número do PIS é uma prática importantíssima para garantir os direitos trabalhistas dos colaboradores e simplificar os processos de registro e acesso aos benefícios.

O que é o espelho do PIS?

O espelho do PIS, também conhecido como extrato do PIS, é um documento que contém informações essenciais sobre o cadastro de um colaborador no Programa de Integração Social (PIS).

Ele fornece uma visão detalhada das principais informações relacionadas ao benefício concedido pelo PIS.

No espelho do PIS, é possível encontrar dados importantes, como o número do PIS, o nome do empregado, o saldo das contas, a data de saque do benefício, bem como o tipo e o valor do benefício.

Essas informações são cruciais para que os trabalhadores possam consultar e comprovar os valores que possuem direito dentro do programa.

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Importância do número do PIS para RH e DP

O PIS (Programa de Integração Social), como citamos anteriormente, é um cadastro obrigatório para os trabalhadores do setor privado que garante o acesso a benefícios como o abono salarial e o seguro-desemprego.

Portanto, é responsabilidade do RH orientar os colaboradores sobre a importância desse cadastro e garantir que todas as informações sejam corretamente registradas.

Sob o mesmo ponto de vista, o não cadastramento dos funcionários no PIS pode acarretar em problemas legais, como a negação do abono salarial e possíveis indenizações.

Desse modo, o RH deve estar atento a cada etapa do cadastro para evitar essas situações desvantajosas tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Tudo sobre o PIS: Requisitos, valor, calendário e mais

Além dos aspectos já abordados, há mais informações relevantes sobre o PIS que podem ajudar a entender o programa e seus benefícios.

Abaixo, mostramos tudo que você precisa saber sobre o PIS, desde os requisitos de pagamento até a definição dos valores.

Requisitos para receber o PIS

  • Para receber o abono salarial do PIS, é necessário atender a certos requisitos.
  • O trabalhador deve ter o cadastro no PIS há pelo menos cinco anos e ter recebido uma remuneração de até dois salários mínimos durante o ano-base.
  • Além disso, precisa ter exercido atividade profissional remunerada para Pessoa Jurídica (ou pessoa física equiparada a jurídica) durante o ano-base.
  • Por fim, é necessário ter as informações devidamente fornecidas pelo empregador na RAIS.

Ano-base do PIS 2024

  • Normalmente, o abono salarial do PIS Pasep corresponde à atividade profissional dos trabalhadores no ano imediatamente anterior ao pagamento.
  • Em termos mais práticos, o PIS de 2024 deveria levar em conta o trabalho dos brasileiros em 2023.
  • Porém, em 2021, o PIS não foi pago. Logo, o programa se encontra com um ano de defasagem.
  • Ou seja: em 2024, o ano-base do PIS é 2022. Em 2025, será 2023, e assim sucessivamente.

Valor do PIS 2024

  • O valor do abono salarial é definido anualmente e varia de acordo com o tempo de trabalho e a remuneração do colaborador.
  • Quanto mais tempo trabalhado e maior a remuneração, maior será o valor do benefício.
  • Em 2024, os valores do PIS variam entre R$ 117,67 e R$ 1.412,00, a depender do número de meses trabalhados no ano base.

Passo a passo para tirar o número do PIS 202

Cadastrar um funcionário no Programa de Integração Social é um processo relativamente simples, mas é importante que o setor de RH siga o procedimento correto.

Para realizar o cadastramento e obter o número do PIS, existem diferentes opções disponíveis; confira abaixo:

Pelo telefone

  • Uma opção é entrar em contato com os serviços de atendimento da Previdência Social ou da Caixa Econômica Federal pelo telefone.
  • Você pode ligar para o número 0800-726-0207 da Caixa ou para o número 135 da Previdência Social.
  • Nesses canais, os atendentes podem fornecer as informações necessárias e auxiliar no processo de cadastro do PIS.

Pelo site da Caixa Econômica Federal

  • A Caixa Econômica Federal também disponibiliza a opção de cadastrar o PIS pelo seu site.
  • Para isso, é necessário acessar o site da Caixa, procurar a área de cadastro do PIS e seguir as orientações fornecidas.
  • Existem diferentes procedimentos dependendo da situação da empresa, como o uso de certificado digital para empresas no Lucro Presumido ou Real, ou autorização de usuário externo para empresas no Simples Nacional.

Através da Carteira de Trabalho Digital

  • A Carteira de Trabalho Digital é uma ferramenta que permite acessar diversas informações trabalhistas, inclusive o número do PIS.
  • Para utilizar esse recurso, é necessário ter a Carteira de Trabalho Digital instalada em seu dispositivo móvel ou acessar o portal do governo para realizar o cadastro e consultar o número do PIS.

Calendário PIS 2024: Datas de pagamento

Por último, é hora de mostrar o calendário de pagamento do PIS Pasep 2024, de acordo com as datas divulgadas pelo Governo Federal.

Como citamos anteriormente, o PIS Pasep 2024 teve o calendário antecipado com o objetivo de garantir mais praticidade para os beneficiários.

Desse modo, tanto os segurados do PIS quanto os beneficiários do Pasep recebem os pagamentos nas mesmas datas, de acordo com o mês de nascimento.

Sem mais delongas, veja abaixo o calendário PIS Pasep 2024 atualizado:

  • Nascidos em Janeiro: 15 de fevereiro de 2024;
  • Nascidos em Fevereiro: 15 de março de 2024;
  • Nascidos em Março e Abril: 15 de abril de 2024;
  • Nascidos em Maio e Junho: 15 de maio de 2024;
  • Nascidos em Julho e Agosto: 15 de junho de 2024;
  • Nascidos em Setembro e Outubro: 15 de julho de 2024;
  • Nascidos em Novembro e Dezembro: 15 de agosto de 2024.

Seja qual for o mês de nascimento, os trabalhadores podem sacar o PIS Pasep até o dia 28 de dezembro. Quem não fizer o pedido até essa data terá que esperar o abono salarial 2025 para receber os valores. Não perca tempo!

FAQ

Como tirar número do PIS?

O número do PIS pode ser obtido de diferentes maneiras, como por telefone, aplicativos ou pelo Conectividade Social ICP. Também é possível consultar o número em uma agência da Caixa Econômica Federal.

O que é o PIS?

O PIS, ou Programa de Integração Social, é um cadastro necessário para garantir benefícios trabalhistas, como abono salarial e seguro-desemprego.

PIS e PASEP são diferentes?

Sim, o PIS e o PASEP são programas de contribuição social com finalidades distintas. O PIS é voltado para os trabalhadores do setor privado, enquanto o PASEP é destinado aos servidores públicos.

Como tirar o número do PIS para o funcionário?

O número do PIS para o funcionário pode ser tirado de forma simplificada, por telefone, aplicativos, pelo site Conectividade Social ICP ou em uma agência da Caixa Econômica Federal.

O que é o espelho do PIS?

O espelho do PIS, também conhecido como extrato, é um documento que contém informações relevantes, como o número do PIS e o valor do benefício.

Como consultar o número do PIS?

É possível consultar o número do PIS por telefone, através do serviço Caixa Cidadão ou da Previdência Social. Também é possível fazer a consulta através de aplicativos e sites específicos, como o app da Carteira de Trabalho Digital, o app do FGTS e o site do CNIS.

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