10 mar 2022

SaaS para recursos humanos: saiba o que é e como integrar à sua empresa

saas para recursos humanos

O setor de Recursos Humanos é um dos mais importantes para a empresa, já que ele é responsável pelo processo de seleção, treinamento e contratação de pessoal. Para otimizar a forma como esse trabalho é realizado existe o SaaS (Software as a Service), ou seja ferramentas online que facilitam a realização de atividades do setor.

Com o avanço da tecnologia, cada vez é mais necessário que as empresas se adaptem à modernidade e para se manterem competitivas e para que otimizem diversos fluxos de trabalho.

Por isso, explicaremos o que é esse software e como ele pode ser implementado em sua empresa para tornar o RH muito mais efetivo. Confira os detalhes do SaaS no decorrer do artigo!

 

Entenda o modelo SaaS

Para compreender o que é esse modelo, vamos entender a sigla. O SaaS representa um software de serviço, que basicamente consiste na conexão de alguns aplicativos por meio do armazenamento em nuvem voltado para a realização de serviços diversos.

Nesse caso, é possível ter acesso a dados como a utilização do email, o calendário da empresa, horas extras do colaborador, suas férias, dentre outros, o que favorece a gestão do negócio.

Dessa forma, o colaborador, assim como o profissional de RH, consegue verificar suas informações por um simples acesso de login, seja em um computador ou celular.

Isso ocorre porque esse tipo de software utiliza uma tecnologia de armazenamento em nuvem, também conhecida como Cloud Computing, o que faz com que não seja necessário o uso de um computador específico ou o compartilhamento de planilhas e documentos para que outros profissionais visualizem os materiais, afinal, a rede está conectada e atualizada.

Inclusive, cabe ressaltar que nesse tipo de modelo, as informações também estão seguras. Isso ocorre porque existe uma infraestrutura de tecnologia da informação vinculada à empresa e logins pré-estabelecidos, de modo que as informações fiquem disponíveis com segurança, apenas aos profissionais autorizados.

Dessa forma, os usuários conseguem acessar seus dados sem ter medo ou preocupação em relação ao tema e sem que esses dados sejam utilizados ou vazados.

Em alguns casos, inclusive, nem é necessário ter o acesso à internet para que a pessoa consiga acessar seu conteúdo, basta inserir seu login e senha para fazer isso – mas neste caso a informação pode não estar completamente atualizada, dependendo do serviço ou software utilizado.

No software, o colaborador também consegue registrar seu ponto de presença, só que eletronicamente, com acesso do RH, tornando o processo ainda mais dinâmico e seguro.

 

Confira os benefícios desse modelo

Existem vários benefícios em aplicar essas ferramentas no setor de RH e em sua empresa. Dentre os principais, podemos destacar:

  • Possibilita reduzir custos;
  • Traz segurança aos dados dos colaboradores;
  • Melhora a gestão do RH, trazendo assertividade;
  • Melhora o armazenamento de dados;
  • Traz facilidade na manutenção das informações.

A instalação desse software, inclusive, pode ser utilizada como um dispositivo de Marketing para o colaborador, já que ele consegue registrar seu ponto de forma online e ter acesso a todas suas informações sem burocracia.

Dessa forma, sua empresa consegue reduzir custos, gerenciar os dados dos colaboradores, sua frequência e informações importantes para a contratação em um só dispositivo.

Inclusive, é possível personalizar o software de acordo com as características e particularidades da empresa, otimizando ainda mais os resultados e análises do setor.

Para isso, é possível que o setor de RH até se aproprie de recursos como o Marketing de Conteúdo para publicar conteúdos para agregar ainda mais a experiência de uso do software.

Assim, consegue-se usar como ferramenta para valorizar ações com colaboradores, com informativos aos funcionários sobre a folha de pagamento, feriados e outras questões importantes que podem ser consultados no software e as formas de fazer isso, alinhando as equipes mais rapidamente.

 

Como implementar esse modelo em sua empresa?

Agora que você já conhece o que é o modelo SaaS e como ele pode ser benéfico para sua empresa, vamos conferir como é possível implementar esse modelo em seu negócio.

É válido ressaltar neste ponto que existem simulações nas quais a empresa consegue calcular qual seria seu custo ao optar pelo uso do software e, até mesmo, qual seria a redução de custos com esse modelo, assim como ocorre em ações de Inbound Marketing.

Entenda que esse modelo faz com que a gestão do RH tenha decisões de forma assertiva e consiga ter um gerenciamento muito melhor do negócio. Com o trabalho mais rápido e a redução de custos, a empresa só tende a ganhar.

Dessa forma, para implementar esse modelo é importante que a empresa invista em uma infraestrutura de tecnologia da informação para ter boas ferramentas de trabalho no ambiente online.

Também é importante realizar um treinamento com a equipe de RH, assim como dos colaboradores para que saibam como utilizar a ferramenta.

Inclusive, essa é uma ação que pode servir como um marketing de atração, de modo a captar novos talentos nos próximos processos seletivos da empresa, já que o uso dessa ferramenta pode servir como um chamativo e diferencial para os candidatos.

Essa ação divulgada por meio de processos seletivos pode estar presente nas redes sociais da sua empresa e ter maior visibilidade com a criação de campanhas, como no Facebook, Linkedin e Twitter Ads, aliando ações de marketing aos processos seletivos e otimizando ainda mais as dinâmicas de recrutamento e gerenciamento de pessoal por meio das ferramentas de Saas.

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)