Erros no Currículo que Espantam Qualquer Gerente de RH - Genyo
07 mar 2018

Erros no Currículo que Espantam Qualquer Gerente de RH

erros no currículo

Erros no currículo podem deixar até o melhor dos candidatos mais distante de uma vaga de emprego. E que gerente de RH nunca quis encontrar o candidato ideal de primeira? São raros (talvez raríssimos) os casos de uma contratação que tenha se concretizado na primeira bateria de entrevista. Alguns dizem que as empresas têm se tornado mais exigentes em relação ao profissional que estão buscando. Outros afirmam que a mão de obra disponível no mercado ultimamente não possui a experiência desejada pela empresa. Mas a reclamação que está no topo da lista dos gestores de Recursos Humanos é em relação ao currículo dos candidatos.

 

  •  Se você é um gerente de RH, neste artigo você vai conhecer as principais reclamações dos seus colegas de profissão. Será que você tem as mesmas queixas que eles?
  •  Se você é candidato a uma incrível vaga de emprego, não deixe de ler este artigo até o fim! Aqui tem dicas valiosas de como criar um currículo memorável para fazer bonito no processo de recrutamento e seleção.

Também conhecido com o Curriculum Vitae ou CV, o currículo precisa ser bem estruturado e revisado antes de chegar nas mãos da equipe de RH que o avaliará. As pessoas não tem o hábito de revisar o conteúdo que estão produzindo e isso pode distanciá-las de seu objetivo. Acredite: um currículo bem revisado pode aumentar suas chances em até 15% em relação aos demais candidatos.

Segundo a mestre em psicologia e consultora em gestão de pessoas da empresa Educar Psicologia, Christiane Leolina, algumas falhas podem ser imperdoáveis na hora de avaliar um currículo. Para ela a falta de dados de contato e erros de português, por exemplo, podem gerar a desqualificação do candidato. Vamos ver a seguir!

Um bom currículo: o que o RH espera receber?

Há um velho ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”, certo? Todos conhecem essa frase, mas poucas pessoas a leva a sério. Muitos dos erros no currículo poderiam simplesmente não existir se o candidato fizesse uma auto avaliação crítica de seu documento. Aprenderemos sobre aspectos visuais e apresentação de currículo mais a seguir.

Agora vamos conhecer os erros no currículo que mais frustram os gestores de Recursos Humanos e poder evita-los.

Erros no currículo que mais incomodam o RH

Falta de dados para contato

Currículos sem telefone ou email de contato estão condenados a ir direto para a lixeira. Dados para contato devem estar no topo do currículo, pois são fundamentais para o avaliador falar com o candidato em caso de aprovação para uma próxima etapa. Algumas empresas de recursos humanos também entram em contato agradecendo o interesse do candidato mesmo quando ele não foi aprovado. O que é bem legal e caracteriza um bom relacionamento da empresa com o interessado na vaga.

 

Erros de português no currículo

Erros de português, de gramática, de vocabulário e de ortografia no currículo são o fim da picada! É obrigação de todo brasileiro dominar a língua portuguesa e fazer bonito na hora de conseguir um emprego.

Veja exemplos de casos similares aos que já vimos pelo mercado:

“Pretendo mim especializar em logística…”

“Disponível para viajens…

“Tenho uma grande rede de com tatos comerciais…”

Erros causados por distração podem acontecer com qualquer um, mas é bom redobrar a atenção ao se fazer um currículo. Lembre-se que quando você entrega um currículo, automaticamente você já começa a ser avaliado.

 

Mentir no currículo

Se engana quem pensa que analistas e gestores de RH não apuram as informações contidas no currículo. Antes de convocar uma nova etapa do processo seletivo, a equipe de Recursos Humanos inicia a verificação dos dados contidos no documento.

Esta é uma etapa super importante para a empresa, pois aqui ela garante que encontrou o profissional que estava buscando. Nos últimos anos, além de fazer contato com as empresas anteriores, o RH tem investigado as redes sociais do candidato. Principalmente em relação ao perfil de convívio social que o candidato apresentou no currículo comparado ao meio que ele realmente frequenta.

 

Currículo longo

Não há nada que desestimule mais um gerente de RH que um currículo quilométrico. Por mais bem qualificado que um candidato seja, recomenda-se que um currículo tenha, no máximo, três páginas.

Um currículo extenso pode trazer consigo informações desnecessárias para a vaga pretendida. Por exemplo: suponhamos que a empresa tenha uma vaga disponível para o cargo de gerente de Departamento Pessoal. Em um passado próximo, havia informações inseridas no currículo do candidato como um diferencial que possuíam. Atualmente várias dessas informações são fundamentais e requisito obrigatório o funcionário ter conhecimento para pleitear a vaga de emprego. Exemplo disso é o domínio de softwares básicos presentes na maioria dos computadores atuais como o Pacote Office que possui os produtos Microsoft Word, Excel e Power Point, por exemplo.

 

Currículo com foto

Currículo com foto não é obrigatório na maioria dos cargos disponíveis no mercado. Geralmente uma fotografia é solicitada apenas quando o cargo tem relação com a imagem ideal que a empresa está buscando. Em alguns casos selecionar candidato pela imagem pode ser sinal de preconceito por parte da contratante. Porém, há casos que isso se faz necessário como quando estão em busca de um perfil específico de candidato. Veja esse exemplo!

Modelo fotográfico: é comum uma agência fotográfica receber uma demanda específica de seu cliente. Imagine que estejam preparando uma campanha publicitária de um protetor solar ultra potente, especialmente desenvolvido para pessoas albinas. Concorda que o modelo de pessoa ideal para despertar a identificação do público seja uma pessoa com albinismo?

Não existe foto ideal para um currículo. A recomendação geral é principalmente para as mulheres em tomar cuidado com o decote e não mostrar demais! Não se trata de preconceito, mas uma postura formal é mais bem vista pelo mercado.

 

Currículo em inglês

Quem nunca precisou concorrer a uma vaga que o currículo só seria avaliado se estivesse em inglês e (ao menos) pensou em traduzir o conteúdo no Google? O Google é uma ferramenta super inteligente, mas ainda não traduz com total perfeição qualquer conteúdo. Os mesmos erros de português que comentamos anteriormente, também podem acontecer no currículo em inglês. Você pode ser a melhor mão de obra para a vaga, mas se não souber “vender seu peixe” na língua do avaliador, neste momento, de nada adianta ser bom no que faz.

Falhar no primeiro contato é proibido em qualquer aspecto se a intenção é se destacar dentre os demais candidatos. Vamos ver a seguir como se resguardar para que esses erros de currículo nunca mais façam parte da sua vida!

Como evitar definitivamente que isso aconteça?

Sempre abordamos em nossos artigos aqui no Genyo a importância de se revisar processos e documentos. Com o currículo não é diferente! Reveja cada item mencionado neste artigo para garantir sua vaga na próxima fase de um processo seletivo.

Após revisar todos os tópicos acima é hora de avaliar a estética do documento.

Sim! É muito importante que seu currículo seja visualmente agradável e bem estruturado. Isso ajudará o avaliador a encontrar com facilidade as informações que ele busca em seu documento. Essa é sua oportunidade de retirar informações desnecessárias para dar a visibilidade necessária aos conteúdos relevantes em seu currículo.

 

DICA: favorite este artigo em seu navegador para consulta-lo sempre que necessário. #ficaadica.

Currículo pronto. Qual o próximo passo?

Agora é a hora de compartilhar seu currículo com as empresas que você sonha em trabalhar! Mas um passo complementar ao arquivo em word ou PDF do seu currículo é o conteúdo do email. Portanto, tente ser claro e objetivo no conteúdo que você quer passar.

No assunto do email informe que nele contem um currículo seguido do seu nome e da vaga no qual você está se candidatando. Por exemplo: “Currículo Clarice – vaga gerente de RH”. Isso permitirá o avaliador localizar seu currículo com facilidade em uma próxima oportunidade.

No conteúdo da mensagem tente ser objetivo em relação à você e sua expectativa. Talvez seja interessante fazer uma breve apresentação para que o avaliador identifique em você um diferencial antes mesmo dele abrir seu currículo. Por exemplo:

 

Bom dia, Ana Letícia!

Me chamo Clarice e tenho grande interesse na vaga de gerente de RH. Trabalho há 10 anos com Recursos Humanos e, por todas as empresas que passei, ocupei cargos de confiança e liderança em gestão.

Encaminho em anexo um currículo e me coloco à disposição para um contato presencial.

Desde já obrigada pela oportunidade!

Atenciosamente,

Clarice Lis.

 

Chegamos ao fim de mais um artigo! Esperamos que ele seja muito valioso em sua vida profissional para evitar erros no currículo!

Se você tem alguma dúvida, por favor, deixe uma mensagem aqui abaixo que fazemos questão de respondê-la rapidamente. De verdade!

Compartilhe esse artigo em sua rede profissional e mostre a todos que você está bem informado e à frente do mercado!

Talvez você queira conhecer o Genyo: um sistema de gestão de pessoas por controle de ponto eletrônico. Com ele seus funcionários internos e externos registram ponto de qualquer lugar usando apenas um celular ou tablet.

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)