21 jun 2018

Por que um sistema de ERP pode gerar economia no meu negócio?

sistema de erp gera economia genyo

Há muitas formas de garantir que sua empresa terá economia ao adotar o ERP. Se você já pesquisou sobre o tema, sabe que ele consiste em organizar processos empresariais de gestão.

Dessa forma, otimiza o tempo de trabalho de toda a equipe, aumenta a produtividade dos colaboradores, economiza recursos financeiros, (atenção para este próximo tópico) dá aquele incentivo para a autonomia dos colaboradores e permite acompanhar o desempenho da equipe!

O principal fator que fará com que sua empresa tenha economia ao adotar o ERP é o controle proporcionado pelo sistema: acompanhamento do fluxo de caixa, melhor gestão de recursos e, principalmente, controle de contas a pagar e a receber… Será um divisor de águas na história do seu negócio!

Se existir qualquer desperdício de dinheiro, será interrompido por meio da organização gerada pelo sistema de gestão empresarial.

 

Neste artigo você vai aprender:

→ Por que organizar processos é importante para economizar?

→ O ERP é ferramenta para alcançar a escalabilidade

→ Mas e na prática, o ERP é um investimento válido?

Por que organizar processos é importante para economizar?

Organizar processos implica em duas coisas: ter processos empresariais bem definidos e fazer uma correta gestão de como tais processos estão sendo executados. Mas qual a relação do fator do fator organização com a economia, na prática?

 

  • Ao otimizar tempo de trabalho, você colabora com a economia da empresa.
  • Ao analisar sua força de trabalho, torná-la mais funcional e melhorar a rotina das pessoas que estão dia após dia “fazendo a companhia andar”, você colabora com a economia da empresa.
  • Ao investir em tecnologia, você corta gastos desnecessários e colabora com a economia da empresa.
  • Ao modernizar o ambiente de trabalho e os processos, você faz com que sua equipe se envolva em atividades que realmente fazem sentido e, com isso, confere postura analítica aos colaboradores. Eles se desenvolvem!

 

Economia tecnológica… Faz sentido pensar sobre isso?

Ao implementar a economia tecnológica, você incentiva o emprego de máquinas e sistemas na execução das tarefas. Isso é um fator que colabora, principalmente, para o desenvolvimento humano.

Sim, eu sei… Parece um papo de louco. No mínimo, parece um paradoxo.

Deixa explicar: O que acontece é que, quando as pessoas desempenham funções que não são mecânicas ou automatizadas, elas se sentem valorizadas. Porque estão tendo problemas de verdade para resolver. Sentem-se realmente úteis para um propósito maior que a empresa tenha.

Isso representa muitos ganhos em autoestima profissional. Motiva o colaborador e faz com que ele produza mais.

Esqueça essa ideia de que a tecnologia está nos usando! Somos nós quem temos que fazer uso dela para avançarmos e crescermos cada vez mais enquanto empresa, enquanto equipe e enquanto pessoas.

O ERP é ferramenta para alcançar a escalabilidade

No contexto da economia tecnológica, um ponto específico merece atenção: a escalabilidade.

Há uma razão pela qual as principais empresas estão correndo em busca do crescimento escalável. Ela é simples: todos querem saber como aumentar a lucratividade da empresa de uma forma sustentável.

E o jeito mais prático de fazer isso é por meio da escalabilidade.

O que é?

Escalabilidade é o fator que permite que a empresa cresça em faturamento sem que as despesas aumentem na mesma proporção, e sem perder as qualidades que lhe agregam valor.

Por isso que se diz que é um dos métodos mais eficazes de aumentar a lucratividade de uma empresa.

É alcançar um patamar de crescimento sem, necessariamente, aumentar o trabalho da equipe. O funcionamento desta empresa não é limitado pela sua estrutura.

A escalabilidade traz uma série de benefícios para o funcionamento de uma empresa.

 

  • aumenta o lucro
  • moderniza a empresa
  • diminui o ócio
  • reduz o retrabalho
  • aumenta a produtividade
  • motiva a equipe

 

Utilize o ERP para modernizar sua gestão de processos e faz sua empresa avançar um passo na busca pela escalabilidade.

Mas e na prática, o ERP é um investimento válido?

É provável que você esteja se perguntando “de que forma prática vou economizar?”. Pois bem… Vamos analisar de quais formas sua empresa pode alcançar a economia ao adotar o ERP:

 

O desperdício de produtos (e de dinheiro) chega ao fim

O ERP direcionado para controle de estoques acaba com o desperdício de produtos, uma vez que você saberá o que está armazenado e o que não está. Desta forma, saberá exatamente o quê, quanto e quando comprar. Não vai sobrar nem faltar nada: dois dos principais pontos de desperdício.

 

Evita qualquer tentativa de fraude

Sumiço de produtos do estoque que causam prejuízo ao setor financeiro? Nunca mais. Se você contar com um sistema completo de gestão de estoque, a movimentação de retirada e reposição de produtos vai ser rigorosamente controlada.

 

O controle fiscal permanece sob controle

Controle de notas fiscais emitidas, cálculo automático dos impostos no faturamento… Você dirá que isso é uma função que cabe somente ao seu contador. Porém, que tal manter o controle sobre isso também? Mantenha a gestão de finanças e fiscal sob controle com um sistema fácil e intuitivo: evite descobrir, depois de meses, destacando impostos de forma errada.

 

Facilita a negociação de compra

Fazer um correto controle do estoque e saber exatamente em qual momento fazer a reposição traz inúmeros ganhos. Por exemplo, você pode explorar uma gama maior de opção de fornecedores e, desta forma, comparar preços e negociar orçamentos.

 

Melhora a sua relação com os fornecedores

Ao ter um cronograma de compras estabelecido, você terá uma melhor relação com os melhores fornecedores e ter uma maior margem de negociação de preço de custo. Esses são os bônus de contar com um processo de compra sob uma gestão eficiente.

 

Aumenta seu faturamento

Ao negociar bons preços na compra, acabar com o desperdício, evitar a fraude e ter acesso aos relatórios de margem de lucro, você tem nas mãos todas as ferramentas para aumentar seu faturamento. Convoque o ERP para o seu time e seja um vencedor.

 

Aumenta a produtividade da equipe

Os profissionais de sua empresa vão ocupar metade do tempo nas tarefas operacionais, ganhando tempo para ações mais importantes e que geram recursos, além de você precisar menos pessoas em sua equipe.

 

Relatórios de margem de lucro sempre atualizado

Se esse relatório não estiver atualizado, você não consegue analisar se o produto está bem posicionado perante aos preços do mercado e da concorrência, por exemplo. Não saberá se precisa pagar um pouco menos no ato da compra, ou então reduzir o preço de saída do produto.

 

Quer saber mais? Clique AQUI para fazer um orçamento. Ou AQUI para ler todos nossos conteúdos sobre o ERP S4 da Sidicom.

A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)