A sua empresa trabalha no desenvolvimento das competências socioemocionais dos líderes e colaboradores?
Essa é uma pauta que vem sendo cada vez mais valorizada no mercado de trabalho e, no momento do recrutamento, essas habilidades se apresentam como um diferencial.
Se você nunca ouviu falar sobre, as competências socioemocionais se tratam de um conjunto de habilidades humanas na qual existe a compreensão dos seus sentimentos e dos sentimentos dos outros.
As habilidades socioemocionais não são transmitidas de geração a geração ou a pessoa já nasce com ela, são características desenvolvidas no cotidiano.
Então se você acredita que você ou a sua equipe não possui essas habilidades, não precisa se preocupar, existe uma luz no fim do túnel.
No artigo de hoje vamos auxiliar você nesse processo de aprendizagem de como desenvolver as habilidades socioemocionais no seu dia a dia.
O que são competências socioemocionais?
As competências socioemocionais se tratam de um conjunto de habilidades que fornece ao indivíduo a capacidade de lidar com suas próprias emoções durante um momento difícil.
Essa habilidade também se estende para o outro, já que a pessoa que possui competências socioemocionais passam a ter uma maior empatia, conseguindo lidar com as emoções dos outros.
Tal qual quaisquer outras competências, as socioemocionais estão ligadas a capacidade de conhecer nós mesmos nas mais diversas situações e contextos.
O mais interessante é que estamos em um eterno ciclo de aprendizado, podendo desenvolver e até mesmo ensinar essas habilidades para os outros.
Frente aos desafios e momentos difíceis, as competências socioemocionais permitem que você consiga vencer os obstáculos e compreender o emocional das pessoas à nossa volta.
Mas para conseguir desenvolver as competências socioemocionais é necessário que o relacionamento intrapessoal, ou seja, consigo mesmo, seja construído de maneira saudável.
Quais são as competências socioemocionais?
Agora que você já entendeu o que são as competências socioemocionais, vejamos aqui algumas das principais competências socioemocionais mais conhecidas:
Empatia
Uma das competências socioemocionais mais valorizadas quando pensamos no contexto social e do mercado de trabalho é a empatia.
O ato de ser empático é associado à macrocompetência de amabilidade, sendo muito importante para a criação e estreitamento de laços, cooperação e criação de vínculos entre pessoas.
Uma pessoa que possui essa competência socioemocional desenvolvida consegue lidar consigo mesmo e com as dores e preocupações dos outros.
Responsabilidade
Ao fazer parte de um time dentro de uma organização, os líderes e colegas esperam que essa pessoa seja responsável por suas atividades de modo que alcance os melhores resultados possíveis.
Nessa realidade, a responsabilidade é uma competência fundamental para que os profissionais se mostrem com uma postura de compromisso em relação aos seus deveres.
A responsabilidade também permite que o colaborador se sinta mais seguro para assumir as suas falhas e acertos.
Afinal, uma pessoa responsável é capaz de reconhecer as suas falhas e construir aprendizados a partir delas.
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Liderança
A competência socioemocional da liderança é uma habilidade de extrema importância especialmente para os gestores.
Para além de possuir a capacidade de liderar a sua equipe, os gestores ainda devem ser fonte de inspiração para outros colaboradores.
Não somente, o líder é responsável por contribuir para a criação de um ambiente de produtividade e dedicação entre os funcionários.
Iniciativa e autonomia
Para que o colaborador seja capaz de controlar a sua própria vida e carreira é necessário que ele desenvolva duas principais características: a iniciativa e a autonomia.
Essas habilidades socioemocionais fazem com que o indivíduo se torne responsável pelo seu desenvolvimento e pelas suas atitudes.
Adaptabilidade
O mercado de trabalho é um organismo dinâmico, que exige um poder de flexibilidade muito grande tanto da empresa quanto dos colaboradores.
Nessa realidade, para atender às novas demandas, os negócios e seus colaboradores precisam ser adaptáveis para facilitar essa transição constante.
Colaboração
As empresas funcionam como uma espécie de sociedade que necessita de uma colaboração mútua para que funcione.
Por isso, o espírito de coletividade e compartilhamento é uma das grandes bases que devem ser desenvolvidas dentro do ambiente corporativo.
É muito importante que a colaboração seja desenvolvida para evitar rivalidades e facilitar as relações interpessoais.
Resiliência
Situações desafiadoras sempre existirão e estarão presentes em diversos momentos da carreira de qualquer pessoa.
Por isso, a resiliência no trabalho deve ser uma competência sócio emocional desenvolvida, para que você possa se adaptar às mudanças constantes do novo tempo.
Uma pessoa resiliente é capaz de se automotivar por meio do seu autoconhecimento, entendendo quais são as suas limitações no momento e como transpassá-las
Foco
O foco se relaciona com o comprometimento responsável de certa atividade e na gestão de seus compromissos, tendo seus objetivos claros e planos traçados de maneira ética.
Essa competência socioemocional é bastante requisitada e almejada no ambiente de trabalho, visto que assim o colaborador entende de forma correta os seus objetivos e trabalhos a serem realizados.
Saber lidar com o estresse e a pressão
Dificilmente você se deparará com um cargo no qual não existe estresse e pressão envolvida nas atividades que são realizadas no dia a dia.
Nessa realidade, a capacidade de saber lidar com essas situações que podem tirar qualquer um do sério é de grande valor.
Por que é tão importante desenvolver as competências socioemocionais?
Para além das habilidades técnicas, as equipes de RH passaram a perceber que existe uma grande importância das habilidades socioemocionais no contexto do ambiente de trabalho.
Nesse contexto, se iniciou a buscar profissionais com esses diferenciais, inclusive, sendo essas pessoas as consideradas mais indicadas para determinadas vagas.
Então, por exemplo, se a empresa precisa de colaboradores para o setor de vendas, o processo seletivo vai focar em profissionais de comunicação e resiliência.
Pensando além da questão das demandas de mercado, o desenvolvimento dessas competências é de suma importância para a evolução plena das pessoas.
Isso porque as relações interpessoais podem ser mais saudáveis quando toda a equipe possui boas competências socioemocionais, ajudando a lidar com momentos de crise.
Nessa realidade, o desenvolvimento das competências socioemocionais é importante para garantir que todo o time esteja alinhado à cultura organizacional.
Benefícios do desenvolvimento de competências socioemocionais
Você viu anteriormente que existem diversas competências socioemocionais, certo?
Um bom profissional não precisa necessariamente desenvolver todas elas para se destacar e trazer benefícios para a sua relação com a empresa.
Na verdade, quando ele tem uma ou duas, já alcança um importante diferencial competitivo no mercado.
Esse diferencial permite que a empresa possua pessoas que tenham capacidade de suprir necessidades específicas da profissão.
Não somente, colaboradores que têm as habilidades socioemocionais conseguem:
- Gerenciar melhor suas emoções;
- Possui a capacidade de entender seus colegas
- É mais organizado e prioriza o que é importante
Esses são apenas alguns exemplos do que essas soft skills podem trazer como benefício para si próprio e para a empresa.
Por meio das habilidades socioemocionais as pessoas passam a ter um desenvolvimento pessoal pleno, sendo esse um importante diferencial competitivo para as empresas.
A relação entre o mercado de trabalho e as competências socioemocionais
O mercado de trabalho se modifica com o passar dos anos e as competências socioemocionais dos candidatos e colaboradores são grandes diferenciais competitivos.
Isso acontece tendo em vista que as empresas perceberam que um bom profissional não é só aquele que sabe desenvolver as suas atividades a nível técnico.
Na verdade, ele também deve ser capaz de socializar com os demais colegas e saber lidar com momentos de pressão e frustração.
As questões socioemocionais estão diretamente ligadas ao clima organizacional e a cultura da empresa, sendo essas pautas voltadas para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais saudável.
Nessa realidade, as empresas compreendem que não tem como um colaborador trabalhar bem, se ele não consegue trabalhar em harmonia em um time.
Por isso, contar com profissionais que possuem empatia, poder de adaptação, resiliência e que sejam responsáveis é um diferencial no currículo.
Além disso, dependendo do cargo a ser ocupado, algumas competências socioemocionais não são, apenas, diferenciais, mas se tornam uma necessidade.
Como as competências socioemocionais podem ser desenvolvidas?
Se você não possui muitas competências socioemocionais, saiba que esse não é motivo de preocupação e desespero!
Essas habilidades podem ser desenvolvidas com o passar do tempo e é muito comum encontrar adultos que ainda estão nessa fase de amadurecimento sócio emocional.
Tendo em vista que essas habilidades são treináveis, o processo de aprendizado ainda pode promover momentos de comunicação criativa, melhorando a interação entre os colaboradores da equipe.
Além disso, as competências socioemocionais estão diretamente ligadas ao nível de autoconhecimento individual.
Nessa realidade, para conseguir desenvolver essas competências se faz necessário explorar melhor a inteligência emocional e o autoconhecimento.
Mesmo parecendo algo fácil, saber realmente quem somos, essa fase de reconhecimento das nossas fraquezas e pontos fortes não é uma tarefa tão simples.
Por isso, é fundamental buscar a ajuda de um profissional da psicologia e é por isso que a psicologia organizacional pode ser tão importante nesses momentos de descoberta dos seus colaboradores.
Como o RH da sua empresa pode auxiliar no desenvolvimento dessas competências em seus colaboradores?
Empresas que se preocupam com o crescimento dos profissionais promovem um ambiente de trabalho mais saudável, onde todos os componentes da equipe se sentem valorizados.
Essa é, sem dúvidas, uma das melhores formas de trazer a valorização profissional para a empresa, contribuindo para o aumento da motivação e engajamento no trabalho.
Nessa realidade, o setor de RH é o grande responsável por possibilitar o desenvolvimento dos profissionais da organização.
Veja algumas ações que podem ser realizadas pelo RH para o desenvolvimento dessas competências socioemocionais:
Mapeie as competências comportamentais
O primeiro passo para o desenvolvimento das competências socioemocionais no seu tipo é reconhecer quais são aquelas que já estão presentes no time.
Esse mapeamento do perfil comportamental pode ser feito através de testes e análises da psicologia organizacional.
A partir dos resultados é possível criar planos de desenvolvimento e treinamento que realmente sejam importantes.
Invista em planos de carreira
Os planos de carreira são importantes oportunidades para os colaboradores e é por isso que eles permanecem focados em seus objetivos.
Nessa realidade, o RH pode desenvolver um plano de carreira personalizado para cada colaborador, identificando quais competências devem ser desenvolvidas para alcançar os próximos níveis do plano.
Dessa forma, torna-se mais fácil ter um direcionamento dos treinamentos, assim, o colaborador poderá estar alinhado com o que a empresa deseja.
Incentive o aprendizado contínuo
Em uma empresa é importante que os gestores de RH se preocupem em identificar quais são as dificuldades individuais de cada profissional.
Com isso, podem ser oferecidas ferramentas para incentivar o aprendizado contínuo do time, gerando uma melhora no trabalho que está sendo desenvolvido.
Esse incentivo a educação pode ser promovida através de treinamentos específicos que promovem o crescimento profissional.
Ofereça feedbacks
Os feedbacks são ferramentas de extrema importância para os profissionais entenderem onde estão acertando e o que precisa ser melhorado.
A ausência do feedback sobre a sua atuação pode deixar os colaboradores perdidos e menos valorizados, refletindo em um desempenho travado e longe do que os gestores esperam nos resultados.
Construa uma cultura de mentoria
Para que as habilidades e competências mais essenciais para a sua empresa sejam desenvolvidas é necessário que a empresa se coloque disponível para os seus colaboradores.
Nesse caso, a construção de uma cultura de mentoria permite a promoção de encontros em grupo para desenvolver a mentalidade de envolvimento e compartilhamento.
Conclusão
Como você viu até aqui, as competências socioemocionais são de extrema relevância tanto para o convívio em sociedade quanto na realidade do mercado de trabalho.
Vivemos em tempos no qual a sociedade e as empresas passaram a entender a importância dessas habilidades para o cotidiano.
Diante disso, desenvolver habilidades socioemocionais compatíveis com o ambiente e cultura da empresa é a chave para manter times engajados e que compartilham de um mesmo propósito.
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