Como superar a síndrome do impostor?

Nada melhor do que resolver problemas que impedem a evolução profissional, concorda? Neste artigo, você confere as dicas definitivas para tratar a síndrome do impostor. Veja mais neste artigo!
Sumário

Superar a síndrome do impostor é uma conquista que pode fazer o profissional, que se sente uma farsa, enxergar a carreira sob outras perspectivas. Lidar com um problema de tamanha envergadura, no entanto, não é tarefa das mais simples. Neste artigo, porém, iremos conversar sobre algumas atitudes e posturas que você pode adotar para vencer essa adversidade.

Desde já, saiba que essa condição é mais comum do que podemos imaginar. Profissionais bem sucedidos como Michele Obama, só para citar um exemplo, tiveram que lidar com síndrome do impostor em algum momento. Em outras palavras, é possível lidar, contornar e superar esse transtorno.

Se você estiver enfrentando os males causados por essa síndrome, não perca nem uma frase deste texto, combinado?

As melhores dicas para superar a síndrome do impostor

Antes de tudo, é preciso esclarecer que não há métodos mirabolantes para superar a síndrome do impostor. Dessa forma, é preciso enxergar o problema sob óticas mais tangíveis. Em outras palavras, o ideal é racionalizar e repensar atitudes e posturas. Abaixo, você confere uma listinha de gestos que pode começar a praticar agora mesmo.

1. Aprenda a aceitar elogios

O simples ato de elogiar é o jeito mais fácil, gratuito e verdadeiro de se reconhecer um trabalho bem realizado.

Quem sofre da síndrome do impostor, no entanto, simplesmente não consegue receber elogios. Sendo assim, se você é frequentemente elogiado, descarte as teorias da conspiração. Nesse sentido, procure entender que as pessoas ao seu redor não estão sendo falsas contigo, ou seja, ninguém exalta suas qualidades apenas para te agradar.

Procure trabalhar a sua mente para começar a aceitar, de coração bem aberto, os elogios recebidos. Experimente tentar se sentir grato e orgulhoso de si mesmo. Com essa mudança de atitude, muitas coisas na sua vida em geral mudarão para melhor.

2. Reconheça suas virtudes e pontos notáveis

O fator sorte pode ser parte da equação que explica a posição de uma carreira. Certamente, não há nada de errado com isso. O problema acontece quando o profissional entende que o próprio sucesso é mais fruto do acaso do que da competência.

Para driblar o pensamento acima, você pode começar cultivando a hombridade de compreender que ninguém sabe tudo e menos ainda é o melhor em todas as coisas que faz. A partir daí, fica mais fácil reconhecer que sem suas virtudes e talentos, seria impossível estar no posto atual.

Outra dica de ouro é desenvolver o hábito de anotar os seus pontos fortes e conferir essa lista diariamente, sobretudo quando sentir a maré de pensamentos negativos chegando. Por consequência, lembrar-se de seus talentos poderá auxiliá-lo a entender que você é bom o bastante.

3. Compartilhe seu conhecimento

Ao longo de sua trajetória profissional, certamente você aprendeu muitas coisas relevantes. Os momentos de adversidades, inclusive, costumam ser as melhores fontes de aprendizado.

impostor2

Que tal, então, pensar na possibilidade de compartilhar seus conhecimentos com os demais? A sua bagagem pode fazer a diferença para muitos de seus colegas de profissão. Além disso, essa troca de aprendizados pode te ajudar a se reapaixonar por sua carreira, bem como a aliviar o estresse.

E o melhor de tudo, conforme você pode até não imaginar, é que não é difícil fazer a sua voz ser ouvida. Você pode, por exemplo, lançar um blog pessoal ou até mesmo investir num canal do YouTube. Outra alternativa é alinhar, junto à equipe de Recursos Humanos, a sua participação em workshops e até mesmo eventuais treinamentos.

4. Elimine as comparações

Para superar a síndrome do impostor, é necessário excluir o verbo “comparar” do dia a dia. De antemão, por exemplo, é prudente parar de gastar energia pensando no sucesso dos outros nas redes sociais. Em suma, elas abrem as maiores portas para o fantasma da comparação.

impostor3

Procure viver um dia de cada vez, sempre buscando uma relação de equilíbrio entre suas competências e fragilidades. Afinal, elas fazem parte da essência de qualquer ser humano. Aprenda a respeitar, bem como a valorizar as suas experiências, pois elas são provas cabais de que você não é uma fraude.

Ah! E sobre as redes sociais, não se esqueça: mais de 80% das pessoas admitem que já mentiram na internet. Portanto, não leve muito a sério as ostentações publicadas no Instagram, bem como os “textões” disponíveis no Facebook, ou LinkedIn.

O que mais fazer para superar a síndrome do impostor?

Se você chegou até aqui, teve a oportunidade de observar algumas posturas que podem ajudá-lo a superar a síndrome do impostor. Porém, para finalizarmos a nossa conversa em grande estilo, vamos a mais dois conselhos indispensáveis.

Primeiramente, tire um tempo para si mesmo. Invista no seu intervalo interjornada! Nesse sentido, procure fazer atividades que te dão prazer e desenvolva hobbies. Esses momentos de descontração são ótimos para clarear ideias, bem como para melhorar a autoestima. Por consequência, você terá mais facilidade para reconhecer as suas virtudes e conquistas pessoais e profissionais. Se ame, se cuide, se valorize!

impostor4

Se mesmo depois de todos os esforços você continuar se sentindo uma fraude, é providencial buscar por apoio profissional. Em outras palavras, invista num processo terapêutico, pois, um psicólogo poderá ajudá-lo a superar a síndrome do impostor. Afinal, se não controlada, essa situação pode se agravar e desencadear problemas do calibre da depressão e da ansiedade.

Por fim, não esqueça de compartilhar o link deste post com seus conhecidos e colegas que também precisam superar a síndrome do impostor. Juntos, todos somos mais fortes.

Outros artigos relacionados

Inscreva-se na
Genyo News

Toda semana na sua caixa de e-mail. É grátis!

Compartilhe este artigo

A gestão inteligente que o seu RH e DP merecem

Este controle de ponto digital permite acompanhar remotamente as atividades, presenças e ausências dos funcionários internos e externos.

modal controle de ponto blog