18 jul 2022

ATS: o guia definitivo para conhecer o principal software recrutamento e seleção

ATS

O ATS é um software responsável por inovar a maneira que as empresas conduzem os processos seletivos. Equipada com funcionalidades estratégicas, essa ferramenta ajuda o RH a conduzir os processos de recrutamento e seleção com eficiência. Em outras palavras, esse recurso é o que sua empresa precisa para contratar o profissional mais adequado para a vaga que estiver em aberto.

Chega de contratar errado e de gastar verba com processos seletivos intermináveis, concorda? Então, veja bem o que veremos neste artigo:

  • O que é ATS;
  • Como o ATS funciona?;
  • A importância do ATS para as empresas;
  • Como escolher um ATS?;
  • E muito mais.

Este conteúdo sobre o Applicant Tracking System (ATS) vai mudar a maneira que sua empresa conduz os processos seletivos. No final da leitura, você estará em harmonia com o recurso que irá trazer para o time o talento tão procurado no mercado.

O que é ATS?

ATS é a sigla para o termo em inglês Applicant Tracking System ou, em português, “Sistema de Rastreamento de Candidatos”.

Em suma, o ATS é um software desenvolvido para auxiliar os processos de recrutamento em geral. Suas funcionalidades, no entanto, foram desenvolvidas para que a empresa consiga contratar o colaborador ideal para uma determinada vaga.

Para começar, suas aplicações percorrem todas as etapas de um processo seletivo. Ou seja, o ATS começa nas fases de atração de candidatos até a admissão do novo funcionário. E é justamente essa aplicação integral nos processos que o tornam mais assertivo em relação aos tradicionais portais de anúncios de vagas. Afinal, apesar do potencial de divulgação, esses sites dispõe de ferramentas limitadas para orientar a empresa nos processos seletivos.

Por sua vez, o ATS oferece recursos que automatizam o processo quase que integralmente e ao mesmo tempo dispõe de filtros estratégicos que identificam os candidatos mais adequados ao perfil da empresa. Nesse sentido, essas tipo de software tem funcionalidades que ajudam o RH a:

  • Buscar um candidato específico;
  • Criar formulários;
  • Elaborar testes e perguntas, que já fazem uma espécie de pré-seleção;
  • Estruturar um ranking de currículos.

A utilização do Applicant Tracking System torna o processo seletivo automatizado. O RH ganha tempo e a empresa economiza, pois conseguirá fechar a contratação mais próxima do ideal. Assunto importante, concorda? Então, continue por aqui, pois temos muito o que conversar sobre o ATS.

Como o ATS funciona?

Antes de tudo, é preciso esclarecer que o ATS não funciona apenas para escolher um candidato num processo seletivo. Na real, o Application Tracking System também foi desenvolvido para ajudar a fazer uma triagem eficiente de currículos de acordo com parâmetros preestabelecidos.

O ATS funciona de forma que desburocratiza as etapas que envolvem um processo seletivo. Nesse sentido, tarefas que consomem muito tempo do RH são automatizadas de forma que passam a ser executadas com mais praticidade, assertividade e eficiência. Logo, o trabalho dos responsáveis pela seleção se resume em elaborar testes, formulários e outras atividades que ajudem a definir o perfil do candidato buscado. Entre outras funcionalidades, os melhores softwares de ATS no mercado são capazes de:

  • Divulgar vagas de forma eficiente;
  • Padronizar as etapas do processo seletivo;
  • Automatizar os testes de habilidades;
  • Fazer triagem e acompanhamento dos candidatos em tempo real;
  • Oferecer ferramenta para gestão de recrutamento;
  • Promover a integração entre o perfil do candidato com suas redes sociais;
  • Enviar mensagens personalizadas.

Em síntese, o ATS funciona de maneira que transforma a seleção e a contratação em em processos simplificados e objetivos.

A importância do ATS para empresas em expansão

O cenário corporativo atual busca ser menos burocrático possível. Nesse sentido, estão fadadas ao insucesso as empresas cuja cultura não busca trazer agilidade e eficiência em seus processos.

Contar com RH estratégico é primordial para a empresa que busca ser competitiva e relevante no mercado. Dessa forma, não há motivos para concentrar tempo, orçamento e esforços em processos seletivos burocráticos e intermináveis.

ATS

O ATS é o software que automatiza os processos que envolvem a contratação de um novo colaborador. Esse recurso foi desenvolvido para simplificar e agilizar a realização de uma demanda tão delicada, pois contratar um profissional é um movimento de total importância na organização.

Ademais, a utilização de um software de Application Tracking System eleva o nível da qualidade das novas contratações Esse ganho acontece porque suas funcionalidades são estrategicamente preparadas para minimizar erros que cometemos nos processos seletivos não automatizados. Dessa forma, os candidatos com perfil comportamental considerado inadequado pela empresa, por exemplo, ficarão em desvantagem durante a seleção.

Enfim, o ATS ajuda seu RH a contratar rápido e de maneira correta. Dessa forma, o talento que buscado para ajudar na expansão da empresa começará suas atividades logo cedo.

Vantagens oferecidas por sistemas de recrutamento e seleção

Utilizar um sistema automatizado de recrutamento e seleção é um gesto que proporciona inúmeras vantagens para a empresa, bem como para o RH. De forma indireta, ao longo deste texto, nós já pontuamos alguns benefícios de contar com o Application Tracking System. Agora, no entanto, chegou o momento de conferir esse assunto mais de perto.

Centralização

O ATS proporciona centralização de todas as informações de todas as etapas de um processo seletivo Ou seja, ou seja, da divulgação de vagas até a contratação, nada escapa do controle do RH. Dessa forma, a equipe ganha tempo e agilidade para conduzir uma seleção de talentos de forma estratégica.

Seleção dos candidatos ideais para o cargo

Os processos conduzidos com um sistema automatizado de recrutamento e seleção são mais eficientes, bem como mais simples. Essa praticidade toda se dá em razão dos algoritmos de pesquisa de palavras-chave, análise de frases e comparações com outros candidatos. No fim das contas, o ATS ajuda os recrutadores a enxergarem quais são os melhores candidatos para o cargo. É possível, inclusive, ranquear os profissionais interessados pela vaga em aberto.

Redução do turnover

Uma vez que promove um recrutamento de forma assertiva, o ATS tende a frear o crescimento da taxa de turnover – um dos vilões do clima organizacional da empresa. Consequentemente, a empresa passa a ser produtiva, consistente e aumenta o potencial de lucro.

Organização do processo seletivo

O Application Tracking System também proporciona uma melhor organização do processo de contratação. Afinal, a tecnologia não deixa a empresa perder um currículo que tenha ido parar no spam.

Ademais, o ATS elimina a necessidade de concentrar tempo e esforços nos banco de currículos e quadro de empregos. O sistema de recrutamento e seleção também possui funcionalidades que ajudam a acompanhar as atividades da equipe de contratação para agilizar o processo.

Melhor experiência para o candidato

Processos seletivos não automatizados costumam ser longos, arrastados e ainda deixam o profissional com a incerteza do resultado. Por sua vez, o sistema ATS possibilita feedbacks personalizados e assertivos, independente do resultado da participação do candidato no processo. Essa comunicação mais efetiva ajuda a fortalecer a marca da empresa, bem como trata um profissional com o devido respeito.

Como comprar um software de ATS?

O primeiro passo é fazer um planejamento. Nesse sentido, a empresa deve compreender suas demandas de contratação, orçamento, descrições do cargo e o perfil buscado para o cargo. O passo seguinte é compreender as funcionalidades de um ATS e a importância de contar com as modernidades de um recrutamento automatizado.

Antes de partir para a sua escolha, pois são várias as opções no mercado, é importante estruturar o processo seletivo. Afinal, apesar de várias características em comum, cada sistema de Application Tracking System tem suas peculiaridades. Abaixo, você confere alguns pontos que ajudarão a nortear sua escolha.

  • Suporte do fornecedor;
  • Disponibilização de dados do RH;
  • Smart Recruiting;
  • Conexão com as redes sociais e jobsite;
  • Plataforma para videoconferências, pois pode ser que algumas entrevistas são feitas em ambiente online;
  • Feedback automatizado, essencial para humanizar a experiência do candidato e, consequentemente, fortalecer a marca da empresa;
  • Integração com canais de comunicação;
  • Teste comportamentais;

Por fim, vale reforçar a questão do suporte. Afinal, a capacitação da equipe do fornecedor é indispensável para que o ATS possa ser utilizado de forma assertiva e estratégica pelo recrutador da empresa. Outro ponto primordial é a questão dos custos do sistema de recrutamento e seleção, pois a relação custo-benefício tende a ser o “fiel da balança” para definir um investimento.

Sistemas de recrutamento e seleção disponíveis no mercado

Antes de tudo, saiba que o Genyo não está fazendo recomendações de fornecedores softwares de recrutamento e seleção. Logo, nos limitamos a somente listar os mais utilizados no mercado brasileiro para que você se norteie quando for comprar um ATS. Porém, saiba que os serviços de Application Tracking System abaixo são bem conceituados, completos e respeitados.

Se você chegou até aqui, certamente tem as informações necessárias para contratar o sistema de ATS que melhor compactua com as demandas de sua empresa. Por aqui, fica a certeza de que os processos de recrutamento e seleção de seu RH serão inovadores e eficientes. Agora, a escolha é tua! E caso tenha gostado desse artigo, que tal deixar seu comentário e compartilhar o link em suas redes sociais?

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)