Transição para veículos mais sustentáveis: Melhores opções para a sua frota

Saiba mais sobre como a transição para veículos mais sustentáveis pode trazer benefícios para a sua empresa e trilhe o caminho do futuro. Veja mais neste artigo!
Sumário
Transição para veículos mais sustentáveis

Precisando fazer a transição para veículos mais sustentáveis na sua empresa? Então você está pensando da forma correta!

Estamos indo a caminho de um futuro mais responsável e consciente, onde existe uma maior preocupação com os impactos ambientais e mudanças climáticas.

Nessa realidade, a busca por soluções sustentáveis tem se tornado uma prioridade para indivíduos, governos e empresas.

Diante disso, a transição da frota de veículos de uma empresa para carros mais sustentáveis emerge como uma escolha estratégica e responsável.

Entra como uma grande pauta aqui a substituição de veículos que costumam ser combustíveis fósseis por opções como veículos a gás, elétricos e híbridos.

Esses modelos oferecem benefícios que vão além da simples redução das emissões de gases poluentes, esse é apenas o começo!

E aí, quer entender melhor como funciona essa dinâmica e quais são as melhores opções para a sua empresa? Então, continue a leitura conosco!

Por que é necessário ter veículos mais sustentáveis na sua frota?

Transição para veículos mais sustentáveis

A preocupação com o planeta terra e os efeitos negativos que os seres humanos têm causado é algo que vem incomodando e sendo pauta mundial.

Nessa realidade, uma das formas das empresas contribuírem para uma atmosfera mais limpa é dando o passo de trocar a frota da sua empresa por carros mais sustentáveis.

Essa ação de transicionar para opções mais sustentáveis, como os veículos elétricos ou híbridos, reflete em uma menor emissão de gases poluentes em comparação com veículos movidos a combustíveis fósseis.

Consequentemente, a redução contribui para mitigar o impacto das mudanças climáticas, além de diminuir a quantidade de dióxido de carbono e outros gases prejudiciais liberados na atmosfera.

Atualmente, ao redor do mundo existem diversos governos que estão implementando políticas e regulamentações mais rigorosas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar.

Por isso, caso a sua empresa adote uma opção mais sustentável de frota, automaticamente ela estará em conformidade com essas regulamentações, evitando possíveis multas e sanções.

Pensando agora pelo lado da empresa, a transição para veículos mais sustentáveis também apresenta vários benefícios.

Um deles é que, apesar do custo inicial mais elevado, a longo prazo eles tendem a ser mais econômicos em termos de consumo de combustível e manutenção.

Além disso, há incentivos fiscais e programas de subsídios disponíveis em muitos lugares, o que pode ajudar a reduzir os custos de transição.

Não somente, a imagem e reputação da corporação é zelada ao possuir essa preocupação com a sustentabilidade.

Isso demonstra seu compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social corporativa.

Consequentemente, essa ação pode atrair clientes conscientes e fornecer uma vantagem competitiva no mercado.

Melhores opções para a sua frota

Vejamos aqui quais são as melhores e mais sustentáveis opções para a frota da sua empresa:

Veículos a gás

Sem dúvidas, uma das mais conhecidas, de fácil acesso e mais viáveis são os veículos a gás.

O uso de veículos a gás em sua frota podem claramente fazer parte dos seus esforços para reduzir as emissões de carbono e promover a sustentabilidade.

Atualmente, existem duas principais opções de veículos a gás disponíveis atualmente: veículos movidos a gás natural comprimido (GNC) e veículos movidos a gás liquefeito de petróleo (GLP).

Aqui vai os detalhes sobre cada um deles funcion:

Veículos a Gás Natural Comprimido (GNC)

O GNC se trata de uma mistura de gases naturais leves onde a maior parte é composto de metano.

Esse gás é armazenado em seu estado comprimido em tanques específicos nos veículos que são bifuel, pois são capazes de funcionar com GNC e também com gasolina ou diesel.

Basicamente, é necessário fazer a instalação da infraestrutura GNC no veículo e isso deve incluir estações de abastecimento de GNC, que comprimem e armazenam o gás para abastecer os veículos.

Veículos a Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

Já o  GLP  é uma mistura de hidrocarbonetos derivados do petróleo que é armazenado em seu estado líquido em tanques específicos nos veículos.

Assim como os veículos a GNC, os veículos a GLP também são bifuel, podendo operar tanto com GLP quanto com gasolina.

A infraestrutura necessária para veículos a GLP inclui estações de abastecimento de GLP, que fornecem o gás líquido para abastecer os veículos.

Veículos elétricos

Uma opção que tem ganhado bastante espaço no Brasil e no mundo são os veículos elétricos, uma alternativa mais limpa e eficiente em termos energéticos aos veículos movidos a combustíveis fósseis.

Assim como os carros movidos a gás, eles contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa e da poluição do ar.

Diferencial dos veículos elétricos é que eles ainda oferecem uma experiência de condução suave e silenciosa.

Esses carros possuem um ou mais motores elétricos em vez de um motor de combustão interna para sua propulsão.

Como o próprio nome sugere, veículos elétricos são alimentados por eletricidade, geralmente armazenada em baterias recarregáveis.

Essas baterias armazenam a energia elétrica necessária para alimentar os motores, sendo elas normalmente de íon-lítio de alta capacidade, embora também existam outras tecnologias em desenvolvimento.

O usuário pode recarregar as baterias sempre que necessário conectando o veículo a uma fonte de energia, como uma estação de carregamento em casa ou um posto público de carregamento.

Os veículos elétricos atuais possuem diversos tipos de sistemas de carregamento que podem ser mais potentes ou não e isso altera diretamente no tempo de carga, também sendo influenciado pela capacidade da bateria.

Veículos híbridos

Pensando em fazer um mix de tecnologias para usar o melhor de cada modalidade, os veículos híbridos são veículos que combinam um motor de combustão interna tradicional com um ou mais motores elétricos.

Basicamente, eles foram projetados para aproveitar os benefícios tanto dos motores a combustão quanto da eletricidade.

O intuito dos veículos híbridos é justamente proporcionar maior eficiência e redução das emissões de gases poluentes.

Por serem um pouco menos custosos que os veículos elétricos, atualmente os veículos híbridos representam uma opção cada vez mais popular no mercado automotivo.

Além disso, por questões de estarmos em uma transição gradual ainda, com uma certa restrição dos postos de recarga, modelos híbridos ainda são prioridade para muitos usuários.

No mercado, existem diferentes tipos de veículos híbridos, mas o mais comum é o híbrido paralelo, também conhecido como híbrido completo.

No modelo completo, o motor a combustão e o motor elétrico estão conectados a uma transmissão que transfere a potência para as rodas.

Dessa forma, o motor elétrico é alimentado por uma bateria, que é recarregada durante a frenagem e pelo próprio motor a combustão.

Com isso, quando o veículo está em baixas velocidades ou em condições de baixa demanda de energia, o motor elétrico assume a propulsão, enquanto o motor a combustão permanece desligado para economizar combustível.

Interessante, não é mesmo?

Por outro lado, em momentos de aceleração intensa ou subidas íngremes, ambos os motores podem trabalhar juntos para fornecer a potência necessária.

Existe toda uma mecânica e um controle eletrônico para ocorrer essas transições e distribuição de energia entre os motores e a bateria, por isso, uma tecnologia como essa não é tão barata.

De qualquer modo, uma das vantagens dos veículos híbridos é a redução das emissões de gases poluentes, uma vez que o motor elétrico produz menos poluentes do que um motor a combustão convencional.

Não somente, a por possuir uma eficiência energética, modelos híbridos permitem uma economia de combustível significativa em comparação com os veículos movidos exclusivamente a gasolina ou diesel.

Compartilhamento de serviços de mobilidade

A sua empresa também pode optar por não possuir uma frota própria, em vez disso, considerar o compartilhamento de serviços de mobilidade.

Esses serviços podem ser carros e bicicletas compartilhadas, táxis elétricos ou roteiros.

Dessa forma, as empresas reduzem o número total de veículos e incentivam formas mais sustentáveis de transporte.

Existem várias vantagens em adotar esse modelo de negócio e uma delas é reduzir os altos custos associados à compra, manutenção e seguro de uma frota de veículos.

Outra vantagem bastante aparente do compartilhamento de serviços de mobilidade é a  flexibilidade de utilizar diferentes tipos de veículos de acordo com as necessidades específicas de cada momento.

Então, por exemplo, se houver a necessidade de um veículo maior para transportar uma equipe ou carga, é possível solicitar um veículo apropriado.

Essa flexibilidade é particularmente útil para empresas que têm demanda variável ao longo do tempo.

Mas atenção, é preciso ter consciência que o compartilhamento de serviços de mobilidade pode não ser adequado para todas as empresas ou todas as situações!

Existem algumas organizações que estão localizadas em lugares de difícil acesso ou trabalham com entregas.

Logo, uma frota própria é algo totalmente necessário, por isso é necessário pensar em alguma das opções acima.

Uma opção para o futuro: Veículos a célula de combustível de hidrogênio

Como estamos falando em transição para veículos mais sustentáveis e tecnologia, não poderíamos deixar de falar sobre uma inovação que vem chamando bastante atenção:

Veículos a célula de combustível de hidrogênio são foco de estudos de cientistas, engenheiros e empresas automotivas como a Toyota, Honda, Hyundai.

Esses veículos usam células de combustível para gerar eletricidade a partir de hidrogênio e oxigênio, produzindo água como único subproduto.

Olha só que legal, produzir eletricidade e gerar água! Parece algo realmente fora do comum, não é mesmo?

Mas isso é fruto da colaboração de anos de estudos para o desenvolvimento dessa tecnologia.

Para você entender um pouquinho, basicamente, a tecnologia de célula de combustível utiliza uma reação eletroquímica para converter hidrogênio e oxigênio em eletricidade.

Uma das principais vantagens dos veículos a célula de combustível de hidrogênio é que eles produzem zero emissões durante o uso, já que a única substância liberada é a água.

Além disso, eles têm uma autonomia significativa e podem ser reabastecidos em poucos minutos, semelhante ao tempo de abastecimento de veículos convencionais.

Como o próprio nome sugere, essa ainda é uma tecnologia para ser pensada para as frotas do futuro, já que existem desafios a serem superados para uma adoção mais ampla desses veículos.

Uma delas é que a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio ainda está em desenvolvimento e é limitada em muitas regiões.

Além disso, a produção de hidrogênio a partir de fontes renováveis ​​é um requisito importante para minimizar o impacto ambiental globalmente.

Atualmente, várias montadoras estão desenvolvendo e lançando veículos a célula de combustível de hidrogênio. Esses veículos incluem carros de passageiros, ônibus, caminhões e até mesmo algumas aplicações em transporte marítimo e ferrovias.

Etapas para implementação de veículos mais sustentáveis na frota da sua empresa

Aqui estão algumas etapas para implementar veículos mais sustentáveis na sua frota empresarial:

  1. Faça o levantamento atual da sua frota

O primeiro passo que você deve realizar é avaliar a composição atual da sua frota, incluindo o tipo de veículos, idade, consumo de combustível e emissões.

Dessa forma, você conseguirá identificar áreas onde melhorias podem ser feitas.

  1. Defina quais são as suas metas sustentáveis

Em segundo lugar, é necessário definir com clareza as metas para a sustentabilidade da frota.

Seu intuito é a redução das emissões de gases de efeito estufa? diminuição do consumo de combustível? aumento do número de veículos elétricos?

Tudo isso deve estar bem descrito.

  1. Considere as opções viáveis para a sua empresa

Depois de saber quais são as suas metas, parta para as pesquisas e avalie as opções de veículos mais sustentáveis e viáveis disponíveis no mercado.

Também é necessário o planejamento da infraestrutura de carregamento se você pensar em veículos elétricos.

Considere a localização, capacidade e quantidade de pontos de carregamento necessários.

  1. Análise de custo-benefício

Sejam veículos a gás, veículos elétricos ou híbridos, é fundamental analisar o custo-benefício de adquirir e operar veículos mais sustentáveis.

Considere não apenas o preço de compra, mas também os custos de manutenção, custos operacionais e possíveis economias de combustível.

  1. Implemente

A implementação da transição para veículos mais sustentáveis não precisa ser feita de vez, ela pode ser realizada em etapas, substituindo gradualmente os veículos existentes por veículos mais sustentáveis.

Comece pelos veículos que são mais adequados para a nova tecnologia e aqueles que são mais intensivos em combustível ou apresentam maior impacto ambiental.

Na etapa de implementação também é importante fornecer treinamento aos motoristas sobre os novos veículos, incluindo procedimentos de recarga, segurança e manutenção.

  1. Faça o monitoramento

Por fim, implementa um sistema de monitoramento para acompanhar o desempenho dos veículos mais sustentáveis, incluindo consumo de combustível, emissões e custos operacionais.

Conclusão

Como você viu até aqui, a implementação de veículos a gás em uma frota empresarial exige um planejamento cuidadoso, considerando as características específicas da empresa, a infraestrutura disponível e os recursos financeiros.

Também é importante realizar uma análise detalhada antes de tomar uma decisão e buscar orientação de especialistas, quando necessário.

Você gostou desse texto? Encontre mais artigos interessantes aqui no blog do Genyo!

Ei, você está precisando de apoio com a gestão do seu relógio de ponto?

Conte com o sistema Genyo!  Nosso software de controle de ponto realiza a geração de relatórios completos com todas as ocorrências possíveis dos seus colaboradores.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

Compartilhe este artigo

Consentimento de Cookies

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando, você declara ciência dos: Termos de Uso, Políticas de Privacidade e Cookies.

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog