27 jul 2022

Controle de ponto automatizado: o que é e quais os benefícios?

Controle de ponto automatizado

O controle de pontos pode ser um dos principais desafios para a equipe de RH de uma empresa. Isso acontece, pois existem diversos fatores que influenciam negativamente na realização dessa atividade de forma manual. Pensando nisso, o Genyo elaborou o controle de ponto automatizado para que a sua empresa consiga exercer essa atividade de forma fluida e inteligente.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia?

Então vem com a gente!

Controle de ponto: o que é e como surgiu?

De maneira geral, sabemos que o controle de ponto do trabalhador nada mais é que a realização do registro da entrada e saída de um funcionário em sua jornada de trabalho. A algum tempo atrás, esse processo de registro era feito de forma manual, a partir do preenchimento físico de planilhas e do relógio mecânico, por exemplo.

Entretanto, com o desenvolvimento das empresas e a recorrência de casos de fraude dentro dos estabelecimentos de trabalho, as equipes de Departamento Pessoal e Recursos Humanos se encontraram cada vez mais atarefados com o fechamento do controle de pontos mensais.

Isso acontece, pois, dessa forma, todo o recolhimento de dados deveria ser feito manualmente, passando as informações do manuscrito ou do relógio mecânico para um computador. Somente assim os analistas de RH seriam capazes de realizar a análise de faltas, atrasos e horas extras de um funcionário, por exemplo.

O grande problema do ponto manual é que ele exigia que os trabalhadores do departamento pessoal investissem uma alta quantidade de tempo e um grande número de colaboradores para recolher esses dados.

Como consequência, uma alta quantia de dinheiro era gasta para a execução dessas atividades.

O controle de ponto surgiu como um método de controle para que as empresas e os órgãos jurídicos tivessem controle de que as atividades exercidas por um trabalhador estivessem de acordo com o previsto na legislação. Além disso, também era possível verificar se o funcionário realmente estava cumprindo com o contrato estabelecido no momento de admissão.

Controle de Ponto Automatizado

Considerando todos os problemas recorrentes do controle de ponto manual/mecânico, foram desenvolvidos diversos métodos de controle de ponto automatizado e digital que permitiam que os colaboradores do departamento de recursos humanos pudessem exercer as suas atividades com um melhor desempenho.

De maneira geral, esses contadores funcionam a partir da captação de dados como a digital, o reconhecimento facial, senhas ou cartão magnético. Diferente dos modelos mais arcaicos, essa tecnologia consegue transferir os dados diretamente para o sistema, facilitando assim a captação das informações pelo Departamento Pessoal da Empresa.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado que contam com esse funcionamento. Eles estão substituindo gradativamente os modelos mecânicos, por conseguir evitar a ocorrência de fraudes no sistema.

Há algum tempo atrás, por exemplo, existia um grande número de ocorrências de fraude onde um profissional batia o ponto no  lugar do outro, no caso do ponto mecânico, ou ainda, um mesmo profissional assinava a folha de ponto em dias que não tivesse ido trabalhar.

Com a tecnologia de controle automatizado do Genyo, esse processo de fraude não será possível de ser realizado. Isso acontece, pois, para que um funcionário bata o ponto, ele precisa estar no local de trabalho e o registro da foto do seu rosto é feito imediatamente no momento em que o ponto foi registrado.

Dessa forma, caso um colaborador tente bater o ponto por outro funcionário, ele não conseguiria, pois a tecnologia não iria permitir tal ação.

Conheça algumas das principais tecnologias de controle de ponto automatizado:

Controle de ponto com Digital

A digital humana é uma característica única entre cada indivíduo, ou seja, duas pessoas distintas não apresentam o mesmo padrão de digital. Essa característica biológica dos seres humanos facilitou a garantia de segurança em diversos processo da nossa rotina, e com o controle de ponto não seria diferente.

É através da captação da digital que inúmeras empresas realizam o registro do ponto do trabalhador. O seu papel principal é evitar que um ou mais funcionários burlem o sistema previsto para registrar o seu horário de entrada e saída da empresa.

Dessa forma, como cada pessoa tem digitais distintas, é impossível que um outro colaborador realize o registro de ponto no lugar do outro.

Controle de Ponto com Reconhecimento Facial

Esse é um outro modelo de registro de ponto automatizado (onde as informações registradas são transferidas para o sistema imediatamente após a conclusão da atividade). Para que esse tipo de registro funcione, o trabalhador precisará realizar o registro de suas características faciais no banco de dados da empresa.

Dessa forma, ao aproximar o rosto do sistema, a tecnologia será capaz de reconhecer o rosto e registrar o ponto. Assim como o modelo anterior, o controle de ponto automatizado com reconhecimento facial possibilita uma maior segurança e veracidade dos dados obtidos.

Isso acontece, pois, assim como no exemplo do controle por digital, cada pessoa possui características da face distintas umas das outras. A distância entre o queixo e nariz, tamanho dos olhos; a distância entre orelhas e sobrancelhas; a geometria do rosto e o formato dos olhos.

Cada pessoa possui o seu próprio acervo de características, e por isso, com a utilização do reconhecimento facial conseguimos evitar que novos processos de fraude sejam realizados, como acontece nas empresas que optam por utilizar os modelos manuais de registro de ponto.

Controle de ponto automatizado por aplicativo

Esse é o tipo de registro mais completo que podemos implementar em nossas empresas. Isso acontece, pois, o modelo de registro de ponto por aplicativo consegue promover melhores condições de segurança, conforto e produtividade para os seus usuários, sejam eles da equipe de RH ou não.

Primeiro, pois, através da metodologia por aplicativo somos capazes de integrar mais de uma tecnologia em um só controle de ponto. Com a solução desenvolvida pelo Genyo, por exemplo, uma empresa consegue captar a imagem do trabalhador, sua localização e o tempo real em que ele está realizando o registro.

Além disso, todas essas informações são repassadas para o equipe do RH de forma que o controle desses dados seja realizado de forma automática. Assim, conseguimos gerar uma série de avaliações relacionadas a atrasos, horas extras, agendamento de férias e controle de turnos.

Diferente dos demais modelos de controle de ponto, através da metodologia da genyo, você poderá realizar o controle de ponto de funcionários em regime de Home Office, ou que estejam realizando consultorias e outras atividades externas.

Através dos modelos mecânicos/manuais isso não era possível, pois o trabalhador precisaria estar no local que o aparelho se encontra para bater o ponto. Esses locais normalmente são as empresas, onde os contadores ficam em suas portas de entrada, ou distribuídos entre os setores.

Legislação Brasileira e o Controle de ponto: o que precisamos saber?

O Brasil é um dos países que mais possuem regras e normas legais para a contratação e a manutenção de um trabalhador ou um grupo de funcionários para uma empresa. O primeiro ponto que devemos levar em consideração quando pensamos no assunto é: nenhuma empresa com mais de 20 funcionários pode deixar de realizar o controle de ponto.

Essa é uma das regras previstas na Consolidação das Leis do Trabalho. Esse é o documento instaurado em 1943, ele é estabelecido como marco legal para as normas reguladoras das relações individuais e coletivas de trabalho no Brasil.

Ele também pode ser considerado como um dos documentos legais mais importantes para a equipe de RH de uma empresa, pois é a partir desse regulamento que a maioria dos contratos são estabelecidos.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, por exemplo, sabemos que a jornada de trabalho de um estagiário é estabelecida por um termo de compromisso, diferente dos demais colaboradores de uma empresa.

Dentro desses termos, o estagiário não poderá fazer horas extras e deverá ter a sua jornada de trabalho controlada em forma de registro. Isso pode se tornar uma grande preocupação para as equipes de departamento pessoal, pois, caso um estagiário esqueça de bater o ponto no horário correto, o sistema pode contabilizar horas extras, gerando uma incoerência legal para a empresa.

Além disso, a Consolidação das Leis do Trabalho também nos mostra que não é obrigatório para uma empresa realizar o controle de ponto de trabalhadores em situação de Home Office, ou em trabalho externo.

Entretanto, a falta de registro sempre leva a uma situação de desconforto e insegurança tanto por parte da empresa, quanto por parte dos funcionários que se encontram nessa situação.

Esse desconforto é uma consequência da volatilidade dos dados registrados por ambas as partes.

Quais as vantagens de obter um controle de ponto automatizado?

A principal vantagem de obter um controle de ponto automatizado é que, através desse sistema, a sua empresa poderá cumprir com todos os regulamentos previstos por lei de forma fluida e confortável para ambas as partes envolvidas.

Dessa forma, nem o funcionário precisará desconfiar que a sua jornada de trabalho pode estar sendo manipulada, nem o RH precisa desconfiar que houve fraude nesse registro de trabalho.

As informações obtidas terão uma alta precisão e a sua equipe de gestão de pessoas poderá realizar as suas atividades com maior produtividade. Veja algumas das vantagens:

  • Redução do número da ocorrência de fraudes;
  • Menor possibilidade de furto de dados;
  • Possibilidade de bater o ponto sem estar fisicamente na empresa;
  • Não depender de crachá nem folhas de ponto;

Além de todas essas vantagens, com a utilização da tecnologia do Genyo a sua empresa também poderão contar com funcionalidades além de um controle automatizado comum, como por exemplo:

  • Saber se os funcionários externos estão no local que deveriam;
  • Entender quais os colaboradores que mais se atrasam;
  • Realizar o controle de horas extras;
  • Melhor gerenciamento do banco de horas;
  • Emissão de lembretes para que os funcionários lembrem de bater o ponto no local correto;
  • Registro da foto do colaborador no momento que o registro foi realizado;
  • Possibilidade de registrar o ponto através de aparelhos móveis como smartphones, tablets e notebooks;
  • Capacidade de controlar os dispositivos aptos (isso significa que o trabalhador só poderá realizar o registro da sua jornada de trabalho em aparelhos que a empresa autorizou de forma prévia).

Como implementar o controle de ponto automatizado do Genyo na minha empresa?

Apesar de todas as vantagens citadas acima, o controle de pontos automatizado do Genyo possui uma implementação simples e eficiente. Primeiro, gostaríamos de lembrar que, antes de contratar os nossos planos, você poderá solicitar um período de teste do nosso sistema.

Com esse teste, você poderá avaliar de perto os principais benefícios da implementação dessa tecnologia em sua empresa. Além disso, após a contratação dos nossos serviços, os especialistas do Genyo realizarão o treinamento da sua equipe para que os seus colaboradores possam desfrutar do melhor que o mercado tem a oferecer.

O Genyo não cobra nenhum tipo de taxa relacionada ao setup do aplicativo. A configuração do nosso sistema acontece de forma simples, de maneira que em menos de 10 minutos de Inicialização você já poderá começar a utilizar os nossos serviços.

Ah! E não esqueça: tudo isso será fornecido sem um programa de fidelidade, ou seja, você pode cancelar o seu plano do Genyo a qualquer momento!

Dessa forma, a equipe de RH poderá investir o seu tempo e esforços em outras atividades voltadas para uma melhor relação da empresa com os demais funcionários. Além disso, você também poderá facilitar a rotina dos colaboradores através de um sistema de execução simples e de fácil acesso.

Com o Genyo, a transparência e a produtividade andam lado a lado.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas acerca do Controle de Ponto Automatizado do Genyo e como essa tecnologia pode contribuir diretamente para uma melhor execução das atividades da sua empresa.

Caso você queira conhecer um pouco mais dos nossos serviços, entre em contato com os especialistas do Genyo e conheça outros benefícios do controle de ponto automatizado! Além disso, você também pode acessar o nosso blog e ficar por dentro de outros conteúdos completos para a melhor gestão dos recursos humanos da sua empresa!

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)