Todos os anos, durante o mês de outubro, o mundo volta os olhos para a campanha Outubro Rosa. A mobilização intenciona alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, a iniciativa busca divulgar informações preventivas, reforçar os cuidados com a saúde e defender direitos que garantam tratamento de qualidade – incluindo o atendimento médico e o suporte emocional.
Essa campanha tão importante não fica apenas nos meios de comunicação. Durante outubro, instituições das mais variadas naturezas abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e, inclusive, várias delas até os disponibilizam. Campanhas como essa são imprescindíveis para a prevenção, haja vista a doença é assintomática nos estágios iniciais.
Neste post de hoje, vamos conversar sobre como essas ações podem impactar o dia a dia de uma empresa. Também iremos abordar informações importantíssimas sobre o câncer de mama.
Coloque aí as suas lentes da conscientização e vem comigo! Ah! Sem querer dar um spoiler, mas já dando, informo que a importância desse tema independente de gênero.
Os objetivos do Outubro Rosa
Essa campanha tão fácil de ser aplicada carrega objetivos realmente nobres. A ideia é promover a conscientização sobre o câncer de mama e, mais recentemente, também abordar o câncer do colo do útero.
Como fazer isso? Bem simples: basta compartilhar informações sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e – consequentemente – contribuindo para a redução da mortalidade.
A campanha Outubro Rosa no Brasil
A mobilização surgiu no início da década de 1990, em um evento chamado “Race For The Cure” (“Corrida Pela Cura”, em tradução livre), que aconteceu em Nova Iorque, Estados Unidos. A mobilização buscou arrecadar fundos para financiar pesquisas realizadas pela Susan G. Komen Breast Cancer Foundation (Komen) – ONG que atua no combate ao câncer de mama.
Nos primórdios, o evento não contava com apoio de instituições públicas ou privadas. A medida em que foi ganhando espaço e visibilidade, a organização acabou instituindo outubro como o mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados Unidos. Anos depois, esse ativismo reverberou nos quatro cantos do planeta.
O outubro rosa estreou no Brasil em 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, com a instalação de uma iluminação cor-de-rosa no Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. De lá pra cá, as iniciativas se tornaram-se cada vez mais frequentes. Engajadas à causa, diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, sempre com os objetivos de reforçar e transmitir a mensagem sobre a necessidade da prevenção.
Em novembro de 2018 foi homologada a Lei nº 13.733/2018, instrumento que institucionalizou as celebrações da causa no Brasil.
Outubro Rosa 2020
Para impulsionar o Outubro Rosa 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou o mote “Quanto antes melhor”. A ideia é conscientizar as mulheres para a importância do diagnóstico precoce, pois, pacientes em estágios iniciais da doença respondem melhor aos tratamentos.
A SBM também quer reforçar que há vida após o câncer de mama, ou seja, existe cura. Além disso, a campanha incentiva a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças – incluindo o câncer de mama.
O que é o câncer de mama
É uma doença causada pela multiplicação desordenada das células da mama, num processo que gera células anormais, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. A velocidade de seu desenvolvimento vai de acordo com as características próprias de cada tumor.
De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.
O câncer de mama só atinge mulheres?
Não, mas não mesmo. Por mais que seja relativamente raro, os homens também podem desenvolver o câncer de mama. Um dos casos mais comentados foi o do músico americano Peter Criss, ex-baterista da banda de rock KISS, por exemplo, que recentemente lutou contra a doença.
Como é uma doença que atinge muitas pessoas, independente de gêneros, o meio corporativo precisa promover o mote do outubro rosa. A seguir, você confere algumas dicas para engajar os colaboradores aí da sua empresa nessa campanha tão importante.
O que fazer para o Outubro Rosa
Promover a campanha do Outubro Rosa no meio corporativo além de ser um ato de cidadania, humaniza e estreita laços na relação entre colaborador e empregador. Com alguns pequenos gestos alinhados com o time de RH, sua empresa pode vestir as cores dessa bandeira tão nobre.
Ah, antes de continuar, preciso reforçar que o trabalho em regime de home office não impede o engajamento de sua equipe nessa causa.
Divulgue informações sobre o outubro rosa
Via canais oficiais de comunicação, a empresa pode impulsionar a campanha. As redes sociais, o e-mail, a newsletter, o jornalzinho e o mural de recado são ótimas ferramentas para espalhar essa mensagem tão importante. Neste caso a sugestão são publicações de caráter educativo, sempre enaltecendo a causa e – claro – incentivando o autoexame e as buscas por diagnósticos precoces. Afinal de contas, “Quanto antes melhor”!
Cuidado, apenas, com as fontes! No site do Instituto Nacional de Câncer (INCA), você encontra as informações mais corretas sobre o assunto. Além disso, sinta-se à vontade para compartilhar o link deste post.
Incentive o uso da fitinha rosa e das roupas na mesma cor
Durante o mês de outubro, que tal incentivar o uso da cor rosa? Como é um dos símbolos da campanha, essa cor ajuda a reforçar a necessidade do autoexame e das periódicas consultas médicas.
Outra referência importantíssima do Outubro Rosa é a famosa fita da cor que dá nome ao mês. Também usada em outros períodos temáticos, essa lacinho é uma simples forma, porém eficiente, de chamar a atenção para a causa.
Promova palestras e conversas
A palavra dos especialistas sempre é bem-vinda. Experimente tentar convidar algum médico oncologista ou alguma entidade que apoie a luta contra o câncer de mama. Certamente, o discurso autorizado e completo desses profissionais esclarecerá a importância do autoexame [“Quanto antes melhor”, lembra?] e da regularidade das buscas pelo diagnóstico, bem como jogará tabus por terra.
Engaje a campanha nas redes sociais
Isso é bem simples! Incentive os colaboradores a tirarem foto usando roupas cor de rosa e/ou a fitinha temática e divulgue nas redes sociais da empresa. Certamente, sua equipe incentivará muita gente por aí a levar esse assunto bem a sério.
Para incrementar esse incentivo, que tal pensar em brindes temáticos? O retorno imaterial que os seus negócios terão com distribuição de lembrancinhas relacionadas ao Outubro Rosa, é imensurável! Vale pensar em canecas, mousepad, porta copo, camisetas e vários outros itens de baixo custo, mas que deixaram a campanha em voga o ano inteiro.
Como a tecnologia pode ajudar o Outubro Rosa?
Linhas acima, você observou a relevância das redes sociais para o fortalecimento da campanha. Mas, não é só isso! Há algo mais que precisamos conversar sobre!
Como é um serviço da área tecnológica, o controle de ponto digital Genyo não pode deixar de citar duas iniciativas que só fazem colaborar com os propósitos do Outubro Rosa. Para começar, o site do INCA disponibiliza o download de uma cartilha completa sobre câncer de mama. O documento tem como focos principais a prevenção primária (ações para reduzir os fatores de risco) e a detecção precoce.
E já que o futuro chegou, convivemos com tecnologias suficientes para desenvolver aplicativos que podem ajudar as mulheres com questões que envolvam assuntos relacionados à causa. Há muitos na língua inglesa, mas, para facilitar a sua experiência e prestigiar nossos conterrâneos, vou te colocar em contato com três apps brasileiros gratuitos sobre o tema.
1. MAMATCH! OUTUBRO ROSA
Esse aplicativo possibilita encontrar pessoas que têm ou já tiveram câncer de mama, ONGs referente ao assunto, médicos e quem mais tiver interesse no tema. O objetivo é criar uma rede de troca de informações, experiências e apoio.
Desenvolvido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), entidade responsável por divulgar o Outubro Rosa no Brasil, o MAMATCH! OUTUBRO ROSA está disponível para Android.
2. RosaApp
O RosaApp é um assistente de saúde digital criado para ajuda na prevenção e controle do câncer de mama. O aplicativo dispara lembretes para a realização de mamografia e de ultrassom – oferecendo a geolocalização dos locais mais próximos para realização desses exames, bem como dá dicas de alimentação, vida saudável, entre outras coisas.
Outra vantagem desse aplicativo é a Rosa, a inteligência artificial que conversa com o usuário em tempo real. Na medida que forem se conhecendo, ela te ajudará a personalizar a usabilidade que mais combina com seu perfil.
Disponível para os sistemas iOS e Android, o RosaApp é uma ferramenta que garante à mulher o protagonismo no cuidado com a sua saúde!
3. Tons de Rosa
Disponível somente para Android, o aplicativo Tons de Rosa é um ótimo serviço para a saúde da mulher. Além de oferecer todas as informações sobre o câncer de mama, esse app fornece um tutorial ensinando a realização do autoexame.
A iniciativa Outubro Rosa é simples, eficiente e merece todo apoio do meio corporativo. Com pequenos gestos de conscientização, a sua empresa pode ajudar a salvar vidas.
Agora, é com o seu departamento de Recursos Humanos! A equipe Genyo veste essa cor e deseja, de coração, todo sucesso possível nas campanhas e posicionamentos que a sua equipe de gestão de pessoas decidir por aí.