logo genyo azul

Como é a Geração Z no ambiente de trabalho: quais os desafios e benefícios

Muitos empresários ainda não sabem como é a geração Z no mercado de trabalho. Para se preparar para isso, confira a matéria! Veja mais neste artigo!
Sumário
como é a geração z

Ter um quadro diversificado de funcionários é importante para empresas de todos os ramos e tamanhos. Atualmente, muito se fala sobre a diferença de idade entre os funcionários de uma mesma empresa, divididos em grupos chamados “gerações”. A geração Z é um dos assuntos mais comentados no mundo empresarial, devido a dificuldade de gerenciar esses profissionais. Neste artigo, discutiremos maiores detalhes sobre como é a geração Z no mercado de trabalho e qual a melhor maneira de lidar com ela.

Quem é a geração Z?

A geração Z consiste em um grupo de pessoas nascidas entre os anos 1995 a 2010. Atualmente, essas pessoas estão começando a entrar no mercado de trabalho ou no fim de sua formação acadêmica. A geração Z é uma das últimas que se lembra como é viver sem a presença constante das plataformas tecnológicas. Apesar de algumas invenções já existirem em 1995, elas não eram tão utilizadas pelo público geral. Mesmo assim, a geração Z sofre grande influência  da tecnologia e são o grupo que mais a utiliza ultimamente.

Quais as outras gerações?

Além da geração Z, existem outros grupos caracterizados de acordo com o ano em que nasceram. Confira abaixo:

  • Geração Baby Boomers: nascidos entre 1940 e 1960;
  • Geração X: nascidos entre 1960 e 1980;
  • Geração Y (millennials): nascidos entre 1980 e 1995;
  • Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010;
  • Geração Alpha: nascidos após 2010.

Como é a geração Z no ambiente de trabalho?

Por conta da influência da tecnologia, a geração Z costuma ser extremamente informatizada e realiza atividades rapidamente. Além disso, a geração Z possui mais conhecimento sobre a importância da existência empresarial no mundo digital. Então, mesmo que eles não trabalhem com a área de marketing, esses profissionais estão conectados com atividades dessa natureza.

Como a geração Z é o grupo mais novo do mercado de trabalho, nos dias atuais, eles enfrentam diversos preconceitos e dificuldades ao performar. Normalmente, gerações diferentes encontram problemas para se relacionar. Isso acontece devido a grande diferença de influências entre uma geração e outra.

Durante a fase de crescimento e formação da personalidade, as pessoas sofrem influência de fatores como:

  • Pessoas de convívio;
  • Cultura local;
  • Conteúdo consumido em forma de livros, mídia, etc

Por conta disso, pessoas que cresceram em épocas diferentes, possuem personalidades diferentes. E isso pode prejudicar a colaboração entre essas pessoas, caso não haja um esforço para se comunicar propriamente.

Quais as grandes habilidades da geração Z?

Como a geração Z está conectada com a tecnologia avançada, esses profissionais costumam ser muito bons com atividades que precisam de velocidade. Ao lidar com questões como gerenciamento de crises e resolução do problema, a geração Z costuma ter bastante sucesso. Com o grande acesso a diferentes culturas e fontes de conhecimento, os profissionais possuem alta criatividade e agem rápido.

Outro ponto interessante da geração Z é que eles estão muito interessados no aprendizado e na capacitação. Diferentemente das gerações anteriores como os Millennials, a geração Z não possui tanta formação acadêmica, mas sim cursos profissionalizantes específicos.

Como trazer a geração Z para a sua empresa?

Uma característica da geração Z é a vontade de empreender e ter um negócio desde cedo. Mais uma vez, a tecnologia é a grande responsável por isso, pois cria uma atmosfera favorável para esse tipo de atividade.

Devido a isso, algumas empresas sentem dificuldade em recrutar esses novos profissionais, pois eles não veem a vaga de trabalho como uma opção interessante. Diferentemente dos profissionais mais velhos, que buscam estabilidade, a geração Z tem interesse em qualidade. Para eles, uma boa carreira não é apenas aquela que paga mais, mas sim a que:

  • Permite a criação de um bom plano de carreira;
  • Utiliza métodos de carga horária fluida;
  • Possui benefícios extras;
  • Está ambientado com o Home Office;
  • Presença de tecnologia no ambiente de trabalho.

Como é a geração Z com o plano de carreira

Depois da Geração Millenials, muitos empresários acreditam que o plano de carreira não era mais uma preocupação dos profissionais. Porém, os funcionários da geração Z se mostram extremamente entusiasmados com a possibilidade de crescer na carreira.

É exatamente por isso que eles se preocupam tanto em fazer capacitações e participar de atividades que melhorem seus desempenhos. Por mais que essa geração pareça ainda meio perdida no meio empresarial, eles têm muito interesse em ter uma carreira de sucesso.

Como é a geração Z com a carga horária fluida

A carga horária fluida refere-se a possibilidade de mudar um pouco a rotina, mesmo durante o trabalho. A vontade de possuir essa liberdade vem da ideia do que é uma carreira de sucesso para a geração .Para eles, de nada adianta ter um cargo alto e receber bem se você não pode desfrutar dele.

Com a carga horária fluida, o profissional pode escolher formas de levar os seus dias de modo único. Em alguns dias, ele pode trabalhar menos horas e ocupar o resto do tempo com atividades de lazer e compensar em outro dia de trabalho com horas extras.

Como é a geração Z com os benefícios extras

Com tantas oportunidades de emprego, os profissionais procuram por aquelas vagas que oferecem mais benefícios. Um exemplo disso é a oferta de vale- alimentação ou vale-refeição para os funcionários. Esse tipo de benefício é um grande atrativo, que costuma ser essencial para contratar profissionais da geração Z.

Como é a geração Z com o Home Office

Depois da pandemia, diversas empresas de adaptaram para oferecer os mesmos serviços de maneira remota. Como a geração está envolvida com a tecnologia, o Home Office é uma opção para muitos deles. Muitos empresários não entendem como é a geração Z fora do ambiente de trabalho, e a  comodidade do Home Office explica um pouco disso.

Nos dias atuais, adquirir uma casa própria ou um veículo é um sonho super distante para a maioria dos jovens. Por isso, o deslocamento para o trabalho é uma questão que conta bastante. Então, quando há a possibilidade de trabalhar sem nem sair de casa, essa opção é super interessante.

Como é a geração Z com a presença de tecnologia

A geração Z admira muito as empresas que investem em tecnologias para melhorar o ambiente de trabalho. Esses profissionais encontram muita dificuldade de performar quando a empresa possui sistemas antigos e não se atualiza.

Um exemplo de tecnologia bastante procurada por profissionais da geração Z são as plataformas de controle de ponto eletrônico. Com essa tecnologia, o dia a dia dos funcionários é facilitado e a relação com a empresa melhora. O Genyo é um dos melhores fornecedores dessa tecnologia, para saber mais sobre os serviços, basta clicar no link.

Quais as dificuldades de trabalhar com a geração Z?

Por conta da alta velocidade das informações, a geração Z se tornou extremamente imediatista. Essa característica, geralmente, é algo bom, pois os estimula a conseguir resultados de forma rápida. Porém, algumas empresas não sabem como é a geração Z quando ela tem que lidar com um grupo diverso.

Por conta do imediatismo, a geração Z não tem muita paciência para esperar o trabalho de outros membros da equipe. Esses outros membros possuem as próprias explicações para as “demoras”. Às vezes eles realmente sentem dificuldade para lidar com as questões tecnológicas e não conseguem dar um parecer rápido para os colegas. Mas, em outros casos, a demora acontece devido a experiência do profissional, que sabe da necessidade de analisar a situação por um período maior de tempo.

Quando não há comunicação efetiva, os profissionais de gerações diferentes podem demonstrar enormes problemas. Por um lado, a geração mais velha se sente pressionada a acompanhar mudanças bruscas a todo momento por conta da tecnologia. Por outro, os profissionais da geração Z não conseguem formar um vínculo com a equipe por conta de preconceito e falta de espaço.

O que fazer para evitar problemas como esse?

como é a geração z

Bom, a melhor forma de evitar problemas com as diferentes gerações dentro da equipe é promover uma interação entre elas. Uma maneira de fazer isso é incentivar os profissionais a conversarem a se conhecerem melhor. Infelizmente, nem todo ambiente empresarial é adequado para esse tipo de confraternização. Por conta disso, uma boa ideia é promover eventos de capacitação profissionalizante.

Ao mudar um pouco a rotina dos funcionários e permitir que eles conversem livremente durante a capacitação, o vínculo entre eles é aprofundado. Com esse evento, a empresa tem dois ganhos imediatos: união da equipe e informatização dos colaboradores. Apesar de ser um investimento alto, ele costuma trazer resultados duradouros.

E quando os problemas já existem?

Se você está observando certos problemas entre a sua equipe relacionados à idade dos colaboradores, o melhor a fazer é intervir imediatamente. Você deve fazer isso com o apoio do RH, que conversará com toda a equipe.

Inicialmente, a ideia não é punir nem prejudicar aqueles que estão tendo problemas de relacionamento. Na verdade, o objetivo é entender a situação e tentar minimizar os danos dos dois lados. Depois disso, os profissionais são aconselhados a tentar deixar as diferenças de lado e focar no trabalho que têm a fazer.

Caso isso não tenha resultado, o próximo passo é afastar esses profissionais e permitir que eles façam trabalhos diferentes. Por fim, se a situação piorar, a última saída é retirar esses funcionários da equipe para não prejudicar ainda mais o resto do grupo. Apesar de essa solução dar fim ao problema, ela não é ideal.

E o que seria ideal?

Em qualquer ambiente, o ideal é a existência de pessoas diferentes, com visões únicas e que colaborem em conjunto. Na área profissional, é extremamente importante que pessoas diferentes realizem projetos em conjunto.

Pare para analisar: se pessoas semelhantes observarem um mesmo problema, é provável que elas enxerguem soluções parecidas. O problema é que apesar de essa solução poder dar certo, ela nem sempre é a mais adequada. Agora, quando a equipe é composta por pessoas diversas, as chances de encontrar soluções diferentes é bem maior e, consequentemente, maiores as chances de encontrar aquela que é considerada como ideal.

Como a diversidade afeta a imagem da empresa?

Além de a diversidade favorecer um melhor rendimento dentro da empresa, ela também auxilia na popularidade da rede. É fato que, atualmente, os consumidores procuram muito mais do que produtos e serviços de qualidade. Hoje, eles desejam se conectar com a marca e enxergar nela ideais que ela acredita.

Possuir pessoas diversificadas na equipe passa a imagem de que a empresa está aberta ao novo e ao diferente. Isso atrai aquelas pessoas que desejam por mudança no mercado e querem apoiar empresas com a mesma visão.

Como montar uma equipe diversificada e multidisciplinar?

Agora que você já sabe o que é uma equipe diversificada e quais as suas vantagens, pode estar se perguntando como montá-la. Para fazer isso, é preciso que você tenha atenção aos profissionais que está contratando.

Muitas vezes, os processos de recrutamento focam na qualidade de formação de um profissional e nas suas experiências no mercado. Então, é compreensível que pessoas mais velhas conquistem a maioria dos cargos, uma vez que os jovens ainda não têm tempo de experiência.

Se o seu objetivo é montar uma equipe diversificada, deve estar atento para a geração dos candidatos a vagas em sua empresa. Solicite que a equipe de Recursos Humanos escolha os melhores profissionais de cada geração. Assim, você conseguirá montar uma equipe multidisciplinar, que possui técnicas e formações diferentes devido a diversidade de gerações.

Conclusão

Aprender como é a geração Z no mercado de trabalho é essencial para que a empresa funcione de maneira eficiente. Além disso, é preciso estar preparado para os possíveis problemas que possam surgir por conta da diferença de idades entre os membros da equipe. Por fim, é importante que a empresa enfrente essas dificuldades e invista cada vez mais na diversificação do quadro de colaboradores.

Se você achou este conteúdo interessante, não deixe de conferir outras pautas no blog do Genyo. Clique aqui para acessar o site e saber mais sobre as tecnologias presentes no mundo corporativo e sobre os serviços de controle de ponto eletrônico para empresas de todos os tamanhos.

 

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog