O que significa CEO no ambiente corporativo? De maneira geral, CEO é um termo derivado da língua inglesa que significa Chief Executive Office e em português pode ser entendido como Diretor Executivo de uma empresa. De maneira geral, o chefe executivo (CEO) é o principal cargo de uma empresa, já que ele está inserido no topo da hierarquia operacional de uma instituição.
Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então vem com a gente!
O que significa CEO?
Devido à seu alto cargo, o CEO também possui inúmeras responsabilidades que visam a garantia do equilíbrio da gestão da empresa, dessa forma, resolver e tomar decisões importantes, gerenciar os recursos e operações gerais de uma organização e atuar como o ponto central de comunicação são apenas algumas das funções desse profissional tão importante para o conselho de administração de um negócio.
Entretanto, é importante informar que, apesar de importante, nem todas as empresas contam com a presença de um CEO. Isso acontece pois, geralmente, esses profissionais são responsáveis por determinar a direção estratégica da empresa, fazendo assim com que o seu corpo de trabalho siga algumas ideologias para alcançar os objetivos traçados.
Logo, o mais comum é que cargos executivos como os de CEO estejam presentes em empresas mais robustas e consolidadas no mercado. Dessa forma, os objetivos da empresa são implementados por meio de etapas funcionais, permitindo assim que o gabinete executivo tenha mais controle acerca dos assuntos tratados na empresa
Qual a importância do CEO para a cultura organizacional da empresa?
Além de todas as funções citadas acima, o CEO também é o agente responsável por guiar a empresa na construção de uma cultura organizacional eficiente. No geral, a cultura fomentada pelo CEO depende muito do seu planejamento estratégico e quais as necessidades da empresa ao qual ele está inserido.
Por exemplo, se uma empresa de tecnologia de grande destaque no mercado é reconhecida pelos seus serviços de qualidade e atendimento ao cliente, cabe ao CEO focar o seu plano de gestão para a manutenção dessa linha de operação, priorizando assim os fatores que permitem esse reconhecimento pelo público alvo.
Além disso, também é importante que o CEO da empresa verifique acerca dos pontos fracos da empresa e das demandas apontadas pela equipe de stakeholders. Isso permitirá que a empresa entenda onde ela está e onde ela pode chegar dentro do seu mercado de atuação.
Esses fatores de delimitação vão permitir que o CEO também construa um plano estratégico para guiar os demais funcionários no cumprimento das suas atividades com base nos valores e na missão da empresa.
Qual a função do CEO?
Como dito anteriormente, de maneira geral, o CEO é um profissional que possui inúmeras funções dentro da empresa. Entretanto, a principal delas está na sua capacidade de exercer um comportamento de liderança para os demais funcionários da empresa
Isso acontece pois, além de toda questão estratégica e produtiva, o diretor executivo também é classificado como a personificação da imagem corporativa, ou seja, como a representação da empresa frente ao mercado.
Isso significa que, para que uma pessoa seja considerada como um bom CEO, ela precisa ser capaz de se adaptar às demandas da corporação, compreender quais são os desafios que precisam ser superados primeiro, para evitar a perda de foco no crescimento.
Portanto, a função principal de um CEO é conseguir enxergar estrategicamente os fatores de influência de uma empresa, tanto em seu corpo interno, quanto também no cenário ao qual a sua empresa se encontra. Afinal, de nada adianta uma corporação traçar objetivos que não atendam a demanda dos seus consumidores nem promovam o seu produto frente ao mercado
Principais Responsabilidades do Diretor executivo
Quando refletimos acerca da função de um CEO para uma empresa, podemos citar como principais responsabilidades:
- Exercer um papel de liderança, transmitindo os valores a missão da empresa para os seus funcionários;
- Ser capaz de desenvolver objetivos claros e alcançáveis para o propósito da empresa, garantindo eles sejam seguidos em todas as decisões;
- Construir um plano para a cultura organizacional;
- Estruturar um plano estratégico a ser cumprido a pequeno e longo prazo pela corporação;
- Assegurar a disseminação das estratégias da empresa pelas diversas áreas de atuação dos funcionários para que eles trabalhem em cima desse plano de desenvolvimento;
- Conseguir aplicar uma visão global do negócio, verificando o cenário atual do mercado, as expectativas dos consumidores e do grupo executivo da empresa;
- Tomar decisões corporativas de alto impacto;
- Servir como link de integração entre o corpo de executivos da empresa, os seus investidores, conselheiros, clientes e funcionários, visando o atendimento das demandas de todos os envolvidos no processo de gestão e valor da empresa .
É devido a todas essas responsabilidades e meios de atuação que o diretor executivo de uma empresa pode ser considerado como o membro mais importante de uma corporação. Sua função multidisciplinar no processo de gestão exige que o profissional esteja à frente da construção da estratégia da empresa e a visão que a empresa adotará como um todo.
Além disso, o CEO é acima de tudo o espelho que reflete os valores da empresa para os seus funcionários, orientando seu corpo de trabalho em uma relação de confiança e no cultivo de um sentimento unificado de pertencimento para atingir metas e objetivos.
Como o CEO de uma empresa é escolhido?
O processo de seleção do profissional CEO dependerá muito do tipo de empresa em que esse indivíduo vai atuar e quais as necessidades da corporação ao eleger esse diretor executivo.
De maneira geral, quando nos referimos às empresas que não atuam através do capital aberto, quem ocupa o cargo de diretor executivo normalmente é um dos membros fundadores da instituição, mas isso não impede que profissionais de destaque no mercado sejam escolhidos para essa função.
Entretanto, quando o assunto é o CEO de uma empresa de capital aberto, ou seja, uma instituição pública, as regras de seleção para quem assumirá o cargo de diretor executivo são muito rígidas e complexas. Isso acontece pois, o responsável por assumir o papel de CEO deve satisfazer todos os pré-requisitos apontados pelos acionistas, visando assim manter a ideologia da empresa.
O grupo de acionistas é um conjunto de pessoas que são representadas na empresa através de um comitê administrativo, ou conselho executivo, como também pode ser chamado. Eles são indivíduos que atuam com o objetivo de delimitar as estratégias aplicadas, para que assim possamos minimizar os riscos assumidos na instituição.
Para isso, é feita diversas ações de fiscalização da empresa no processo de gestão de CEO. Além disso, é importante destacar que é justamente o grupo de acionistas, composto pelos executivos de dentro e fora da empresa, que também escolhem o CEO nas empresas de capital aberto.
O Diretor Executivo deve ser um dos membros fundadores da empresa?
Uma das perguntas mais frequentes acerca do papel do CEO é se esse profissional deverá ser apenas protagonizado por um dos fundadores da empresa. Entretanto, como dito anteriormente, hoje já sabemos que para que um indivíduo assuma a responsabilidade de um CEO ele precisa passar pelo processo de aprovação dos membros executivos.
Além disso, também é importante que essa pessoa saiba analisar o mercado para que consiga assumir esse papel estratégico em uma empresa, dessa forma, o diretor executivo de qualquer instituição deverá ser um profissional experiente que saiba administrar a empresa de forma eficaz e inteligente. Caso essa pessoa já exista e esteja preparada para lidar com as responsabilidades do cargo, isso significa que é a hora do CEO assumir o seu papel.
Ou seja, de maneira geral, nem sempre quem assume o papel de CEO de uma empresa é necessariamente um dos membros fundadores da instituição. Isso acontece pois, apesar dos fundadores de uma grande empresa terem uma boa visão de mercado e de investimento de capital, nem sempre eles estão preparados para liderar o processo de gestão.
O motivo para essa falta de preparo é devido as competências necessárias para colocar em prática as atividades desse cargo, que possui uma grande relevância para a manutenção da empresa. Essas competências envolvem outras características além dos fatores técnicos exercidos pelo dono da empresa.
Por conta disso, diversas empresas de grande porte deixaram os seus cargos executivos para profissionais do mercado que estavam melhor preparados para assumir essa função. Como exemplo, podemos citar a varejista e distribuidora Amazon.
Como melhorar o relacionamento do CEO da empresa com os seus funcionários?
Uma das maiores preocupações da equipe de recursos humanos e do corpo executivo de uma empresa é que, além das habilidades de gestão, o CEO seja capaz de instigar um bom relacionamento com os seus funcionários.
Naturalmente, quando pensamos em uma relação de liderança e subordinação existe o medo de que alguma coisa prejudique a comunicação entre as partes e acabe afetando o desenvolvimento do plano estratégico da empresa.
Isso acontece pois, quando falamos no estabelecimento de uma boa relação, a confiança fornecida por ambas as partes envolvidas é um fator primordial para o sucesso da liderança e da garantia de satisfação dos funcionários.
Ou seja, quando o diretor executivo de uma empresa tem a preocupação em se tornar um verdadeiro líder, consequentemente, os seus funcionários poderão perceber que esse indivíduo também possui integridade para gerar credibilidade em sua atuação profissional.
Dessa forma, para que seja possível estabelecer uma relação próxima de confiança é importante que o executivo respeite as pessoas que trabalham com ele independente do seu grau de influência na instituição.
Afinal, quando pensamos em liderança, logo nos vem à cabeça a ideia de uma pessoa à frente de um grupo de indivíduos, guiando-os para alcançarem um mesmo objetivo.
Porém a fidelidade desses seguidores e a forma como eles se relacionaram com o seu líder dependerá diretamente do nível de transparência, respeito e confiança entre as partes envolvidas na relação.
Veja abaixo alguns dos principais fundamentos para a construção de uma boa relação dos diretores executivos com o seu corpo de trabalho:
A construção de uma relação cooperativa
O primeiro ponto a ser considerado pelo CEO no processo de construção de uma boa interação com seus funcionários é o senso de cooperação. Como líder, o diretor executivo deve contribuir para que todos os empregados entendam o seu desempenho como algo além de uma competição por reconhecimento.
Em empresas que funcionam através de pequenas e grandes metas isso pode ser ainda mais complexo, pois os funcionários podem acabar perdendo o foco da sua missão. Para melhorar esse aspecto, o diretor executivo pode direcionar algumas responsabilidades específicas para estimular o desenvolvimento dos seus funcionários.
Entretanto, ao fazer isso, o líder também deve ser capaz de vincular a responsabilidade à cultura corporativa estabelecida, fazendo assim com que tanto o crescimento do profissional quanto os valores da empresa estejam sendo trabalhados em sincronia, em um esforço incessante para fornecer produtos e serviços de alta qualidade.
Além disso, é importante ressaltar que uma boa comunicação do CEO entre os seus funcionários não é uma qualidade, mas sim uma obrigação na força de trabalho para uma liderança eficiente.
Os membros do RH também podem contribuir diretamente nesse processo de cooperação, já que, de maneira geral, o setor pode trabalhar no fornecimento de oportunidades para que o CEO interaja mais com outros funcionários além do corpo executivo.
Isso vai auxiliar a fortalecer a cooperação e a compreensão entre o líder e seus seguidores, sendo o RH um link entre as partes da comunicação, fazendo assim com que o Executivo ajude os colaboradores a melhorar suas habilidades individuais.
Inspirar os funcionários
Outro fator fundamental é a inspiração. Não apenas entre um CEO e seus empregados, mas em qualquer relação de liderança, a inspiração é a chave para uma boa relação entre os indivíduos envolvidos.
Dessa forma, é importante que sejamos capazes de estabelecer estratégias que contribuam na união e na motivação dos funcionários. O corpo de trabalho de uma empresa precisa se sentir como membros importantes, e reconhecidos, tornando-se verdadeiros parceiros de negócio e fazendo muito além do que suas obrigações.
De acordo com alguns especialistas da inovação aberta, para que uma empresa se mantenha ativa, equilibrada e livre de riscos não há nada mais eficaz que o envolvimento dos seus funcionários e do compartilhamento de ideias.
Isso vai fazer com que novas soluções sejam criadas e que as pessoas trabalhem todos os dias baseadas na sua missão e na sensação de pertencimento à causa da empresa. Dessa forma, os empregados buscam a melhoria porque acreditam que estão cumprindo um propósito na organização.
Ao fazer isso, o diretor executivo consegue também resolver problemas como a interação entre pessoas da mesma equipe, a redução no volume de pendências, o tratamento de custos excessivos e o aumento da produção.
Os empregados são suscetíveis a obter muito mais e fazer o melhor pelo trabalho quando eles são reconhecidos, respeitados e se sentem parte importante da empresa.
Política de feedback
Assim como já sustentada pelas equipes de RH modernas, o processo de feedback é extremamente importante para que os exemplos citados anteriormente sejam sustentados.
Isso acontece pois, diferente do que muitos acreditam, o feedback é altamente benéfico para a transparência entre o líder e seus seguidores. Seja no âmbito positivo ou negativo, um funcionário precisa entender como está a sua produção e o cumprimento das suas atividades. Os funcionários precisam saber sobre pontos fortes e fracos para avaliar como estão executando suas próprias responsabilidades.
Além disso, o feedback também não pode ser fornecido apenas como forma de relatar uma meta, mas sim de permitir que o funcionário não se sinta negligenciado dentro da instituição, impulsionando assim probabilidade de um funcionário se sentir como um ativo menos importante para a organização.
A falta de feedback é um processo que, independente de ser CEO ou não, podendo levar a uma diminuição no desempenho do trabalho e até mesmo à alta rotatividade dos empregados. Isso também nos ajuda a reduzir os conflitos locais, já que os funcionários estarão focados em seu próprio desenvolvimento. Como resultado de sua consideração e ações, eles também se sentirão mais importantes e realmente parte da empresa.
Outra vantagem de falar com os liderados é a capacidade de obter uma nova probabilidade em um tópico específico. A opinião de um empregado sobre um processo operacional não só ajuda a visualizar suas situações de forma objetiva, como também parte do pressuposto de que a partir de perspectivas alternativas, ele poderá otimizar o seu trabalho.
Como melhorar a relação do CEO e seus funcionários através do Genyo?
O Gênio é um sistema de controle de ponto digital que tem como objetivo reduzir a caraga de trabalho do RH através de processos automatizados. De maneira geral, o nosso sistema pode fornecer ao CEO relatórios de desempenho dos funcionários, organização dos turnos, relação do banco de horas e controle de férias.
Assim, diferente dos outros sistemas onde o líder precisaria solicitar esses dados à terceiros, com o gênio, o diretor executivo consegue obter uma maior autonomia de como está a atuação dos funcionários da empresa.
Além disso, também é possível que o funcionário entre em contato direto com a equipe de RH ou com o CEO, formando assim uma relação mais transparente.
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