Como a Inteligência Artificial automatiza os processos de RH

Você sabe como a Inteligência Artificial pode contribuir na automatização dos processos essenciais de RH? Saiba como o RH pode utilizar a IA.
Sumário
inteligência artificial no RH

A Inteligência Artificial (IA) está cada dia mais presente em nosso dia a dia e na nossa rotina de trabalho, e o setor de Recursos Humanos também é atingido por essas novidades.

Quando se trata dos processos de RH, varios operações podem ser automatizadas, e é sobre isso que iremos falar hoje, a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Inteligência Artificial;
  • Como a IA impacta no RH;
  • Vantagens de utilizar a IA nos processos de RH.

O que é Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma área da ciência da computação que desenvolve sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como tomar decisões, analisar e resolver problemas.

Através de máquinas e programas de computador, utiliza diversas abordagens que incluem aprendizado de máquina, redes neurais, algoritmos genéticos e processamento de linguagem natural.

Apesar de parecer uma coisa muito distante, a IA está presente no nosso cotidiano já faz um bom tempo, mas muitas vezes não percebemos. Sendo assim, trouxemos alguns exemplos de Inteligência Artificial:

  • Assistente virtual: As assistentes virtuais entendem comandos de voz e fornecem respostas através do processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina. Algumas assistentes muito conhecidas são: Alexa, Siri e Google Assistant.
  • Recomendações personalizadas: Plataformas que utilizam a IA para analisar o histórico de uso e acessar as preferências e comportamentos do usuário para oferecer recomendações personalizadas. Alguns exemplos dessas plataformas são: Amazon, Netflix e Spotify.
  • ChatBots: Programas de computador que usam a IA para interagir com os usuários, fornecendo suporte ao cliente e respondendo perguntas comuns. Eles estão em sites, redes sociais e aplicativos de mensagens.
  • Reconhecimento de voz e imagem: São muito utilizadas em várias áreas, como sistemas de segurança baseados em reconhecimento facial.

Como a inteligência artificial impacta no RH

Agora que compreendemos o que é Inteligência Artificial e conhecemos alguns exemplos, vamos entender melhor como ela impacta no setor de Recursos Humanos?

A Inteligência Artificial tem transformado a maneira como as organizações recrutam, selecionam, gerenciam e desenvolvem seus colaboradores. Sendo assim, vamos abordar algumas práticas dos processos de RH que têm sido automatizadas:

O principal objetivo do R&S é escolher os candidatos mais adequados para preencher as vagas em aberto, levando sempre em consideração aspectos como: as habilidades, experiências, competências e valores necessários para desempenhar a função requisitada com sucesso.

Ele consistem em um processo longo e complexo, e a Inteligência artificial pode contribuir durante a triagem inicial de currículos, identificando candidatos que atendem aos critérios necessários com base em palavras-chave, experiência e habilidades.

Geração de dados para insights

Ao utilizar a Inteligência Artificial juntamente com o People Analytics é possível coletar dados como: desempenho, satisfação, competências e engajamento. Que estão diretamente relacionados aos colaboradores.

Com essa tecnologia, é possível identificar tendências e padrões que contribuem no momento de tomar decisões mais estratégicas no setor de RH, já que o profissional analisa com mais precisão o desempenho e as necessidades da equipe.

Desenvolvimento dos colaboradores

A IA auxilia na identificação de necessidades de desenvolvimento dos colaboradores, por meio da análise de seu desempenho e competências.

Com base nos dados coletados, a inteligência artificial pode recomendar para o RH treinamentos e programas de desenvolvimento personalizados, que atendam às necessidades específicas de cada colaborador.

Vantagens de usar IA nos processos de RH

inteligência artificial no RH 2

A utilização da Inteligência Artificial nos processos de Recursos Humanos oferece diversas vantagens que podem melhorar a eficiência e a eficácia das operações de RH, bem como impulsionar o desempenho organizacional.

Um dos pontos que mais se destaca é a automatização de tarefas repetitivas, como triagem de currículos, agendamento de entrevistas e processamento de documentação. Isso é muito importante, economizando tempo para a equipe de RH.

A partir do uso da IA também é possível tomar decisões informadas a partir da análise de grandes volumes de dados de RH para identificar tendências, padrões e insights que auxiliem em atividades como a identificação de talentos, planejamento de sucessão e alocação de recursos.

Além disso, os algoritmos da Inteligência Artificial podem prever a probabilidade de um funcionário sair da empresa, permitindo que a organização observe o que é preciso mudar e o que está funcionando e deve ser mantido.

Outra vantagem é que a Inteligência Artificial pode identificar candidatos com habilidades e experiência correspondentes aos requisitos de trabalho, aumentando a qualidade dos candidatos que chegam à fase de entrevista.

Com base em avaliações de desempenho e objetivos individuais, a IA também pode recomendar programas de treinamento personalizados, otimizando o desenvolvimento de habilidades.

Conclusão

Em resumo, a IA pode tornar os processos de RH mais eficientes, equitativos e estratégicos, permitindo que as organizações aprimorem a gestão de talentos e a satisfação dos funcionários.

No entanto, é importante implementar a Inteligência Artificial de forma ética e transparente e equilibrar o uso da tecnologia com a necessidade de um toque humano nas interações e decisões de RH.

Automatize os processos do seu RH com uma plataforma completa para gestão de pessoas e reduza em até 70% o tempo do seu time gasto com atividades operacionais. Com a RHGestor, o seu RH contará com a RHIA, a nossa Inteligência Artificial. Ela faz a triagem automática dos currículos conforme o fit cultural desejado para a vaga, envia mensagens automáticas para os candidatos por e-mail e whatsapp (como agendamento de entrevistas, realização de testes, devolutivas do processo seletivo, solicitação de documentos, dentre outras), fornece uma infinidade de indicadores e relatórios customizáveis para apoio na tomada de decisões, e muito mais! Clique e conheça.

Confira mais conteúdos completos aqui no blog da Genyo.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog