O que é coaching empresarial? Saiba mais sobre esse assunto

Então, o que é coaching empresarial? Saber mais sobre essa profissão pode ajudar e muito a ascensão da sua empresa. Veja mais neste artigo!
Sumário
o que é coaching empresarial

A busca pela melhora é realmente necessária, quando falamos de empreendimento isso se aplica a todos os setores. Uma empresa que se preocupa em superar suas metas constantemente deve ter a noção de o que é coaching empresarial e utilizar isso a seu favor.

No entanto, não são todas as empresas que aceitam essa nova forma de inovar, algumas até possuem certa resistência em utilizar essa ferramenta. No entanto, toda a ajuda é bem vinda para o processo de crescimento.

Dessa forma, o Genyo reuniu várias informações e compilou elas neste artigo. Por meio dele você entenderá o que é um coach, seus tipos dentro de uma corporação, explicar mais profundamente o que é coaching empresarial e por fim como se tornar um coach, para aquelas pessoas que realmente se interessarem pelo assunto.

A partir disso, os gestores poderão entender como essa atuação é vantajosa dentro de uma empresa, bem como os curiosos podem avaliar a possibilidade de trabalhar com isso no futuro.

O que é um coach?

Atualmente, a profissão está muito bem desenvolvida, sendo praticamente impossível alguém nunca ter ouvido falar. Mas afinal, o que é um coach? É um profissional que utiliza ferramentas para ajudar o seu cliente, denominado coachee, em vários tipos de áreas da vida.

O coach é como se fosse um instrutor, ele irá fornecer a orientação necessária que o cliente necessita para lutar e correr atrás dos seus próprios resultados. Para isso, são necessárias sessões de autoconhecimento, com início, meio e fim para que os objetivos almejados sejam alcançados.

No entanto, é preciso saber diferenciar um coach de um psicoterapeuta. Primeiramente, o profissional psicoterapeuta é formado na graduação de psicologia, enquanto o coach não necessariamente. Esta profissão, no entanto, necessita apenas de alguns cursos de especialização para agregar conhecimento.

No entanto, no momento de atuação eles são levemente parecidos, já que o coach não impõe a sua opinião e possui o trabalhado voltado para o autoconhecimento. Além disso, ambos trabalham com base na psicologia comportamental e cognitiva.

Apesar disso, a profissão não é regulamentada no Brasil, não existe qualquer exigência de certificado para a sua atuação.

Não é apenas intuição!

Diferente do que muitos costumam espalhar por aí, o trabalho do coach vai muito além. Para exercer essa profissão, é necessário estar altamente respaldado em conhecimento das mais diversas áreas.

Dessa forma, Filosofia, Ciências Sociais, Psicologia, Neurociência e Administração são alguns exemplos de áreas que devem estar dentro do portfólio de sabedoria de um profissional coach.

Por não haver uma graduação específica em universidades renomadas, o coach sofre bastante represália por outros profissionais e até mesmo da sociedade.

No entanto, ter uma pessoa com conhecimento e disposta a acompanhar a sua evolução para determinada meta é extremamente necessário não só para quem está começando, mas para todos que buscam mudanças positivas.

Quais são os tipos de coaching dentro de uma empresa?

O que vimos anteriormente foram informações relacionadas aos coaches de uma maneira geral, já que eles podem estar voltados para diversos assuntos.

No entanto, coaching é a forma como o coach desenvolve suas atividades, em português significa “treinamento”. Mas ainda existem vários tipos de coaches atuando a partir de diversos coachings que podem atuar dentro da área empresarial, observe abaixo algumas possibilidades:

Coaching executivo e empresarial

Quem deseja aperfeiçoar as habilidades executivas, o coaching executivo é perfeito. Nele, atividades voltadas para desenvolver o foco, liderança e concentração são postas em prática de forma incisiva. Dessa forma, o gestor que busca funcionalidade pode contratar um coach para trabalhar em cima de um executivo em especial.

Com isso, o fortalecimento da mente irá promover uma maior liderança de mercado. Além disso, fazer este trabalho, de forma individual ou coletiva, não permite mudanças apenas com quem está participando, na verdade as consequências positivas podem ser percebidas por todos que estão no dia a dia da empresa, inclusive os clientes fidelizados.

Coaching de venda

Sua empresa precisa alavancar as vendas? Então um coaching de venda pode ser a solução para os seus problemas. No entanto, vale ressaltar que este é um método diferente do treinamento de vendas mais comum e tradicional que estamos acostumados.

Divergente a isso, o coaching de vendas permite que seja trabalhado o autoconhecimento  e o aperfeiçoamento de competências que fazem com que os clientes opte por aquele atendimento e, sobretudo, aquela empresa.

A mudança de postura traz total impacto para as vendas, afinal, o vendedor é a cara do estabelecimento. Por isso, começar a mudança através dele é uma das grandes jogadas de um bom gestor.

Coaching de liderança

Muitos dizem que liderar é um dom, isso pode até ser verdade, mas não quer dizer que o dom não precisa ser lapidado. Até porque, as atitudes não podem ser tomadas com base na intuição ou no achismo do líder, e sim através do seu conhecimento e vivência na área.

Dessa forma, para aqueles gestores, diretores e outros, o coaching de liderança pode agregar ainda mais métodos de atuação. Como sabemos, o líder é a figura de inspiração e motivação dentro de uma empresa ou departamento, então muitas vezes as respostas para alguns questionamentos estão na forma em que o líder age com os seus liderados.

Coaching de carreira

Para as empresas que trabalham com o plano de carreira dos seus funcionários, ter um coaching dentro do RH pode ser muito vantajoso. Além disso, esse profissional atua também em trabalhos fora do ambiente laboral, de maneira individualizada para aqueles que precisam de orientação em relação à sua carreira.

Além do coaching de carreira, ainda é possível citar o coaching de vocação, que diferente daquele voltado para pessoas dentro de sua carreira, atua para quem deseja iniciar uma ou até mesmo mudar de área.

Coaching de comunicação

Existem empresas que não possuem o objetivo de simplesmente demitir funcionários, quando eles não conseguem desempenhar a função de forma correta eles investem em conhecimento para que o colaborador aprenda e aplique o que estudou dentro da sua função.

Isso pode ocorrer para aqueles que precisam de um coaching de comunicação, na educação continuada, empresas que estão o tempo todo lidando com o público precisam estar sempre atualizadas com a melhor forma de lidar com terceiros.

Coaching de negócios

Definir metas, estratégias de negócios e objetivos está sendo um desafio na sua empresa? O coaching de negócios pode ajudar nessa missão. Dessa forma, essa prática tem a finalidade de dar um rumo para a empresa e consertar comportamentos e processos sem eficácia.

No entanto, diferente do coaching executivo, este tipo foca no negócio, e não em uma pessoa.

Coaching empresarial

E por fim, chegamos no ponto chave do artigo que hoje, que é justamente o coaching empresarial. Afinal, o que é um coaching empresarial? Enquanto o coaching de negócios é voltado ao negócio e o executivo foca na pessoa, o coaching empresarial foca na empresa. No entanto, este não deixa de abranger os empresários e a equipe de forma geral.

Continue aproveitando o conteúdo e leia o tópico abaixo para compreender melhor este tipo de coaching:

O que é coaching empresarial?

Como este é realmente o foco deste artigo, nada mais justo que dar foco e escrever um tópico exclusivo para ele. Como iniciamos no subtópico anterior, o coaching empresarial possui sua atenção e atividades voltadas para a corporação.

Depois do diagnóstico realizado pelo coach, esse busca auxiliar na organização adequada de processos e interações do time para que a empresa consiga alcançar as metas e os resultados definidos.

Na maioria das vezes, as empresas buscam esse tipo de orientação para que as suas estratégias sejam fomentadas. Além disso, partes específicas dessa estratégia também podem ser o foco das atividades do coach especialista na área empresarial.

Após enxergar o cenário atual da empresa, estratégias são traçadas para que seja dado início ao processo de mudança entre o atual e o ideal. Para isso, a equipe toda é mobilizada, afinal, nenhuma mudança é possibilitada sem que haja a ajuda de todos.

Dessa forma, é um trabalho bastante desafiador, já que mexer com a motivação dos funcionários é uma tarefa árdua. No entanto, quando a mudança começa de dentro para fora, o resultado não pode ser diferente do sucesso e resultados positivos.

Objetivos do coaching empresarial

De maneira geral, o coaching possui o objetivo de influenciar positivamente as demandas da empresa. No entanto, existem metas direcionadas para esse tipo de coaching, entenda de forma mais específica os objetivos do coaching empresarial:

  • Promover mais motivação das equipes de trabalho;
  • Identificar e aproveitar de forma mais incisiva os talentos disponíveis;
  • Alinhar as expectativas e objetivos da empresa com os desejos de seus colaboradores;
  • Promover uma forte cultura organizacional;
  • Identificar os valores da empresa;
  • Direcionar energia para a realização de objetivos;
  • Agilizar resultados e melhorar a performance dos colaboradores;
  • Ajudar na escolha de novos líderes e colaboradores.

Benefícios do coaching empresarial

o que é coaching empresarial

O coaching empresarial possui diversos benefícios para a empresa e seus envolvidos. Veja abaixo alguns exemplos deles:

Elaboração e execução de estratégia de ação

Como já iniciamos, o coaching empresarial faz um diagnóstico da corporação e identifica as principais necessidades. A partir disso, o coach elabora uma estratégia de ação e após mais avaliações e debates ele põe em prática.

Desenvolve a potencialidade dos colaboradores

Como são os próprios funcionários que irão construir essa nova realidade, nada mais justo do que construir neles uma nova forma de pensar. Ter autoconfiança e acreditar no seu potencial é extremamente necessário em uma nova realidade em que as atitudes são extremamente valorizadas, e o coach permite que isso aconteça.

Promove alinhamento entre empresa e funcionário

Como são os colaboradores aqueles responsáveis pela mudança dentro da empresa, é necessário que eles estejam totalmente alinhados com os propósitos dela. Dessa forma o coaching empresarial promove esse encontro de pensamentos para que juntos possam crescer e gerar benefícios para todos.

Permite que barreiras sejam ultrapassadas

As mudanças de hábitos que o coach pode promover impacta diretamente no avanço dos projetos e descongelamentos de atitudes. Com isso, até mesmo barreiras podem ser ultrapassadas fazendo com que a empresa se encontre em uma posição nunca antes vista, positivamente falando, claro.

Como ser um coach?

Mas então, como “nasce” um coach? Qualquer profissional pode ser um, se desejar, no entanto, caso seja essa a sua vontade, ou apenas tenha curiosidade em relação a como eles são formados, veja alguns passos que a pessoa deve seguir para se titularizar coach:

Em primeiro lugar: A pessoa deve ponderar os interesses e expectativas

Algumas pesquisas devem ser feitas antes de tomar qualquer decisão, afinal, devemos ter certeza, ou o mais próximo disso na hora de escolher uma profissão. Pesquise o nome de pessoas referência na área e tente estudar a forma como elas chegaram onde estão.

Além disso, compare o que ela pode oferecer com as suas expectativas, não esqueça de analisar como está o mercado de trabalho na região onde você mora ou análise a possibilidade de se mudar se este for o caso.

Em segundo lugar: Pesquise os cursos de seu interesse e os faça

Agora que a formação em si começa, inicie estabelecendo uma área de mais interesse e pesquise os cursos de coach que estão disponíveis. Dessa forma, seu conhecimento começará a ser desenvolvido, não esqueça de realizar mais de um para que seu ponto de vista seja expandido.

Em terceiro lugar: Mantenha seu conhecimento atualizado

Não adianta fazer os cursos e depois estacionar no tempo, existem diversas escolas de coach no Brasil prontas para serem utilizadas, como por exemplo o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e a Sociedade Brasileira de Coach (SBCOACHING Group). Com isso, não se esqueça de mentalizar o sucesso e a excelência naquilo que escolheu fazer.

Em quarto lugar: Utilize a tecnologia a seu favor

Para colocar tudo que aprendeu em prática, não se esqueça de utilizar sistemas e aplicativos tecnológicos para auxiliar nesse processo. Existem muitos softwares úteis para colaborar nas demandas dos clientes, por isso usar essas informações a seu favor nunca é demais.

Conclusão

Após a leitura do artigo, foi possível compreender o que coaching empresarial e suas principais informações. Sendo assim, ter acesso a tecnologias associadas ao trabalho do coach faz uma grande diferença nos resultados. Por isso, o Genyo é a solução para os seus problemas com o fornecimento de um sistema tecnológico que faz total diferença na empresa.

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