4 benefícios de uma equipe multidisciplinar
25 nov 2020

4 benefícios de uma equipe multidisciplinar

equipe multidisciplinar

Uma equipe multidisciplinar agrupa profissionais com diferentes formações, habilidades sociais e competências técnicas. Essa diversidade proporciona oxigenação de ideias e, consequentemente, melhorias no desenvolvimento e nos resultados dos trabalhos propostos.

Para implantar um time multidisciplinar, você não vai promover apenas mais um processo seletivo. Há uma série de critérios para selecionar as áreas indispensáveis e os profissionais mais adequados.

“Mas será que os esforços para estruturar um grupo de trabalho tão peculiar vale a pena?”, você sabiamente questiona. A resposta só pode ser uma: “sim, pois os processos da empresa podem ser melhorados em todos os sentidos”.

Por essas e outras, o assunto deste post gira em torno dos benefícios que equipes multidisciplinares podem proporcionar. No final da conversa, você vai ter motivos mais que suficientes para arquitetar a entrada da multidisciplinaridade aí na sua empresa.

Vamos lá?

 

A importância das equipes multidisciplinares nas empresas

É comum pensar que um membro de uma equipe multidisciplinar é preparado para atuar em diferentes segmentos. A realidade, no entanto, é exatamente o contrário. Busca-se contar com especialistas em cada uma das áreas, mas que sejam capazes de trabalhar em conjunto com pessoas realmente distintas.

Diante de tamanha diversidade, o grupo consegue resultados positivos em vários sentidos. Abaixo, você confere um esqueminha com alguns pontos notáveis proporcionados pela multidisciplinaridade:

  • Experiências diversificadas: a equipe é formada por pessoas com experiências diferentes, mas que possuem pontos de alinhamentos com o projeto a ser realizado. Essa variedade amplia o senso crítico e o poder de análise em torno das etapas dos processos de trabalho.
  • Qualificações distintas: os profissionais envolvidos com o time são de áreas distintas. Esse leque de qualificações profissionais tornará a atuação mais dinâmica e eficaz, já que sempre há um especialista envolvido.
  • Perspectivas diferentes: a diversidade tem como ponto positivo a condição de trazer debates que geram perspectivas diferentes. A equipe multidisciplinar tem mais facilidade para “pensar fora da caixa” e, consequentemente, traçar estratégias mais bem desenvolvidas e com maior potencial de sucesso.

 

Os 4 grandes benefícios de uma equipe multidisciplinar

As vantagens de contar com uma equipe multidisciplinar são muitas. Todas elas, no entanto, convergem no objetivo de desenvolver um trabalho que promova inovação, e alcance os melhores resultados. A seguir, você confere os 4 principais benefícios proporcionados pela multidisciplinaridade.

1. Autossuficiência

Um time de trabalhadores que contribuem de formas distintas e complementares depende menos de interferência externa. Além disso, o desempenho do mediador na equipe faz com que as decisões sejam tomadas com mais respaldo. No final das contas, tudo se resolve com mais fluidez e minimiza a necessidade de suporte do departamento de gestão da empresa.

A autonomia, no entanto, não exclui a hierarquia. Por mais que tenha total confiança da direção, nenhum membro da equipe multidisciplinar pode tomar decisões isoladas. Afinal de contas, o trabalho é coletivo e também carece da aprovação das esferas superiores.

2. Mais criatividade

Numa equipe unidisciplinar, os membros são praticamente da mesma área de atuação. Como a tendência é que todos tenham bagagens técnicas e práticas parecidas, as decisões e direcionamentos ficam limitados. Consequentemente, diminui-se o espaço da criatividade.

Em contrapartida, a equipe multidisciplinar é formada por colaboradores com diversas formações e experiências. Como são várias contribuições individuais diferentes, as soluções surgem sob várias perspectivas. Desta forma, as expertises promovem discussões mais amplas, com pontos de vista que podem levar a caminhos inimagináveis por pessoas que seguem a mesma linha de raciocínio.

3. Motivação

A ideia de trabalhar com pessoas de diferentes áreas e formações tende a elevar o grau de motivação dos colaboradores. Isso acontece porque a liberdade criativa promove um constante desafio que impulsiona o desenvolvimento do trabalho com mais satisfação.

Em esferas individuais, o caráter multidisciplinar de uma equipe também colabora com questões relacionadas ao desenvolvimento do profissional. O trabalho diário com colegas que ajudam a “pensar fora da caixa”, ajuda a lidar melhor com as diferenças e a compartilhar aprendizados. O profissional que está em busca constante por conhecimento, indubitavelmente trabalha bem mais motivado.

4. Inovação

Apesar de ser um mindset importante no meio corporativo atual, a “inovação” nem sempre é bem compreendida. Resumidamente falando, renovar é conseguir mudar as formas de resolver problemas. Para isso, os esforços são concentrados em propor soluções inéditas ou até mesmo melhorar as existentes, desde que agreguem valores perceptíveis (facilidades gerais e otimização de tempo, por exemplo) para o público final.

Como a equipe multidisciplinar reúne várias mentes e talentos, a busca por soluções inovadoras surge de forma natural. A interação de profissionais de diversas áreas de estudo e com experiências diferentes, impulsiona a elaboração de novas ideias.

Se você chegou até aqui, certamente percebeu a riqueza dos benefícios propostos pela multidisciplinaridade. Desde já, nós da equipe do Controle de Ponto Digital Genyo desejamos sucesso na estruturação do seu time multidisciplinar.

Seja o primeiro

Qual sua opinião sobre o assunto?

Seu email não será publicado ;)