O que esperar de um controle de ponto atento ao mercado?

Um controle de ponto atento ao mercado, inevitavelmente, é o que entrega funcionalidades que suavizam o trabalho da gestão de pessoas. Deste artigo, você confere qual é a opção mais
Sumário
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O controle de ponto atento ao mercado deve ser uma ferramenta de gestão de pessoas inovadora, moderna, segura, prática e com preço acessível. Afinal, a velocidade do dia a dia destoa das tradicionais burocracias que envolvem fechamento de folha, programação de férias e demais atividades de departamento pessoal. Em outras palavras, o cenário demanda por um serviço que reúne funcionalidades que automatizam o trabalho do gestor ao máximo, concorda?

Se a sua resposta para acima foi um “sim”, saiba que este artigo te apresentará qual é o controle de ponto atento do mercado. Em contrapartida, se você ainda tem quaisquer dúvidas sobre a importância da modernização da gestão de pontos, esta nossa conversa será integralmente esclarecedora.

Vamos lá?

Quais funcionalidades observar em um controle de ponto?

Antes de investir na contratação de um serviço, é importante entender quais são as demandas e o que o produto que será contratado pode entregar. A seguir, você confere um panorama sobre as funcionalidades que se deve observar em um controle de ponto atento.

1. Foto no momento do ponto

A funcionalidade do controle de ponto que permite capturar uma foto do colaborador no momento do registro de ponto é importante por vários motivos, como:

  • Aumentar a segurança e a confiabilidade do controle de ponto, prevenindo fraudes ou falsificações;
  • Verificar a identidade de quem registrou o ponto, evitando que um funcionário bata o ponto por outro;
  • Comprovar a presença e a localização do funcionário, principalmente nos casos de trabalho externo ou remoto;
  • Facilitar a gestão e a auditoria das informações da folha de pagamento, permitindo comparar as fotos com os registros de ponto.

No entanto, para usar essa funcionalidade, é prudente respeitar o direito à imagem dos funcionários e obter sua autorização prévia e expressa. Além disso, é preciso garantir que as fotos sejam usadas apenas para fins de controle de ponto e não sejam divulgadas ou expostas sem o consentimento dos funcionários.

2. Integração API com folha de pagamento

A integração API com folha de pagamento é uma forma de conectar o sistema de controle de ponto atento com o sistema de folha de pagamento, usando uma interface de programação de aplicativos (API). Uma API é um conjunto de regras e protocolos que permite a comunicação entre diferentes sistemas ou plataformas.

A integração API com folha de pagamento pode trazer vários benefícios, incluindo:

  • Automatizar o processo de cálculo e pagamento dos salários, horas extras, descontos e benefícios dos funcionários;
  • Evitar erros e inconsistências nos dados registrados e enviados para a folha de pagamento;
  • Reduzir o tempo e o custo operacional do RH e do DP;
  • Garantir a conformidade com a legislação trabalhista e fiscal;
  • Facilitar a gestão e a auditoria das informações da folha de pagamento.

3. Localização GPS e locais permitidos

A localização GPS e locais permitidos são funcionalidades que se deve observar em um controle de ponto por uma série de motivos. Um deles envolve a questão da autenticidade das marcações realizadas por funcionários externos ou os que trabalham de forma remota. Além disso, essas funcionalidades ajudam a:

  • Permitir que os funcionários externos ou em home office registrem o ponto de forma prática e segura pelo celular, sem a necessidade de equipamentos caros ou deslocamentos;
  • Verificar se os funcionários estão cumprindo a jornada de trabalho nos locais determinados pela empresa, evitando fraudes ou desvios;
  • Monitorar a produtividade e o desempenho dos funcionários em tempo real, podendo acompanhar as rotas, as atividades e os resultados;
  • Automatizar o cálculo e o pagamento dos salários, horas extras, descontos e benefícios dos funcionários, evitando erros e inconsistências;
  • Garantir a conformidade com a legislação trabalhista e fiscal, podendo comprovar o cumprimento da lei em caso de processos judiciais.

4. Relatórios Automáticos

Os Relatórios Automáticos são funcionalidades de um controle de ponto atento que permite gerar documentos com as informações sobre a jornada de trabalho dos colaboradores de uma empresa. Eles são importantes por vários motivos, como:

Facilitar a gestão do setor de RH, que pode acessar os dados de forma rápida e precisa;
Garantir a transparência entre as empresas e os funcionários, evitando erros nos pagamentos, jornadas excessivas e riscos de ações trabalhistas;
Cumprir as determinações da lei, que exige o registro de ponto para estabelecimentos comerciais com mais de 10 funcionários;
Acompanhar o desempenho, a produtividade e a retenção de talentos na empresa.

Os Relatórios Automáticos podem ser gerados por sistemas modernos e eficazes de controle de ponto, que trabalham com armazenamento em nuvem. Dessa forma, quaisquer informações sobre um determinado colaborador ficam disponíveis a poucos cliques.

5. Cálculo da jornada, banco de horas, feriados, folgas, etc

Por fim, vamos conferir uma bateria de funcionalidades que se deve observar em um controle de ponto. Em tese, ao contratar esse serviço, você precisa ter uma ferramenta que te entregue os seguintes recursos.

Cálculo de jornada: processo de determinar o número de horas trabalhadas por um funcionário em um determinado período de tempo. Para calcular a jornada de trabalho, é preciso considerar os horários de entrada, saída e pausa do funcionário, bem como os dias da semana e do mês em que ele trabalha. Existem diferentes tipos de jornada de trabalho no Brasil, como presencial, home office, híbrida e turnos intermitentes.

Banco de horas: é uma modalidade de compensação de jornada que substitui o pagamento do adicional de horas extras por folgas compensatórias ou diminuição de horas da jornada. O banco de horas funciona como uma poupança, onde o funcionário acumula horas positivas ou negativas, dependendo se trabalhou mais ou menos do que sua jornada normal. Essas horas podem ser compensadas em um prazo determinado pela lei ou pelo acordo coletivo ou individual.

Feriados: são considerados dias de repouso remunerado e, portanto, não devem ser descontados do salário dos funcionários. Se a empresa precisar que os funcionários trabalhem em feriados, ela deve seguir algumas regras, inclusive ter autorização por convenção ou acordo coletivo. O controle de ponto nos feriados é importante para evitar erros nos cálculos da folha de pagamento, prevenir problemas com a justiça do trabalho e assegurar a transparência.

Folgas: a gestão das folgas ajudam a mapear as jornadas de trabalho por escala. Com um controle de ponto eficiente, a empresa consegue elaborar as mais variadas possibilidades de escalas de trabalho, incluindo a escala 12×36. Dessa forma, não há conflitos de folgas e eliminam-se as possibilidades de pagamentos indevidos. Ou seja, a empresa respeita os direitos do funcionário e se blinda de problemas judiciais.

Controle de ponto atento ao mercado como ferramenta para o colaborador

Vivemos numa época em que a valorização do capital humano é essencial para que uma empresa se torne uma marca relevante e competitiva no mercado. Afinal, conquistar um lugar no panteão do Great Place To Work é uma das metas das corporações que buscam ser gigantes. Dessa forma, o controle de ponto deve oferecer funcionalidades que humanizem a relação entre gestor de pessoas e colaborador.

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Para começar, o controle de ponto atento ao mercado precisa ter um chat de comunicação que viabilize o contato com o gestor. Ademais, é essencial garantir que o funcionário tenha acesso ao próprio histórico de pontos e sugerir, desde que necessárias, as correções para agilizar o fechamento de folha.

A possibilidade de funcionar independente de conexão com a internet é outra funcionalidade que facilita o dia a dia do trabalhador, sobretudo o funcionário externo. Por fim, o lembrete de ponto não deixará ninguém se esquecer de realizar essa que deve ser a primeira e a última ação de um colaborador no ambiente de trabalho.

Redução de custos com horas extra com funcionários externos

O controle de ponto é uma forma de gerenciar a jornada de trabalho dos funcionários externos e internos, registrando seus horários de entrada, saída, intervalos e horas extras. O controle de ponto pode ajudar na redução de custos com horas extras de funcionários externos de várias maneiras, tais como:

  • Evitar o pagamento indevido de horas extras que não foram realizadas ou autorizadas;
  • Monitorar o desempenho e a produtividade dos funcionários externos em tempo real;
  • Identificar possíveis problemas ou falhas na gestão da equipe externa;
  • Otimizar a distribuição e o planejamento das atividades externas;
  • Garantir o cumprimento da legislação trabalhista e evitar multas ou processos judiciais.

E o controle de ponto Genyo oferece métricas que ajudam a enxergar se as horas extras feitas por um determinado colaborador estão em sintonia com a to do list dele.

Como o aplicativo pode reduzir em até 70% o tempo gasto do RH para fechamento de ponto?

Um aplicativo de controle de ponto atento às necessidades da empresa pode reduzir em até 70% o tempo gasto para fechamento de ponto. Isso porque ele oferece diversas vantagens para o RH e o DP, como:

  • Automatiza o registro de ponto dos funcionários, eliminando a necessidade de cartões ou livros de ponto manuais ou mecânicos;
  • Armazena os dados de ponto em nuvem, facilitando o acesso e a segurança das informações;
  • Permite o controle de ponto remoto, por meio de dispositivos móveis, QR code ou reconhecimento facial, ideal para funcionários externos ou em home office;
  • Valida e corrige as inconsistências ou divergências no espelho de ponto antes do fechamento da folha de pagamento, evitando erros ou fraudes;
  • Calcula automaticamente as horas trabalhadas, as horas extras, os adicionais, os descontos, os impostos e as contribuições sociais sobre a folha de pagamento;
  • Emite relatórios e comprovantes de ponto personalizados e confiáveis, seguindo as normas legais e trabalhistas;
  • Integra-se com outros sistemas de gestão de RH, como folha de pagamento, banco de horas, férias, benefícios, etc.

Com essas vantagens, um aplicativo de controle de ponto atento ao mercado pode reduzir o tempo gasto do RH para fechamento de ponto porque ele simplifica e agiliza todo o processo, além de garantir mais precisão e transparência. Assim, o gestor pode se dedicar a outras atividades mais estratégicas e produtivas.

Chegou o fim da era em que um gestor passava horas e horas trabalhando planilhas de Excel!

Controle de ponto e segurança jurídica da empresa – Qual a ligação?

O controle de ponto é um processo que visa registrar e gerenciar a jornada de trabalho dos funcionários de uma empresa. A segurança jurídica é a garantia de que a empresa está cumprindo as normas legais e trabalhistas relacionadas ao controle de ponto, evitando assim possíveis problemas judiciais ou multas.

A ligação entre um controle de ponto atento e a segurança jurídica da empresa é que um depende do outro para ser eficaz e confiável. Nesse sentido, o controle de ponto ajuda a empresa a cumprir as obrigações legais relacionadas à jornada de trabalho dos funcionários como, por exemplo:

  • Respeitar os limites de horas trabalhadas por dia e por semana;
  • Pagar corretamente as horas extras, os adicionais noturnos, os feriados e as faltas;
  • Conceder os intervalos intrajornada e interjornada previstos em lei;
  • Controlar o banco de horas e o regime de compensação de jornada;
  • Garantir o descanso semanal remunerado.

Essas obrigações estão previstas na CLT e em outros instrumentos do Ministério do Trabalho como, por exemplo, a Portaria 671, que regulamenta o uso do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) e o Registro Eletrônico de Ponto por Programa (REP-P). O descumprimento dessas regras pode resultar em multas ou processos trabalhistas.

Portanto, o controle de ponto é essencial para garantir a segurança jurídica da empresa, pois ele fornece provas documentais e confiáveis da jornada de trabalho dos funcionários, evitando assim possíveis fraudes, erros ou divergências. Além disso, o controle de ponto facilita o cálculo da folha de pagamento e dos encargos sociais, reduzindo os custos e os riscos para o empregador.

Por fim, um bom controle de ponto também beneficia os colaboradores, pois eles têm mais transparência e segurança sobre seus direitos trabalhistas.

Como aumentar a segurança jurídica no seu controle de ponto

Uma vez que o controle de ponto é indispensável para garantir a segurança jurídica da empresa, é providencial pensar nas dicas abaixo:

  • Invista num sistema de registro eletrônico de ponto que seja homologado pelo Ministério do Trabalho e 100% blindado contra fraudes nos dados registrados;
  • Respeite as regras da legislação trabalhista sobre a jornada de trabalho, os intervalos, as horas extras, os adicionais, etc.;
  • Disponibilize um comprovante digital para cada marcação de ponto feita pelo funcionário;
  • Valide e corrija as inconsistências ou divergências no espelho de ponto antes do fechamento da folha de pagamento;

Se chegou até aqui, certamente você percebeu a influência do controle de ponto na segurança jurídica da empresa. Portanto, continue comigo e se prepare para entender o funcionamento de um serviço que te ajudará a definir essa questão aí na tua organização.

Genyo: o controle de ponto atento do mercado

O Genyo é um sistema e aplicativo de controle de ponto eletrônico digital que desde 2017 cumpre as atualizações e determinações dos órgãos que regulamentam o emprego no Brasil. No cenário regido pela portaria 671, a plataforma se enquadra na categoria REP-A das formas de se fazer controle de ponto dos funcionários. Dessa forma, o serviço carrega o respaldo da lei.

“Mas o que faz do Genyo o controle de ponto atento do mercado?” — sabiamente, você se questiona. São várias vantagens. Para começar, o serviço oferece todas as funcionalidades supracitadas e mais algumas que são diferenciais ainda mais imprescindíveis. Quer saber do que se trata? Então, continue comigo!

Já que chegou até aqui, é importante você saber que o Genyo é a primeira e única plataforma de controle de ponto full time do mundo, ou seja, oferecemos atendimento dedicado 24 horas por dia. E para melhorar, esse diferencial não gera custos adicionais. Ademais, o serviço também oferece:

  • usabilidade intuitiva;
  • design moderno e inovador;
  • blindado contra invasão de hackers;
  • tecnologia de geolocalização;
  • automatiza os cálculos de férias, horas extras, horas noturnas e banco de horas;

Viu só como as vantagens são deveras substanciais? O melhor, no entanto, está por vir. Por isso, continue comigo e saiba mais sobre essa solução que é inteligente até no nome e tem a aprovação de mais de 19 mil empresas espalhadas ao redor do Brasil!

Métricas gerenciais da empresa e assiduidade dos colaboradores

Conforme você já sabe, mas nunca é demais relembrar, o grande vilão das empresas é o gasto desnecessário com pagamento de horas excedentes. Pensando nisso, o Genyo desenvolveu um esquema de métricas gerenciais que ajudam a acompanhar em tempo real o cumprimento da jornada trabalhada pelos funcionários. Por essas e outras, esta nossa conversa não poderia terminar sem que você conhecesse essa metodologia.

Para começar, é possível saber quais são os funcionários que mais se atrasam e quanto tempo se atrasaram nos últimos dias. Com as informações contidas nos relatórios de dados semanais, o gestor consegue observar quem são os funcionários que mais se destacaram pela pontualidade. Em síntese, essa é uma maneira inteligente de acompanhar e valorizar os funcionários mais engajados com os horários da empresa.

Outra informação preciosíssima que essa metodologia mostra diz respeito à questão das horas extras. Dessa forma, é possível saber quais os colaboradores mais geram gastos com horas excedentes para a empresa. Esses dados proporcionam uma gestão mais organizada, bem como ajudam a empresa a economizar muito dinheiro com pagamento de horas excedentes.

Por fim, mas não menos importante, esse sistema oferece praticidade, organização e segurança em um mesmo lugar. Por isso, não perca mais tempo e suavize a sua gestão de pessoas utilizando aquele que o controle de ponto atento número um do mercado.

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