Marketing para Contabilidade: estratégias, vantagens e muito mais!

Em dúvida sobre como fazer marketing para contabilidade? Veja as principais estratégias para aplicá-lo e atrair mais clientes para seu escritório contábil. Veja mais neste artigo!
Sumário
marketing para contabilidade

Cada vez mais empresas contábeis enfrentam o desafio de se destacar perante a concorrência e conquistar clientes. Se seu escritório passa por essa situação, saiba que o marketing para contabilidade pode ser a principal solução. Afinal, ele tem a função de aumentar a visibilidade de um negócio, atrair novos consumidores e fidelizar os antigos.

Contudo, precisa ser bem executado para que os melhores resultados apareçam. Pensando nisso, neste texto, você verá as principais estratégias e como aplicá-las para promover o sucesso do negócio pela internet.

Além disso, você conhecerá as vantagens de utilizar essa técnica. Então, continue lendo!

Estratégias de Marketing para Contabilidade

Que tipo de ações de marketing para contabilidade você pode usar? Essa é a dúvida de muitos gestores e empresários! Confira nosso guia abaixo e descubra quais são as estratégias mais adequadas para seu escritório contábil.

Marketing de Conteúdo

Por meio do marketing de conteúdo você pode realizar diversas táticas que promovam seu negócio online.

Por exemplo: com a criação de um canal de vídeos ou de um blog, é possível fazer estudos de casos e compartilhar com as pessoas situações reais nas quais seu escritório contábil ajudou clientes a resolver problemas financeiros e fiscais.

Também vale a pena mostrar depoimentos de consumidores satisfeitos com seus serviços.

Outra boa tática consiste em apresentar artigos educativos, como dicas fiscais, planejamento financeiro, mudanças nas leis tributárias e preenchimento da declaração do IR. Isso demonstra o conhecimento e competência da sua empresa e transmite confiança aos usuários.

Redes Sociais

Ao utilizar as redes sociais, um escritório de contabilidade pode transmitir informações relevantes para seus seguidores. Também consegue tirar dúvidas de pessoas que estejam indecisas sobre a contratação dos serviços da empresa.

Além disso, ao responder comentários dos clientes, faz com que eles se sintam especiais e parte de uma comunidade.

Essas plataformas também são úteis para a publicação de postagens que trazem confiança nos serviços do seu negócio. Com os Stories, há ainda como contar casos de consumidores satisfeitos.

Mais boas estratégias consistem em oferecer descontos especiais, criar concursos e estabelecer parcerias com influenciadores.

Anúncios Pagos

Os anúncios pagos são ferramentas de marketing que proporcionam ótimos resultados mesmo com baixo custo. É possível utilizá-los para fazer a oferta de declaração do Imposto de Renda a pequenas empresas, ou usá-los para promover conteúdo que atraia novos clientes, além de apresentar seus serviços.

Em plataformas como o Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads e Instagram Ads, o valor mínimo por campanha começa a partir de R$ 20.

Aliás, nesses canais, existe a possibilidade de segmentar as propagandas. Por exemplo, elas podem aparecer só para quem digitar o termo “contabilidade para empresas”, ou para moradores de uma determinada região.

SEO

O SEO corresponde a um conjunto de técnicas utilizadas no marketing digital para aumentar as chances de uma página ser exibida nas primeiras posições do Google.

Para usá-lo você pode montar um blog e criar artigos com as palavras-chaves como “serviços de contabilidade para empresas” ou “consultoria tributária para empreendedores”.

Fazer o aprimoramento da estrutura do site com meta descrições, títulos de página e URLs é outra maneira efetiva de melhoria no SEO.

Contudo, a tática mais importante consiste em desenvolver conteúdo de alta qualidade para o consumidor. Escrever sobre como controlar finanças e dicas contábeis atrairá novos clientes e aumentará sua autoridade.

Como aplicar o Marketing para Contabilidade?

Fazer marketing para contabilidade envolve uma série de fatores. Com isso em mente, acompanhe as seis etapas mencionadas na seção abaixo para saber por onde começar.

Escolha e defina bem os objetivos da sua empresa

Antes de dar o primeiro passo, você precisa definir um motivo para fazer uma campanha marketing. Pense se pretende tornar seu escritório contábil mais conhecido, diversificar a base de clientes, reter mais consumidores ou oferecer mais serviços. Avalie quais são as necessidades do seu negócio e foque na determinação de objetivos alcançáveis.

marketing para contabilidade (2)

Lembre-se que seu propósito deve ser mensurável e com prazo delimitado, assim será possível acompanhar mês a mês os resultados.

Além disso, evite estabelecer ideais muito altos, pois se a campanha não chegar aos números esperados, você se sentirá desmotivado. Também não se menospreze sua capacidade com metas extremamente baixas.

Saiba o seu público alvo e faça personas

O público-alvo corresponde a um grupo de pessoas que têm interesse nos seus serviços, e a persona é uma representação fictícia desse cliente em potencial.

Alguns dados que você deve conhecer sobre o público-alvo correspondem à idade, gênero, localização etc. Também descubra de onde ele tira informações financeiras e o quanto sabe sobre contabilidade.

As necessidades pelas quais passa, o que espera do seu escritório, as plataformas de comunicação que mais usa são outros fatores relevantes.

Uma vez que entenda isso, será mais fácil saber como, quando e o que oferecer a esse consumidor. A obtenção desse tipo de conteúdo pode ser feita por pesquisa de mercado ou em relatórios das redes sociais.

Defina a quantidade de verba disponível

A maioria das ações de marketing digital para contabilidade não requer muito investimento. Afinal, com paciência, um pouco de dedicação e conhecimento você pode montar um blog e uma página comercial na internet. Quanto à publicidade paga, com apenas R$ 20, já se pode fazer a criação de uma campanha.

Mas é importante ter um computador que não gere perda de tempo com travamento e lentidão. O dispositivo não deve superaquecer ao rodar programas de edição de imagens tanto para publicidade quanto para postagens de blog ou redes sociais.

Aliás, caso você procure bom laptop veja também os melhores Notebooks para marketing digital.

Preste atenção na sua concorrência

Observar o que seus concorrentes estão fazendo é uma excelente estratégia de marketing que permite identificar lacunas nos serviços do seu escritório contábil.

Além do mais, com essa técnica, existe a possibilidade de encontrar novas oportunidades. Portanto, acompanhe as tendências do setor de contabilidade.

Analise também os serviços, preços, forma de atendimento e demais características que levam os consumidores a fechar negócio com a concorrência.

A partir daí, trabalhe na criação de melhorias na sua empresa que a façam se destacar. No entanto, caso não seja possível oferecer os mesmos benefícios, pense em algo que compense essa desvantagem.

Sempre verifique seus resultados

O marketing digital para contabilidade fornece diversos dados para que você saiba, a qualquer momento, como está a situação do negócio.

Há ferramentas como o Google Analytics para monitorar o tráfego de sites. O número de curtidas, compartilhamentos, comentários, mensagens e seguidores também indica o engajamento nas redes sociais.

As taxas de retorno de campanhas de e-mail marketing, visualizações de artigos e o tempo médio gasto na página são outras ótimas métricas.

Na publicidade paga existem ainda softwares que permitem fazer o cálculo do retorno sobre o investimento (ROI). Com esse tipo de análise você pode saber quando compensa ou não utilizar uma estratégia.

Escolha seus meios de comunicação

Os canais de comunicação mais comuns na área de contabilidade são sites, redes sociais, e-mail marketing, blogs e publicidade.

No entanto, é com base no seu público-alvo, objetivos e recursos que deve escolher a melhor opção. Caso a maioria dos seus clientes acesse com frequência o Facebook, não faz sentido se manter mais ativo no Instagram.

Da mesma forma, se sua intenção for apresentar uma oferta limitada a certo grupo de clientes, a melhor estratégia consiste em enviar um e-mail, em vez de mensagem pelas redes sociais.

Fora isso, quando uma empresa contábil está concentrada em reduzir custos, normalmente deve evitar fazer gastos com anúncios pagos.

Quais as vantagens de ter o Marketing para Contabilidade?

Antes de empreender em uma atividade, é normal que surja a dúvida se vale a pena se dedicar a essa tarefa. Assim sendo, veja na sequência quais são as principais razões para fazer marketing na área de contabilidade.

Maior número de acessos

Fazer uso de ferramentas de marketing digital aumenta a visibilidade do seu negócio contábil. Por exemplo, os visitantes que fizerem pesquisas com o termo “contabilidade” podem visualizar o blog da sua empresa e querer contratar seus serviços. A mesma situação acontece quando seus seguidores compartilham suas postagens nas redes sociais.

Já com anúncios pagos, torna-se mais fácil mostrar conteúdo ao público adequado. De forma geral, a construção de uma presença online permite que você demonstre o conhecimento e experiência que possui na área.

Isso gera confiança e credibilidade nas pessoas e, por isso, elas ficam mais propensas a se tornarem clientes do seu escritório.

Ter suas estratégias bem planejadas

As etapas de execução do marketing para contabilidade fazem com que você tenha maior consciência dos objetivos da sua empresa e de como alcançá-los. Esse processo envolve a identificação do público-alvo, definição de metas, escolha dos canais apropriados e desenvolvimento de estratégias relevantes para seu negócio.

Além disso, é preciso realizar o acompanhamento dos resultados para descobrir se existe a necessidade de ajustar alguma estratégia.

Dessa maneira, também se torna mais fácil para cada membro da sua equipe saber qual papel que deve desempenhar. Consequentemente, os clientes percebem e apreciam essa boa organização.

Auxilia na construção de autoridade da marca

A autoridade da marca refere-se à percepção que as pessoas têm de que uma empresa é confiável e competente no seu ramo de atuação.

No marketing para contabilidade, isso pode ser demonstrado por meio da publicação de conteúdo de alta qualidade postado em plataformas digitais, como blogs, redes sociais e outros.

A exibição online de depoimentos e avaliações de clientes satisfeitos são outros recursos que reforçam a capacidade do seu escritório contábil. Essa boa reputação, evidentemente, faz com que novos consumidores se sintam atraídos a procurar seus serviços e também recomendem a parentes e amigos.

Ter maior destaque que a concorrência

Graças às ações de marketing, a sua a empresa se comunica de forma clara e efetiva, reduzindo espaço para a concorrência. Com o envio de mensagens adequadas, os consumidores passam a compreender de que maneira seu negócio ajuda no gerenciamento do orçamento e na conquista dos objetivos financeiros deles.

Com investimento em publicidade, seu escritório de contabilidade possui maior probabilidade de superar a concorrência. Ele chegará aos clientes em potencial antes que considerem outras opções. Além do mais, as atualizações de estratégias deixam sua organização à frente dos concorrentes.

Aproveite as dicas e tenha o Marketing para Contabilidade para o seu negócio!

Atualmente, o marketing desempenha um papel fundamental no sucesso de escritórios de contabilidade. Por meio dele, é possível destacar os serviços da sua empresa, construir relacionamentos de longo prazo com os clientes e posicioná-la como especialista. Mas para que isso aconteça é preciso dedicar-se constantemente.

Lembre-se de investir em estratégias, como o uso de SEO, marketing de conteúdo, redes sociais e anúncios pagos. Também procure analisar seu público-alvo, objetivos, orçamento, concorrência e resultados.

Assim, você conseguirá transmitir mais confiança e prestar um serviço de melhor qualidade que levará a estabilidade do seu negócio.

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