Relógio de ponto mecânico: descubra porque ele é obsoleto!
19 ago 2020

Relógio de ponto mecânico: descubra porque ele é obsoleto!

relogio-de-ponto-manual

A jovem na foto acima é Amada Camargo, profissional da área de departamento pessoal há cerca de cinco anos. Dedicada que é, ela domina todas as questões burocráticas e administrativas que envolvem a relação entre empregador e funcionário. Assim como a maior parte dos trabalhadores que ingressaram no mercado de trabalho neste século, Amanda nunca teve contato com o relógio de ponto mecânico.

Obsoleta desde meados da década de 1990, essa tecnologia ainda é usada em algumas empresas. O velho relógio de ponto mecânico que vemos nos filmes, bem como as anotações à mão, são tecnologias relativamente econômicas e de fácil aplicação. Esse barato, no entanto, pode custar muito caro. Afinal de contas, o controle de ponto mecânico pode problematizar o desempenho do setor de gestão de pessoas.

No post de hoje, vamos conversar sobre os motivos pelos quais essa metodologia deve ser aposentada de uma vez por todas. Além disso, te indicarei o melhor caminho para otimizar o gerenciamento de ponto de sua empresa.

Vamos lá?

 

Os problemas do relógio de ponto mecânico

Além de contratempos mais brandos, o uso do relógio de ponto mecânico pode abrir brechas para os infames passivos trabalhistas. Para ilustrar essa situação, observe a lista de problemas abaixo:

  1. Desperdício de horas: o uso do cartão de ponto demanda muito tempo. Ao término de um trimestre, por exemplo, o funcionário perdeu muito tempo na fila esperando para bater todas as entradas, pausas e saídas do dia de trabalho.
  2. Maior risco de erros: o processo manual é mais sujeito à falhas do que o processo automatizado. No caso do relógio de ponto mecânico, uma distração pode fazer com que as batidas sejam registradas em locais errados. Além disso,  o erro administrativo pode acontecer no momento de transferir dados dos cartões para uma planilha de cálculos e, consequentemente, a folha de ponto ser fechada de forma equivocada.
  3. Menor segurança contra fraudes: tanto o cartão quanto o livro de pontos são mais vulneráveis à adulteração. Um funcionário pode, por exemplo, bater ponto para um colega. A planilha de Excel, por sua vez, pode ser facilmente fraudada e até compartilhada com terceiros.

Não bastassem os problemas da listinha acima, ainda há descentralização de dados. O cartão de ponto, as solicitações [ folgas e férias] e os comprovantes de faltas justificadas ficam armazenados locais diferentes. Esse desencontro de informações dificulta o trabalho de apuração necessário para que o departamento feche uma folha de ponto de forma correta.

Percebeu como o relógio de ponto mecânico é realmente uma bela peça de museu? Continue por aqui e descubra como aposentar essa tecnologia tão obsoleta, ineficaz e insegura.

 

Controle de ponto digital: solução inteligente, já!

De acordo com o § 2º do Art. 74 da  Consolidação Das Leis do Trabalho (CLT), empresas com mais de 20 funcionários registrados devem registrar a jornada de trabalho. Essa obrigação legal facilita o gerenciamento de pessoas, bem como formaliza a relação entre colaborador e empregador.

Com as praticidades do mundo moderno, não há motivos para investir recursos em tecnologias ultrapassadas e pouco sustentáveis. Para que ocupar longas horas do DP com revisões de cartões ou papéis para fechar a folha de ponto? É muito mais produtivo contar com uma base de dados completíssima e acessível, com poucos comandos em um, software. Nesse contexto, o controle de ponto digital passa a ser o mais indicado para os nossos tempos.

Antes de esclarecer quais são essas vantagens, no entanto, vou te contar o que diz a lei sobre essa metodologia de gestão de pessoas.

 

O controle de ponto digital é permitido por lei?

Publicada em 2011, a portaria 373 MTE autorizou a utilização de formas alternativas de controle de ponto dos funcionários. Entre as metodologias que podem ser usadas está o controle de ponto digital.

 

Benefícios da automatização do controle de ponto

O uso do controle de ponto digital resolve todos os problemas citados ao longo desta nossa conversa. É a metodologia mais prática e segura para descomplicar a monitoração da jornada e o engajamento colaboradores.

A seguir, você confere três dos melhores benefícios que essa tecnologia moderna pode trazer para o seu negócio.

  1. Praticidade para fechar a folha de ponto

    Imagine que chegou o final do mês, ou seja, o momento de calcular jornadas extras, lançar faltas, contabilizar horas trabalhadas e calcular os vencimentos de cada funcionário. É muita informação para o DP de sua empresa lidar! O controle de ponto digital automatiza o cruzamento de dados e os cálculos, tornando essa tarefa mais prática e sem chances de erros.

  2. Otimiza a gestão de pessoas

    A automatização do controle de ponto centraliza todos os dados importantes para gestão dos funcionários. É possível mapear com maior precisão, por exemplo, a questão da falta de pontualidade e buscar a solução para este problema. Essa metodologia também otimiza os procedimentos relativos às férias, bem como as criações das escalas e dos turnos de trabalho.

  3. Reduz ações trabalhistas

    O controle de ponto digital protege a empresa de erros administrativos que podem provocar ações trabalhistas. Além disso, essa solução elimina as possibilidades de alterações manuais nos registros de jornada de trabalho, ou seja, resguarda o empregador de ações provenientes de fraudes.

Percebeu como o relógio de ponto digital indica que o futuro chegou? Continue comigo, e eu te conto qual é a melhor solução para gerenciamento de pontos para sua empresa.

 

Genyo, o controle de ponto digital ideal para a sua empresa

O mercado brasileiro te oferece o controle de ponto Genyo, que já vem com aplicativo para Android e iOS. O serviço conta com usabilidade intuitiva, design confortável e não são necessários mais do que 10 minutos para começar a usar.

A tecnologia Genyo fornece os dados com base em segurança e praticidade. Com alguns poucos toques, o departamento pessoal de sua empresa confere todos os relatórios que indicam a jornada completa de trabalho dos colaboradores. Fechar uma folha de ponto vai ser tão fácil quanto decorar o próprio nome.

Segurança, praticidade e eficiência em um único aplicativo. Gostou da ideia? Então, não perca mais tempo e adote essa solução que é inteligente até no nome.

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)