O Que a Série La Casa de Papel Ensina Sobre Sua Gestão?
11 abr 2018

O Que a Série La Casa de Papel Ensina Sobre Sua Gestão?

la casa de papel gestao empresa

A série La Casa de Papel, distribuída pela Netflix, está dando o que falar! Depois de ter se espalhado a informação de que a série completa já estava disponível na internet antes mesmo da produtora lançar a segunda temporada da trama, muita gente ficou curiosa para saber o desenrolar da história.

A série tem enredo intrigante e deixa o espectador ansioso para saber o desfecho do caso. E pode acreditar: La Casa de Papel ensina muito sobre gestão para sua empresa! Se ainda não assistiu, pode continuar lendo esse artigo, pois não contaremos o final da série (mas só o final).

A palavra-chave é estratégia

O primeiro episódio já começa com muita ação e, do segundo em diante, já é possível entender um pouco do que vem por aí. O roubo a banco é executado durante semanas dentro da própria casa da moeda. Exatamente! O assalto se estende por semanas dentro de uma “fábrica de dinheiro”. Nada pode dar errado, pois o assalto foi planejado durante anos e cada ação dos envolvidos foi minuciosamente estudada.

Vamos ver a seguir porque a estratégia usada na série pode ser aplicada em sua totalidade na sua empresa!

 

Traçar um plano para alcançar um objetivo

Essa é a máxima de qualquer empresa que tem uma meta e pretende alcança-la. Na série La Casa de Papel, o Professor (protagonista e personagem idealizador do assalto à casa da moeda) tem todo o plano esquematizado em sua cabeça. Seu próximo passo é reunir cumplices que o ajudem nesta tarefa que tem tudo para ser um assalto cinematográfico. Como todo plano de negócios possui regras, na série também não poderia ser diferente.

 

Estas são três estratégias que sua empresa precisa ter para se destacar:

  • Se antecipar diante de possíveis situações adversas ajuda a manter a saúde da sua empresa.
  • Conhecer o mercado em que está inserido tem relação direta no resultado de seu plano de negócios.
  • Enxergar a longo prazo ajuda a manter o foco e garante que a empresa chegará com sucesso onde deseja.

 

Conheça seu concorrente

Em La Casa de Papel, à medida que o assalto avança, as previsões feitas no planejamento começam a se concretizar. Algumas delas eram as reações esperadas pela polícia em relação à ação dos assaltantes. Isso facilitava a ação dos bandidos em como agir diante de determinado comportamento.

Nos negócios isso se aplica assim: se seu concorrente fizer algo que o coloque na sua frente você não o deixaria simplesmente assumir o mercado sozinho, certo? Provavelmente você apostaria em uma ação de marketing ou melhoria de seu produto para se aproximar ao dele. Ou mais provavelmente ainda você é quem estaria se movimentando para se destacar em relação a ele.

 

Importância de se fazer boas parcerias: La Casa de Papel X sua empresa

Na série La Casa de Papel o assalto jamais seria colocado em prática se o Professor não tivesse feito parcerias. Afinal, para objetivos grandiosos, são necessárias parcerias de sucesso. Isso levou o protagonista a se aliar à especialistas referências em suas áreas.

Conheça as características de alguns personagens e quem eles seriam em sua empresa:

 

Tóquio

A personagem Tóquio da série é especialista em combates com armas. Ela é conhecida por ser ousada e não fugir de uma briga. Está com o Professor para o que der e vier, mas discorda dele quando leva em consideração o bem coletivo.

A Tóquio da vida empreendedora é seu gerente. Este profissional deve saber qual a hora de lhe apoiar, mas também deve pensar de forma coletiva. Mesmo que sua opinião contrarie a ideia da diretoria ele deve expor sua opinião em prol do progresso.

 

Rio

O personagem Rio é um hacker especialista em tecnologia. Ele é responsável por lidar com equipamentos eletrônicos na hora que o grupo precisa.

O Rio da sua empresa é sua equipe de Tecnologia da Informação. Esses profissionais são responsáveis por encontrar recursos práticos e soluções automatizáveis para sua empresa crescer com menos esforços.

 

Helsinque e Oslo

Os personagens Helsinque e Oslo são os brutamontes da série. Donos da força bruta e do combate corpo a corpo fazem de tudo um pouco.

Helsinque e Oslo da vida empreendedora seriam sua equipe operacional. Seus colaboradores no geral são as pessoas que fazem sua empresa funcionar diariamente. São eles os que vivem o dia a dia com o cliente e entendem suas necessidades.

Buscar referências para melhorar sua gestão é o que fazemos de melhor. Esperamos que a série La Casa de Papel ajude sua gestão de pessoas!

Ah, se estiver à procura de um sistema de controle de ponto eletrônico para sua empresa conheça o Genyo! Com ele fica fácil acompanhar a rotina de todos os seus funcionários internos e externos em tempo real.

Diz pra gente nos comentários se seus funcionários se parecem com os personagens de La Casa de Papel. Queremos saber se sua equipe está preparada para um grande feito!

Até o próximo artigo!

2 Comentários
  1. Lu dia 13/04/2018 às 13:34 - Responder

    Um dos melhores artigos que li nos últimos tempos. Parabéns! Inspirador!

    • admin dia 08/05/2018 às 01:13 - Responder

      Obrigado por ler e compartilhar sua opinião, Lu! Tem muita conteúdo valioso vindo por aí… Bons negócios!

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)