ChatGPT no atendimento ao cliente: como usar a ferramenta

Há uma revolução vinda pelo ChatGPT no atendimento ao cliente e utilizá-la na rotina de empresas pode turbinar o trabalho e fazer negócios. Veja mais neste artigo!
Sumário
ChatGPT no atendimento ao cliente

Você está ciente da revolução que está sendo promovida pelo ChatGPT no atendimento ao cliente, mas ainda não sabe como utilizá-lo nas rotinas do seu negócio?

Você pode, por exemplo, utilizá-lo na automação de determinadas demandas dos clientes, reduzindo o tempo de espera e otimizando os processos internos.

A demanda por agilidade é cada vez mais evidente e não há justificativas para fazer o cliente esperar por um atendente humano quando sua dúvida pode ser esclarecida imediatamente.

Ao reduzir o tempo de espera, você oferece um atendimento mais humanizado e ganha pontos com seu cliente, facilitando o processo de fidelização.

Nesse contexto, muitos gestores têm implementado o ChatGPT no atendimento, treinando-o para estabelecer interações automáticas e eficientes com seus clientes.

Nesse treinamento, você pode utilizar uma lista de perguntas frequentes e as melhores respostas já elaboradas por sua equipe, para que a inteligência artificial elabore conteúdos cada vez mais precisos. Tecnologias de controle de ponto digital também favorecem a automação de processos do RH e DP de empresas junto aos seus funcionários.

O ChatGPT pode ser integrado a diferentes sistemas de suporte ao cliente, sites e outras aplicações.

O principal objetivo é tornar as respostas para solicitações de clientes e leads mais acessíveis, já que isso possibilita uma aproximação e o estabelecimento de um relacionamento com a empresa.

Isso significa que o ChatGPT não deve ser usado apenas para demonstrar que sua empresa é adepta das novas tecnologias.

Ele precisa ser integrado de maneira realmente eficaz à sua estratégia de atendimento para que seus clientes não tenham a sensação de estarem falando com um robô e obtendo respostas limitadas e sem personalização.

Quer conhecer algumas formas práticas de usar o ChatGPT no atendimento ao cliente? Basta ler os tópicos seguintes.

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Integrando o ChatGPT no atendimento ao cliente na prática

Como vimos, o ChatGPT deve ser aplicado no sentido de proporcionar aos clientes e leads respostas rápidas, completas e úteis para suas demandas.

Vamos ver em seguida alguns casos em que isso é possível.

Respostas às perguntas frequentes

Certamente há um conjunto de perguntas que frequentemente são enviadas ao seu serviço de atendimento e, com o passar do tempo, sua equipe já desenvolveu as respostas mais assertivas para cada uma delas.

Como essas questões se repetem, não há motivos para designar um atendente humano para desempenhar a tarefa repetitiva de fornecer sempre as mesmas respostas.

Por isso, você pode treinar o ChatGPT no atendimento ao cliente respondendo às perguntas mais recorrentes de forma rápida, fluida e consistente.

Isso vai reduzir o tempo de espera e criar condições para a melhoria dos índices de satisfação dos clientes.

Você pode, inclusive, utilizar o ChatGPT para criar a sua página de FAQ, com respostas direcionadas de acordo com os interesses do seu público-alvo.

Lembre-se de que o ChatGPT consegue fornecer informações considerando as interações anteriores. Por isso, as especificidades do seu negócio podem ser amplamente contempladas se você utilizar os comandos certos.

Suporte técnico

Quais são os problemas técnicos mais recorrentes na utilização das soluções ofertadas pela sua empresa? A partir da análise e compreensão desses problemas, o ChatGPT no atendimento ao cliente pode ser um importante aliado.

Você pode muni-lo de informações a respeito das demandas de suporte para que ele interaja com os clientes apontando soluções e oferecendo orientações.

Assim, ao entrar em contato com a sua empresa, o cliente terá acesso a um passo a passo para lidar com diversas questões técnicas de forma automática e imediata.

Isso vai permitir que sua equipe conte com mais tempo para dedicar às questões mais complexas e menos recorrentes.

Assistência na escolha de soluções

Ao contrário do que se pensava há algumas décadas, hoje os clientes precisam contar com soluções personalizadas, que realmente os ajudem a resolver um problema ou realizar um desejo.

Isso significa que pequenas variações nas especificidades técnicas de um produto ou em um pacote de serviços podem fazer toda a diferença para o atendimento da demanda de um cliente.

Mas para escolher a solução mais adequada, o consumidor precisa ter acesso a informações detalhadas sobre as soluções que pretende adquirir.

Nesse contexto, o ChatGPT no atendimento ao cliente pode ser treinado para ajudar os clientes a tomarem boas decisões de compra, fornecendo as informações mais relevantes sobre as diferentes opções de produtos ou serviços.

Essas informações podem incluir dados comparativos sobre recursos, preços, vantagens e desvantagens de cada opção, funcionalidades, entre outras possibilidades.

Rastreamento de pedidos

Entre as demandas mais recorrentes dos clientes estão os pedidos de informações sobre o status de seus pedidos, sobretudo quando se trata da aquisição de produtos.

A transparência, nesse contexto, é um requisito essencial. O cliente precisa saber se seu pedido já foi faturado, em qual etapa o procedimento de entrega se encontra e quando ele vai receber seu produto.

É claro que, se você conta com um processo de compras bem estruturado, o ChatGPT também pode ser incorporado ao seu atendimento oferecendo informações precisas ao cliente.

Nesse sentido, você pode contar com a ferramenta para informar sobre o status dos pedidos, prazos de entrega, eventuais mudanças na data prevista de recebimento do produto, entre outras informações.

Suporte pós-venda

Para estreitar o relacionamento com o cliente, sua empresa precisa partir do pressuposto de que a jornada do cliente não termina no momento da compra.

O suporte pós-venda é um recurso valiosíssimo tanto para mostrar ao cliente o seu empenho em satisfazer suas necessidades quanto para que os benefícios da sua solução sejam devidamente aproveitados.

Partindo desse pressuposto, o suporte pós-venda não precisa aguardar o contato do cliente. Ele pode ser uma iniciativa da própria empresa passado um determinado período após a compra.

E por que não automatizar esse processo com o ChatGPT? Ele pode auxiliar os clientes fornecendo orientações sobre o uso correto de produtos e serviços, além de soluções para os problemas mais comuns.

Além disso, o ChatGPT também pode enviar informações sobre garantias e políticas de troca ou devolução.

Atendimento 24 horas

Se você compreende que o atendimento no horário comercial não é suficiente para estabelecer um relacionamento próximo com os clientes, mas considera inviável a contratação de uma equipe maior para oferecer atendimento e suporte 24 horas por dia, o  ChatGPT pode ser uma excelente solução.

Isso porque grande parte das demandas se repetem e são facilmente solucionadas, podendo ser automatizadas sem que a qualidade do atendimento seja comprometida.

O ChatGPT no atendimento ao cliente pode responder aos seus clientes a qualquer hora do dia, proporcionando conveniência e reduzindo drasticamente as filas de espera.

Suporte ao atendimento omnichannel

A variabilidade dos canais de atendimento é um requisito importante na atualidade dada a demanda por personalização e comodidade associada ao consumidor 4.0.

Sendo assim, é preciso proporcionar uma experiência consistente e integrada aos clientes que entram em contato pelos mais variados canais de comunicação.

Nesse contexto, o ChatGPT pode ser empregado para a criação de respostas assertivas para as consultas mais comuns, independentemente do canal utilizado.

Além disso, a automação e a instantaneidade proporcionadas pelo ChatGPT também favorecem a estratégia omnichannel.

Isso sem falar na personalização da experiência do cliente e na coleta de dados e insights possibilitadas devido à contextualização a partir do histórico de interações em diferentes canais.

Por fim, cabe destacar que o ChatGPT no atendimento ao cliente pode ser integrado a diversas plataformas de comunicação e gestão, tornando esses processos integrados e eficientes.

A Desk Manager é uma plataforma de Help Desk e Service Desk que conta com integração com o ChatGPT e é capaz de revolucionar a sua gestão de atendimento.

Se sua empresa tem como meta o oferecimento de um atendimento de excelência, nossa recomendação é que você experimente o ChatGPT e a Desk Manager conjuntamente.

Para isso, basta acessar o site da Desk Manager e solicitar um teste gratuito para verificar na prática como o ChatGPT pode transformar a maneira como você se comunica com seu público-alvo.

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