Você está enfrentando dificuldades para acessar a sua Carteira de Trabalho Digital? Não se preocupe, vamos te ajudar a solucionar esse problema!
Não conseguir entrar na Carteira de Trabalho Digital pode ser frustrante, especialmente quando a plataforma se tornou uma ferramenta essencial para os trabalhadores brasileiros.
Com a marca impressionante de 2 bilhões de acessos alcançados em 2024, é natural que alguns usuários encontrem obstáculos técnicos.
Nesse sentido, por que a Carteira de Trabalho Digital não abre? E, ainda mais importante: como corrigir esse problema?
Seja devido a instabilidade na internet, falta de senha, divergências nos dados cadastrais ou até mesmo incompatibilidade de dispositivos, vários desafios podem impedir o acesso às informações trabalhistas importantes.
Por isso, no guia abaixo, vamos mostrar os principais motivos pelos quais a Carteira de Trabalho Digital não entra, e explicar como corrigir cada um destes problemas.
Continue lendo para entender também como emitir a senha de acesso da Carteira de Trabalho Digital, fazer login no app e atualizar a plataforma!
Por que a Carteira de Trabalho Digital não abre?
Neste ano, a Carteira de Trabalho Digital alcançou uma marca impressionante: 2 bilhões de acessos no aplicativo e no portal Gov.br.
Em meio ao inegável sucesso do aplicativo, muita gente tenta acessar a plataforma e, por um motivo ou outro, acaba não conseguindo.
É aí que surge a dúvida: por que a Carteira de Trabalho Digital não entra? E, ainda mais importante: por que não consigo acessar a Carteira de Trabalho Digital?
De antemão, podemos dizer que existem diversos motivos pelos quais você não consegue acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Veja abaixo os principais exemplos:
Problemas na internet
- Sem uma conexão estável, fica impossível acessar a sua carteira de trabalho digital e visualizar todas as informações necessárias sobre o seu contrato de trabalho.
- Nesse caso, para resolver o problema, vale a pena conferir os dados disponíveis e entrar em contato com o seu provedor.
Ausência da senha
- Outro motivo comum para não conseguir entrar na Carteira de Trabalho Digital é a não geração da senha de acesso.
- Sem essa senha, não é possível fazer o login no aplicativo e acessar os dados relacionados ao seu contrato de trabalho.
- Certifique-se de seguir corretamente o processo para gerar a senha e, se necessário, entre em contato com o suporte técnico para obter orientações adicionais.
Divergências em dados cadastrais
- Mais uma questão que pode causar problemas de acesso é a divergência entre os dados cadastrais do Gov.br e as informações de e-mail e telefone cadastradas.
- Se houver alguma diferença nessas informações, o sistema pode não reconhecer o seu usuário e impedir o acesso à Carteira de Trabalho Digital.
- Verifique se todas as informações cadastradas estão corretas e atualizadas.
Conta Gov.br de nível insuficiente
- Lembre-se de que é importante ter uma conta Gov.br para acessar a Carteira de Trabalho Digital.
- Essa conta possui diferentes níveis de segurança (bronze, prata e ouro) que podem influenciar o acesso ao aplicativo.
- Problemas de segurança na conta Gov.br podem dificultar o acesso à CTPS, portanto, verifique se a sua conta está em conformidade e atualize-a, se necessário.
Problemas no dispositivo
- Uma das causas mais comuns de problemas na Carteira de Trabalho Digital é a incompatibilidade entre o aplicativo e o dispositivo utilizado.
- Certifique-se de que o seu dispositivo esteja atualizado e seja compatível com os requisitos do aplicativo.
- Se o problema persistir, tente acessar a CTPS Digital pelo site (Portal Emprega Brasil) para verificar se o problema é realmente no seu dispositivo.
Falhas técnicas e de segurança
- É válido mencionar que problemas técnicos ou de segurança podem impedir o acesso à Carteira de Trabalho Digital.
- Nessas situações, o melhor caminho é aguardar até que o problema seja resolvido pelo desenvolvedor do aplicativo ou pelo órgão responsável.
- Fique atento às atualizações e comunicados oficiais para obter informações sobre a resolução desses problemas.
- Normalmente, nesses casos, o próprio Governo Federal emite notas sobre possíveis problemas técnicos e falhas de acesso.
Acesso em redes públicas
- Por fim, redes públicas de Wi-Fi podem dificultar o acesso à carteira de trabalho digital devido a medidas de segurança mais avançadas nos aplicativos relacionados a serviços públicos.
- Nessas situações, é recomendável utilizar uma conexão privada, como Wi-Fi doméstico ou dados móveis, para garantir um acesso mais estável e seguro à Carteira de Trabalho Digital.
Como gerar senha da Carteira de Trabalho Digital? Passo a passo
Para acessar a Carteira de Trabalho Digital e todas as vantagens que ela oferece, é necessário gerar uma senha de acesso.
Essa senha também será utilizada para acessar diversos serviços da plataforma do Governo, garantindo a segurança e proteção dos seus dados como trabalhador.
Para gerar sua senha na Carteira de Trabalho Digital, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o portal Gov.br
- Clique em “Cadastre-se”
- Preencha seus dados pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail;
- Crie uma senha forte, que seja fácil de lembrar, mas difícil de ser descoberta por outras pessoas;
- Confirme sua senha e finalize o cadastro.
Com a senha de acesso cadastrada, você estará apto a utilizar a Carteira de Trabalho Digital e acessar todas as informações trabalhistas relevantes para você.
Lembre-se de sempre manter sua senha em sigilo e não compartilhá-la com terceiros.
Agora que você aprendeu como gerar sua senha de acesso à Carteira de Trabalho Digital, aproveite todas as facilidades que essa plataforma oferece.
Atualize sua carteira de trabalho, acesse informações detalhadas sobre seus contratos de trabalho, consulte cursos disponíveis na Escola do Trabalhador 4.0 e tenha acesso a benefícios como Abono Salarial PIS, Seguro-Desemprego, entre outros.
Divergência nos dados cadastrais da Carteira de Trabalho Digital
Ao utilizar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, é possível se deparar com divergências nos dados cadastrais.
Essas inconsistências podem gerar problemas no acesso às informações trabalhistas e previdenciárias, afetando a utilização adequada da carteira digital.
Quando ocorrem erros nos dados cadastrais, a primeira ação a ser tomada é verificar se os mesmos estão corretos na Receita Federal.
Caso a divergência esteja relacionada a contratos passados, pode ser necessário entrar em contato com o empregador para realizar a correção.
Erros como nome, data de nascimento, nome dos pais ou sexo devem ser corrigidos na Receita Federal para que a Carteira de Trabalho Digital possa refletir as informações corretas.
Para atualizar os dados cadastrais na Receita Federal, você pode acessar o site oficial do órgão ou utilizar o aplicativo disponível para Android e iOS. A solicitação pode levar algum tempo para ser processada, portanto, é necessário ter paciência.
Para aqueles que não possuem acesso à internet ou não conseguem realizar a atualização por conta própria, a melhor dica para resolver o problema é buscar auxílio junto aos órgãos responsáveis, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou os Postos de Atendimento do Ministério do Trabalho.
É fundamental que as informações cadastrais estejam corretas na Carteira de Trabalho Digital, pois ela serve como um documento oficial que comprova a relação de trabalho entre o empregador e o trabalhador.
Além disso, a correção dos dados cadastrais evita problemas futuros, como dificuldades na solicitação de benefícios como o seguro-desemprego.
Dados incorretos na Carteira de Trabalho Digital
A Carteira de Trabalho Digital, como você já sabe, é uma ferramenta importante para os trabalhadores brasileiros, permitindo o acesso rápido e fácil a informações sobre vínculos empregatícios, salários e benefícios.
De acordo com o site oficial do Governo Federal, os dados como nome civil, nome social, data de nascimento, sexo, nome da mãe e nacionalidade na Carteira de Trabalho Digital são derivados do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Portanto, todas as alterações desses dados devem ser solicitadas à Receita Federal e ao INSS. Em termos mais práticos, não é possível fazer alterações no aplicativo propriamente dito da CTPS Online.
Para realizar alterações no CPF, como nome civil, nome da mãe ou data de nascimento, é necessário entrar em contato com a Receita Federal através dos seus canais de atendimento ou pelo site específico da Receita.
Já para solicitar alterações no INSS, o procedimento pode ser feito online, acessando o serviço Meu INSS e seguindo os passos de agendamento e solicitação de atualização de dados cadastrais.
Da mesma forma, caso haja divergência no cargo registrado na Carteira de Trabalho Digital em relação à sua função atual, é recomendado solicitar a correção diretamente ao setor de Recursos Humanos da empresa.
Torna-se crucial salientar que o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital exibe informações da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que nem sempre coincide com a nomenclatura utilizada pela empresa.
Logo, se as atividades desempenhadas não coincidirem com a codificação na CBO, você deve solicitar as devidas alterações junto à empresa.
Carteira de Trabalho Digital entrar: Como fazer login?
Para quem se pergunta como entrar na Carteira de Trabalho Digital e fazer login, vamos mostrar abaixo o passo a passo para entrar na plataforma da maneira mais prática possível.
Existem duas maneiras de acessá-la: através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS, ou pelo site Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Com essas opções, você terá acesso a todos os seus dados pessoais, além dos contratos de trabalho registrados.
No Portal Emprega Brasil e no aplicativo, é possível verificar os contratos de forma detalhada, com informações completas sobre os cargos, salários e anotações realizadas pela empresa contratante.
Carteira de Trabalho Digital entrar pelo app: Passo a passo
Para entrar na Carteira de Trabalho Digital pelo app, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse a loja de apps do seu celular (Play Store para Android; App Store para iOS);
- Busque por “Carteira de Trabalho”;
- Na página do app, clique em “instalar” ou “obter”;
- Aguarde o término da instalação;
- Abra o aplicativo;
- Clique em “pular”;
- Em seguida, clique em “Entrar com Gov.br”;
- Preencha seu CPF;
- Insira sua senha de acesso;
- Pronto! A partir daí, você poderá conferir seus dados e acessar todos os serviços da CTPS Digital.
Carteira de Trabalho Digital entrar pelo Emprega Brasil: Passo a passo
Também é possível acessar o documento sem baixar Carteira de Trabalho Digital. Para isso, basta entrar no Portal Emprega Brasil no seu navegador de internet, e seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o Portal Emprega Brasil;
- Clique em “Entrar com Gov.br”;
- Digite seu CPF;
- Insira sua senha de acesso;
- Clique em “autorizar”;
- Pronto! Nessa opção, o acesso é ainda mais prático.
Através da Carteira de Trabalho Digital, você terá acesso facilitado às informações sobre seus vínculos empregatícios, evitando gastos de tempo e agilizando processos como a aposentadoria.
Vale lembrar que o número do Programa de Integração Social (PIS) não é mais incluído na versão digital da carteira, simplificando o processo de contratação que agora são realizados por meio do CPF.
O que fazer com a Carteira de Trabalho Física?
Esteja ciente de que a Carteira de Trabalho física continua sendo um documento válido para registros trabalhistas anteriores a 2019, portanto, certifique-se de não descartá-la.
No entanto, a recomendação do Ministério do Trabalho é que os trabalhadores habilitem a Carteira de Trabalho Digital, pois a previsão é que nos próximos anos o documento físico seja substituído pelo digital.
Enquanto isso, vale a pena deixar a Carteira de Trabalho física guardada, e usar o documento caso precise comprovar vínculos empregatícios contraídos antes de 2019.
Não deixe de aproveitar todas as facilidades que a Carteira de Trabalho Digital oferece. Acesse seus dados a qualquer momento através do aplicativo ou Portal Emprega Brasil, e tenha acesso a informações relevantes para sua vida profissional.
Como corrigir dados na Carteira de Trabalho Digital
Não é possível corrigir ou alterar dados diretamente no app da Carteira de Trabalho Digital. Como citamos anteriormente, as informações do aplicativo são originárias da Receita Federal, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do INSS.
Sendo assim, para corrigir as informações na Receita, é necessário acionar os canais oficiais de atendimento do órgão.
No caso de alterações em dados como nome civil, nome da mãe ou data de nascimento, dá para fazer o processo online. Basta acessar a plataforma de Serviços da Fazenda, e seguir as orientações do site.
Agora, para a alteração de informações como nome social, o processo deve ser cumprido presencialmente nas unidades de atendimento da Receita.
Já para alterar dados do INSS, as orientações são bem mais simples. Abaixo, temos o passo a passo para alterar ou atualizar os dados cadastrais no INSS:
- Acesse o site Meu INSS;
- Faça login com suas credenciais;
- Clique em “agendamento”;
- Escolha a opção “Solicitações”;
- Clique em “Novo requerimento”;
- Em seguida, clique em “Atualização de Dados Cadastrais”;
- Altere ou adicione os dados que você deseja atualizar;
- Pronto! Todas as alterações serão salvas pelo sistema.
Também é possível fazer o mesmo processo no app Meu INSS, disponível para Android e iOS. Baixe o app, faça login, acesse seu Perfil, clique em “Meu Cadastro”, “complementar” e, finalmente, em “Atualizar dados cadastrais”.
Como atualizar a Carteira de Trabalho Digital: Passo a passo
Se a sua Carteira de Trabalho Digital não abre, uma maneira simples de corrigir o problema pode ser atualizar o aplicativo.
Um app desatualizado, como de costume, apresenta problemas de acesso e conexão. Felizmente, é possível atualizar a CTPS Digital em poucos segundos: basta seguir o tutorial abaixo:
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular;
- Busque pelo app da Carteira de Trabalho Digital;
- Na página do app, busque pela opção “Atualizar” ou “Update”;
- Se essa opção aparecer, clique nela;
- Aguarde o download do update, e o app será atualizado.
Finalmente, se essa opção não aparecer na página do app, significa que a Carteira de Trabalho Digital já está atualizada. Nesse caso, vale a pena fazer uma análise mais aprofundada para entender porque você não está conseguindo acessar a plataforma.