03 set 2020

Relógio de ponto digital: 5 motivos para começar a usar!

controle de ponto biométrico

Você já parou para pensar que bater ponto é a primeira e a última coisa que os funcionários de sua empresa fazem todos os dias? Além de começo e final do expediente a equipe também usa o relógio de ponto para registrar entrada e saída da hora do almoço.

Dependendo do sistema de ponto usado aí na sua firma, no final das contas, o cumprimento dessa obrigação legal resulta em muito tempo perdido. Mas e se eu te contar que não há motivos de perder nem mais um minuto com essa tarefa rotineira? E se eu te dizer que a fila em frente ao relógio de ponto vai simplesmente acabar?

Não é mágica, nem milagre e muito menos promessas que vão do nada para o lugar algum. É tudo uma questão de tecnologia, simples assim. Trata-se do relógio de ponto digital, a solução que revoluciona qualquer a gestão de pessoas.

Ficou curioso para saber sobre esse assunto? Então, continue por aqui! Garanto que no final da conversa, o seu atual controle de ponto vai ser lembranças de um passado recente.

 

Por que usar relógio de ponto digital na empresa?

Antes de entrarmos nessa questão, você precisa saber que há uma imensa lista de motivos para usar o relógio de ponto digital aí na sua empresa. Essa tecnologia automatiza e facilita o desenvolvimento de algumas funções que consomem muito esforço do gestor de pessoas.

Para não tomar muito do seu tempo precioso, este texto reúne 5 motivos para você adotar essa moderna forma de controle de ponto. Você está preparado para inovar?

 

1. Controle de ponto digital é permitido por lei

Publicada em 2011, a portaria 373 MTE autorizou a utilização de formas alternativas de controle de ponto dos funcionários. De acordo com Art. 2° do documento redigido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, “os empregadores poderão adotar sistemas alternativos eletrônicos de controle de jornada de trabalho, mediante autorização em Acordo Coletivo de Trabalho.

 

2. Uma questão de praticidade

Na era da internet das coisas, não há mais motivos para que o departamento pessoal passe longas horas fechando folha de ponto, calculando pagamentos, lançando faltas e lidando com tantas tarefas burocráticas. Com as praticidades do relógio de ponto digital, o seu DP ganha tempo para dedicar-se às outras tarefas importantes, como, por exemplo, fiscalizar o cumprimento das normas e evitar processos trabalhistas para a companhia.

 

3. É uma solução ecologicamente correta

Um funcionário que trabalha em horário integral bate ponto quatro vezes por dia. Considerando que para cada batida o relógio emite um comprovante, e a jornada de segunda à sexta, uma pessoa produz cerca de 20 papeizinhos por semana. Multiplicando por quatro semanas, essa média pode chegar a 80.

É muito papel, concorda? E quando chega o momento de jogar tudo isso fora?

Agora, pensa em uma empresa que tenha, no mínimo 20 funcionários… São, pelo menos, 1600 comprovantes por mês! Por ano, quantos quilos de papel será que essa firma produz? A quantidade é imensa, e o meio ambiente leva prejuízo. Afinal de contas, o papel é produzido a partir de polpa de celulose, insumo fabricado por processos industriais, cuja matéria-prima são as árvores.

Com o relógio de ponto digital, não há necessidade de imprimir comprovantes. Todos os registros ficam seguramente armazenados em um software, cujo acesso pode se dá a qualquer momento. Trata-se de uma tecnologia prática, legal e ecologicamente correta.

 

4. Ajuda sua empresa a conter gastos

No item anterior desta lista, você viu que que outras tecnologias fornecem comprovantes físicos. Além disso, há relógios de ponto que precisam de energia elétrica para funcionar. Duas despesas aparentemente irrisórias, mas que a médio/longo prazo geram custos consideráveis.

Com o controle de ponto digital, sua empresa cortará as bobinas de papel do orçamento e terá um aparelho a menos ligado na tomada. No final de um semestre, por exemplo, seu departamento financeiro te dará ótimas notícias a respeito da verba economizada com a contenção dessas duas despesas.

 

5. Evita a contaminação por Covid-19

O relógio de ponto digital um sistema prático, amparado por lei, amigo da natureza e que gera economia. Para melhorar, essa tecnologia é forte aliada na propagação de vírus e bactérias.

 “Como assim?”, você sabiamente questiona. A resposta é simples: com o controle de ponto digital, o funcionário pode bater ponto usando o telefone celular. Sendo assim, não há compartilhamento de tela biométrica entre colegas. Em tempos de pandemia de Covid-19, toda medida é válida para evitar que o Coronavírus se espalhe.

Fica a reflexão: com a iminente retomada de trabalho in loco, a biometria passa a ser um problema e o relógio de ponto digital a solução.

 

Genyo, o melhor controle de ponto digital para sua empresa

Se você chegou até aqui, certamente percebeu que o relógio de ponto digital é a solução que o seu departamento pessoal precisa para automatizar processos burocráticos. Além disso, essa tecnologia te ajuda a conter despesas e faz bem à natureza.

O controle de ponto digital Genyo é a opção mais indicada, econômica e eficiente para a sua empresa. Por não demandar instalações e manutenções técnicas, a aplicação do Genyo é um trabalho a menos na to do list equipe de TI. Além do mais, o sistema funciona no computador e oferece aplicativo grátis para Android e iOS.

O sistema possui usabilidade intuitiva, design moderno e blindado contra invasão de hackers. Além disso, há várias funcionalidades que auxiliam os gestores na elaboração de métricas estratégicas para o desenvolvimento de qualquer ambiente profissional. Para começar, tem como acompanhar a batida de ponto em tempo real. Também é possível calcular horas excedentes de forma automática, criar escalas de trabalho e fechar a folha de ponto em questão de minutos!

Veja bem: faltam apenas alguns cliques para você sentir os efeitos da relação custo x benefício do Genyo! Crie já sua conta, e automatize uma série de burocracias que consomem tempo de todos os seus funcionários.

3 Comentários
  1. informações sobre relógios de ponto dia 05/10/2021 às 14:30 - Responder

    Nossa eu estava precisando de umas informações sobre relógios de Ponto, achei todas incríveis! Obrigada!!!

  2. Marcelo Ponte Verde dia 27/01/2022 às 11:18 - Responder

    Gostei muito do seu conteúdo e gostaria de acrescentar que já vivi isso no mercado de trabalho tbm!

    • Leopoldo Magnus dia 25/04/2022 às 12:18 - Responder

      Obrigada por compartilhar com a gente, Marcelo!

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)